Viagem para o exterior EXPECTATIVA VS REALIDADE

Olá, hello…

How are you? Como você está? Curtindo essa sabadão?

Bom, mesmo que você não esteja lendo esse post no dia que eu publiquei ele, no sábado, imagino que tenha algumas horas do seu dia que você invista em buscar formas de realizar os seus sonhos, ou até mesmo relaxar um pouco pesquisando sobre algo que você gosta.

No meio disso, tem muita gente que ama viajar e começa a pesquisar sobre o assunto.. Assim como eu muitos outros assuntos, a maioria do que se acha na internet quando o assunto é intercâmbio internacional são só flores.

Todo mundo fala do quanto vai ser maravilhoso você ir conhecer outra cultura, outro país e outra língua. Mas, ninguém te fala das dificuldades que vai passar e do quanto esse seu sonho pode virar um pesadelo se você não souber lidar com tudo isso.

Então, pensando nesse assunto, eu resolvi fazer esse post falando sobre expectativas x realidades de quando você vai fazer um intercâmbio. Claro que cada um tem a sua experiência, porém vou compartilhar com você um pouco do que eu vejo os meus alunos passando, meus seguidores e até mesmo eu quando fui morar em outros países.

A experiência é sempre ótima, mas também tem algumas coisas que não saem bem como planejado…

Mas, antes de falar sobre esse assunto, eu quero compartilhar com você um resumão dos posts dessa semana. Eu já peguei como praxe nos posts de sábado fazer essa revisão, espero que você esteja curtindo.

Eu faço essa revisão pois imagino que muitas pessoas não têm tempo durante a semana para parar e dar uma lida em todos os posts que escrevo… São em média dois por dia, então é bastante coisa (mas que pode ser lida em pouco tempo, e esse contato diário com o inglês é bem importante para a sua fluência).

Faço essa revisão no sábado pois imagino que é um bom dia para que as pessoas consigam parar para estudar inglês. Tem muitas que preferem usar esse dia para descansar e ficar sem fazer nada, mas sei também que tem gente com sede de vida, de realizar seus sonhos, e acaba usando um pouco do seu tempo livre para estudar inglês e ir atrás dos seus sonhos.

Por isso, chegou a hora de fazermos a revisão dos posts dessa semana. Vamos la?

Revisão dos posts da semana

Então, como disse ali em cima, todo sábado eu faço uma revisão dos posts da semana.

Por isso, agora chegou a hora de fazermos a revisão que comentei. Essa é uma ótima forma de conseguir ver o que eu publiquei durante a semana aqui no blog e escolher o que você precisa estudar e o que de repente você já sabe e pode apenas revisar.

Agora sim, vamos lá…

Aprender Inglês Online com Vídeos #21 Nature’s Real Life Monsters!

Aliar o aprendizado de inglês com algo que você gosta, ou até mesmo algo que seja um pouco mais divertido do que ficar trancado em uma sala de aula estudando inglês, é uma ótima maneira de aprender inglês rápido.

Por isso, sempre compartilho no blog dicas de vídeos online que você pode assistir e acelerar o seu aprendizado de inglês. E é esse o caso do vídeo de hoje…

Acesse o post, descubra mais sobre esse vídeo e ainda veja uma tradução, para você conferir se entendeu tudo certinho.

Aprender Inglês Online com Vídeos #21 Nature’s Real Life Monsters!

Veja as frases mais famosas de Stars Wars em inglês

Eu sei que no Brasil e no mundo inteiro têm milhões de fãs do Star Wars, não é mesmo? Pensando nisso, resolvi fazer esse post… Onde vou falar para você algumas das frases que os personagens dos filmes usaram e também a sua tradução.

Mas, não é qualquer tradução… vou te falar do contexto de uso delas também.

Então, acesse o post e confira algumas das frases famosas do filme Star Wars em inglês.

Veja as frases mais famosas de Stars Wars em inglês

Aprender Inglês com Seriados #19 Sense8

Eu sei que no Brasil as pessoas têm gostado cada vez mais das séries americanas, não é mesmo? Tanto que muitos jovens e pessoas de qualquer idade adoram aproveitar seu tempo livre para assistir uma série nova, conversar com outras pessoas que assistiram a série e discutir sobre o que aconteceu nela.

Agora, já imaginou se além de tudo isso, você também pudesse aprender inglês vendo série? Sim, isso é muito possível. Basta você assistir a série pensando nisso, e com legenda em inglês ou até mesmo sem legenda.

E, se você estiver em dúvida sobre qual série começar a fazer isso, então dá uma olhada na dica de série que eu compartilhei com você nesse post:

Aprender Inglês com Seriados #19 Sense8

Descubra os prefixos e sufixos do inglês

Para aumentar o nosso vocabulário de inglês, tem vários macetes que podemos aprender e que formam várias palavras. Aprender os sufixos e prefixos das palavras é um desses macetes.

Então, se você quiser saber mais sobre esse assunto e melhorar a sua fluência em inglês de um jeito fácil e super rápido, é bom dar uma olhadinha nesse post:

Descubra os prefixos e sufixos do inglês

Textos em Inglês #24 – How to Have a Perfect Road Trip

No Brasil eu sei que o queridinho do pessoal são os aviões, ou seja, viajar de avião. Porém, viajar de carro também tem suas vantagens.

Você tem a liberdade de poder ir para onde quiser, pode aproveitar melhor a paisagem do caminho e ainda tem várias pessoas em sua companhia pelo mesmo preço caso você resolvesse sair sozinho.

Então, para aprender mais sobre o assunto e ainda aprender inglês, eu resolvi compartilhar a tradução dessa matéria com você. Dá uma olhada nesse link:

Textos em Inglês #24 – How to Have a Perfect Road Trip

Qual significado de Drive-thru?

Tem vezes que durante a madrugada bate aquela fome, não é mesmo? Aí, o que você faz? Muitas pessoas resolvem pegar o carro, sair de pijama mesmo, e ir até o drive-thru mais próximo que existe.

Mas, você já parou para pensar no que significa essa palavra, drive-thru? Se não parou, está na hora de dar uma lida nesse post… E, se já parou, então é melhor dar uma revisada no conteúdo:

Qual significado de Drive-thru?

Como se diz em inglês #24 “Deixar o Passado pra Lá”

Tem vezes que tudo o que precisamos é dar um jeito de deixar o passado para trás, não é mesmo?

Um trauma que você ficou, uma crença de por exemplo achar que aprender inglês não é para você. Enfim, não importa o que seja, o que importa é que você percebeu que ela precisa ficar no passado.

Infelizmente não tenho como te ajudar sobre como deixar isso no passado, mas posso te ajudar a te ensinar como dizer isso em inglês.

Se ficou com vontade de aprender, então dá uma olhada nesse post:

Como se diz em inglês #24 “Deixar o Passado pra Lá”

Falando de relacionamentos em inglês

Ter um relacionamento saudável com alguém é tão bom, não é mesmo? Poder contar com um amigo ou um namorado, namorada, mulher, marido… enfim!

Por isso, nesse post, resolvi usar esse assunto como gancho para te ensinar a falar várias coisas importantes em inglês.

Então, se você gosta desse tema, acho bom você dar uma olhada nesse post o mais rápido possível:

Falando de relacionamentos em inglês

Receita em inglês #10 Brownie

Eu sei que tem muita gente por aí que ama cozinhar, e também ama conhecer um pouco mais sobre novas culturas através da comida. Pois é, o brownie é uma comida típica americana e é a estrela desse post que estou compartilhando agora com você.

Então, se gosta de cozinhar e quer muito aprender inglês, está na hora de você ler esse post:

Receita em inglês #10 Brownie

Aprenda a ordenar adjetivos em inglês

Nem todos tem esse conhecimento, mas você sabia que no inglês existe uma ordem certa para falar dos adjetivos?

Pois é, bem diferente do português, não é mesmo? Pois no português você pode sair falando os adjetivos um atrás do outro, como por exemplo, uma linda borboleta branca.

Porém, no inglês não é bem assim não…. E, se você falar os adjetivos fora de ordem, estará cometendo um erro. Por isso, se você não quer mais errar nesse assunto, está na hora de ler esse post:

Aprenda a ordenar adjetivos em inglês

E com isso nós terminamos a revisão dos posts dessa semana. O que achou? Minha dica para você é que diariamente você entre aqui no blog e dê uma lida neles conforme for publicado, pois se deixar tudo para o sábado acaba sendo muita coisa.

Sem falar, que esse contato diário com o inglês é muito importante, de verdade. Então, se você está comprometido com o seu aprendizado de inglês, é melhor começar a criar uma rotina em que o inglês esteja presente diariamente na sua vida. E, quem sabe, acessar o meu blog pode ser uma dessas práticas diárias.

Mas, se você não conseguir, também está valendo acessar o blog nos sábados e dar uma conferida nos posts que eu postei naquela semana através das revisões que eu faço nesse dia. Aí, se tiver algum conteúdo que você já domina, nem precisa estudar (porém é legal que você dê uma lida no post para pelo menos revisar o assunto).

Então, agora que já fizemos a revisão dos posts da semana, chegou a hora de falarmos sobre a expectativa x realidade dos intercâmbios internacionais.

Viagem para o exterior: expectativa x realidade

Quando alguém começa a sonhar em viajar para o exterior, acredita que tudo serão apenas flores, não é mesmo? Que nada vai dar errado, que muitas vezes vai para um país de primeiro mundo, que vai escapar dos problemas que o Brasil tem e vai achar um país perfeito, de primeiro mundo.

Bom, não vou negar que o Brasil perde para outros países em muitas coisas. Mas, também não posso negar o fato de que o Brasil ganha, sim, de outros países em muitas coisas. O sistema de saúde, por exemplo, por mais que tenha seus problemas, é exemplo no mundo inteiro. Nos Estados Unidos a saúde é algo muito caro…

Mas, enfim, quero falar isso melhor mais pra frente. Por isso, o tema do post de hoje é sobre as expectativas e realidades que são encontradas na vida das pessoas que fazem intercâmbio para fora do país.

Se você está pensando em viajar, não pode ir sem antes ler esse post e se preparar melhor para o que te espera.

País de primeiro mundo não tem problema social! #sqn

Eu vejo muitas pessoas indo para países como Irlanda, por exemplo, para aprender inglês, e achando que, por ser Europa, vão para um país que não passa por nenhum problema social, que não tem nenhuma dificuldade nesse sentido.

Bom, com certeza os problemas são diferentes, porém isso não quer dizer que não encontrará problemas. Então, você pode até ir para países de primeiro mundo, como os Estados Unidos, por exemplo. Porém, não vai para lá achando que não existe nenhum problema social, pois existe sim.

O que muda, com certeza, são os problemas e a forma com que cada país lida com eles. Então, pode ser que aqui no Brasil você encontre muitos moradores de rua, por exemplo, mas em Dublin você vai encontrar os “Knackers”, que é o apelido dado para um grupo minoritário que é sustentado pelo governo e costumam arranjar bastante confusão nas ruas irlandesas.

Por isso, pode esquecer dessa expectativa de que só no Brasil você vai encontrar alguns problemas sociais, pois isso não é verdade.

Eu estudei inglês durante 8 anos, não terei problema em me comunicar! #sqn

Muitas pessoas acham que por estudar anos de inglês, elas não terão problema nenhum em se comunicar no país que estão indo. Porém, isso pode ser um grande erro. E eu vou te explicar o motivo…

Tem muitas pessoas que ficam esse tempo todo estudando muito sobre a teoria do inglês, e a gente sabe que no dia a dia não é a língua culta que as pessoas usam. Assim como no português, o inglês também tem várias gírias e formas regionalizadas de se falar sobre algum assunto.

Por isso, essas condições podem dificultar um pouco ou até mesmo bastante o entendimento do inglês dessas pessoas.

Já vi várias vezes alunos que estudaram anos inglês não entenderem nada do que um nativo do inglês está falando, enquanto uma pessoa que estudou pouco tempo estava entendendo perfeitamente o que o outro estava falando.  A diferença básica entre eles é que o primeiro focou demais na teoria, enquanto o outro focou também na prática do inglês.

E é esse sempre o meu foco, tanto aqui nos posts, quanto nos cursos pagos e gratuitos que eu dou. Quero que você entenda que estudas inglês não é feito apenas com teoria, e sim com muita prática também.

Minha viagem vai sair como planejado! #sqn

Eu sei que tem muita gente que ama planejar tudo nos mínimos detalhes e quer sempre colocar tudo isso em prática. Porém, não é bem assim que as coisas funcionam… ao menos não é bem assim que as coisas funcionam quando o assunto é fazer intercâmbio.

Milhares de coisas podem acontecer e, se você não tiver resiliência para se replanejar e ir se adaptando a essas novas situações, você não vai conseguir aproveitar o intercâmbio com tanta qualidade quanto poderia.

Ir para um novo país, conhecer uma nova cultura, é também aprender a lidar com o novo. Pois, por mais que você leia muito sobre o país, por exemplo, você só vai saber de verdade como ele funciona estando lá, vivenciando tudo aquilo.

Então, preocupe-se mais sem saber como lidar com os imprevistos, do que em planejar detalhe por detalhe da sua viagem.

Não vou ter contato com nenhum brasileiro! #sqn

Se você está pensando em fazer um intercâmbio e tentando ver um lugar onde não tem brasileiro, bom, diria que você está com uma missão bem difícil. Os brasileiros estão por todos os lugares… hehehe

E o principal motivo que faz com que as pessoas queiram escolher um país ou cidade em que tenha poucos brasileiros é a questão do idioma… A tendência é que, quando você anda com os brasileiros, você vai acabar falando português, e não inglês.

Porém, pode ter certeza que vai chegar um momento do seu intercâmbio onde tudo que você vai querer é poder falar com alguém que fala a sua língua, que te entenda, e que você não precisa ficar pensando um monte para falar.

Sobre falar em português com os brasileiros, mesmo estando fora do país, uma dica que eu sempre dou é que sempre entre vocês tenha pelo menos uma pessoa que não fale português. Assim, a tendência é que vocês comecem a falar inglês para que essa pessoa também se sinta incluída na conversa de vocês.

Viajar sozinho é bem melhor! #sqn

Planejar toda uma viagem é uma tarefa não muito fácil… Conhecer um novo país, uma nova cultura e se adaptar com ela, também não é muito fácil.

Por isso, por mais que você possa acreditar que viajar sozinho é bem melhor, ter pessoas para compartilhar as experiências positivas e negativas pode ser uma ótima forma de você conseguir passar por tudo isso com mais sucesso.

Além do que, viajar com outra pessoa, pode ser muito mais barato. Pois sempre terá alguém para dividir as despesas.

Os monumentos daquele país são gigantes! Nem sempre…

Eu já vi muitas pessoas se decepcionarem com os monumentos dos países que vão visitar. Nas fotos, eles parecem ser gigantes, lindos, deslumbrantes. Porém, quando estão fisicamente no local, percebem que na verdade aquilo não tem nada demais.

Isso acontece pois, provavelmente, quem fotografou o monumento era muito bom e soube pegar o ângulo certo. Porém, quando estamos lá fisicamente, conseguimos perceber que não é bem assim, não é mesmo?

Porém, por mais que você se decepcione com alguns monumentos, em todos eles você terá contato com uma parte da história daquele local, e só isso já vale muita coisa, não é mesmo?

Vou me alimentar como um rei! Nem sempre…

Quando você vai viajar para outro país, você estará em contato com outra cultura. Sendo assim, você também estará em contato com outros hábitos alimentares. Então, pode ser que você não se adapte com a comida local.

Mas, também existe outra possibilidade. Muitas pessoas que vão morar no exterior vão fazer isso sem muito dinheiro no bolso, ainda mais com o dólar e o euro no valor que está ultimamente…

Então, a dificuldade financeira também pode ser um grande obstáculo para a sua alimentação. Muitas pessoas optam por comer mal e comer comidas baratas, para poder aproveitar outras coisas no seu intercâmbio. Então, essa história de que você vai se alimentar muito bem, ou então vai continuar se alimentando como você se alimentava no Brasil, pode ser que não aconteça

Então é isso, pessoal. Essas são as dicas que eu tenho para dar para você sobre os posts dessa semana e também sobre viagens para o exterior.

Se você conhece alguém que está pensando em viajar para o exterior, não esqueça de compartilhar esse post, viu? Tenho certeza que vai ser bem importante para essa pessoa ter contato todas essas realidades, afinal de contas, muitas pessoas acham que vão encontrar o paraíso e se deparam exatamente com o contrário.

Quando a gente já sabe o que vai encontrar, fica mais fácil lidar com tudo isso, não é mesmo?

Espero que você tenha gostado do post de hoje. Se ficou alguma dúvida, é só comentar aqui no post.

Abraços e até mais…

Bye, bye!