Vale a pena ir para a Irlanda aprender inglês?

Olá, hello!

How are you? Como você está?

Espero que você esteja bem e preparado para aprender muitas coisas no post de hoje, pois ele está especial.

Além de fazer o tradicional resumo de posts da semana, que é para você não ter mais desculpas para não estudar inglês, eu também vou falar um pouco com você sobre dicas para quem deseja morar em Dublin.

Eu já viajei o mundo, já conheci vários lugares e também, conversando com os meus alunos, já sei de várias dicas sobre a Irlanda, um dos destinos preferidos dos brasileiros para treinar seu inglês.

Então, resolvi falar sobre o assunto… Espero que você goste, pois tem bastante conteúdo muito bacana que eu preparei especialmente para você.

Então, antes de falar sobre a Irlanda, vamos começar pelo resumo dos posts da semana? Vamos lá…

Resumo dos posts da semana

Chegou a hora da gente fazer a revisão dos posts da semana. É nesse post que eu falo para você sobre tudo que rolou durante a semana inteira. Vou falar um pouquinho sobre cada um dos posts que rolaram e como eles podem te ajudar a alcançar seu objetivo. Assim, se você não teve tempo durante a semana, vai poder elencar por onde quer começar, deixar as desculpas de lado e colocar tudo em dia.

Bom, durante toda a semana eu insisto na sua imersão na linguagem e, hoje não poderia ser diferente. É justamente por isso que faço esse resumo, para te ajudar a compreender a importância de agregar o novo idioma ao seu dia a dia e defini-lo como uma prioridade. Então, se você está buscando a fluência no inglês e está disposto a fazer esse percurso, pode ter certeza que achou o caminho certo e, nós estamos juntos nessa.

Está preparado para começar? Espero que sim.

Vamos ao resumo semanal do blog! 

Por que colocar S no final de verbos?

Essa é uma dúvida muito comum, não apenas entre os brasileiros, mas com qualquer pessoa que queira aprender inglês, independente se ela fala português, espanhol ou japonês.

Nesse post, eu explico para você o porquê colocamos o S em algumas conjugações verbais, inclusive, trago algumas dicas para facilitar a aplicação e identificar alguns casos em que devemos acrescentar essa letra.

Não deixe de conferir e eliminar as dúvidas sobre esse assunto:

Por que colocar S no final de verbos?

Aprender Inglês com Seriado #3%

Bom, eu nem preciso dizer quantas pessoas conseguem melhorar a pronuncia e até mesmo alcançar um bom nível no diálogo em inglês com o auxílio de séries e filmes. Eu mesmo conheço várias e, sou praticante desse método (inclusive indico aos meus alunos).

Nessa semana, eu trouxe uma proposta um pouco diferente. Sugeri que você conheça mais sobre a série BRASILEIRA (que foi sucesso mundial) 3% e, que assista ela em inglês.

Se você ficou curioso, confira mais detalhes no post:

Aprender Inglês com Seriado #3%

Como aprender inglês vendo séries?

Quem não sonha em aprender inglês com séries? Parece bom demais para ser verdade? Então, pode comemorar, porque a afirmação é 100% verídica.

Como eu sei que as dúvidas e euforias são grandes em volta desse tema, resolvi fazer um post comentando um pouco sobre como isso é possível e, qual a forma correta de usar esse método.

Se você também se interessa por esse assunto, não pode deixar de ler o post.

Como aprender inglês vendo séries?

Como se diz em inglês “o sujo falando do mal lavado”?

Aaah, eu adoro as expressões e os ditados populares brasileiros. Tem alguns bordões que são tão bons, que cabem tão bem em determinadas situações, que não dá pra aprender outra língua sem achar um equivalente, não é mesmo?

É exatamente disso que se trata esse post. Aqui, eu ensino como você pode falar a frase “o sujo falando do mal lavado” em inglês.

Take a look, dê uma olhada:

Como se diz em inglês “o sujo falando do mal lavado”?

Lista de Vocabulário: Eletrônicos

As listas de vocabulários são bem famosas por aqui, afinal, é sempre bom descobrir palavras novas e assimilar novos conteúdos, certo?

Nesse post, eu trouxe para a conversa, uma lista de eletrônicos, que cá entre nós, pode ser bem útil em várias situações do seu dia a dia e que muitas vezes a gente não se atenta da importância de certas palavras até precisar usa-las.

Esse é um post bacana pois é bem amplo, trago para você palavras que representam desde objetos pessoais até mesmo objetos industriais, que são mais complexos.

É bem legal, dá uma olhada:

Lista de Vocabulário: Eletrônicos

Qual a diferença entre Only e Just?

Nessa semana, também trouxemos para a discussão duas palavras que são bem similares, inclusive, podem ter O MESMO sentido em algumas frases, mas em outras…É completamente diferente.

Então, fiz algumas explicações para esclarecer deixar o uso dessas duas palavras o mais claro possível na sua mente. Também separei algumas dicas para te auxiliar na hora de aplicar uma delas a sua frase.

Confira na íntegra:

Qual a diferença entre Only e Just?

6 Dicas para melhorar a sua escrita no inglês

Estava buscando algumas dicas para melhorar a sua escrita no inglês? Então, pode ficar tranquilo, porque trouxe cada uma delas até você.

Sei que esse tema pode ser complicado para muitas pessoas que estão lendo esse post, afinal, o número de pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade com a escrita da língua inglesa é bem grande, até mesmo os que possuem um alto nível no idioma encontram dificuldades.

Por isso, fiz um post para te auxiliar nessa caminha. Dê uma olhada:

6 Dicas para melhorar a sua escrita no inglês

Aprender inglês com música #Hear Me Now

Bom, vocês sabem que eu adoro trazer questões brasileiras para a discussão, principalmente quando elas estabelecem alguma relação com o inglês.

Por essa e por outras, a música escolhida da vez foi Hear Me Now, onde um dos responsáveis pelo sucesso, é o DJ brasileiro Alok. É uma música super bacana e que pode te ajudar a ampliar seu vocabulário e a sua pronuncia.

Confira o post e DIVIRTA-SE:

Aprender inglês com música #Hear Me Now

Acredite: estudar gramática não é chato

Pode até parecer mentira, mas não é!

Fiz esse post justamente para te ajudar, caso você esteja tendo problemas com a gramática. Caso esteja sobrando tédio e faltando entusiasmo, você não pode perder esse post.

Nele eu conto um pouco da minha rotina, de como estudar gramatica pode se tornar algo prazeroso se você fizer isso de uma maneira diferente.

Ficou curioso? Confere só:

Acredite: estudar gramática não é chato

Aprender inglês com vídeos #4 More Common Myths Debunked

Por último, mas não menos importante. Deixo aqui o resumo desse post que eu ADOREI fazer.

Eu sempre trago para o blog, vídeos para te ajudar no listening e em vários outros pontos importantes para atingir a fluência. Dessa vez, o vídeo é um pouco diferente, ele desmente alguns mitos que escutamos ao longo de nossas vidas e muitas vezes acreditamos até que se prove ao contrário.

Acesse o post, veja o vídeo e aprimore seus conhecimentos:

Aprender inglês com vídeos #4 More Common Myths Debunked

Agora que você já sabe de todos os posts que estudamos essa semana, que você já deu uma revisada nesses assuntos ou até mesmo viu os posts pela primeira vez, vamos começar a falar sobre a Irlanda?

Então, vou falar agora com vocês sobre se vale a pena ou não ir para esse país estudar inglês.

Vale a pena ir para a Irlanda aprender inglês?

Bom, eu sou americano né… E, apesar de não morar nos Estados Unidos, gosto muito do meu país e tenho orgulho de ser quem eu sou.

Então, claro que se eu pudesse escolher por você um país para aprender inglês, eu diria para ir aos Estados Unidos. Lá tem muita coisa boa que vai te ajudar muito no inglês….

Mas, eu sei que nem sempre essa é a preferência do pessoal. Por isso, por já ter viajado muitos países e ter conhecido várias pessoas que já foram para a Irlanda para aprender inglês, eu quero falar hoje sobre se vale a pena ou não ir para lá aprender inglês.

A primeira coisa que eu tenho para dizer é que viajar para qualquer país que fale inglês vale muito apena, inclusive a Irlanda.

Então, a resposta para essa pergunta, ao menos no meu ponto de vista é: SIM! Vale a pena ir para a Irlanda…

Mas, quero chamar sua atenção para um ponto bem importante: quem faz valer a pena ou não é você!

O que eu quero dizer com isso? Eu quero dizer é que, quem realmente vai fazer sua viagem valer a pena ou não, é você mesmo. Não é o destino para onde você vai…

Ir para a Irlanda, por exemplo, pode ser mais barato, ter mais opções de escola, você vai conhecer pessoas do mundo inteiro lá e ainda o visto pode ser mais fácil de tirar do que em outros países. Isso tudo são características da Irlanda mesmo, e você não tem como mudar.

Porém, quando o assunto é estudar inglês, isso só depende de você. Esteja na Irlanda, no Brasil ou em qualquer outro país…

Eu já falei  várias vezes aqui no blog que a minha principal dica para você que deseja aprender inglês em outro país é para não ir muito cru para lá, ou seja, não ir sem saber falar inglês. Com isso, eu quero dizer que é possível sim você aprender inglês estando no Brasil e depois apenas aprimorar o seu aprendizado morando em outro país.

Mas, não é bem esse o foco do post de hoje… Não quero te ajudar a aprender inglês estando no Brasil com o post de hoje, quero te ajudar a aprender inglês morando na Irlanda. Então, vamos lá para as dicas…

Eu resumi tudo que eu sei em sete dicas incríveis! Vamos ver o que você acha delas? Vou comentar cada uma e depois quero a sua opinião nos comentários, combinado?

Grupos de conversação

Como tem muita gente que vai até a Irlanda para aprender inglês, é comum você encontrar por vários lugares grupos de conversação.

Eles acontecem em bares, em bibliotecas, nas escolas, enfim. São muitos lugares que oferecem a possibilidade de grupos de pessoas se reunirem para treinar o seu inglês.

Tenho certeza que se você for para a Irlanda, independentemente da cidade, você vai conseguir encontrar um grupo de conversação que, além de encontrar possíveis novos amigos, você também vai poder treinar o seu inglês.

Busque amigos de outras nacionalidades

Como eu disse antes, tem gente do mundo inteiro que vai até a Irlanda para aprender inglês. Então, é muito fácil você encontrar pessoas que são de nacionalidades diferentes da sua.

Sendo assim, aproveite isso e vá atrás de amizades de outras nacionalidades. Faça amigos que são da Venezuela, Coréia, de outros países da Europa…. enfim, diversifique as nacionalidades da sua amizade.

Além de aprender novas coisas sobre a cultura deles, você também poderá treinar melhor o seu inglês. Afinal de contas, cada um deles terá um sotaque diferente e que com isso você vai aprender como decifrar cada um deles.

Não é bom quando você fica viciado em apenas uma forma de falar. Então, essa é outra vantagem principalmente de Dublin, a capital da Irlanda, que é uma cidade super cosmopolita.

Não fale português! 

Se você tá pensando em ir para a Irlanda e já falou com pessoas que moraram até mesmo em outro país, não necessariamente na Irlanda, aposto que uma das dicas que eles te deram é: não ande com brasileiros.

Bom, eu sei que para muitas pessoas isso é bem possível. Mas, sei também que para outras é bem difícil seguir essa dica, afinal de contas, a saudade aperta e tudo que você quer é ficar perto de alguém que te lembra o teu país.

Então, no lugar de falar para você ficar longe dos brasileiros, vou te falar para não falar português enquanto estiver morando lá. Claro que, se você quiser falar uma vez ou outra em português com os seus amigos brasileiros, não tem problema. Isso vai te ajudar a matar um pouco da saudade.

Porém, não torne isso um hábito, algo padrão. Afinal de contas, você está lá para aprender inglês. Você e o seu amigo também, provavelmente… Então, minha sugestão é para que vocês falem inglês, mesmo que estejam entre brasileiros, combinado?

Frequente muitas festas, faça muitos amigos

Uma das melhores formas de você fazer amigos na Irlanda é indo para um bar. E o que não falta são bares por lá… Em todos os cantos, cidades e afins você vai encontrar um pub com música boa e aquela cervejinha esperta.

E tem muitas variedades de bebidas, músicas e afins. Inclusive, em algumas cidades, tem até um tour de pubs, onde, além de tomar uma pint em cada um dos pubs que estão no circuito, você também vai conhecer um pouco mais sobre a história de cada local. É muito legal!

Ah, para quem não sabe, pint é um copo bem tradicional da Europa que nesse caso em que estou citando, vem cheio de cerveja. No lugar de pedir uma “beer” (cerveja), normalmente na Irlanda as pessoas pedem uma pint.

Busque uma oportunidade de trabalho

Uma das vantagens de se morar na Irlanda é que ela te permite trabalhar enquanto estuda. O visto para morar na Irlanda normalmente tem duração de um ano. No primeiro semestre, além de estudar inglês, você pode encontrar um serviço part-time, ou seja, meio período.

Já na outra metade do ano, em que você não estará estudando, afinal de contas os cursos duram 6 meses, você poderá escolher o que fazer…. E uma das opções é trabalhar full-time, ou seja, 8h por dia.

Os empregos que os brasileiros tem permissão para trabalhar na Irlanda são os chamados sub-empregos. Então, você vai trabalhar como babá, garçom, fazendo limpeza e etc.

O lado bom é que mesmo esses trabalhos, que no Brasil são super desvalorizados, na Irlanda eles pagam bem e é um dinheiro legal para se sustentar e dependendo dos seus gastos é um dinheiro suficiente para viajar também.

Além disso, trabalhar também é uma oportunidade de você treinar o seu inglês e aprender cada vez mais.

Mas, um detalhe bem importante é que, até mesmo para lavar-louça, onde teoricamente você não precisaria falar, o inglês é requisito obrigatório nos trabalhos.

Então, se você está pensando em ir para a Irlanda sem falar nada de inglês, é bom ter uma reserva financeira para te segurar por lá até você ficar fluente no inglês.

Aprenda inglês pela gastronomia e cultura deles

Isso vale para qualquer país, não é mesmo? Aprender inglês ou qualquer outro idioma pela cultura e pela gastronomia local é uma delícia… Faz o aprendizado de inglês ficar ainda mais divertido.

Então, com a Irlanda não poderia ser diferente, não é mesmo?

Sendo assim, vale visitar o museu de leprechaun que tem no centro de Dublin. Para quem não sabe, leprechaun é uma figura mitológica do folclore da Irlanda e é bem parecido com um duende.

E, na gastronomia, eles tem o famoso Irish Breakfast, que é o café da manhã reforçado dos irlandeses. Isso você encontra em todos os restaurantes, praticamente.

Mas, se você buscar um pouco melhor, vai descobrir outros pratos famosos também, como o Colcannon, que é um purê de batatas, couve, manteiga, sal e pimenta. No Dia das Bruxas eles escondem moedas de baixo da batata desse prato. E por aí vai…

Participe dos MeetUps

Tem um site bem legal que existe no mundo inteiro e que em Dublin ele é bem famoso, se chama MeetUp.

Nesse site, você vai encontrar algumas pessoas que têm interesses em comum e que desejam participar de uma reunião presencial para falar sobre o assunto, praticar algum esporte e por aí vai.

E o mais legal é isso, que você pode conciliar algo que gosta com o aprendizado de inglês. Se você gosta de futebol, por exemplo, pode encontrar pessoas que estejam interessadas em jogar futebol em Dublin.

Como você é brasileiro, é uma ótima oportunidade de conhecer pessoas que te admiram, afinal de contas, fora do Brasil o futebol é algo que as pessoas sabem muito bem do Brasil.

Mas, não é só sobre futebol ou prática de esportes que os encontros falam. Você pode montar o meetup que quiser, até mesmo procurar algo na sua área de trabalho e aprender mais sobre esse assunto lá em Dublin.

Tenho certeza que você vai adorar.

Bom, foram essas as dicas que eu tinha para dar para você que está pensando em ir para Dublin, ou para a Irlanda, e não sabe ao certo se vale a pena ou não.

É fato que tem muito brasileiro lá e que isso pode sim prejudicar um pouco a sua viagem. Mas, como disse antes, quem vai fazer a sua viagem valer a pena ou não é você mesmo, e não a quantidade de brasileiros que tem lá.

Então, torço para que você consiga seguir as minhas dicas e fazer com que essa viagem realmente seja importante para você, um marco na sua vida e no seu aprendizado de inglês.

E no mais, já sabe né? Pode contar comigo para tudo que você precisar em relação ao aprendizado de inglês.

Se quiser comentar alguma coisa em relação ao post de hoje, é só fazer seu comentário aqui no blog. E, se tiver alguma dúvida em relação ao aprendizado de inglês que você quer que eu responda, por favor, faça seu comentário também.

Estou fazendo uma série de post chamada “Pergunte ao Gringo” e ela tá sendo bem legal… Nela, eu respondo as dúvidas que vocês me mandam de uma forma bem solta, divertida.

Então, estou no aguardo da sua dúvida também.

E se você gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos e conhecidos. Tenho certeza que eles vão adorar receber essas dicas.

Abraços e até mais…

See you!