Tempos Verbais “Esclarecendo Tempos Perfeitos do Inglês”

Hello, how are you?

Espero que sua disposição hoje esteja muito boa, pois vamos falar sobre um assunto bem importante e que você deve estar prestando atenção para conseguir aprender tudo que vou te passar.

Sempre falo que não é só gramática que devemos estudar quando queremos atingir a fluência em inglês, né?

Por isso, compartilho contigo dicas de como superar suas expectativas ao estudar inglês, falo também da importância de mudar suas crenças para atingir a fluência no inglês mais rápido e também compartilho estratégias poderosas de estudo do inglês.

Todas essas dicas que compartilho, seja ela sobre teoria ou sobre a prática, são insights que eu mesmo tive enquanto estudava os 5 idiomas em que sou fluente e também insights que tive ao acompanhar os milhares de alunos que me acompanham.

Então, se deu certo pra mim e para eles, vai dar certo para você também.

E, como eu disse antes, a teoria também é parte muito importante nesse estudo, ou seja, as regras gramaticais e de conjugação dos verbos em inglês.

Por isso, o post de hoje eu vou dedicar a te explicar sobre um assunto que gera muita confusão na cabeça dos brasileiros: o tempo verbal perfect (past perfect, present perfect, present perfect continuos e past perfect continuos).

Muitos brasileiros confundem esse tempo verbal pois tentam compará-lo a um tempo verbal no português, o problema é que não existe esse tempo verbal no português. 

Está preparado para estudar esse tempo verbal? Então, vamos lá….

Present Perfect

Apesar de ter o “present” na frente, esse tempo verbal não tem ligação direta com o presente. A ação do present perfect pode ter acontecido em qualquer tempo. Sendo assim, não importa a data quando algo aconteceu, não importa quando essa ação aconteceu, importa apenas a ação em si.

Portanto, o present perfect é usado quando a ação que o destaque é ela mesma.

E deve ser usado com a seguinte estrutura:

have/has + verbo principal no particípio 

Vou te dar um exemplo e você vai entender:

  • We have had a lot of fun. (Nós nos divertimos bastante.)

Nessa frase, você sabe quando a diversão aconteceu? Não! Você sabe apenas que foi muito divertido. Então, em situações como essa você usa o present perfect.

Além disso, o present perfect também pode expressar uma ação que começou no passado, permanece no presente e pode continuar no futuro. Vou te dar um exemplos:

  • I have exercised at the gym lately. (Eu tenho me exercitado na academia ultimamente).

Também pode ser usado o present perfect em ações que aconteceram em um tempo não definido no passado. Exemplo:

  • She has traveled to England. (Ela viajou para a Inglaterra).

E, por último, você também pode usar o present perfect acompanhado dos advérbios ever, never, yet, alredy, recently e before.

  • Have you ever visited the USA? (Você já visitou os Estados Unidos?)

Bom, agora que você já aprendeu o present perfect, vamos para o Present Perfect Continuous.

Present Perfect Continuous

Já no caso do present perfect continuos, temos a seguinte formação:

Have/ Has + been + verb (-ing form)

E o uso dele é bem fácil, pois é usado apenas em situações onde a ação começou no passado e continua no presente. (Pode estar acompanhado de palavras como lately e recently)

Vamos aos exemplos:

  • I hope you haven’t been waiting for me for a long time. (Eu espero que você não esteja esperando por mim por muito tempo.)
  • My family have been camping since last July. (Minha família está acampando desde julho.)
  • They have been working on this book since six o’clock this morning. (Ele estão trabalhando nesse livro desde as seis horas da manhã.)

Past Perfect

Sabe quando você quer falar de uma ação no passado antes de uma outra ação ter ocorrido? Nesses casos você usa o past perfect.

E a sua estrutura é a seguinte:

had + verbo principal no particípio passado

Vou te dar alguns exemplos para você entender melhor:

  • Had you danced before the end of the party? (Você tinha dançado antes do fim da festa?)
  • Had the play already started when you got to the theater yesterday? (A peça já tinha começado quando vocês chegaram ao teatro ontem?)
  • he game hadn’t started when we got to the stadium. (O jogo não tinha começado quando nós chegamos ao estádio)

Ficou mais fácil de entender agora?

Past Perfect Continuous

O past perfect continuous é bem similar ao past perfect, mas expressa ações mais longas no passado antes de outra ação no passado.

Confuso, né? Mas dá uma olhadinha nos exemplos, assim você entenderá melhor em qual situação usar o past perfect continuous.

  • I had been saving my money to buy this house. (Eu estava guardando dinheiro para comprar essa casa.)
  • It hadn’t been raining during the week, so we decided to go to the beach on weekend. (Não tinha chovido durante a semana, então decidimos ir pra praia no final de semana.)
  • Had he been waiting for her for a long time? (Ele tinha esperado por ela por muito tempo?)

Então, esses foram os tempos verbais de hoje. Se você ainda tem alguma dúvida, eu preparei outros dois posts no blog que falam sobre o assunto:

Tenho certeza que esses dois posts vão te ajudar a tirar mais dúvidas sobre o assunto. E, se eles ainda não forem o suficiente para que você entenda totalmente o assunto, pode fazer perguntas aqui nos comentários, ok?

Quem sabe eu responda elas no “Pergunte ao Gringo”, uma série de vídeos e posts aqui no blog que estou fazendo para responder as dúvidas dos meus seguidores. Quem sabe a sua pergunta não é a próxima que eu responderei, não é mesmo?

E, se você quiser testar os seus conhecimentos, também vale colocar aqui nos comentários uma frase do seu dia a dia usando o “perfect”, combinado?

Abraços e até mais.

See you soon.