Situações difíceis no intercâmbio e como evitá-las

Situações difíceis no intercâmbio e como evitá-las

Situações difíceis no intercâmbio e como evitá-las. Quando o assunto é intercâmbio, muito se fala sobre a parte boa e pouco se ouve sobre os imprevistos. Aqui vamos alertar sobre possíveis situações complicadas que podem ocorrer e dar dicas de como evitá-las.

Você se perder

Antes de conhecer bem o local em que você está morando em outro país e os arredores, o estudante de intercâmbio pode cair em diversas armadilhas. Pegar um ônibus errado ou então fazer confusão na hora de colocar o nome de uma rua num aplicativo de transporte são situações bem prováveis de acontecer.

Para evitar que isso aconteça, antes mesmo de viajar, pesquise informações sobre o transporte público da cidade escolhida. Você encontrará sites específicos com conteúdo sobre a região, o que ajudará a não se perder, além de se prevenir de eventuais imprevistos.

Não se adaptar à comida local

Não é segredo para ninguém que a comida caseira, bem temperada e equilibrada é um dos pratos mais consumidos no Brasil, o que pode acabar dificultando a adaptação a um novo cardápio no intercâmbio. Outro país, outra cultura, outra comida. Isso muitas vezes faz com que o estudante opte pelo consumo de fast foods ou até mesmo pule algumas refeições.

Se você tem consciência de que o intercâmbio é uma experiência, significa que coisas novas serão apresentadas à você e comida é uma delas. Viajar de mente aberta para provar comidas locais ajudará a compreender novos sabores. Mas se você tiver um paladar mais difícil, além de cozinhar a própria comida, outra opção é buscar por restaurantes brasileiros.

Sentir-se sozinho

Começar uma jornada num lugar desconhecido pode ser muito difícil quando não se tem ninguém próximo no convívio. Fazer amizades é uma certeza para quem faz intercâmbio. Brasileiros são muito acolhedores, no entanto, em outros países, as pessoas podem não ser assim.

É preciso estar aberto a entender a cultura local e os hábitos das pessoas. Felizmente a internet lhe ajuda a manter o contato com familiares e amigos quando tiver esses momentos de solidão. Além disso, você pode conhecer algum outro estudante estrangeiro, até mesmo brasileiro, que será mais fácil para criar amizade. Além disso, aproveitar a viagem para se conhecer e curtir a própria companhia é uma ótima saída! 

Perder o foco dos estudos

Um intercâmbio apresenta um universo de coisas novas para quem escolhe viver essa experiência. Vida noturna, restaurantes diferenciados e novas pessoas são motivos suficientes para distrair qualquer cabeça. Porém, se essas visitas e compromissos forem priorizados antes dos estudos num momento inoportuno, o aluno pode perder o foco. Nunca deixe seus estudos para depois, lembre-se do investimento realizado para desenvolver o seu inglês.

Monte uma agenda com todos os seus compromissos e horários para as coisas. Se possível, deixe essas anotações em lugares que sua visão alcança facilmente. Dessa forma, você memoriza as tarefas e as categoriza em ordem de importância, evitando deixar seus estudos para depois.

Lidar com a saudade

O mundo de coisas novas para vivenciar no intercâmbio é muito empolgante e desperta o interesse de qualquer um que escolhe passar por essa experiência no exterior. Porém, estar num lugar desconhecido faz com que a saudade de casa, da família e dos amigos aperte para o estudante.

Uma maneira de aliviar o desânimo de não ter ninguém próximo por perto é decorar o quarto com itens familiares e fotos de amigos, por exemplo. Aquela ligação para um ente querido também é uma ótima opção. Mas não se esqueça: aproveitar a viagem para conhecer novas pessoas e curtir a própria companhia também é importante.

Lembre-se que o intercâmbio é uma oportunidade única, recheada de experiências que você vai levar pra vida inteira. Então aproveite intensamente, tanto para ter experiências novas quanto para realmente aprender a língua inglesa. Não se abale com situações difíceis que podem acontecer, perrengues são normais durante a vida. Aprender a lidar com as dificuldades vai te fazer evoluir bastante.

Se você saber administrar bem o seu tempo, pode unir o útil ao agradável. Conseguir juntar a diversão e os estudos. Ter tempo para sair com os amigos mas também para os estudos. Aproveite para conhecer bem o país, as comidas, a cultura, as pessoas. Agarre bem as oportunidades que o intercâmbio te proporciona.

Aproveita e deixa seu feedback nos comentários e continue nos acompanhando. 

Confere nosso últimos posts:

Até o próximo post!