Se quiser ser fluente em inglês, não esqueça disso!

Hello. Olá.

How are you? Como você está?

Hoje iremos conversar sobre a dificuldade que algumas pessoas têm para aprender inglês.

Esse é um assunto delicado, pois quando paramos para pensar, acabamos nos desmotivando, pois, parece que nunca alcançaremos nossas metas, não é mesmo?

O primeiro conselho que eu posso te dar é: não ache que isso acontece apenas com você, tenha em mente que todos nós enfrentamos dificuldades ao aprender um idioma que não é o mesmo de nossa língua nativa, afinal, não é nosso costume usá-lo em nosso dia a dia, isso retarda nosso pensamento em outra língua e faz com que tenhamos que dobrar a prática para compensar esse problema.

Essa sensação é muito comum, e muito clara em minha mente. Me lembro de quando morava nos Estados Unidos e comecei a estudar português (um idiota bem difícil, diga-se de passagem), me desanimei inúmeras vezes diante de algumas dificuldades gramaticais.

Porém, por experiência própria, posso te garantir que o único caminho para a fluência é a perseverança.

Treinar, treinar e treinar, esse é o segredo.

Foi assim que eu consegui alcançar minha meta, e hoje posso ver claramente que fiz a escolha certa. Eu te garanto que no final você também não irá se arrepender de ter continuado seus estudos.

No meio desse processo, a motivação será crucial, pois ela será o que te impulsionará a continuar estudando outra língua. Fora, o fato de que quando estamos motivados, conseguimos ser mais felizes nas tarefas que realizamos e nos estimulamos a continuar até que a meta que estipulamos seja alcançada.

Primeiro de tudo, vou te explicar porque a motivação é tão importante nesse processo.

A motivação é o símbolo de uma pessoa feliz consigo mesma, e com as atividades que realiza. Ela é o reflexo do entusiasmo e da satisfação com a vida e com o trabalho. Quando estamos motivados, conseguimos lutar com mais força e manter o fôlego na corrida por nossos objetivos.

Existem inúmeros vídeos no YouTube e teses universitárias que podem esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto.

A motivação pessoal é um caminho que leva ao sucesso, naturalmente. Afinal, em comparação, uma pessoa que está motivada tem mais chances de alcançar seus sonhos do que alguém que não acredita que pode alcança-los e, por essa razão, acaba perdendo as forças para concretiza-los. Tudo isso se deve ao fato de que quando estamos motivados, agimos, nos esforçamos e não desistimos com facilidade.

E eu posso dizer, em matéria de persistência, os brasileiros são um show!

Para ajudar nessa questão, separei para você, algumas dicas que costumava usar. Elas iram te ajudar na hora de manter sua motivação nos estudos de inglês:

Liste seus desejos e planos

Faça uma lista escrevendo um por um, quais os seus maiores desejos e planos para a sua vida. Vale qualquer coisa, desde que seja um objetivo que você realmente quer alcançar. Não se preocupe com o número de itens em sua lista, não estabeleça um limite. Apenas lembre-se que o estilo de vida que você leva, deve te permitir realizar cada um deles. Por exemplo:

  •  Comprar uma casa
  • Conhecer NY
  • Aprender inglês
  • Trocar de carro
  • Fazer um cruzeiro

Liste as atividades que você mais gosta

Aqui, você pode fazer uma lista com as atividades relacionadas ao aprendizado do inglês que você mais gosta de fazer. Essa listagem pode ir desde tradução de receitas até ouvir músicas estrangeiras. Por exemplo:

  • Ler textos em inglês
  • Assistir séries em inglês
  • Ouvir músicas em inglês
  • Ouvir exercícios de aprendizado e reproduzir.

Essa relação irá te ajudar a descobrir as atividades que você mais se desenvolve, assim vai ser mais prazeroso pratica-las pois você verá candidatos mais completos.

Faça uma lista de desejos que dependem do seu inglês

Essa dica pode ser um grande estopim para a sua motivação, primeiramente, porque você irá listar os seus sonhos que precisam do desenvolvimento do seu inglês para serem realizados. Por exemplo:

  • Me destacar no mercado de trabalho.
  • Fazer uma trip pelos estados unidos.
  • Conseguir estabelecer um diálogo em inglês.
  • Estabelecer relações internacionais.

Chegou a hora de dar o Start

É hora de colocar em pratica as suas listas. Depois que você listou suas atividades e vários objetivos que deverá realizar durante a sua vida, vem a melhor parte: colocar em prática tudo isso. A partir desse momento, todos os dias você pode fazer alguma coisa que te deixe um pouco mais perto das suas metas.

Mas lembre-se, dê um passo de cada vez, não se afobe.

Conforme você for concluindo as etapas, sinalize em sua lista, pode ser apenas com um “X” mesmo. Assim, ficará cada vez mais fácil obter a motivação e notar que você está alcançando o seu objetivo.

Mas qual o real sentido de todos esses exercícios?

Bom, você deve estar se perguntando: como tudo isso pode me ajudar com a minha motivação nos estudos?

É bem simples na verdade, ao fazer essas listas você deu o primeiro passo para entender o real motivo de querer aprender a língua inglesa. Esse exercício ajudará no seu foco, e com foco você poderá alcançar qualquer objetivo, não apenas o domino do inglês.

Mas, também faremos um exercício mais profundo, iremos olhar além das listas. Vamos ver os resultados delas e é aí que todo o processo vai ganhar sentido.

Irei te dar mais uma dica importante: faça um diário de atividades, como aqueles que os professores têm no colegial. Relate os dias que você estudou, quantos exercícios realizou, quantos conseguiu acertar e o que aprendeu de novo. Anote sem medo, não precisa seguir um critério rigoroso ou um padrão, inclusive, pode ser apenas anotações convencionais ou tabelas no computador. Faça como preferir para se organizar.

Encontre o método que te agrada mais e invista nele.

Para começar, você pode fazer alguns exercícios que já sugerimos aqui no blog: