Saímos em matéria no Catraca Livre – Gratidão!

Olá pessoal, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Gente, eu estou muito feliz e grato por tudo que eu e minha equipe temos conquistado até agora.

Eu tenho claro na minha memória o dia em que comecei um curso de português nos Estados Unidos. Gente, era tão chato, mas tão chato, que a primeira coisa que eu aprendi a falar foi “tô de saco cheio”… hahaha

É verdade, pode acreditar! Era um método tradicional de ensino, sabe? Que você passa horas estudando a teoria e no fim não aprende nada na prática… Isso faz com que você passe horas estudando e no fim a sensação que você tem é que não sabe nada.

Eu já falei algumas vezes aqui no blog, e quem acompanha meus posts sabe disso… A teoria é muito importante, mas a prática também. E no meu ponto de vista esse é o principal problema das escolas tradicionais de ensino de idiomas. Elas ensinam de um jeito muito teórico e pouco prático…

Como eu aprendi português

Eu estava tão de saco cheio que, por mais que eu quisesse muuuito aprender português naquela época, eu saí da escola de português nos Estados Unidos… Não por ter desistido de aprender português, mas fiz isso pois acreditava que aquela metodologia não servia para mim.

Você já teve essa sensação ao estudar inglês? Que você estuda, estuda, estuda e não aprende nada? Eu imagino que sim, pois muitos brasileiros ainda seguem o método tradicional de estudo de inglês, que prioriza demais a teoria e muito pouco a prática.

Bom, qual foi o fim dessa história? O fim da história é que eu acabei começando a estudar português por conta própria…

Passei a ver vídeos em português, fiz amizade com brasileiros, li livros em português, aumentei as minhas entradas de português.. Enfim, fiz muitas coisas que me fizeram viver o português, mesmo morando nos Estados Unidos.

E sabe o que aconteceu? Em 4 meses eu estava fluente em português e pronto para embarcar na minha primeira aventura rumo ao Brasil…

Em quatro meses de estudo e prática, eu já conseguia falar e escrever em português. E eu não conquistei isso por ser um gênio, uma pessoa especial…

Eu consegui conquistar essa façanha pois eu coloquei em prática tudo que eu ensino para você aqui no blog. E como eu sou grato por poder contar com a sua participação aqui no meu blog…

Por isso, tudo que eu compartilho hoje com vocês, são insights que eu tive ao longo da minha jornada como estudante, e não apenas como professor. Então, pode ter certeza que, se eu consegui, você também consegue – e nada pode te impedir de chegar lá.

Muitas pessoas sonham em aprender inglês e acham que isso só será possível se perder anos estudando inglês, ou quem sabe viajando para outro país… Com certeza esses são métodos para aprender inglês, mas talvez você possa achar outros métodos que façam mais sentido para você e para a sua realidade…

Um método de aprendizado de inglês que torne a sua meta de ser fluente em inglês algo alcançável de um jeito fácil, rápido e prazeroso…. E barato também, né? Pois fazer um intercâmbio para outro país não é nada barato.

E tem mais… Se você deseja viajar, fazer um intercâmbio, ele será muito melhor aproveitado se você já tiver fluência no idioma e usar essa experiência para aprofundar o seu aprendizado, para memorizar tudo que estudou, para praticar a teoria.

Esse meu método de ensino de inglês está dando tão certo, que nós até viramos notícia no Catraca Livre, um portal de notícias brasileiro bem famoso. 

Pensa na minha felicidade quando vi que eles publicaram uma matéria sobre mim? Não cabia em mim de tão feliz…

Canal de Youtube com 8 milhões de visualizações

Nessa matéria, eles compartilharam um pouco da minha história e também dos meus números.

Você sabia que os meus vídeos já foram vistos mais de 8 milhões de vezes e conta com 250 mil inscritos?

É muita gente, né? E a minha alegria é infinitamente maior do que esse número…

Para quem não conhece, no meu Canal do Youtube, eu tenho vários vídeos bem bacanas para você dar uma olhada.

Assim como os posts do blog, eu preparo todos eles com muito amor e carinho. Então, tem vários conteúdos bem legais para você dar uma assistida.

Tem a série de vídeos com o tema “Pergunte ao Gringo“… Nele, eu respondo as principais perguntas dos meus seguidores. Então, se você tem alguma dúvida relacionada ao seu aprendizado de inglês, é só me enviar e torcer pra que ela seja uma dúvida comum entre outros seguidores também (meu critério de escolha da dúvida é a que é mais comum entre meus seguidores).

Vou compartilhar com você um desses vídeos aqui no post, dá uma olhada:

(mas lá no Canal tem mais vídeos, ok? É só acessar a playlist de Pergunte ao Gringo)

E, além dos vídeos, eu curti tanto essa série, que eu também fiz alguns posts no blog sobre esse assunto.

Dá uma olhada em alguns deles:

Com certeza eles vão te ajudar bastante na hora de estudar inglês. Como você viu, os temas são os mais variados. Mas, tenho certeza que todos eles serão bem úteis para você, ok? Então, vai valer a pena dar uma lidinha nesses posts.

Além do Pergunte ao Gringo, você vai encontrar outros vídeos lá no meu canal. Tem, por exemplo, a série de vídeos sobre motivação, que eu sei que é um ponto bem importante na hora de estudar inglês – e também sei que é um assunto pouco abordado, mas fundamental para todo esse processo.

Então, eu criei uma série de vídeos sobre motivação em inglês, vale a pena você dar uma olhada na playlist sobre motivação para estudar inglês. E, se quiser ter um gostinho do que são os vídeos que estão nessa playlist, é só apertar o play e assistir agora um dos vídeos que estão nessa série:

Aqui no blog eu também já escrevi alguns posts sobre esse assunto, dá uma olhada:

Conteúdo é o que não vai faltar para você estudar, não é mesmo?

Além desses assuntos, eu vou destacar aqui nesse post mais duas playlists que eu adoro e que vão te ajudar a aprender inglês de um jeito fácil e divertido.

Uma delas é a série de vídeos do Super Gringo. Gente, eu me divirto muito fazendo esses vídeos. O Super Gringo é como se fosse o Chapolin Colorado… hahaha.. Vocês conhecem o Chapolin, né?

Então, ele aparece nas situações mais inusitadas para salvar os brasileiros de alguma situação em que eles não sabem como falar algo em inglês. É muito bom… Dá uma olhada em um dos vídeos:

Esse vídeo que vou compartilhar agora com vocês  Super Gringo vai te mostrar e ajudar os personagens a iniciar uma conversa em inglês… Dá uma olhada:

Demais né? Eu adoro! hahaha…

E a outra série que eu quero destacar é a “Como Aprender Inglês”. Nessa série, eu compartilho várias dicas de como aprender inglês… É uma das séries com mais visualização… você vai ver como tem dicas legais lá.

Então, se você quiser ver ela, é só acessar a playlist de vídeos sobre como aprender inglês.

Os posts do blog

Outro ponto bem legal que o pessoal do Catraca Livre destacou na matéria que eles publicaram, foram os posts aqui do blog. Eu estou me esforçando ao máximo para todos os dias fazer dois posts novos para vocês…

E essa tarefa tem ficado cada vez mais divertida e prazerosa quando eu vejo os comentários positivos aqui no blog, quando eu vejo que os conteúdos que estou produzindo realmente tem mudado a vida das pessoas que me acompanham (assim como essas dicas mudaram minha vida também alguns anos atrás, quando estava aprendendo português).

Sou muito feliz e grato por tudo isso, gente. Obrigado mesmo.

Bom, essa semana por exemplo, eu postei 2x por dia e os posts tiveram bastante acesso e engajamento do pessoal. Vou compartilhar com você quais foram esses posts para você dar uma olhada.

Foram eles:

Inglês Britânico Ou Americano – Qual Você Deve Aprender?

Tem muita gente que me questiona sobre essa diferença. Como vocês sabem, eu sou americano e meu sotaque é de um nativo dos Estados Unidos. Mas, será que isso chega a ser um problema para você que quer ir para Londres, por exemplo?

Ou então, será que aprender inglês britânico é muito diferente do inglês americano? São essas dúvidas e muitas outras que eu parei para responder nesse post, vai valer a pena a leitura.

Aprender Inglês com Seriados #8

Aprender inglês de uma forma divertida é bem melhor do que passar horas trancado em uma sala de aula, concorda comigo? Por isso, nesse post e nessa série de posts, eu resolvi compartilhar dicas de seriados em inglês para você assistir no seu tempo livre e ainda aprender inglês.

Nesse post em específico eu falei sobre o seriado Switched at Birth. Assistindo essa série, você também terá contato com a comunicação de mudos em inglês.

Já imaginou descobrir que sua filha foi trocada na maternidade e que hoje a adolescente que você criou não é sua filha de sangue?? Você pode acreditar que essa é uma história apenas de seriado, mas é muito comum isso acontecer. Tão comum, que virou o enredo dessa série.

Espero que você goste dessa dica.

Aprenda definitivamente a diferença entre Gerund e Present Participle

E quando o assunto são as regras gramaticais, tem muita gente que se confunde ou tem dificuldade de memorizá-las. Eu sempre digo que a melhor forma de memorizar a teoria e nunca mais errar, é a prática, ou seja, praticando mesmo.

Então, depois de ouvir muitas pessoas confundindo o gerund com o present participle, eu resolvi escrever esse post aqui no blog.

E, como eu disse no início, se você realmente quiser fixar a diferença entre eles, precisa praticar. E eu vou te falar sobre isso no final desse post. Então, acessa lá e dá uma lida no conteúdo que preparei especialmente para você.

Qual e diferença # 3 entre Miss e Loss

Bom, já que o assunto são as diferenças, vamos continuar nessa linha? Então, vendo que meus alunos confundiam bastante o uso de algumas palavras em inglês, eu resolvi preparar essa série de post.

Nessa série, eu explico a diferença de uso de palavras que até tem o mesmo significado, mas isso não quer dizer que elas são iguais e podem ser usadas nas mesmas situações.

É o caso de miss e loss, as duas palavras significam perder, porém, elas podem ser usadas em contextos (não só podem, como devem).

Para entender que contextos são esses, é só dar uma lidinha na postagem.

O que significa BE UP AND ABOUT?

Nunca ouviu falar nessa expressão? Então precisa dar uma lida nesse post… Já ouviu falar da expressão, mas não sabe seu significado? Então você precisa dar uma lida nesse post…

Na verdade, até mesmo você que já conhece e sabe a tradução dessa expressão, deve dar uma lida nesse post. Afinal de contas, uma revisão não faz mal para ninguém, não é mesmo? hahahah

Bom, essa postagem nasceu de um sentimento que eu tenho ao estar com meus filhos, mas na verdade não tem muito a ver com isso não.

Ficou curioso(a)? Então é só ler o post para entender melhor essa história.

Como se diz em inglês #14 “Cuspir No Prato Que Comeu”

Tem muita gente que ama fazer isso, não é mesmo? Eu sou uma pessoa que nunca irei fazer isso…

Cuspir no prato que comeu…. você já fez isso? Pode ser mais comum do que a gente imagina.

Como eu sei que tem brasileiro que ama usar essa expressão, resolvi compartilhar aqui no blog como dizer ela em inglês.

Como vocês devem imaginar, a tradução não é literal, mas também é engraçada assim como no português – engraçada quando a gente pensa no significado literal da expressão, né? hehehe

Descubra como melhorar seu vocabulário usando sinônimos

Você sabia que chamar um homem de “beatiful”, por exemplo, para algumas pessoas pode soar ofensivo?

Assim como chamar uma mulher de handsome, pode querer dizer que ela tem traços masculinos em sua forma física?

Na tradução literal, os dois têm o mesmo significado. Mas, na hora de usar pode ser bem diferente.

Então, nesse post eu resolvi falar sobre como você pode melhorar o seu vocabulário usando sinônimos. Dá uma lidinha nele e você vai entender melhor do que estou falando.

Receitas em Inglês #2 Cookies de Chocolate

Ahhh, um cookie tem o seu valor, não é mesmo? Percebo que no Brasil o cookie já caiu no gosto do pessoal. Porém, nos Estados Unidos, isso já é tradição faz muito tempo. Os americanos amam cookie.

Por isso, nesse post da série “receitas em inglês”, eu resolvi compartilhar com você uma receita de cookie de chocolate.

Inclusive, nessa série de posts, o meu objetivo é que você aprenda inglês na cozinha, ou seja, cozinhando. E, se você quiser, vale até mesmo convidar seus amigos ou família para te acompanhar nessa missão e tornar a atividade ainda mais divertida. Demais, né? Bom, eu acho, pelo menos… hahaha

Que tal aprender alguns phrasal verbs com look?

Você sabe o que são os phrasal verbs, ou verbos frasais? Phrasal verbs é a combinação de um verbo + preposição ou partícula adverbial.

E no inglês tem vários phrasal verbs que muitas vezes as pessoas têm dificuldade de entender o seu significado pois, quando o verbo estão unido a uma preposição ou partícula adverbial, eles podem mudar completamente o significado desse verbo.

Por isso, tenho vários conteúdos aqui no blog falando sobre isso. Um deles, inclusive, é esse post que eu estou falando pra vocês.

Só que nesse caso em específico, eu resolvi focar apenas nos phrasal verbs que usam o look na sua formação. Dá uma olhada neles que eu tenho certeza que esse conteúdo será muito útil para você.

Aprender Inglês com Música #14 Love

E, por último mas não menos importante, tem o post que compartilhei uma música com você. Assim como aprender inglês vendo seriado ou fazendo uma receita gostosa pode ser divertido, ouvir uma música também é uma forma divertida de aprender inglês.

Então, se você gosta de ouvir música, essa série de posts é para você. Nesse post em específico eu compartilhei uma música linda chamada “Love”, da Lana De Rey.

Quer saber que música é essa? Quer saber sobre o que fala a sua letra? Quer saber a tradução da música? Então é só acessar o post e terá todas essas respostas…

Então esses foram os posts da semana, totalizando 10 posts em 5 dias. E esse de hoje é um extra… Mas pode deixar que eu vou sempre postar algo no sábado para você não sentir minha falta, combinado? hahaha

Domingo é o dia do descanso, ou então o dia para você estudar tudo que não conseguiu estudar durante a semana.

E se você acha que está sozinho nessa missão, não está não, viu? Só no meu blog, são cerca de 45 mil visualizações por mês… É muita gente, né pessoal?

E, como eu disse antes, minha felicidade é maior ainda… Eita, nós! Como eu sou feliz pelos caminhos que a vida me guiou…

Já imaginou se eu tivesse me conformado com as aulas que eles estavam me dando naquele curso de português nos Estados Unidos? Provavelmente eu não estaria aqui hoje, não conheceria você e talvez não estaria vivenciando a grande alegria de poder escrever para você todos os dias…

Porém, eu não me acomodei com o que tinha… Eu tive uma visão crítica do que estavam fazendo comigo e resolvi não aceitar aquilo. E eu não me arrependo nenhum pouco de ter feito isso…

O caminho até aqui nem sempre é fácil, pode acreditar, eu encontrei várias pedras no meu caminho… Mas nenhuma delas me derrubou e nem me fez desistir do meu grande sonho.

Então, torço para que você pense o mesmo em relação ao seu aprendizado de inglês e também para tudo na sua vida. Não se conforme e não deixe que os outros escolham como você vai fazer alguma coisa ou qual é o melhor caminho que você deve seguir…

Eu não aceitei que outras pessoas me dissessem que aquela era a melhor forma de aprender português. Eu escutei meu coração e fui em frente, acreditando que eu estava no caminho certo…

E hoje colho todos os frutos bons dessa ótima escolha que fiz. E você faz parte disso. Então, mais uma vez meu muito obrigado…

E não esqueça de acessar a matéria no Catraca Livre, tá? Você vai entender do que estou falando…

Então por agora é isso, pessoal.

Muito obrigado pelo prazer da sua companhia e até mais, até a próxima.

Bye, bye… See you around!