Saiba por onde começar seus estudos de inglês

Olá, hello…

How are you today? Como você está hoje?

Se não estiver bem, estiver desmotivado para estudar inglês e está lendo esse post para te dar uma luz, você está no lugar certo…

Ou então, se você quer começar a estudar inglês, mas não sabe por onde… Está no lugar certo, também!

Enfim, se você por qualquer motivo não sabe por onde começar a estudar inglês, esse post é para você!

Tenho escutado de muitas pessoas que acompanham o blog que elas dão uma lida, estudam o conteúdo que eu produzo, mas não sabem ao certo qual caminho seguir, por onde começar a estudar inglês e o que fazer…

Bom, eu já falei aqui no blog sobre Roteiro de Estudo, acho que esse post já pode te dar uma ajudinha em como inserir o inglês no seu dia a dia e aprender com a prática, não só com a teoria do inglês.

E a prática do inglês também está diretamente relacionada ao tempo em que você irá demorar para atingir a sua fluência no inglês…

Antes de mais nada, quero fazer um alerta para você…

Respeite o seu tempo de aprendizado

Aprender inglês pode ser muito fácil e rápido, mas depende de como você irá estudar e inserir o idioma no seu dia a dia e de tantos outros fatores… Por isso, mesmo que outra pessoa tenha aprendido inglês em 6 meses, por exemplo, não quer dizer que você também precisa aprender inglês nesse mesmo período, ou até mesmo em um período menor do que esse.

Tenha autoconhecimento, saiba e respeite as suas limitações, e não se force além do que você dá conta, combinado? Isso irá impactar diretamente na sua motivação para estudar inglês… E, se estiver forçando demais a barra, isso irá impactar negativamente nos seus estudos.

Por isso, saiba respeitar o seu tempo… Eu já escrevi um post aqui no blog sobre esse assunto, fala um pouco do que já compartilhei contigo aqui, mas também falei muito mais sobre o assunto.

Se quiser dar uma lida, é só acessar:

E outra coisa muito legal para te ajudar a se aceitar do jeito que você é, com suas limitações ou não, é lembrar de como aprendemos a falar quando criança…

A gente demora um monte pra falar as primeiras palavras, e ainda quando começa a falar, fala tudo errado. Então, pense em como você aprendeu a falar e lembre-se que, com um novo idioma, o processo é o mesmo…

Você pode não ter mais a mesma idade, mas está aprendendo a falar novamente, de um jeito diferente. Então, dê tempo ao tempo.

Tenha um objetivo, uma meta clara

Por ainda não conhecer os vocabulários, as regras gramaticais e etc, os seus primeiros contatos com o inglês serão sempre os mais difíceis. Mas, vai ver que com o tempo tudo vai ficando mais fácil.

Por isso, para você não se perder nesse caminho, tenha sempre em mente qual é seu objetivo de curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, para um período de curto prazo, por exemplo, essa semana, seu objetivo pode ser aprender e praticar como conjugar verbos no presente. Já o de médio prazo, pode ser conhecer algum nativo na internet e conversar com ele. E, o de longo prazo pode ser o grande motivo que te fez aprender inglês.

Como, por exemplo, viajar para o exterior, buscar uma nova oportunidade de emprego e por aí vai.

O ideal é que você sempre tenha em mente esses objetivos e que saiba que, independentemente do que acontecer na sua semana, você tem o compromisso com você mesmo de atingir essa meta e completar o que você se propôs.

Muitas pessoas têm dificuldades em colocar em prática algo que não se comprometeu com uma outra pessoa. Por isso, se você é assim, te aconselho a pegar pelo menos uma pessoa para estudar contigo também e vocês se comprometerem uma com a outra.

Pensem em um objetivos juntos ou juntas e sejam apoio um do outro para chegar lá.

Quais são os primeiros conteúdos que devo estudar?

Uma coisa muito importante de ser dita é que você não precisa saber todas as palavras em inglês para começar a usar.

Eu imagino que você não saiba todas as palavras em português, nem mesmo as regras gramaticais. Mesmo assim, você é fluente em português, certo?

Por isso, a grande dica é você começar a estudar inglês pelas regras gramaticas e vocabulários que são mais usados no inglês (e na verdade é assim em qualquer língua).

Eu tenho alguns posts aqui no blog que escrevi sobre o assunto, e minha sugestão é que você comece seus estudos por eles:

Esses posts vão te ajudar bastante a começar a estudar inglês.

E, se você tiver alguma dúvida, vale a pena entrar nos posts da série “Pergunte Ao Gringo” e ver se sua pergunta foi respondida em um dos vídeos, ou então deixar a sua pergunta por lá.

Nessa série, eu separo as dúvidas mais comuns entre os meus alunos e respondo em vídeo e também através de post aqui no blog. Já fiz vários posts dessa série, dá uma olhada:

Esses são só alguns posts, tem muito mais aqui no blog. Basta você clicar aqui e ver todos os posts da série “Pergunte ao Gringo”.

Então, por hoje é isso…

Mais uma vez, muito obrigado pelo sua companhia!

Abraços e até mais, see you soon!