Saiba como a Lei dos Paretos pode aumentar em 500% seu inglês

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Eu estou muito bem, obrigada! E estou aqui para compartilhar com você um assunto muito importante e que foi tema de um vídeo que gravei faz poucos dias para você: sobre Lei dos Paretos.

Você já ouviu falar? Quer saber o que é? Então, te indico ler esse post até o final… Pois agora vou falar sobre um outro assunto, que também é bem importante.

Não sei se você sabe, mas todos os dias aqui no blog eu compartilho com vocês duas dicas de inglês. Essas são dicas relacionadas com a teoria do inglês, regras gramaticais, mas também com a prática do inglês e trabalhar questões psicológicas, como a motivação para estudar inglês.

Por isso, se você busca melhorar o seu inglês todos os dias, eu te indico começar a acompanhar os posts aqui do blog. Sempre tem dicas muito bacanas para você estudar e praticar o inglês.

Para você saber melhor dos tipos de assuntos que eu compartilho aqui no blog, vou compartilhar com você agora mesmo uma revisão de todos os posts que publiquei essa semana.

E aí, ficou empolgado ou empolgada? Eu também fiquei! Então, vamos começar a revisão…

Revisão dos posts da semana

Então, como eu acabei de falar, chegou a hora da revisão dos posts da semana. Se você não tem tempo de estudar os posts ao longo da semana, é bem importante que você separe um tempo do seu sábado para poder dar uma olhada em todo esse conteúdo e colocar os estudos em dia.

Então, vou começar a revisão e você entra nos posts que achar precisar estudar, combinado?

Vamos lá….

Aprender Inglês Online com Vídeos #17

Aprender inglês com vídeos é uma forma de tornar o estudo mais divertido e fácil, afinal de contas são poucas as pessoas que não gostam de ver vídeos.

Por isso, nessa série de vídeos eu compartilho vídeos que as pessoas estão falando em inglês com o objetivo de te ajudar a praticar inglês. E, esse vídeo tem dicas em dobro, pois além de ser em inglês, ele também vai te ensinar uma dica para você aprender a diferenciar o “going to” do “will”.

Então, quer saber mais sobre o assunto? Dá uma olhada nesse post: Aprender Inglês Online com Vídeos #17.

Vocabulário para dar um trato no visual

Eu sei que tem muita mulher que usa a aparência visual para externar uma mudança interna delas, não é mesmo? E, independente de sexo ou de momento, o fato é que dar aquele trato no visual é muito importante.

Mas, e se você estiver morando em um país que fale inglês, como por exemplo os Estados Unidos? Você já parou para pensar como faria isso?

Se você quiser saber alguns vocabulários que te ajudarão a dar um trato no seu visual, dá uma olhada nesse post aqui: Vocabulário para dar um trato no visual.

Textos em Inglês #21 The truth about mindfulness

Além dos vídeos, como eu citei ali em cima, outra série de posts bem bacanas que eu faço aqui no blog são os textos em inglês.

Nessa série de post, meu objetivo é compartilhar com você dicas para aprender inglês lendo textos, e os assuntos são os mais variados. No caso desse post que estou compartilhando agora com você, o objetivo é falar um pouco mais sobre a meditação.

Uma prática que tem ganhado adeptos no mundo inteiro, mas que no Japão já existe faz muito tempo.

Quer saber mais? Então, dá uma olhada nesse post: Textos em Inglês #21 The truth about mindfulness.

Por que os brasileiros tem dificuldade no inglês informal?

Eu conheço vários casos de pessoas que passam anos no Brasil estudando inglês e, quando vão ter uma experiência no exterior, não conseguem entender nada do que o nativo está falando.

Muitos acham que a resposta para isso é que o ideal seria você ter aprendido inglês no próprio país, nos Estados Unidos, por exemplo. Isso acontece pois muitos acreditam que só vivenciando o inglês no país nativo do idioma é que você poderá aprender inglês de verdade.

Mas, eu tenho uma outra teoria para isso… Teoria a qual inclusive vai te ajudar a aprender inglês aqui no Brasil, mesmo.

Quer saber que teoria é essa? Então dá uma olhada nesse post: Por que os brasileiros tem dificuldade no inglês informal?.

Receitas em Inglês #6 Pasta

Eu sei que tem muita gente que adora cozinhar, que inclusive tem como hobby essa atividade. E, uma das formas de estudar inglês de um jeito prazeroso, é usar algo que você gosta para aprender inglês.

Uma das formas de fazer isso é com receitas em inglês – isso, claro, se você gostar de cozinhar. Então, para te ajudar a desenvolver essa atividade, eu comecei a fazer uma série de posts sobre receitas em inglês.

E nesse post eu compartilhei uma receita de pasta, que na verdade é um macarrão.

Quer dar uma olhada nessa receita? Então é só acessar: Receitas em Inglês #6 Pasta.

O que fazer para não esquecer as palavras em inglês

Nossa, como é normal esquecer as palavras em um idioma diferente, não é mesmo? Digamos que você faz um alto investimento para fazer um intercâmbio, passa seis meses lá fora do Brasil, volta fluente em inglês e…. o que acontece?

Depois de seis meses ou um ano você já não lembra de metade dos conteúdos que você estudou, das palavras, da pronúncia…. Enfim! Você esqueceu tudo que estudou…

Se você não está afim que isso aconteça com você, ou se isso já está acontecendo e você quer evitar, então está na hora de ler esse post aqui: O que fazer para não esquecer as palavras em inglês.

Aprender Inglês com Música #23 Don’t Wanna Know

Como eu já falei várias vezes ao longo desse post, aprender inglês com algo que você gosta é uma ótima forma de tornar isso mais prazeroso e mais fácil de se aprender.

Por isso, aprender inglês com música é uma ótima forma de fazer isso. Aqui no blog eu já compartilhei várias dicas de música, porém no post de hoje a dica de música é a “Don’t Wanna Know”.

Você quer aprender a cantar essa música e ainda de quebra praticar um pouco do inglês? Então, chegou a hora de olhar esse post aqui: Aprender Inglês com Música #23 Don’t Wanna Know.

Qual a diferença entre FROM e OF?

Tem muitas palavras em inglês que parecem ser iguais, porém não são. Para falar sobre elas, é que eu comecei a fazer essa série de posts sobre qual a diferença em inglês.

Sendo assim, nesse post eu vou te explicar sobre a diferença entre o uso das palavras of e from em inglês.

Quer saber que diferença é essa? Então é só acessar esse post: Qual a diferença entre FROM e OF?.

Descubra 10 maneiras de dizer “Por favor” em Inglês

Saber pedir desculpas por algum erro é muito importante, não é mesmo? Mas, você já imaginou se algum dia precisar fazer isso em inglês? Como vai fazer?

Nesse post, além de te explicar como dizer desculpas em inglês, eu também te ensino as diferentes formas de usar essa palavra e também qual o contexto que cada uma deve ser usada.

Quer saber mais sobre isso? Então, dá uma olhada nesse post: Descubra 10 maneiras de dizer “Por favor” em Inglês.

7 significados alternativos para a palavra “Blue”

Se você acha que blue significa apenas a cor azul em inglês, você está muito enganado e precisando muito dar uma lida nesse post.

Nele, eu vou te explicar 7 formas diferentes de usar a palavra blue, qual é o contexto em que elas são usadas e quais são as outras palavras que acompanham essa palavra e montam uma expressão em inglês.

Quer saber mais? Então dá uma olhada nesse post e não corra o risco de ficar sem entender a frase quando algum nativo usar uma dessas expressões: 7 significados alternativos para a palavra “Blue”.

E pronto! Esses foram os posts dessa semana… O que achou? Tenho certeza que alguma coisa nova você deve ter aprendido com tudo isso, não é mesmo?

Espero que sim! Se não aprendeu, é porque não leu…. Então, te convido a escolher pelo menos um post e dar uma lida nele.

E, agora que já fizemos a revisão dessa semana, chegou a hora de você aprender sobre a lei dos paretos.

Lei dos Paretos pode aumentar em 500% seu inglês

Na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam não tendo tempo para cumprir todas as atividades que gostaria, ou até mesmo que se comprometeu, não é mesmo?

Eu ouço muito essa desculpa para alunos que não conseguem aprender inglês, por exemplo. Digo que é desculpa pois, quando queremos alguma coisa, sempre podemos achar maneiras de colocar aquilo em prática, não é mesmo?

Quando não conseguimos tempo para alguma coisa, é porque na verdade isso não é uma prioridade para a pessoa.

Então, se estudar inglês realmente é uma prioridade para você e, mesmo assim, não está conseguindo se focar nos estudos, eu tenho uma dica muito importante para compartilhar com você.

Estou falando da Lei dos Paretos, que diz o seguinte: 20% do que a gente faz gera 80% dos resultados. Sendo assim, ao menos teoricamente, 80% das nossas atividades diárias, não trazem o resultado que a gente gostaria.

E, com isso em mente, eu gostaria que você pudesse parar por alguns minutos e refletir, o que você está fazendo na sua vida hoje que está dentro dessa lei? O que você precisa mudar para dar conta de fazer tudo o que deseja?

Esse é um grande desafio e são perguntas que devemos responder diariamente, pois sempre tem o que melhorar, não é mesmo?

Para te ajudar a entender um pouco melhor sobre o assunto, eu separei um infográfico que resume bem o que eu estou falando com você agora. Dá uma olhada nele:

Então, nesse gráfico você pode ver que para aprender inglês, por exemplo, você não precisa saber todos os vocabulários que existem no idioma, você precisa apenas saber os principais.

E é isso que você precisa fazer para atingir sua fluência… vejo muitas pessoas estudando muito a teoria e aplicando pouco a prática. Esse método de aprendizado, ao menos no meu ponto de vista, está bem errado.

Pelo que sei e entendo, acredito que isso tenha acontecido, pois anos atrás quando alguém quis trazer para o Brasil a metodologia de ensino do idioma, foram até os Estados Unidos e trouxeram para cá a metodologia de aprendizado usado nas escolas americanas.

Isso, num primeiro momento pode parecer que está correto para você e para eles também. Porém, não faz sentido você aplicar uma metodologia de ensino usada para falantes nativos de um idioma, em pessoas que não sabem falar nada de inglês.

Portanto, aquelas metodologias em que você deveria ficar anos e mais anos estudando inglês não são as melhores alternativas para te tornar fluente de verdade no idioma. Primeiro, você estuda demais a teoria e pouco a prática, e segundo, você estuda muitas regras gramaticais que não são as mais usadas. E aí, quando vai praticar, depois de anos estudando, além de não saber direito as principais, pode ser que você também não entenda a pronúncia e a forma informal das pessoas falarem no dia a dia.

Nos meus cursos, eu busco fazer exatamente o contrário. Faço com que você desde o início já vá praticando o que aprende no inglês, e foco também em te ensinar essas palavras e regras que vão te ajudar a falar bem no dia a dia, a entender bem o que o outro fala, e também a escrever alguma coisa quando for o caso.

E, falando nisso, esse comentário me fez lembrar de outra coisa muito importante, que é o equilíbrio entre as modalidades de inglês. Você não pode apenas treinar a fala, por exemplo. Você precisa treinar a fala, a escrita, a leitura e a escuta do mesmo jeito.

Isso eu também foco nos meus cursos, tanto os gratuitos quanto os pagos. E espero que você também faça isso no seu dia a dia. Se não fizer, pode contar com a minha ajuda, viu?

Por isso, é muito importante que você pare e reflita se está colocando tudo isso que comentei agora em prática no seu dia a dia. Esses são alguns pontos que você deve se questionar e identificar pontos de melhoria, mas não são todos.

Se você não sabe ainda, o inglês é o motor do seu sucesso. Então, se você ficar fluente em inglês, terá melhores oportunidades de trabalho, irá receber mais no final do mês – não importando qual é o nível do seu cargo atual na empresa, poderá também ter novas oportunidades de vida, viajando o mundo inteiro… enfim!

Dentro ou fora do Brasil você com certeza terá acesso a diferentes oportunidades, e mais qualificadas, se tiver fluência em inglês.

E uma realidade muito triste no Brasil é que são poucas pessoas que falam inglês. Então, no meio dessa crise, com certeza você vai se diferenciar se souber falar inglês.

E não só no Brasil, ok? Lá fora, em países como Canadá e Alemanha, eles estão importando muita mão de obra estrangeira. Sendo assim, se você souber falar inglês, ainda pode conseguir um emprego fora do Brasil, se esse for o seu desejo.

Um amigo meu, por exemplo, conseguiu um trabalho muito bom da Alemanha por saber falar inglês.

Então, a fluência de inglês deve ser uma prioridade para você. Por isso, reavalie as suas prioridades, suas atividades, tudo que você está fazendo no seu dia a dia para conseguir dar mais atenção ao estudo de inglês.

E, se tiver qualquer dificuldade, já sabe que pode sempre contar com a minha ajuda. Por isso, vou separar aqui algumas atividades que você pode fazer para conseguir colocar o estudo de inglês no seu dia a dia.

Como conseguir inserir o estudo de inglês no seu dia a dia

Então, independentemente das suas escolhas em relação a prioridade do inglês na sua vida, vou te dar algumas dicas para que o estudo de inglês possa ser inserido no seu dia a dia.

Escute músicas em inglês

Sabe a música do despertador do seu celular? Ou quando você está tomando banho e até mesmo indo para o trabalho ou escola?

Esses são momentos que você pode colocar uma música em inglês e escutar, tentando entender cada uma das palavras e também decorando a letra. Depois, claro, você pode também cantar a música. Ainda mais no chuveiro, em que a nossa voz fica ainda mais bonita.

Aproveite sua hora do almoço para estudar inglês

A hora do almoço também pode ser uma ótima oportunidade para aprender inglês. Você pode assistir uma série nesse período, ler um jornal, assistir algum vídeo, e até mesmo ler um livro em inglês.

Isso vai muito de acordo com o que você gosta e qual é a sua disponibilidade de tempo. Mas, tenho certeza que de alguma forma você pode aproveitar esse período para aprender inglês.

Leia o blog todos os dias

Todos os dias eu posto aqui no blog vários posts com dicas para você estudar inglês. São posts relacionados com a teoria do inglês, com a prática e até mesmo com a parte motivacional de estudar inglês.

Além disso, a leitura deles é bem fácil, você não precisa ficar horas estudando. Até porque meu objetivo é bem esse, tornar o estudo de inglês algo bem fácil, divertido e prazeroso para você.

Sendo assim, se você criar a rotina de todos os dias entrar aqui no blog e dar uma estudada no conteúdo que compartilhei com você, com certeza será um grande avanço nos seus estudos, sem ter que investir muito tempo.

Concilie suas atividades com o inglês

Digamos que você faz uma aula de yoga, corrida ou qualquer outra atividade no final do dia, depois do seu trabalho, por exemplo.

Esse é um momento em que você pode fazer essa atividade em inglês, com um grupo de falantes de inglês e até mesmo nativos.

Com a globalização, é comum que muitos estrangeiros morem em diversas cidades do Brasil. E, pode ter certeza que eles sentem falta de falar o idioma nativo deles. Então, será um presente para você, que irá treinar o seu inglês, assim como para eles, que poderão falar com alguém na língua nativa deles.

Então gente, essas são algumas dicas que tenho para compartilhar com você. Espero que consiga colocar pelo menos uma delas em prática, assim verá muito diferença na sua curva de aprendizado do inglês.

E, mais uma vez, vou te lembrar que se precisar de mim para alguma coisa, tirar alguma dúvida em relação ao inglês, é só comentar aqui no blog. Quem sabe me inspiro na sua dúvida e faço um post respondendo ela, ok?

Lembrando também que se você gostou de todo o conteúdo desse post, que foi bastante coisa, compartilhe com os seus amigos. Tenho certeza que eles vão adorar saber que você lembrou deles e que está disposto a ajudá-los no estudo de inglês.

Muito obrigado pela sua companhia, mais uma vez, e até mais.

Abraços!

See you, bye, bye…