Quanto tempo leva para ficar fluente em inglês?

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Eu estou muito bem, obrigado. Espero que você também esteja. E, além de estar muito bem, espero que você também esteja com a energia lá em cima para aprender um monte de coisa boa hoje e que vai te ajudar a chegar cada vez mais perto da sua fluência de inglês, ou até mesmo aprimorar a sua fluência, caso já seja uma pessoa fluente em inglês.

Primeiro, como hoje é sábado, vou compartilhar com vocês um resumo de todos os posts que publiquei essa semana. Comecei a fazer isso nos posts de sábado depois que percebi a dificuldade de algumas pessoas em acompanhar todas as postagens durante a semana.

Eu sei que tem várias pessoas comprometidas em estudar todos os dias um pouco de inglês e, diariamente, estão acessando meu blog. Parabéns para você que faz isso! Inclusive, a revisão de hoje também é uma oportunidade para a gente revisar todos os conteúdos que foram postados durante a semana… Afinal de contas, nosso cérebro só aprende com a repetição.

Mas, eu sei também que tem muitas pessoas que têm dificuldade em fazer esse acompanhamento diário, ou até mesmo pessoas que já estão num nível melhor de inglês e acabam não lendo todos os conteúdos, pois boa parte deles ela já sabe.

Então, para esses casos, ler o post de hoje, é uma forma de saber quais foram os assuntos que eu abordei nos posts da semana e fazer a escolha de quais valem a pena você dar uma lida ou não.

Essa revisão tem feito bastante diferença na vida de algumas pessoas que vem falar comigo, por isso sempre fico muito animado em fazer essa revisão contigo. Afinal de contas, te ajudar a melhorar seu inglês e até mesmo conquistar a sua fluência em inglês é o meu grande objetivo de vida. E eu sei que fazer essa revisão é uma forma de te ajudar a chegar lá mais fácil do que imagina…

E, falando em fluência de inglês, uma outra pergunta que costumo receber muito aqui na blog, por emails, nos comentários dos meus vídeos no Youtube é: quanto tempo demora para ser fluente em inglês?

Essa pergunta começou a aparecer ainda mais forte depois que no Brasil alguns cursos começaram a prometer a fluência no inglês em um determinado período… Fique fluente em inglês em 1 ano, por exemplo.

Bom, pensando nesses casos, eu resolvi falar nesse post também sobre o meu ponto de vista de quanto tempo demora para ficar fluente em inglês. Se você acha que 1 ano é pouco tempo, leia esse post até o final e descubra que você pode ficar fluente em inglês bem antes disso.

Eu, por exemplo, com a metodologia de aprendizado de um idioma que eu ensino, fiquei fluente em português em apenas 4 meses. E, se eu consegui, você também consegue. Afinal de contas, não sou uma cara com QI elevado e afins. Então é sobre isso que vou falar na segunda parte desse post.

Mas, antes disso, vamos falar sobre a revisão dos posts dessa semana? Vamos lá…

Revisão dos posts da semana

Não sei se você sabe, mas todos os sábados eu publico uma revisão dos posts da semana. Meu objetivo é te ajudar a ter acesso a todos os conteúdos produzidos naquela semana de um jeito mais fácil e prático de se ler.

Aí, desse jeito, você não tem desculpa para dizer que não conseguiu tempo para estudar inglês a semana inteira. Viu? Meu papel aqui é acabar com as suas desculpas e te fazer estudar inglês de qualquer jeito… Mas, claro, sendo isso uma atividade prazerosa, divertida. Para que assim você aprenda inglês rápido e facilmente.

Então, vamos começar a revisão dos posts da semana…

Descubra qual o significado de “Bae” em inglês

Tem algumas palavras em inglês que, apesar de serem bastante usadas, muitas pessoas não sabem ao certo o seu significado. Principalmente aquelas que estão começando a aprender o novo idioma.

Então, se você quer aumentar o seu vocabulário de inglês e saber o significado da palavra bae, que também é usado em muitas músicas famosas em inglês, dá uma olhada nesse post:

Descubra qual o significado de “Bae” em inglês

Aprender Inglês com Música #28 Come Get It Bae

Ainda no clima do significado da palavra Bae, eu resolvi compartilhar com você essa música que usa a palavra ao longo da letra dela.

Eu sempre digo que a melhor forma de você compreender e não esquecer da teoria, é praticando, não é mesmo? No meu ponto de vista, a teoria e prática na hora de aprender inglês devem andar lado a lado.

Então, para que você consiga praticar o que aprendeu no post anterior, que tal escutar uma boa música? Se ficou interessado ou interessada, é só entrar nesse post:

Aprender Inglês com Música #28 Come Get It Bae

Como se diz “Em Cima da Hora” em inglês?

Tem gente que vive fazendo as coisas em cima da hora, não é mesmo? Então, se você quer aprender a falar isso em inglês, está na hora de acessar esse post.

Ele faz parte de uma série de posts em que compartilho formas de se dizer em inglês palavras e expressões que muitas vezes não são traduzidas literalmente.

Então, será que a expressão “em cima da hora” é um desses casos? Dá uma olhada no post:

Como se diz “Em Cima da Hora” em inglês?

Descubra qual o verdadeiro significado de “Netflix and Chill”

Já faz tempo que assistir Netflix virou um grande programa para as pessoas em relaxarem em qualquer dia da semana, final de semana, em qualquer horário.

Os brasileiros mesmo estão viciados em série, não é mesmo? Então, essa também é uma ótima forma de aprender inglês.

Mas, o assunto desse post não são bem as séries que estão no Netflix, mas sim uma expressão bem comum usada no inglês e que tem relação com o streaming.

Quer saber o que significa “Netflix and Chill” e como usar essa expressão no dia a dia? Então, dá uma olhada nesse post:

Descubra qual o verdadeiro significado de “Netflix and Chill”

Texto em inglês #28 How Canada became an education superpower

Estudar inglês com um texto bacana é uma ótima forma de aprender inglês. Tem gente que gosta de assuntos mais leves, fofocas, mas também tem gente que gosta de discutir sobre questões importantes, como por exemplo, a educação.

Então, nesse post da série sobre textos em inglês, eu resolvi compartilhar uma matéria que falar sobre a educação no Canadá.

Ficou curioso ou curiosa para saber mais sobre esse assunto? Então, acesse esse post e, além de aprender mais sobre isso, também aprimore o seu inglês:

Texto em inglês #28 How Canada became an education superpower

Por quais motivos eu não estou conseguindo aprender inglês?

Depois de terminar essa revisão dos posts, eu vou falar sobre a questão de quanto tempo demora para uma pessoa ficar fluente em inglês.

Porém, outra pergunta que eu recebo muito das pessoas que acompanham o meu trabalho, é essa: por quais motivos eu não estou conseguindo aprender inglês?

Muitas vezes elas estão prestes a desistir da ideia de aprender inglês, pois não sabem mais como superar as dificuldades que elas têm no dia a dia.

Eu vou te dizer que são vários motivos que podem te impedir de aprender inglês, e eu tratei sobre todos eles nesse post. Afinal de contas, aprender inglês não é só sobre teoria e prática, mas também sobre trabalhar nossa mente para superar os desafios que podem aparecer.

Dá uma lida nesse post que você vai entender melhor do que estou falando:

Por quais motivos eu não estou conseguindo aprender inglês?

Receita em inglês #14 Thai Watermelon Salad

Hummm… aprender inglês e ainda provar umas delícias, já imaginou? Esse é meu objetivo com a série de posts de receita em inglês.

Eu já compartilhei várias maravilhas da culinária brasileira, mas nesse post eu resolvi abrir um pouco mais seu leque de opções e compartilhar com você uma receita de salada tailandesa.

Dá uma olhada no post e vê se você fica curioso ou curiosa em provar essa delícia:

Receita em inglês #14 Thai Watermelon Salad

Aprenda os significados de “Further”

Digamos que você aprendeu um significado da palavra further, mas, na frase em que você está lendo, essa tradução não tem sentido nenhum.

Bom, isso acontece pois essa palavra pode ter vários significados, dependendo do contexto.

Para que você não se confunda mais, eu resolvi fazer esse post te explicando sobre os significados da palavra further. Tá bem legal, vale a pena a leitura:

Aprenda os significados de “Further”

Qual a diferença entre what e which?

Nossa, essas duas palavras geram muita confusão na mente das pessoas que estão aprendendo inglês. E, se você também confunde as duas, fique bem tranquilo ou tranquila pois isso é bem normal.

O que não é normal é você saber que está errando e não buscar reparar esse erro. Por isso, se você quer saber melhor a diferença entre essas duas palavras, então está na hora de dar uma lida nesse post onde expliquei certinho a diferença entre what e which.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, dá uma lida:

Qual a diferença entre what e which?

O que é a fluência em uma língua?

Bom, o tema do post de hoje é sobre o tempo que você demora para ficar fluente em uma língua. Mas, você já parou para pensar o que ser fluente significa?

Será que ser fluente é saber todas as regras gramaticais? É saber se comunicar através da fala? Saber se comunicar através da escrita? Ou é tudo isso junto?

Enfim… Nesse post, meu objetivo é refletir com você sobre o que é fluência em uma língua. Se quer saber mais sobre o assunto, então acesse esse post:

O que é a fluência em uma língua?

E assim a gente encerra a revisão dos posts dessa semana. Agora, chegou a hora de falarmos sobre o tempo que alguém demora para ficar fluente em inglês.

Quanto tempo demora para ficar fluente em inglês?

Agora que já fizemos a revisão dos posts dessa semana, chegou a hora de falarmos sobre o tempo que alguém demora para ficar fluente em inglês.

Resolvi falar sobre esse assunto, depois que muitos alunos começaram a me questionar sobre isso e dizer que no Brasil não para de crescer a quantidade de cursos de inglês que prometem a fluência em um determinado período de tempo.

Bom, antes de falar sobre isso, a primeira coisa que precisamos discutir é sobre a sua necessidade de aprender inglês, ou seja, para que você quer aprender inglês?

Quer aprender inglês para viajar? Para fazer um concurso público, ou passar em uma prova? Quer aprender inglês para o seu trabalho?

Dependendo da sua resposta, você terá que atingir um nível diferente de fluência. Mas, no padrão podemos dizer que uma pessoa busca a fluência para conseguir se comunicar via oral com outras pessoas.

O que eu vejo muitas pessoas por aí dizendo é que, se você quer aprender inglês para o trabalho, para escrever, por exemplo, você tará mais dificuldades e aprenderá em mais tempo. Já se quer aprender inglês apenas para falar, esse aprendizado é mais rápido.

Bom, o que tenho para falar sobre isso é que eu acredito em outra coisa… Não acredito bem nisso!

O que eu acredito é que, se você quiser aprender inglês em pouco tempo, você vai aprender inglês em pouco tempo. O que eu acredito é que o tempo em que você vai demorar para ficar fluente em inglês está diretamente relacionado com o seu comprometimento em aprender essa nova língua.

Em quanto do seu dia a dia você vai dedicar para esse aprendizado, em quais atitudes você vai tomar para inserir o inglês no seu dia a dia, em quantas pessoas você vai envolver na sua rotina que também falam inglês e te ajudem a praticar o idioma.

Quando alguém vai para o exterior com o objetivo de aprender inglês e, depois de 3 meses, por exemplo, voltam para o Brasil sendo fluentes no idioma, o que acontece é que essa pessoa ficou imersa no inglês.

E o que eu tenho para te falar é que você não precisa ir para um país que fala inglês para ficar imersa no idioma. Você pode fazer isso dentro da sua casa, do seu trabalho, da sua vida. Basta fazer acontecer!

Eu, por exemplo, fiquei fluente em português em 4 meses sem nunca ter pisado no Brasil. Isso aconteceu pois em mergulhei de cabeça no português. Meu celular, computador e afins estavam no idioma português. Tudo que eu precisava pesquisar e estudar mais, eu fazia em português.

No meu dia a dia, se eu precisava refletir sobre algum assunto, eu fazia isso em português. Tudo que eu olhava em minha volta, pensava em como dizer aquilo em português. E, claro, assistia programas na internet em português, e até mesmo busquei fazer amizades com pessoas que falavam o português mesmo sem estar no Brasil.

Então eu indico que você faça a mesma coisa… Se tem interesse em aprender inglês rápido, comece a mergulhar a sua vida no inglês. Essa é a única maneira de aprender inglês rápido, de um jeito divertido e prazeroso.

Busque o que você gosta de fazer, pense e reflita sobre esse assunto. E comece a fazer as suas atividades em inglês. Envolva o máximo que puder do seu dia a dia com o idioma inglês.

Vou te dar algumas dicas práticas do que você pode fazer no seu dia a dia para aprender inglês mais rápido:

  • Ao acordar, coloque uma música em inglês. Se tiver a oportunidade, coloque inclusive uma música em inglês no seu despertador. O ideal é que você aprenda a cantar essa música e também aprenda a tradução dela. Então, depois que você despertar vários dias com a mesma música e aprender tudo sobre ela, está na hora de mudar a música em que você acorda;
  • Vale usar essa mesma música, ou até mesmo uma playlist de músicas para a hora do banho ou então para a ida ao trabalho;
  • Se gostar de algum tema como assuntos nerds, política, religião e afins, vale a pena também baixar alguns podcasts em inglês e ir escutando eles do caminho da sua casa até o trabalho ou em qualquer outro momento que você achar relevante escutar um podcast;
  • Se você gosta de ler notícias e se atualizar sobre o que está acontecendo no mundo, busque fazer isso em jornais que estão em inglês, como a BBC ou o NYTimes. Eles são ótimas fontes de notícias e são famosos no mundo inteiro por isso;
  • Na hora do almoço, assista um episódio de uma série em inglês. Mas não vale colocar o áudio em inglês e a legenda em português, viu? A forma que vai te fazer aprender melhor é apenas com o áudio em inglês, sem legenda nenhuma. Mas, se achar essa forma muito difícil, vale a pena colocar uma legenda em inglês (e não em português, ok?);
  • No final do dia, se você curte cozinhar, dançar ou qualquer outra atividade que te ajude a relaxar, tente fazer isso em inglês. Montar um grupo de conversação em inglês em algum café, ou então juntar os amigos para cozinhar em inglês, fazer yoga em inglês, enfim. O que vale é usar sua criatividade para aliar algo que você gosta de fazer com o aprendizado e prática de inglês;
  • Troque o idioma de todos os seus dispositivos para o inglês. Quando falo de dispositivos, estou falando dos computadores, celulares, tablets, notebooks e afins…

Bom, só aí já tem várias dicas bacanas para você, não é mesmo? Espero que consiga colocar todas elas em prática e perceber que aprender inglês pode ser mais fácil e rápido que você imagina. Tudo está relacionado com o poder do seu foco, da sua determinação e do quanto você está motivado para aprender inglês rápido.

Conte sempre comigo nessa missão e, se tiver qualquer dúvida, já sabe né? É só comentar aqui no blog… Quem sabe eu me inspire na sua dúvida e resolva fazer um post só para responder o seu questionamento. Para mim será uma grande alegria fazer isso, afinal de contas, todo o meu esforço e trabalho em fazer esses conteúdos são com esse objetivo, de te ajudar a chegar cada vez mais perto da fluência de inglês.

Além disso, se você gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos e parceiros de estudo do inglês. Tenho certeza que vai ser ótimo para eles ter contato com tanto conteúdo bacana, que é o que eu compartilhei no post de hoje, e também aprender cada vez mais sobre o inglês.

Quero aproveitar o momento também para te convidar a acessar o meu Canal no Youtube. Toda a terça e quinta eu posto vídeos super bacanas para te ajudar a atingir a fluência de inglês o mais rápido possível.

Na terça, os vídeos que eu posto lá no Youtube são sobre conteúdos de inglês. E na quinta, meu foco é responder as perguntas das pessoas que me seguem. Então, se você quer ver quais são essas dúvidas, é só acessar o canal. E também, se você quiser fazer alguma pergunta, fique a vontade. Será uma alegria para mim receber o seu questionamento , assim como será uma alegria também gravar um vídeo respondendo a sua pergunta e citando o seu nome.

Mais uma vez muito obrigado pela sua companhia e conte comigo sempre.

Abraços e até mais, bye, bye!

See you all…