Qual a idade certa para aprender inglês?

Olá, hello…

How are you today? Como você está hoje?

Eu estou muito bem, obrigado! E espero que você também esteja…

Bom, falando em estar bem… Tem muita gente que não se sente muito bem com a sua idade, não é mesmo?

Tem algumas pessoas que se sentem muito velha para algumas coisas e, simplesmente por causa da idade, acabam abrindo mão de alguns desejos que eles têm.

E no inglês isso também acontece… Conheço várias pessoas que se acham muito velhas para aprender inglês!

Por outro lado, conheço também vários pais que não sabem ao certo qual é a idade para começar a ensinar inglês para os seus filhos.

Hoje em dia não param de surgir escolas de inglês para bebês, crianças… Escolas que se dizem especializadas em ensinar esses idiomas para eles. Mas, será mesmo que vale a pena gastar todo esse dinheiro (pois, acredite, é muito caro!) para colocar o seu filho em uma escola de inglês tão cedo?

Bom! Esse assunto gera bastante polêmica e tem muito para ser falado… Por isso, resolvi falar sobre ele no post de hoje!

Mas, como você sabe (isso se você já segue sempre os meus posts, né…), todo sábado eu também faço uma revisão dos posts da semana anterior.

Essa é uma forma que eu encontrei para fazer com que as pessoas que dizem não ter tempo pra estudar inglês, consigam aprender um pouco melhor e mais rápido sobre os assuntos que comentei ao longo da semana.

Para quem não sabe, todos os dias, de segunda até sexta, eu publico dois posts no dia. Além deles, no sábado eu também posto um com algumas dicas, falando sobre algum assunto específico, mas também fazendo um resumo dos posts da semana.

Então, agora que você já sabe que tem posts praticamente todos os dias aqui no blog, dá para entrar na turma de seguidores aqui do blog e também de pessoas que estão aprendendo inglês muito rápido com minhas dicas gratuitas, não é mesmo?

Bom, digo isso… Agora chegou a hora da revisão! Está pronto para ela?

Vamos lá…

Revisão dos posts da semana

O meu conselho é para que você leia o resumo e veja se já sabe o assunto ou até mesmo se você tem interesse nele. Se souber do assunto, vale também dar um revisada nele e ver se aprende alguma coisa nova.

Nosso cérebro aprende com a repetição, então dê isso para ele lendo o conteúdo que você acredita já saber novamente.

E, se você tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre os posts que vou compartilhar agora, é só clicar no link do dito post e entrar nele.

Qual a diferença em inglês entre Pretend e Intend?

Algumas palavras são muito parecidas no inglês e acabam gerando confusão na cabeça das pessoas. E isso é bem normal, então, se você também confunde algumas palavras, não fique preocupado.

Porém, é importante você também entender o motivo pelo qual elas são diferentes para que não cometa mais esse erro, não é mesmo?

Então, eu criei essa série de posts onde falo da diferença entre palavras que parecem iguais, mas não são.

Esse é o caso de pretend e intend, e eu vou explicar melhor para você a diferença entre elas nesse post aqui:

Qual a diferença em inglês entre Pretend e Intend?

Como aprender a conjugar os verbos em inglês?

Ahhh, esses verbos! É bem difícil falarmos algo em inglês sem eles estarem presentes, pois eles indicam a ação em que estamos falando…

E, ao mesmo tempo que eles são bastante usados, têm muita gente que tem dificuldade de aprender sobre como conjugar de forma adequada eles.

Esse erro pode ser fatal, afinal de contas, você pode querer dizer uma coisa e a pessoa entender outra apenas por você ter usado o tempo verbal errado.

Sendo assim, mesmo que você tenha certeza que já sabe tudo sobre conjugação de verbos, meu conselho é para que você leia esse post e entenda mais sobre como aprender a conjugar os verbos em inglês.

Tenho certeza que vai valer a pena a leitura:

Como aprender a conjugar os verbos em inglês?

Texto em inglês #Great Movies on Amazon Prime

Muitas pessoas, na hora de aprender inglês, focam demais em aprender a falar o inglês, por exemplo.

Porém, ao menos no meu ponto de vista, é fundamental que você consiga equilibrar o seu aprendizado entre a fala, a leitura, a escuta e a escrita.

Sendo assim, além de te dar dicas para ajudar na sua conversação, eu também procuro compartilhar formas de te ajudar na leitura e na escrita. E, ler alguns textos é uma excelente forma de fazer isso.

Por isso, eu criei a série de posts onde compartilho textos em inglês para você ler e depois ver a tradução e confirmar se aquilo que acabou de ler você realmente conseguiu compreender da forma correta.

E no caso desse post, o texto fala sobre ótimos filmes que estão disponíveis no Amazon Prime, dá uma olhada:

Texto em inglês #Great Movies on Amazon Prime

Lista de Vocabulário: praticando esportes

Um dos grandes segredos para você aprender inglês de uma forma fácil, é usar algo que você gosta para também aprender inglês.

Por exemplo, se você gosta de fotografia, pode pesquisar sobre o assunto em inglês e ver vídeos e textos na internet sobre o assunto.

O mesmo vale para o caso de quem gosta de esportes. Dá para pesquisar muito coisa na internet sobre o assunto e até mesmo criar grupos de conversação em inglês sobre isso.

E, para te ajudar nisso, eu compartilhei nesse post uma lista de vocabulários que irão te ajudar a entender melhor sobre o que esses textos e vídeos estão falando.

Vale a leitura, olha só:

Lista de Vocabulário: praticando esportes

Aprender Inglês com Seriados #Friends with Better Lives

Esse seriado é aquele tipo de série que você assiste e não tem como não se identificar.

Eu aposto que você deve olhar pro lado e sempre achar que tem alguém melhor do que você, não é mesmo?

Mas, na verdade, quando a gente olha de perto, todo mundo tem seus problemas e estão lidando com eles diariamente, não é mesmo?

Então, nesse seriado, eles vão falar um pouco desse assunto. Tem um solteirona convicta, um cara recém divorciado, um casal que acabou de noivar e também outro casal que já estão casados faz muito tempo.

Em comum, eles têm a amizade! Quer saber um pouco mais sobre a série?

Então, dá uma lida nesse post:

Aprender Inglês com Seriados #Friends with Better Lives

Eu não consigo aprender inglês, e agora?

Eu sei que para algumas pessoas aprender inglês parece ser algo impossível. E, elas acreditam tanto nisso que muitas vezes acabam desistindo de aprender mais sobre o assunto.

Bom, a verdade é que se você acreditar que aprender inglês é difícil, você está certa! Assim como se você acreditar que aprender inglês é fácil, você está certo também.

Sendo assim, se você está passando por dificuldades na hora de aprender inglês, você precisa dar uma lida nesse post.

Nele, vou dar algumas dicas de como tornar o aprendizado de inglês algo mais fácil e prazeroso para você.

Pode acreditar que isso é possível sim, viu? E o primeiro passo para conquistar isso é acessar esse post, dá uma olhada:

Eu não consigo aprender inglês, e agora?

Aprender Inglês Online com Vídeos #Why Starbucks Spells Your Name Wrong

Se você já foi na Starbucks sabe que eles têm a tradição de escrever seu nome no copo do café, não é mesmo?

Porém, o que muitas vezes acontece, é que escrevem errado o seu nome nesse copo.

Será que fazem isso de propósito? É o que vamos descobrir nesse vídeo que, além de te ajudar a aprender inglês, além de falar sobre o motivo pelo qual o pessoal da Starbucks erra na hora de escrever seu nome, também vai te fazer rir muito.

Bom, pelo menos isso aconteceu comigo! E espero que aconteça com você também… hehehe

Então, é só clicar nesse link para você assistir ao vídeo que estou comentando:

Aprender Inglês Online com Vídeos #Why Starbucks Spells Your Name Wrong

Lista de vocabulário: fotografia

Essa semana eu estava inspirado a compartilhar dicas de vocabulários para vocês, afinal de contas, além de falar das fotografias, eu falei também de vocabulários de esporte (como você já deve ter visto no post ali em cima, que acabei de comentar).

Bom, saber o vocabulário é muito importante, porém praticá-lo também é.

Então, minha dica para você é que leia esse conteúdo, mas também foque na prática, combinado?

E, se você quiser praticar e também conhecer os vocabulários, dá uma olhada nesse post que preparei para você falando sobre os vocabulários de fotografia:

Lista de vocabulário: fotografia

Como se diz “sou a favor” em inglês?

Aprender a dizer algumas expressões em inglês é bem importante para que você consiga se expressar bem no dia a dia em inglês. Até porque, muitas dessas expressões não têm uma tradução literal para o português.

Sendo assim, se você fizer a tradução literal, vai acabar falando algo errado, algo que ninguém vai entender. Ou até mesmo pode entender, porém vai entender algo diferente do que você quis dizer… Aí já viu a confusão, não é mesmo?

Então, será que no caso do “sou a favor” acontece a mesma coisa? É o que vamos descobrir nesse post, dá uma lida para saber mais:

Como se diz “sou a favor” em inglês?

4 Dicas para se manter motivado no inglês

Eu aposto que tem dias em que você acorda se achando o rei do inglês, ou a rainha do inglês, não é mesmo? Hoje eu vou aprender tudo que tenho para aprender, você deve pensar.

Assim como tem dias em que sua vontade de estudar inglês está lá no chinelo! Não tem vontade nenhuma e se sente completamente desmotivado…

Bom, vou te dizer que você não está sozinho ou sozinha nesse barco! Tem muuuita gente assim…

Porém, o que vai te diferenciar dos outros é o quanto você deseja manter ou não essa sua motivação.

Por isso, se você está focado em aprender inglês e tem consciência do quanto isso pode te ajudar a trazer melhores condições de vida, te aconselho a dar uma lida nesse post e aprender como se manter motivado a estudar inglês:

4 Dicas para se manter motivado no inglês

E dessa forma eu encerro a revisão dos posts dessa semana, como sempre, tem muito conteúdo bacana para você, não é mesmo? Eu sempre preparo isso tudo com muito carinho e dedicação para você…

E eu imagino que você sente isso, afinal de contas, nos últimos meses têm aumentado consideravelmente a quantidade de acessos no meu blog e eu fico muito feliz com isso. Mostra que estou caminhando na direção certa e que tem muita gente melhorando de vida com o meu trabalho, isso é uma alegria gigante para mim. Não sei se vocês têm noção…

Só que, com esse aumento muito grande de acessos e de pessoas me acompanhando, sinto também um movimento bem grande de pessoas que não sabem ao certo se estão prontas para aprender inglês, se estão na idade certa, se já não passou do ponto ou até mesmo querendo saber qual é a idade certa para colocar seus filhos a aprender inglês.

Por isso, hoje também vou falar sobre esse assunto com você: existe idade certa para aprender inglês?

Vamos descobrir isso agora…

Qual idade certa para aprender inglês?

Bom, existem muitas teorias sobre esse assunto… Algumas defendem que devemos primeiro aprender a nossa língua nativa, para depois aprender um novo idioma. Outras defendem que devemos começar a aprender uma segunda língua apenas aos três anos. E existem aquelas que dizem que aprender inglês ou qualquer outro idioma pode e deve ser feito o mais cedo possível.

Eu, por exemplo, sou casado com uma dinamarquesa e sou americano. Meus filhos, desde cedo, tiveram contato com essas duas línguas e hoje também falam um pouco de português. No meu ponto de vista, isso não impactou negativamente de forma alguma o aprendizado deles, muito pelo contrário. Foi algo extremamente positivo.

E quando falo de positivo, não estou falando só em termos de aprendizado, mas também da visão deles de mundo. Eles não são meus ou da minha mulher, eles são cidadãos do mundo. E essa percepção de que podem ter contato com pessoas do mundo inteiro através da fala de uma segunda, terceira língua, foi muito importante para eles.

Sendo assim, eu defendo muito a importância de sempre estarmos em contato com uma nova língua, de estarmos em constante aprendizado e de que isso pode ajudar nosso cérebro até mesmo a aprender melhor as disciplinas da escola e da vida.

O que eu quero dizer com tudo isso? Quero dizer que eu defendo sim a ideia de que nossos filhos devem ter contato com um segundo idioma desde cedo.

Percebo no Brasil também um crescimento bem grande na quantidade de escolas bilíngues. Isso para mim é o máximo pois, além de fazer com que os alunos tenham contato com esse idioma desde cedo, também faz com que os pais se obriguem a aprender o inglês, já que precisam dele para ajudar os filhos nos deveres de casa.

Mas, por outro lado, vejo muitas pessoas ainda se prendendo ao fato de não ter dinheiro para aprender inglês ou para deixar seus filhos em escolas de inglês. Eu sei que elas são bem caras e que nem todo mundo tem condições de pagar isso para os seus filhos…

Mas, estar em uma escola de inglês não é o único jeito de aprender inglês. Você pode, por exemplo, colocar seu filho para assistir um desenho em inglês no Youtube. Completamente gratuito e vai despertar o interesse dele em aprender mais sobre o idioma.

Você mesmo pode começar a falar algumas palavras em inglês com eles. Conheço alguns pais que combinaram que com a mãe, por exemplo, a criança fala em português, com o pai ela fala em inglês. E assim eles se entendem perfeitamente. Com três anos de idade a criança já falava os dois idiomas.

Imagina quantas portas essa criança terá aberta na sua vida inteira? Quantas oportunidades de vida e de trabalho ela vai ganhar?

Claro que para ela realmente aprender inglês, os pais vão precisar de ainda mais desenvoltura para não tornar esse aprendizado chato. Se para nós, adultos, já é chato aprender dentro de uma sala de aula, imagina para uma criança?

Sendo assim, você deve despertar a curiosidade dela em aprender um idioma de diferentes formas. Através de um livro em inglês, de um desenho em inglês, de uma música em inglês, brincadeiras e etc. Tudo para a criança tem que ser de uma forma lúdica.

E por outro lado, vejo também que muitas pessoas acreditam já estar velhas para aprender inglês! Gente, sério… Isso não tem cabimento! Sabe porque? Para aprender inglês não existe idade, nunca é tarde e nunca é cedo demais.

Aprender algo novo é tão bom, não é mesmo? Então, porque se privar disso só porque já está velho demais?

Temos tantas coisas diferentes no mundo que todos os dias pode ser uma oportunidade para aprendermos algo novo. Acredite nisso e pode ter certeza que você vai demorar bem mais para envelhecer.

Não deixe que seu cérebro te engane e te leve para um caminho errado, pois se a gente deixar, é bem isso que ele vai fazer. Nos enganar e nos levar para um caminho errado.

Então, se você acredita que está velho demais para aprender inglês, pare agora mesmo de acreditar nisso e comece a seguir as dicas que eu sempre compartilho aqui no blog.

Todos os dias eu posto dois conteúdos, ou melhor, de segunda a sexta eu posto dois conteúdos diferentes aqui e no sábado mais um. Já no domingo, eu descanso, pois também sou filho de Deus e mereço um descanso, não acham? hhehehe

E é esse descanso que também me dá gás para continuar produzindo mais e mais conteúdos para vocês.

Nesses posts, eu sempre compartilho dicas que vão te ajudar a aprender inglês de um jeito fácil, rápido e divertido. Sem que você precisa estar trancado em uma sala de aula, acompanhado de milhares de apostilas para conseguir fazer isso.

Então, se liberte desses paradigmas que a sociedade insiste em nos impor. Não tem idade para aprender inglês, e você pode fazer o que quiser na idade que quiser.

Você ficou sabendo da senhora que, com 90 anos de idade, resolveu viajar o mundo? Faz um tempo que essa história viralizou no mundo inteiro… Olha que máximo! Uma senhora de 90 anos viajando o mundo sozinha!

Ela não acreditou que era muito velha para isso, como muitos insistem em falar. E, se você tem dificuldades para aprender inglês estando trancado em uma sala de aula, fique tranquilo ou tranquila. Você é apenas mais um entre milhões de pessoas que passam pelo mesmo processo, e isso não está relacionado a idade.

O recado que eu quero passar é que, para realizar nossos sonhos, não tem idade certa. Tem o aqui e o agora para você fazer acontecer.

Então, recado dado. Agora posso encerrar o post de hoje! hehehe

Se você acredita que alguém precisa ler o que escrevi, que tal compartilhar com ela essa postagem? Vale também compartilhar com toda a sua rede…

E se ficou alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários! Conto com você e você também pode contar comigo.

Abraços e até mais! Bye, bye…

See you!