Pronúncia em inglês – Saiba Diferenças entre Britânico ou Americano

Hi people!

O assunto de hoje é “figurinha carimbada”, como vocês dizem por aqui, decidi escrever sobre os diferentes sotaques e pronúncias em inglês.

Certa vez eu fui convidado por amigo português para jantar na casa dele, onde ele morava com mais portugueses…

Pronuncia Americana ou britânica

…foi muito engraçado, porque como vocês sabem eu sei português mas aquele dia com todos aqueles portugueses falando rápido e empolgados por causa da conversa, eu não entendi uma palavra!

O mais engraçado foi que quando estavam todos falando eu fazia um esforço imenso para olhar para os lábios e entender sobre o que falavam, acho que meu amigo pensou que eu estava muito interessado no assunto, então de repente todos se calaram e ele perguntou:

– Então Kevin, o que você acha? …cri cri cri…rsrsrs…acho que minha cara disse tudo e todos começaram a rir!

Isso acontece porque o fonema, a forma de pronunciar cada letra é diferente!

Mas Kevin, como vou saber então como devo pronunciar as palavras em inglês se cada lugar é diferente?

Então vou revelar hoje os elementos que vão ajudar você a compreender essas diferenças e aprender a se expressar melhor em inglês.

Pronuncia em inglês Britânico ou Americano, qual é melhor para aprender

4 Pontos em que a pronúncia em inglês mais se diferencia entre a britânica e a americana

  1. Vocabulário e significado

As principais diferenças entre o inglês americano e o inglês britânico estão principalmente no vocabulário.

Vamos usar como exemplo a palavra fag, se você estiver em Londres e alguém te pergunta se você tem um fag, isso significa se você tem um cigarro.

Mas se você estiver nos Estados Unidos, fag é um termo pejorativo e muito ofensivo para definir um homossexual.

É nesta hora que saber a diferença entre os dois é importante!

Isso ocorre em qualquer língua, e mesmo aqui no Brasil algumas palavras em estados diferentes, significam coisas diferentes, então aproveite quando estiver com um nativo e pergunte, o que não posso falar aqui que seria ofensivo.

Pronuncia em inglês Britânico ou Americano, qual é melhor para aprender

  1. Gramática

As diferenças na gramática entre o inglês britânico e o americano são um pouco mais extensas. Elas vão desde os tempos verbais até as preposições.

As duas principais diferenças que você deve conhecer são:

  • Present Perfect

Apesar de, gramaticamente falando, o present perfect seguir as mesmas regras e expressar o mesmo tipo de ação nos dois casos,  no inglês americano é comum não se utilizar o uso do verbo “have”. Já no inglês britânico, a frase “I lost my keys”, é considerada errada em termos gramaticais.

  • Possessivo

A diferença do possessivo entre o inglês britânico e americano está basicamente no uso de have got e have. No inglês britânico sempre usamos have got. Exemplo: Have you got a bike? – Você tem bicicleta?

No inglês americano é comumente mais usado apenas o have. Observe a frase abaixo agora no inglês americano:
Do you have a bike? – Você tem bicicleta?

  1. Pronúncia

No inglês britânico, o “a” em palavras como can’t, class e fast é pronunciado na parte de trás da boca, enquanto no inglês americano, ele é pronunciado na parte da frente da boca.

No inglês britânico, a consoante “r” é pronunciada somente antes de uma vogal (por exemplo, em red e bedroom). Em todos os demais casos, o “r” é silencioso, soando mais como um “ah” (por exemplo, em car, learn, over). No inglês americano, o “r” é sempre pronunciado onde quer que ele esteja.

No inglês americano, o “t” entre vogais é pronunciado como um “d” suavizado, fazendo com que as palavras writer e rider tenham pronúncias similares. Os britânicos geralmente pronunciam o “t” como em português.

  1. Ortografia

Algumas palavras que terminam em -ter no inglês americano, como theater (teatro) ou center (centro), são grafadas com -tre no inglês britânico, elas ficam assim: theatre, centre.

Porém, embora elas sejam escritas de maneiras diferentes, a pronúncia continua a mesma.

Palavras que terminam em -or no inglês americano, como labor (trabalho) e honor (honra), são grafadas no final com -our no inglês britânico, elas ficam assim: labour, honour.

Muitos verbos terminados em -ize no inglês americano são geralmente grafados com –ise no inglês britânico. Assim, realize (perceber, dar-se conta) se torna realise no inglês britânico.

O -l final em palavras como travel (viajar) é repetido no inglês britânico, o que resulta em palavras como traveller.

Concluindo, essas as diferenças mais básicas entre o inglês americano e o ingllês britânico.

Agora você me pergunta:

  • Kevin, qual pronúncia em inglês é melhor? Qual eu devo estudar?

Pronuncia em inglês Britânico ou Americano, qual é melhor para aprender

Gente, a língua inglesa é uma só. Há quem considere o inglês britânico mais charmoso, mais autêntico…

Há quem o considere mais esnobe…

E tem gente que acha melhor se basear no inglês americano porque é a pronúncia mais falada e que está em todos os lugares.

Mas enfim, quem escolhe é você!

O importante é aprender a pronúncia correta seguindo as dicas que compartilhei aqui.

Se você tem mais dúvidas sobre pronuncia em inglês, ou quer aprender mais sobre como pode ficar fluente mais rápido, tenho um convite especial para você hoje.

Meu convite é para que você possa receber dicas, aulas e muito mais sobre como aprender inglês no seu email. Para isso você pode se inscrever clicando aqui, você será direcionado para uma pagina onde colocará seu nome e email e PRONTO…

…nós vemos nas aulas!

Abraço, bye,bye!

Deixe dúvidas e feedbacks abaixo!