Pronomes Reflexivos em Inglês

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Inspirado para mais um post em que irei compartilhar com você dicas para estudar inglês e chegar cada vez mais perto da sua fluência em inglês?

Eu estou muito animado para compartilhar com você todas as dicas de hoje. Mas, antes disso, quero compartilhar com você os 5 posts que fizeram mais sucesso essa semana.

Os posts que bombaram essa semana

Como melhorar seu vocabulário substituindo “VERY”

Acredito que esse post tenha feito sucesso aqui no blog pois é muito comum pessoas que já estão em um nível intermediário de inglês, buscarem formas mais elaboradas para dizer o que elas querem dizer em inglês.

E, foi isso que eu fiz nesse post…

Compartilhei com os meus leitores e seguidores, dicas de como substituir o “very good” ou o “very beatiful”, por exemplo, por outras palavras que mostram que seu inglês está num nível maior do que o básico. 
Mas, se você está começando a aprender inglês, esse post pode ser para você também, ok?

Isso, se você quiser aprender novos vocabulários em inglês (quem não quer, né? heheh).

Como fazer o uso da expressão “I mean…”

Tem muitas pessoas que me perguntam quais são as formas corretas de usar o “I mean”, e também se a sua forma de uso é exatamente igual a como usamos a sua tradução no português.

Então, para responder essas dúvidas, eu resolvi escrever esse post que fez sucesso entre os leitores essa semana.

Por isso, se você tem interesse em saber como usar a expressão “I mean”, você precisa ler esse post.

5 Dicas Para Sua Viagem Aos Estados Unidos

Quem adora viajar levanta a mão! Euuuu….

Ai gente, sinceramente, acho que nunca conheci nesse mundão alguém que não gostasse de viajar. Eu sou super suspeito pra falar, né… Afinal de contas eu amo viajar, amo conhecer novas culturas e novos lugares.

A prova disso é que eu, americano dos Estados Unidos, sou casado com um dinamarquesa e atualmente estou na Nova Zelândia. Então, você pode ver que eu amo mesmo viajar…

E, aposto que se você conhece alguém que diz não gostar de viajar, é porque provavelmente essa pessoa nunca viajou. Diz aí, estou certo ou errado? Quero só ver…

Bom, inspirado nessa minha paixão, eu resolvi escrever esse post e, pelo visto, o pessoal curtiu!

Nele, eu compartilhei com você 5 dicas para que sua viagem aos Estados Unidos da América seja muito bem aproveitada. São dicas valiosas que vieram não só da minha experiência como nativo de lá, mas também do que ouvi dos vários amigos e alunos que foram visitar minha terra natal e compartilharam comigo a experiência. 

Então, aposto que você vai adorar ler esse post!

Saiba por onde começar seus estudos de inglês

Eu sempre ouço aqui no blog, nas minhas aulas, e em todos os momentos em que tenho contato com alguém que está começando a estudar inglês, a dificuldade que é saber por onde começar.

Muitas pessoas acabam optando pelo método tradicional de estudo, matriculando-se em uma escola de inglês física, que fica perto de casa e o curso dura anos.

Bom, cada um com suas escolhas, né? Mas, a prova de que isso não está dando certo é que o post que fiz falando sobre como começar os estudos em inglês foi um dos posts que mais deram o que falar essa semana.

As pessoas já estão cansadas de gastar muito dinheiro para ficar anos estudando inglês e no fim das contas não aprender nada.

Por isso, se você também está nessa lista de pessoas insatisfeitas com o jeito tradicional de aprender inglês no Brasil, esse post é para você. 

Nele, eu compartilho dicas sobre como começar a estudar inglês e também compartilho quais são os primeiros conteúdos que você deve estudar e que te farão chegar mais perto da sua fluência em inglês – sempre de um jeito fácil, rápido e divertido.

Receitas em Inglês #1

Aprender inglês não precisa ser necessariamente dentro de uma sala de aula, ou então trancado no seu quarto acompanhado apenas de um livro. Aprender inglês pode ser mais divertido e mais fácil do que isso.

Acredito que esse seja o grande motivo de um post como o de receitas ter feito tanto sucesso aqui no blog. Inclusive, esse post foi o primeiro de uma série de posts que pretendo fazer com o mesmo assunto.

Compartilhar com você receitas que podem ser feitas na sua casa, com companhia ou não, e que te farão aprender e treinar o seu inglês de uma forma divertida e ainda por cima deliciosa (isso se você for bom na cozinha, né? Caso contrário, espero que ao menos você saiba bem como seguir uma receita… Aí as suas chances de fazer algo delicioso aumentam).

Então, esse foi apenas o primeiro post, aguarde que tem mais.

Nesse post, eu compartilhei contigo uma receita de almôndega agridoce. Diferente, né? Faça a receita e depois me diga o que achou…

Mas, aprender inglês de um jeito divertido, não precisa ser feito apenas lendo receitas. Aqui no blog eu também compartilho com você tradução de músicas que irão te ajudar a chegar cada vez mais perto da fluência em inglês.

Vale a pena também você colocar essas músicas como despertador do seu celular, por exemplo, ou então enquanto toma banho. Para que você sempre treine elas e decore a letra, sua pronúncia e etc. Isso vai te ajudar muito a falar inglês, soltar a língua e também aprender a pronúncia certa.

Essa semana, eu fiz um post falando sobre isso. Compartilhei com você uma música do The Beatles, chamada Hey Jude. Então, que tal aprender inglês com música? Espero que você goste desse post, pois eu adoreiiii… escutei essa música várias vezes no dia que eu escrevi esse post.

Bom, agora que já compartilhei com você os posts que mais bombaram essa semana, chegou a hora de falar sobre o tema de hoje: os pronomes reflexivos. 

Mas, se você ficou curioso para saber quais foram os outros posts dessa semana, eu vou compartilhar eles rapidamente com você. Quem sabe você tenha interesse, não é mesmo?

Tenho certeza que você irá aprender muito lendo esses posts. Então, vamos ao assunto de hoje?

Reflexive Pronouns

Então, você quer saber o que são os pronomes reflexivos em inglês? Eu vou te explicar agora mesmo…

Bom, eles são usados para uma ação que teve a reação no próprio sujeito…

Ficou um pouco confuso no que isso quer dizer? Então leia esse post até o final, tenho certeza que até lá você vai entender melhor o que é um pronome reflexivo em inglês. 

Então, vou explicar melhor a frase que compartilhei contigo para explicar o que são os Reflexive Pronouns

Quando a gente fala sobre alguma coisa que tem a ver com nós mesmos, nós não falamos do mesmo jeito que no português.

No português vocês são espertos, nesse assunto. Pois acaba sendo muito mais fácil falar sobre você mesmo em português, do que em inglês.

Mas, também é bem fácil aprender os pronomes reflexivos em inglês, e você vai ver melhor nesse post o que eu estou falando.

“João se culpa pelo acidente”, é um exemplo de pronome reflexivo usado em uma frase em português.

Assim, com esse exemplo, talvez você entenda melhor do que eu estou falando. Mas, ainda não vou te dar a tradução dessa frase em inglês.

Antes disso, eu tenho uma lista de pronomes reflexivos que vão te ajudar a falar melhor frases como essa que citei.

Nessa lista, você vai ver que para cada sujeito, há um pronome reflexivo diferente. Quer entender melhor o que eu acabei de dizer?

Então, dá uma olhada nessa lista:

I (eu) – myself (a mim mesmo, -me)
you (tu, você) – yourself (a ti, a você mesmo(a), -te,-se)
he (ele) – himself (a si, a ele mesmo, -se)
she (ela) – herself (a si, a ela mesma, -se)
it (ele, ela neutro) – itself (a si mesmo(a), -se)
we (nós) – ourselves (a nós mesmos(as), -nos)
you (vocês, vós) – yourselves (a vós, a vocês mesmos(as), -vos,-se)
they (eles, elas) – themselves (a si, a eles mesmos, a elas mesmas, -se)

Bom, essa é a lista de pronomes reflexivos. Mas, como eu sempre digo, nós adultos, ou até mesmo as crianças, só aprendemos de verdade quando ligamos a algo sentimental, ou algo que realmente nos faça memorizar.

Não é para você se trancar num quarto, ficar andando de um lado para o outro, repedindo várias vezes essa lista de pronomes reflexivos que acabei de te passar, achando que isso é o suficiente para você aprender e memorizar todos esses novos vocabulários.

Então, para que você memorize melhor esses pronomes, minha dica é você ligar a alguma coisa do seu cotidiano.

Por exemplo, quem aí nunca se cortou ou se machucou na vida? Aposto que todo mundo, né?

Cortando um tomate, por exemplo, você acaba se cortando sem querer.

Did you ever cut yourself? (Você nunca se cortou?)
Yes, I cut myself once. (Sim, eu me cortei uma vez.)

Então, esse é o exemplo para myself e yourself. Mas, você já parou para pensar em como usar os outros pronomes?

Vamos lá:

He cut himsefl (Ele se cortou)
She cut herself. (Ela se cortou)
Isac wet himself (Isac se molhou)
It broke itsself (Ela se quebrou)

E, se você tem criança como eu, sabe que muitas coisas vivem se quebrando. Sem nunca ninguém ter feito nada, as coisas se quebram. Como por exemplo o computador do papai que se quebrou sem ninguém ter tocado nele. Entendeu a ironia? heheheh

Então, a gente fala “It broke itsself”.

Mas, além dessas opções, também podemos usar o pronome reflexivo “ourselves”. Então, por exemplo, você está em um grupo de amigos e estão tão felizes de estarem juntos, estão se divertindo tanto que até esqueceram que precisam comer. Mas, chegou uma hora que vocês se lembraram disso, aí a frase fica assim:

We reminded ourselves that we have to eat (Nós nos lembramos que temos que comer)

Além disso, também tem a opção para “they”, que são “eles” e “elas” na tradução para o português. Então, nesse caso usamos “themselves”.

Importante lembrar que nesse caso não existe feminino ou masculino, nós usamos a mesma palavra para as duas situações: “themselves”, ok?

Então, para você memorizar esse exemplo, vamos imaginar a seguinte situação. Imagina que você está em um grupo que adora algum jogo específico. Vocês estão jogando e de repente vocês vencem um recorde de vocês mesmos, ou seja, venceram vocês mesmos.

Nesse caso, podemos usar a seguinte frase:

They beat themselves. (Eles venceram eles mesmos, ou eles se venceram)

Ok? Viu como é fácil?

Para te ajudar ainda mais a memorizar como usar os pronomes reflexivos, vou compartilhar com você mais alguns exemplos de frases usando eles:

  • I cut myself with that piece of paper. (Eu me cortei com aquele pedaço de papel.)
  • Beth blames herself for the accident. (Beth se culpa pelo acidente.)
  • Paul had to take care of himself. (Paul teve que cuidar de si próprio.)
  • She is going to a party by herself. (Ela está indo a uma festa sozinha.)
  • I have to figure this out all by myself. (Eu tenho que descobrir isso sozinho.)
  • Himself built his house. (Ele mesmo construiu essa casa).
  • Themselves fixed the dishwasher. (Eles mesmos consertaram a máquina de lavar).
  • Ourselves made this surprise to you. (Nós mesmos preparamos essa surpresa para você).
  • We did our homework by ourselves. (Nós fizemos o nosso dever de casa sozinhos).
  • Bob made this pasta by himself. (Bob preparou esse macarrão sozinho).
  • She cleaned the house by herself. (Ela limpou a casa sozinha).
  • They painted the house by themselves. (Eles pintaram a casa sem a ajuda de ninguém).

Agora não tem mais erro, não é mesmo? Dei bastante exemplo aqui para você…

Mas, se tiver alguma dúvida, você também pode dar uma olhada nos vídeos da série “Pergunte Ao Gringo”. Lá, tenho respondido as dúvidas dos meus seguidores sobre os mais diversos assuntos.

Se você tiver alguma dúvida, é só colocar nos comentários e torcer para que outras pessoas tenham a mesma dúvida que você (estou usando esse critério: a dúvida mais comum entre os meus seguidores). Assim, em breve você terá sua resposta em um vídeo que eu gravarei e também em um post aqui no blog. Combinado?

Espero que a sua pergunta seja uma das mais comuns para que eu possa te responder….

Então, vamos fazer um revisão do assunto de hoje?

Lembrando que quando você tem a reação de uma pessoa ligada diretamente aquela mesma pessoa, é quando usamos o pronome reflexivo. 

Então, vamos revisar?

I (eu) – myself (a mim mesmo, -me)
you (tu, você) – yourself (a ti, a você mesmo(a), -te,-se)
he (ele) – himself (a si, a ele mesmo, -se)
she (ela) – herself (a si, a ela mesma, -se)
it (ele, ela neutro) – itself (a si mesmo(a), -se)
we (nós) – ourselves (a nós mesmos(as), -nos)
you (vocês, vós) – yourselves (a vós, a vocês mesmos(as), -vos,-se)
they (eles, elas) – themselves (a si, a eles mesmos, a elas mesmas, -se)

No fim das contas não é muito difícil, né? Se tiver alguma dúvida, pode dar uma revisada nesse conteúdo e tentar refletir novamente sobre algum assunto que não ficou tão claro para você.

E, depois de revisar o assunto de hoje e ter certeza que você aprendeu tudo certinho, então quero ver você aceitar o “desafio do dia”. 

Como eu disse antes, é muito importante você praticar tudo que aprende para poder memorizar os idiomas e as regras gramaticais em inglês.

Você pode memorizar tudo isso vendo uma série, lendo um texto e etc. Mas, também pode fazer isso praticando por conta própria as frases que usam esses pronomes reflexivos, que é o tema do post de hoje.

Por isso, quero que você comente aqui no post do blog pelo menos 5 frases usando um pronome reflexivo em inglês diferente. Pode usar como base os exemplos que dei ao longo do post, mudando apenas os verbos, por exemplo.

Se você realmente entendeu o assunto e quer se desafiar, seu comentário terá que ser algo nesse sentido:

I love myself. (Eu me amo.)
She lost herself. (Ela se perdeu.)
Take care of yourself! (Cuide-se)
He hurt himself last week. (Ele se machucou semana passada)
They raised the children themselves. (Eles próprios criaram os filhos.)

Quero ver quais são os exemplos que você irá usar ao aceitar esse desafio. A minha dica é você pensar em situações que acontecem no seu cotidiano e que podem te inspirar a criar essas frases, combinado?

Então, por hoje é isso, pessoal. Mas, antes de finalizar esse post, quero te chamar para acompanhar meu canal do Youtube.

Você já deu uma olhada nos vários vídeos que eu tenho lá? Tem muitas visualizações, muitas pessoas acompanhando os conteúdos que faço com muito carinho e dedicação para você.

Todos eles, assim como os posts que escrevo aqui no blog, eu faço para cumprir minha grande missão de vida: ensinar ao máximo de brasileiros como falar inglês. Te ajudar a atingir a fluência em inglês, que irá te trazer tantas coisas maravilhosas para a sua vida.

Desde melhores oportunidades de emprego, até mesmo a possibilidade de conhecer pessoas e lugares incríveis em todo o mundo. Eu adoro viajar e sou suspeito para falar, mas viajar pode te trazer experiências de vida incríveis, que irão mudar seu ponto de vista sobre muita coisa.

Aprender inglês no início pode ser difícil, desafiante, mas é muito importante que você mantenha o foco e a sua motivação. Por isso, eu tenho uma playlist especial lá no meu Youtube falando apenas sobre motivação para estudar inglês. 

Se algum dia ou em algum momento você se sentir desmotivado, te aconselho a dar uma olhada nos vídeos que estão nessa playlist. Neles, eu falo sobre 3 passos para descomplicar o aprendizado de inglês, sobre a lei da atração e também a importância da empatia para aprender inglês.

Mas são só alguns dos vídeos que estão na playlist de motivação para estudar inglês.  Vale a pena você entrar nela e dar uma olhada melhor em todos os vídeos.

Além dessa playlist, eu também separei uma série de vídeos sobre inglês para viagens, dicas de estudo do inglês e até mesmo um curso de inglês gratuito que irá te ajudar a chegar cada vez mais perto do seu grande sonho: a fluência no inglês.

Então, corre lá para o meu canal do Youtube, assista aos vídeos que já estão publicados, mas também não esqueça de se inscrever no canal e acompanhar os novos vídeos que estou sempre postando. A partir de agora, direto da Nova Zelândia.

Por hoje é só, pessoal!

Muito obrigado por mais uma vez acompanhar meus conteúdos! Faço isso com muita alegria e prazer para te ajudar a chegar mais perto da sua fluência em inglês…

E, se é a primeira vez que você está lendo um conteúdo meu, seja bem vindo! Espero que tenha gostado e que continue aproveitando todos os posts e vídeos que faço para te ajudar a ficar fluente em inglês de um jeito fácil, rápido e muito divertido.

Conte comigo na sua missão de ficar fluente em inglês, combinado?

Então, agora sim! Por hoje é isso… vou parar de falar, se não fico até amanhã escrevendo aqui para você.

Aí não tem quem aguente né? hahaha

Abraços e até mais! See you soon…

Bye, bye!