Pronomes indefinidos em inglês

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Eu estou ótimo e especialmente nessa semana estou também inspirado a compartilhar com você várias dicas de gramática.

Já falei sobre a lista de verbos mais comuns no inglês, vocabulários relacionados aos membros da família, expressões idiomáticas e etc.

Estou fazendo isso pois vejo que a gramática é uma grande dificuldade para muitos que estudam inglês, mas não me entendam mal, ok? Ao focar na gramática eu não estou dizendo que ela é o mais importante que deve ser estudado se você quiser ser fluente em inglês.

Na verdade, a gramática é apenas um dos pontos que te fazem entender bem o inglês ou qualquer outra língua! E no meu ponto de vista é exatamente esse o problema dos cursos tradicionais de inglês, eles focam demais em gramática.

Pra mim, se você quer aprender um idioma, a gramática tem que andar junto com a prática e junto também com estratégias de motivação, de autoconhecimento e de jeitos que você consiga dominar sua mente para te incentivar a conquistar sua fluência no inglês.

Por isso, eu sempre dou dicas nesses três sentidos aqui no blog. Afinal de contas, sem motivação, você não tem um motivo para querer estudar inglês. Sem um motivo para estudar, não existe prática e não existe teoria. E, sem a prática, a teoria acaba não sendo válida.

Sendo assim, são esses os pontos fundamentais para você conquistar sua fluência no inglês de um jeito fácil, rápido e divertido, ok?

E, agora que eu deixei bem claro esse ponto para vocês, podemos entrar propriamente no assunto de hoje.

Até já publiquei alguns posts aqui no blog falando sobre esse assunto, falando sobre os pronomes. Mas, não foi bem o foco do post de hoje, que é para falar dos pronomes indefinidos.

Mas, se você quiser dar uma olhada nos outros posts que eu fiz sobre pronomes, dá uma olhada nesses links:

Em todos esses posts você vai encontrar vários conteúdos bem importantes para a sua fluência no inglês. Então, vai valer a pena você ler eles. Até mesmo se você acredita que já sabe sobre o assunto, pois é uma boa oportunidade de revisar o que já aprendeu, afinal de contas, o nosso cérebro só aprende mesmo com a repetição. Então, vamos dar isso para ele, não é mesmo?

Sabendo sobre isso, vamos falar então sobre os pronomes indefinidos?

Pronomes indefinidos no inglês

Pronome é quando você não quer usar o nome da pessoa e acaba falando dele, dela e etc. Sendo assim, falando de um jeito mais teórico, pronome substitui o substantivo na frase.

Dentro disso, existem várias formas de você classificar um pronome. Tem os determinantes, indefinidos, os possessivos e por aí vai.

Hoje, vamos focar no pronomes indefinidos, ok?

Como o próprio nome já diz, o pronome indefinido é quando você não sabe ao certo a pessoa em que está falando ou sobre o que estão falando. Sendo assim, você não quer falar ou até mesmo não sabe quem é a pessoa da frase. E, quando eu falo de pessoa, quero dizer que pode ser uma pessoa mesmo, ou até mesmo algum objetivo, alguma coisa.

E, para você identificar melhor quais são os pronomes indefinidos, eu tenho um macete para você. Quando estamos falando de alguém que não sabemos ao certo quem é, ou não queremos falar quem é, normalmente o pronome vem acompanhado da palavra “body” ou até mesmo “one”.

Já quando o assunto é relacionado a alguma coisa, normalmente vem acompanhado de “thing”. Aí, com esse macete, ficou bem mais fácil identificar o pronome da frase, não é mesmo?

Então, agora vou te apresentar alguns pronomes indefinidos.

Pronomes indefinidos de afirmação em inglês

Quando você quer falar de alguém ou alguma coisa numa frase afirmativa, você deve usar um desses três pronomes:

Somebody: alguém
Someone: alguém
Something: algo, alguma coisa

Pronomes indefinidos de negação em inglês

Já se a frase é de negação, você quer dizer algo como ninguém ou nada, você usa esses pronomes aqui:

No one: ninguém
Nobody: ninguém
Nothing: nada

Pronomes indefinidos de negação ou pergunta em inglês

Existem outros pronomes que podem ser usados para negação, mas, além de negação, eles também podem ser usados para fazer uma pergunta em inglês. Então, são eles:

Anyone: ninguém ou alguém
Anybody: ninguém ou alguém
Anything: nada, qualquer coisa

Pronomes indefinidos de negação ou pergunta em inglês

E, assim como no caso anterior, também existem outros pronomes que podem ser usados para afirmação e também para fazer perguntas em inglês. Nesse caso, essas são as opções de pronomes no inglês:

Everyone: todo mundo
Everybody: todo mundo
Everything: tudo

Uma coisa importante que eu quero destacar aqui para você sobre esse assunto é que o verbo a ser usado depois de um pronome é sempre no singular, ok?

Vou te dar alguns exemplos de frase e ficará mais fácil para você entender.

  • Someone/Somebody is waiting for her at school. (Alguém está esperando por ela na escola.)
  • Everybody/Everyone loved the barbecue. (Todo mundo amou o churrasco.)

Ficou mais fácil de entender agora? Espero que sim!

Se ainda ficou alguma dúvida, não pense duas vezes antes de deixar o seu questionamento aqui nos comentários, combinado? Para mim é uma alegria contar com a sua ajuda para pensar em conteúdos para o blog, afinal de contas é para você que eu escrevo todos os dias, então, espero sempre produzir conteúdos que realmente façam a diferença no seu dia a dia, combinado?

E, se você gostou do conteúdo de hoje, lembrou de alguém que está precisando estudar sobre isso, não esqueça de compartilhar com eles o post, ok?

Mais uma vez, muito obrigado pela sua companhia e até mais!

Bye, bye… see you!