Principais phrasal verbs com “down”

Olá, hello…

How are you today? Como você está hoje?

Espero que bem e prontos para aumentar ainda mais o seu vocabulário de inglês, pois é esse o tema do post de hoje.

Falando em aumentar o vocabulário, eu já compartilhei aqui no blog vários posts com esse objetivo. Claro que a melhor maneira de aumentar o seu vocabulário é praticando, conversando, vendo filmes em inglês….

Mas, como eu sempre digo, a teoria e a prática devem andar lado a lado. Sendo assim, é muito importante que você estude, saiba quais são os vocabulários em inglês, por exemplo, e depois foque na prática.

Então, vou compartilhar com você alguns posts que fiz com esse objetivo, de aumentar o seu vocabulário no inglês:

Mas, além de aumentar o seu vocabulário, o objetivo do post de hoje é fazer isso através dos phrasal verbs que usem a palavra “down” em inglês. E você sabe o que são phrasal verbs?

São verbos que tem seu significado alterado ao serem combinados com uma preposição ou uma partícula adverbial. E no inglês eles são muito usados, por isso vale a pena você conhecer bem os phrasal verbs.

Caso se interesse em estudar um pouco mais sobre o assunto, eu também já compartilhei aqui no blog alguns posts sobre esse assunto, então dá uma olhada neles:

E, dentro dessa imensidão de phrasal verbs em inglês, eu hoje resolvi focar em te ensinar os phrasal verbs com a palavra down. Então, vamos falar sobre esse assunto?

Phrasal verbs com a palavra “down”

Então, para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre os phrasal verbs e aumentar o seu vocabulário de inglês, hoje eu vou compartilhar com você uma lista de phrasal verbs com a palavra “down”.

Vamos lá…

Chow Down

Esse é um phrasal verb usado bastante no inglês americano e que significa comer algo com muita empolgação, muito rápido, e normalmente também está relacionado a uma grande quantidade de comida.

Alguns exemplos de frase para você entender melhor:

  • She chowed down on lasagna after the party. (Ela devorou a lasanha depois da festa.)
  • They’re always ready to chow down at launch time. (Eles estão sempre prontos para comer muito na hora do almoço.)
  • Rose was chowing down on a mammoth hamburger. (Rose estava devorando um hambúrguer gigantesco.)

Sit Down

Esse já é um phrasal verb mais conhecido, e tem a tradução para o português no sentido de sentar-se. Porém, se você adicionar o “with” nesse phrasal verb, ou seja, “sit down with”, ele também pode ter o sentido de se reunir com alguém, estar com alguém.

Vamos aos exemplos de frase:

  • Can I sit down here? (Posso me sentar aqui?)
  • Please, sit down and make yourselves comfortable. (Por favor, sentem-se e fiquem confortáveis.)
  • He sat down to eat. (Ele se sentou para comer.)

Settle Down

Quando alguém está nervoso e você acalma essa pessoa, então pode usar o settle down. Ou seja, ele tem o significado de acalmar alguém, ou até mesmo você se acalmar, se recuperar.

Esses são os exemplos de frase:

  • It was hard to settle down and work after all that. (Foi difícil recuperar o controle e trabalhar depois de tudo aquilo.)
  • She fed the baby and settle him down. (Ela deu de mamar para o bebê e o acalmou.)

Break down

Já esse phrasal verb é mais no sentido de ficar triste, chateado, decepcionado.

Além desse significado, break down também pode querer dizer que algo quebrou, ou até mesmo que você vai explicar alguma coisa detalhadamente.

Dá uma olhada nos exemplos de frases:

  • Eric broke down with the death of his favorite character in the book. (Eric ficou triste com a morte do seu personagem favorito no livro.)
  • The choreographer broke down the dance into four parts that would be easier for the dancers to learn. (O coreógrafo explicou a dança em quatro partes, que seriam mais fáceis para os dançarinos aprenderem.)
  • The pencil sharpener overheated and broke down. (O apontador superaqueceu e parou de funcionar.)

Let down

Tem uma famosa música dos Beatles que diz “don’t let me down”, você conhece? Então, o que ele está querendo dizer é para que a pessoa não o decepcione.

Sendo assim, esse é o significado de “let down”, decepção, decepcionar-se.

Vamos aos exemplos de frase:

  • I can’t let him down. (Eu não posso decepcionar ele)
  • Hannah was really let down, but she will get over it. (Hannah estava realmente decepcionada, mas ela vai superar isso.)

Turn Down

Também tem uma música famosa que usa esse phrasal verb, ela fala “turn down for what…”.

Ele pode ser usado em vários sentidos, como de por exemplo rejeitar alguma coisa, mas também pode ser usado para dizer que precisa baixar alguma coisa, diminuir algo.

Vamos aos exemplos:

  • Can you turn the music down a bit? (Você pode diminuir um pouco a música?)
  • I don’t believe it: he turned down my offer! (Eu não acredito nisso: ele recusou minha oferta!)
  • The bank turned down his application for a loan. (O banco recusou o pedido de empréstimo dele.)

E aí, gostou de conhecer os phrasal verbs com a palavra down? Você vai ver que existem outros phrasal verbs, mas hoje resolvi focar nos principais.

Agora chegou a hora de você praticar… Assistir um filme, escutar as músicas que citei, enfim! O importante é você praticar do jeito que você achar melhor.

E, não esqueça de compartilhar com os seus amigos o post de hoje, combinado? Se tiver alguma dúvida, pode comentar aqui no post do blog, quem sabe eu me inspiro na sua dúvida e faça um post só para respondê-la, não é mesmo?

É isso por hoje, muito obrigado pela sua companhia e até mais!

Bye, bye… See you!