Praticando SPEAKING EM CASA

Olá, hello!

How are you doing? Como você está?

Espero que bem e pronto para receber mais uma super dica que preparei para você. Não sei se você já sabe (se me acompanha a um bom tempo, com certeza sabe), mas eu compartilho com você dicas que eu mesmo testei e que foram eficientes para mim.

Eu sou fluente em 5 idiomas diferentes, e um deles é o português. Quando quis aprender a falar português, eu procurei uma escola tradicional para tentar aprender português do jeito que todo mundo aprende…

Mas, para mim eu estava mais perdendo o meu tempo do que realmente aprendendo alguma coisa. Eu achava muito chato esse negócio de ter que ficar horas trancado em uma sala de aula aprendendo apenas a teoria e a prática sendo pouco valorizada.

Por isso, logo eu abandonei o cursinho e comecei a estudar por conta própria. A partir disso é que desenvolvi a metodologia e as dicas que compartilho hoje com você…

Sou fluente em 5 línguas não porque eu sou melhor do que outra pessoa, não por ter QI elevado, como muitos podem acreditar… Eu sou fluente em 5 idiomas pois coloquei em prática tudo que ensino hoje aqui para vocês, tanto nos meus cursos gratuitos, quanto nos pagos.

E desde que comecei a dar aula, milhares de pessoas têm testado essas técnicas e estão tendo os mesmos resultados que eu. Para você ter uma noção, eu fiquei fluente em português com 4 meses de estudo e prática. E é nesse ponto que para mim está um dos grandes segredos para isso…

Quem me acompanha sabe que não dou valor apenas para as regras gramaticais, para a teoria. Claro que ela é muito importante, mas ela sozinha não vale de nada. É a prática quem vai fazer você memorizar todas as teorias e também entender todas elas…

Por isso, não adianta nada você valorizar demais a teoria ou a prática, pois as duas têm que andar lado a lado. Elas são unha e carne, amigas inseparáveis…

E, uma das melhores formas de você praticar, é conversando com um gringo ou até mesmo alguém que fale inglês e esteja disposto a praticar o idioma contigo, certo?

Só que nem sempre isso é possível… Nem sempre a gente tem um gringo ou uma outra pessoa fluente em inglês à nossa disposição. Porém, isso não é desculpa para você deixar de praticar o inglês…

Na verdade, quando a gente quer alguma coisa de verdade, nada nos segura, não é mesmo? Inclusive eu fiz um post aqui no blog falando sobre Como Superar a Expectativas do Aprendizado de Inglês e Seguir Motivado, vale a pena dar uma lida se você se interessa pelo assunto.

Então, se você deseja melhorar a sua fala, ou seja, o seu speaking no inglês, e não tem com quem praticar, hoje eu vou te dar dicas de como praticar o seu speaking dentro de casa.

Leia em voz alta para você mesmo

Quando você lê alguma coisa, não importa se é em inglês ou em português, sempre tem aquela vozinha interna que conversa com a gente, certo?

No caso do inglês, você lê uma frase mentalmente e acha que já está dominando super bem o speaking daqueles vocabulários. Porém, na hora de falar com alguém aquela mesma frase, percebe que ficou travado…

Isso é super comum acontecer, sabe porque? Pois muitas vezes essa vozinha interior, que está na nossa mente, não reflete o que a nossa voz exterior, ou seja, a nossa fala realmente faz…

Por isso, é fundamental você ler alguns textos em voz alta para que você mesmo possa ouvir o que está falando e refletir se aquilo está ou não dentro do esperado.

Outro macete para você conferir o seu speaking e perceber onde pode melhorar, é gravar o que você está lendo. Assim, quando ouvir de novo, perceberá os pontos de melhoria.

E se você não souber como pronunciar alguma palavra, é só usar o Google Tradutor e repetir o modo como ela falou a palavra, ok?

Cante em inglês e em voz alta

A música ela é muito importante para várias coisas. Para te ajudar a aprender inglês de uma forma divertida, para pegar o jeito que as pessoas falam, e também para treinar o seu speaking – afinal de contas, você não precisa apenas ouvir a música, mas pode também cantar… Mesmo que a sua voz não seja de um cantor profissional.

O objetivo aqui é o mesmo da leitura, só que você já vai poder perceber como o nativo fala as palavras que você irá repetir. Só tome cuidado para não quebrar os vidros da casa com a sua desafinação… ahahahha

Aqui no blog eu já compartilhei algumas músicas, se você quiser dar uma olhada:

Agora é só apertar o play, praticar e depois sair cantando as músicas.

Falar sozinho também é uma forma de praticar inglês

Sim, minha gente. Falar sozinho também é uma forma de praticar inglês. Então, no final do dia, quando você chegar em casa e for tomar um banho, ou preparar uma comida para você mesmo e estiver sozinho, por exemplo, aproveite esse momento para contar para você mesmo como foi seu dia.

Pense e fale sobre o que você fez, para onde você foi, quem você encontrou, sobre o que conversaram, como você se sentiu e o que deseja fazer no dia de amanhã, por exemplo. 

Pode parecer coisa de louco, mas pode ter certeza que não é, tá bom? E você vai ver o quanto isso pode ser divertido também no fim das contas…

Então essas foras as minhas dicas de hoje, espero que você tenha gostado e que comece a praticar todas elas, combinado?

Abraços e até a próxima! See you soon… bye, bye!