Por quais motivos eu não estou conseguindo aprender inglês?

Olá, hello!

How are you? Como você está?

Eu estou bem, obrigado! Acredito que se você está lendo este post é porque se identificou com o título, certo? Pois bem, hoje vou te ajudar a enxergar os motivos que podem estar travando o seu aprendizado e, ao mesmo tempo, ajudar a encontrar soluções.

Antes de tudo, quero dizer que você não deve ficar aflito imaginando que tem algum problema ou não é capaz de conseguir aprender inglês. Já ouvi centenas de relatos de pessoas que falam a mesma coisa: ‘eu não estou conseguindo aprender inglês’.  

Como essa é uma situação recorrente, já publiquei alguns materiais aqui no blog que têm ligação com este assunto, entre eles:

Kevin eu Tenho dificuldade de Aprender Inglês, me ajuda?

Pergunte Ao Gringo – “Dificuldade de Aprender Inglês?” #2

É mais fácil aprender inglês do que português?

Aproveite para ler estes conteúdos… eles vão ajudar a clarear a sua mente.

Bom, está curioso para saber os principais motivos que atrapalham o aprendizado do idioma inglês? Vou te mostrar agora! É bem provável que você se identifique com um ou mais deles.

Fator 1: MEDO

Você já ficou com medo de errar na pronúncia ou na gramática e, então, preferiu ficar sem falar nada? Esse é um exemplo bem comum do que o medo costuma fazer com as pessoas. Grande parte da pouca evolução no aprendizado se deve ao receio do que os outros vão pensar, as pessoas costumam imaginar que estão sendo avaliadas o tempo todo.

É importante ter em mente que aprender um novo idioma não acontece do dia para a noite. Assim como em várias outras novas atividades, é preciso estudar e praticar muito para não esquecer. Com o tempo tudo vai fluindo de forma natural e, quando se percebe, falar inglês ficou tão tranquilo quanto se comunicar em português.

Por isso, não é preciso ter medo por não saber se está pronunciando certo ou errado, se a gramática está correta ou não. Aos poucos tudo vai sendo aprimorado. O importante é falar, escrever… enfim, se comunicar sempre e sem temer qualquer coisa.

Fator 2: VERGONHA

O medo e a vergonha são bem semelhantes. Para quem é tímido, isso fica bastante evidente. É importante ter em mente que para alcançar a fluência no idioma inglês não dá para ter vergonha ou ficar tímido, os ensinamentos precisam ser colocados em prática a todo o momento, especialmente a conversação.

Lembre-se: o importante é se comunicar. Não fique pensando em todas as regras na hora de falar, apenas fale… tente expressar de várias formas o que você está querendo dizer. À medida que as pessoas vão compreendendo o que você quer dizer, a confiança e a segurança também vão crescendo.

Fator 3: FALTA DE CONFIANÇA

Se você é daquelas pessoas que colocam a autoestima lá para baixo com frases como “não sou inteligente o bastante para aprender inglês, “demoro muito para aprender as coisas, imagina uma outra língua”… pare de pensar isso! Você está se autossabotando.

Fator 4: FALTA DE TEMPO

Essa com certeza é uma desculpa! Atualmente existem milhares de formas de ter contato com o idioma inglês em qualquer hora do dia. Durante o caminho para o trabalho ou para a escola, que tal colocar para tocar algum podcast em inglês? Ao assistir um filme ou uma série, que tal deixar a legenda e o áudio em inglês? Quer fazer uma leitura? Opte por materiais em inglês. Vai preparar alguma receita? Procure a versão em inglês.

Aqui, o segredo é adaptar todas as coisas que você faz no dia a dia. Existem muitas formas de exercitar o idioma sem precisar mudar nada na sua rotina, é só fazer escolhas diferentes!

Fator 5: ESCASSEZ DE OPORTUNIDADES

Algo é certo: nunca se teve tantas oportunidades de aprender inglês quanto agora! Então, se você pensa que não tem oportunidade de aprender porque falta dinheiro para investir, mude de pensamento.

Hoje em dia é possível aprender inglês sem gastar R$ 1,00. A internet é uma fonte rica de materiais para quem quer estudar outros idiomas – vídeo aulas, textos, chats para treinar inglês, aplicativos para celular. Se você parar alguns instantes para pensar, certamente lembrará de vários outros recursos.

Se você está entre as pessoas que não estão conseguindo aprender inglês, acredito que um ou mais destes itens fazem parte da sua realidade. Acertei?

Então é hora de reler o tópico com o qual você se identificou, seguir as dicas e mudar a sua atual realidade. Coloque em prática algumas coisas:

– Adotar um método de aprendizado.

– Administrar melhor o tempo de estudo.

– Planejar horários para estudar inglês.

– Colocar mais inglês no dia a dia – filmes, música, livros.

– Permanecer firme e buscar materiais diversos ao estar com dificuldade em entender algo.

– Deixar comentários aqui no blog com as suas dúvidas.

– Trabalhar a paciência e a persistência.

– Pensar em inglês.

O último item desta lista é bastante comentado no mundo inteiro. Você já deve ter lido aqui no blog ou então ouvido alguém falar que pensar em inglês é boa parte do caminho para ficar fluente na língua.

Mas, como conseguir isso? Nestes posts você vai entender um pouco mais e pode colocar em prática algumas dicas que ajudam a pensar em inglês.

Bom, pessoal, por hoje é isso! Espero que você tenha gostado do post e ficado mais confiante para continuar a sua jornada de aprender inglês. Se você está com dificuldade, é hora de colocar em prática as orientações que eu citei aqui. Somente você pode mudar o rumo das coisas! Conte sempre comigo para te auxiliar!

Ahh, antes que eu me esqueça, conhece alguém que está passando pela mesma dificuldade? Aproveite para compartilhar este material. Tenho certeza que estas palavras servirão de incentivo.

Obrigado pela companhia e até o próximo post!

See you!

Bye, bye!