Podcast em Inglês – Como Utilizar e Onde Encontrar

Hello, how are you today?

Final de semana chegou, tem gente que gosta de relaxar, ficar com a família, e tem gente também que separa um tempinho desses dois dias de descanso todas as semanas para estudar um pouco mais…

Um pouco mais, viu? Não quer dizer que ficou a semana inteira sem ter contato com o inglês, afinal de contas, do jeito certo não é muito difícil você colocar o inglês na sua rotina.

Pode, por exemplo, assistir uma série em inglês de noite, participar de um grupo de culinária que só fala inglês, ou até mesmo escutar um podcast enquanto vai para o trabalho.

E, falando em podcast, é exatamente esse o assunto do post de hoje.

Eu vou compartilhar com você algumas dicas de como utilizar e onde encontrar um podcast bacana para te ajudar a aprender inglês. Na era do estudo pela internet, do estudo online, usar os podcasts pode ser uma ótima pedida para facilitar seu aprendizado…

Mas, antes disso, quero te fazer uma pergunta: você sabe o que é podcast?

Podcast é um programa de áudio ou vídeo em que você pode ouvir pela internet e até mesmo baixar no seu celular, iphone e afins. Ele é como se fosse um programa de rádio, só que na internet. E a principal vantagem dele é que você pode baixar ele de uma maneira muito fácil… Se você baixar, vai perceber.

Tem feito muito sucesso no mundo inteiro, por isso tem várias pessoas utilizando essa ferramenta para espalhar conhecimento por aí… E eu sou uma dessas pessoas! hehehe

Por isso, resolvi compartilhar com você alguns podcasts que eu acho bacana para você estudar inglês.

Mas, antes disso, gostaria de falar sobre um assunto importante com você…

Como você sabe, aqui no blog eu compartilho dicas para te ajudar a aprender inglês mais rápido. E, diferente das escolas tradicionais, eu acredito que para aprender inglês, não são só as regras gramaticas e vocabulário em inglês que você deve estudar.

Além delas, pois elas também são importantes, claro, você precisa praticar o seu inglês no dia a dia e também trabalhar o seu psicológico, a sua mente, para que esteja preparado para aprender inglês fácil, rápido e sem maiores dificuldades.

Mudar as suas crenças é uma boa maneira de facilitar o seu aprendizado no inglês. Se você acredita que é muito tarde para começar a estudar inglês, que você é muito velho, que aprender inglês é difícil ou qualquer outro pensamento que te limite, você está certo.

Do mesmo jeito que está certo se você disser para si mesmo que aprender inglês é fácil, que você não terá maiores dificuldades para ficar fluente no idioma e que conseguirá fazer o que tanto deseja depois de aprender inglês.

O que eu quero dizer com isso? É que sua mente pode ser sua maior amiga, ou sua pior inimiga. Tudo depende do jeito que você vai deixar ela te influenciar.

Na hora da dificuldade é difícil domar a nossa mente, mas você consegue. Eu consegui e hoje sou fluente em 5 idiomas, então porque você também não poderia conseguir?

Não sou nenhum nerd com QI elevado para justificar eu ter conseguido essa meta. Na verdade, eu coloquei em prática todas as dicas que compartilho aqui com você. Então, tudo que te falo, eu vivi na pele e sei bem como é. Por isso, pode ter certeza que as minhas dicas aqui, ao menos para mim, já deram certo.

Então, o recado está dado! Dome sua mente e você irá chegar rapidinho na fluência do inglês, ok?

Bom, recado está dado… Agora chegou a hora de voltarmos para o tema do post de hoje!

Vou falar sobre alguns podcast que te ajudarão a aprender inglês.

Por que aprender inglês com podcast?

Sabe aquelas horas que você passa parado no trânsito voltando pra casa depois de um dia de trabalho? Esse é um dos momentos ociosos do seu dia que você pode aproveitar para aprender inglês, por exemplo.

Ou, se você for do tipo que consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, pode até mesmo ouvir os podcasts enquanto trabalha ou vai na academia, caminha na rua… enfim!

Além disso, escutar um podcast em inglês é o mesmo do que ouvir um nativo falando inglês (isso, claro, se quem estiver fazendo o podcast for um nativo do inglês né… hahaha). E escutar um nativo falando inglês ajuda muito no desenvolvimento do teu listening.

Além disso, no Pergunte Ao Gringo dessa semana, eu respondi uma dúvida que perguntava como melhorar a pronúncia em inglês. Lá, eu falei da importância sobre o nativo ser o seu espelho, e você sempre usar o modo como ele fala como uma referência para você repetir ele.

E, como você já deve estar imaginando, escutar um podcast pode ser uma ótima maneira de te ajudar a melhorar a sua pronúncia de inglês.

Então, se você quer melhorar o seu inglês, melhorar a sua pronúncia e chegar mais fácil na sua fluência de inglês, chegou a hora de conhecer alguns podcasts em inglês.

Mas, antes de te falar sobre quais podcast você pode escutar, vou te dar algumas dicas…

Podcast em inglês é para quem é fluente?

Para entender o que as pessoas estão falando em um podcast, você não precisa saber 100% do vocabulário que eles estão usando. Na verdade, escutar os podcast vai fazer com que você conheça novas palavras e entenda o seu significado apenas interpretando o contexto em que ela está inserida.

Mas, claro, se mesmo pelo contexto você não entendeu o que aquela pessoa estava falando, busque o significado dessa palavra em algum dicionário de inglês.

Porém, uma coisa muito importante para se dizer sobre os podcast é que normalmente as pessoas falam como se estivessem conversando com um nativo mesmo. Por isso, se você estiver em um nível muito inicial do inglês, provavelmente terá dificuldades para entender o que eles estão falando.

Mas, isso não quer dizer que você deve desistir de escutar um podcast. Talvez, a solução para essa questão seja você seguir a próxima dica: escutar um podcast sobre um assunto que você goste muito!

Pois assim você terá mais facilidade para entender o que eles estão falando… Ou quem sabe, vale também ouvir um podcast sobre assuntos mais do dia a dia mesmo, e menos técnicos, com gírias ou qualquer outra questão que possa dificultar o seu entendimento do que eles estão falando.

Ouça um podcast sobre um assunto que você gosta

Gosta de viajar? De culinária? De dicas para a maternidade? Enfim… Não importa o que você gosta, o que importa é que você pode escolher ouvir um podcast sobre esse assunto.

Lembra que o objetivo é você aprender inglês de uma forma fácil, rápida e divertida né? Então, que melhor forma de fazer isso se não for através de algo que você goste? Assim, você nem vai sentir que está estudando inglês…

Ah, e se você está começando a estudar inglês, vale a pena você procurar alguns podcast que tenham legenda. Isso vai ajudar bastante a conhecer novos vocabulários e também entender o que as pessoas estão conversando.

E se você quiser continuar aprendendo inglês de uma forma fácil, rápida e divertida, pode também usar outras formas de aprender inglês assim, como por exemplo através de textos, músicas, vídeos e etc.

Aqui no blog eu já te dei várias dicas sobre isso, formas de aprender inglês sem ser com um livro de gramática aberto…

Se você quiser saber um pouco mais sobre essas dicas, vou compartilhar com você alguns links.

Dá uma olhada:

Esse texto que está no link que compartilhei contigo é muito legal. Ele fala que o Brasil é um dos principais países que estão “trapaceando” seus parceiros de séries. Sabe o que eles querem dizer com isso?

Que quando você tem uma companhia para assistir uma série, os brasileiros são um dos primeiros no mundo a não conseguir esperar seu parceiro e já sair assistindo a série. E você, já fez isso algum dia? Que feio, hein? hahaha

E fiquei sabendo que o “The Flash” passa em um dos canais de televisão do Brasil, mas não vale você assistir por lá, ok? Tem que assistir na internet para poder ter o áudio e, se precisar, a legenda em inglês também. Afinal de contas, nosso objetivo é aprender inglês vendo a série, né? E não só ver a série…

Então, chegou a hora de falarmos dos podcast…

Preste atenção nos podcasts em inglês que vou te indicar!

ESLPod

O ESLPod é um podcast muito famoso e que é feito por um americano de Los Angeles. Ele e sua companheira praticamente todos os dias lançam um podcast novo e, além de seguirem um roteiro montado antes, também explicam algumas questões da conversação que são importantes para quem está começando a aprender.

VOA News Special English

Lembra que eu falei que o podcast é tipo um rádio? No caso desse podcast, o VOA News, ele literalmente veio de uma rádio americana. Seus locutores são ótimos, falam de uma maneira bem fácil de ser entendida e os assuntos são os mais diversos (história, músicas, atualidades e etc). Vale a pena ouvir!

Listen to English – Learn English

Se você é mais chegado no inglês britânico, ou quem sabe queira aprender os dois sotaques (tanto americano, quanto britânico), essa é uma ótima pedida.

Toda semana o responsável pelo podcast faz comentários sobre coisas comuns ou até mesmo algo engraçado que tenha acontecido na região. É bom que, além de rir do tradicional humor britânico, você também vai conhecer um pouco mais sobre o local.

Acesse o site Listening to English e saiba mais.

English Experts

O English Experts é um podcast que tem como tema central a língua inglesa. Além disso, sua linguagem é super fácil, por isso é ideal também para as pessoas que estão começando a aprender inglês.

E se você estiver começando a estudar inglês e não entender muito bem o que eles estão falando, não se assuste e nem fique desmotivado. Cada um tem seu tempo e se você continuar se dedicando, em breve vai conseguir entender tudo.

6 minutes English (BBC)

A BBC é um dos maiores canais de notícia do mundo, e também tem vários canais de podcast. Um deles é o 6 minutes English, um canal que tem como objetivo passar algumas notícias da BBC em forma de áudio.

Os locutores têm sotaque britânico, não falam tão rápido e usam vocabulário simples, o que pode facilitar bastante a vida de quem está em um nível intermediário do inglês.

Falando em nível intermediário, essa semana eu escrevi um post no blog falando sobre como sair do nível intermediário do inglês, foi bem bacana. E esse foi mais um dos posts da série “Pergunte Ao Gringo”.

Se você tem alguma dúvida que gostaria de perguntar para mim, é só entrar nesse post e deixar um comentário. Se a sua dúvida for comum com outras pessoas, as chances de eu responder ela aumenta bastante. Aguardo o seu comentário lá, ok?

Então, vamos para nossa próxima dica de podcast.

Business English Pod

Eu sempre te falo que aprender inglês pode  te dar melhores oportunidades de trabalho, não é mesmo?

Se você quer aprender inglês com esse objetivo, o Business English Pod pode ser uma ótima pedida.

Ele usa termos que normalmente são usados em ambientes corporativos internacionais e com certeza vai ser uma grande ajuda para você que está indo atrás de melhores oportunidades de trabalho.

The English We Speak

Eu te falei que a BBC tem vários podcasts bacanas né? Esse é mais um deles. O The English We Speak é para que os estudantes de inglês consigam entender o que um nativo fala quando estiverem em contato com ele.

Pois, muitas pessoas ficam meses, anos, estudando inglês e quando chegam em um país que fala o inglês não conseguem entender nada do que o outro fala. Isso acontece pois, assim como no português, o inglês também tem algumas gírias.

E esse podcast fala exatamente disso, das gírias e frases comuns do dia a dia, por isso o nome “The English We Speak”, que, traduzindo literalmente ficaria “O Inglês que falamos”.

Better at English

Tem muito podcast que é encenado, isso pode parecer um pouco artificial e não dar o ritmo de uma conversa mesmo, sabe? Aquela que você teria se estivesse falando com um nativo que fala mais rápido e usa um inglês com mais gírias.

Por isso, a proposta desse podcast é passar para você conversas entre nativos mesmo. Os assuntos são os mais diversos e a velocidade não é muito alto.

O Better at English é ideal para estudantes que estão em um nível intermediário ou avançado. Porém, se você está iniciando seus estudos e quiser testar o seu inglês ouvindo esse podcast, vá em frente, tem o meu apoio.

China 232 

Esse é um podcast muito bacana. Dois irmãos canadenses resolveram ir morar na China, um país completamente diferente do seu país de origem, e criaram esse podcast para compartilhar as experiências que vivem lá.

Os dois são professores de inglês e compartilham com a gente suas histórias. Vale a pena você ouvir o China 232.

Bom, esses são alguns dos podcast que eu indico que você acompanhe. Tenho certeza que você vai adorar aprender inglês usando os podcasts, pois vai melhorar muito o seu inglês.

Muitos alunos meus relataram que conseguiram melhorar consideravelmente o nível do seu inglÊs apenas ouvindo podcasts. Sem falar que ele pode ser ouvido em momentos que teoricamente são ociosos, como por exemplo quando você está dentro do ônibus ou no seu carro parado no trânsito.

Então, chegou a hora da revisão!

Resumo do post de hoje

Então, um podcast é um áudio ou vídeo que você pode baixar no seu celular ou outro dispositivo para ouvir quando achar melhor.

Aprender inglês com podcast é uma boa pedida pois vai te ajudar a desenvolver seu inglês em momentos que teoricamente eram ociosos. Sem falar que escutar um nativo falando inglês melhora a sua pronúncia e você também aprende do jeito certo o inglês.

Aposto que você já ouviu falar das pessoas que ficaram anos estudando inglês e quando viajaram não sabiam falar e nem entender nada do que os outros falavam, né? Isso acontece pois o inglês que elas aprenderam ou era muito teórico ou foi com o sotaque do português, então isso atrapalha o aprendizado de qualquer aluno.

Se você quer aprender um inglês de raiz, de verdade mesmo, ouvir os podcasts vai te ajudar nisso.

E, se você pensa que podcast é só para quem tem nível avançado de inglês, está enganado. Ele também pode ser ouvido por pessoas que estão iniciando, mas você tem que saber escolher muito bem, pois pode ser que o nível do podcast que você escolheu seja muito avançado.

Falando nisso, uma dica para deixar essa tarefa ainda mais legal, é você ouvir um podcast sobre um assunto que você gosta. Quer viajar para Nova York, por exemplo? Então ouça um podcast falando sobre o assunto.

E agora vou fazer uma lista com os podcast que te indiquei no post de hoje:

Bom, aí tem uma lista bem grande de podcast que você pode ouvir. Mas, com certeza se você for olhar na internet e procurar por outros podcasts, vai achar um monte de bons podcasts para te ajudar a aprender inglês.

E, precisando, já sabe né? Pode contar comigo! Todos os dias eu escrevo alguns posts aqui no blog e é sempre uma alegria para mim poder compartilhar tudo que aprendi com você.

Não sei se você já sabe, mas todas as dicas que compartilho no blog e também nos meus vídeos no Canal do Youtube, são dicas que eu mesmo coloquei em prática quando aprendi os 5 idiomas que eu sei.

Então, além dos milhares de alunos que fazem meus cursos pagos e também os milhares de estudantes que me acompanham nos conteúdos gratuitos, que estão sempre testando e validando minhas dicas, eu também senti tudo isso na pele.

Acredito que isso faça toda a diferença na hora de produzir esses conteúdos para você.

Falando em conteúdo, se você gostar de aprender inglês com vídeos, te aconselho a acompanhar também meu Canal do Youtube.

Lá eu liberei um Curso de Inglês Gratuito que milhares de pessoas já assistiram. Tem também a série do Super Gringo, são vários vídeos divertidos onde um super herói vai salvar os brasileiros das mais diversas situações em que, por causa do inglês, eles acabam passando por um aperto.

E como eu sei que a motivação para estudar inglês é algo muito importante, eu também preparei uma série de vídeos falando sobre como se manter motivado para estudar inglês.

Essas são só algumas playlists que compartilhei com você no meu Canal do Youtube. Se você acessar, vai ver que tem outras playlists bem bacanas e que com certeza podem te interessar.

Por hoje é só, pessoal!

Aguardo vocês no próximo post..

Abraços e até mais!