Pergunte Ao Gringo

Hello! How are you? Olá! Como vai você?

Welcome to “Pergunte ao Gringo!” Bem-vindos ao Pergunte ao Gringo!

A pergunta de hoje é:

“Por que algumas pessoas aprendem inglês melhor que outras? ”

Realmente existe algumas pessoas que parecem aprender inglês melhor que outras. Qual a diferença entre esses dois tipos de pessoas? Por que algumas aceleram no aprendizado do inglês e outras não?

Primeiro, não dá para comparar uma pessoa com a outra. O jeito de aprender é diferente para cada pessoa.

Para algumas pessoas, o aprendizado é mais leitura, para outras é mais audição, enquanto outras é mais no sentido de tocar, fazer acontecer, mexer. Então depende de cada pessoa.

Vale a pena você dar uma lida no post: Descubra Como Aprender Inglês do Seu Jeito e Mais Rápido, onde eu falo dos Canais de Percepção.

Vamos falar primeiro das pessoas que não conseguem aprender.

Qual o bloqueio? Porque têm pessoas que não conseguem aprender?

Será falta de inteligência? De habilidade? O que faz com que essas pessoas não consigam aprender?

Pessoas que não conseguem, geralmente tem o que eu chamo de “bloqueio brasileiro”.

O “bloqueio brasileiro” é a pessoa estudar na sala de aula, com gramática, exercícios, essas coisas. Essa pessoa estuda do jeito tradicional, não sente o resultado e não se acha capaz de falar inglês.

É isso que eu chamo de baixa auto estima em inglês. A pessoa não se acha capaz de aprender, não consegue aprender.

O que faz com que as pessoas fiquem fluentes rápido?

São duas coisas:

  • Determinação
  • Metodologia

Determinação

A determinação nada mais é que você olhar para sua meta e não desistir. É ter a mentalidade de guerreiro, mesmo!

Quando eu ofereço aulas de inglês, no meu curso pago, eu vejo que o grande bloqueio geralmente é fazer com que as pessoas queiram fazer o curso, queiram dar continuidade nos estudos. Porque a vida acontece, existem coisas que tiram seu foco dos estudos, como seu trabalho, sua casa.

Diariamente acontecem centenas de coisas que tiram nossa atenção. Então a gente precisa achar um caminho no meio de tudo isso e ter determinação.

O que ajuda você a aprender inglês?

Qual o seu propósito com o inglês? Qual seu foco?

Um exemplo de sucesso

Um bom exemplo disso é um aluno nosso, chamado Gustavo, que acabou virando o garoto propaganda da empresa, pois a história dele é sensacional. Vou resumir a história dele para vocês.

O Gustavo estava correndo perigo de perder o emprego dele pela falta de inglês. Ele trabalhava numa empresa americana sediada no Brasil e os chefes disseram que ele teria 6 semanas para falar inglês fluente ou senão ele estaria demitido!

Ele ficou muito preocupado, pois iria perder praticamente tudo, seu trabalho que adorava, na empresa que adorava, seu sustento. Iria ficar sem saber o que fazer. Está vendo a grande perda que ele iria ter sem o inglês?

E o pior, a empresa chegou a preencher a vaga de trabalho dele. Acharam alguém para trabalhar no lugar dele e disseram que ninguém fica fluente em 6 semanas. É impossível!

Então, ele conversou com a gente e nós ajudamos ele com a parte da metodologia. A determinação ele já tinha, só faltava a metodologia. Nós criamos um plano de estudos personalizado para ele.

E o resultado?

Ele já estava muito determinado, tinha um plano de estudos, uma metodologia. A gente foi o caminho, mas ele foi atrás, estudou. Você nunca pode depender de um curso para fazer você ficar fluente.  

O curso, ou uma pessoa como eu, te dá a metodologia, entrega as ferramentas, mas é você quem tem que fazer acontecer! E foi o que ele fez.

Ele estudou muito! Estudava três, quatro horas por dia. É muito estudo, ele foi muito esforçado.

Ele estava preocupado, pois ia perder o emprego, perder o sustento da família. E você sabe como está o mercado de trabalho hoje em dia, é muito concorrido.

E tem um fato muito interessante. Quem fala inglês, ganha uma média de 65% a mais, no mesmo cargo, que pessoas que não falam inglês.

Nesse post eu falo sobre a importância do inglês no mercado de trabalho.

E o Gustavo, com sua determinação e nossa metodologia, em 6 semanas conseguiu falar inglês fluente!

Não estou dizendo que ele estava falando inglês perfeito, não é isso! Ele conseguiu fazer com que as pessoas o entendessem e ele entendesse as pessoas. Conseguiu se comunicar com clareza. E ele conseguiu manter o emprego!

Qual é a sua determinação para aprender inglês?

Qual a sua perda? Primeiro pense na perda. O que você vai perder se não souber falar inglês? Reflita comigo! Será o emprego? Uma oportunidade? Uma viagem dos sonhos? Parcerias de trabalho? O crescimento que você precisa para ir além, para conquistar seus sonhos?

Pense no que você vai perder sem falar inglês e no que você vai ganhar falando inglês. Coloque isso na sua mente e coloque como prioridade na sua vida.

Geralmente o inglês está lá embaixo na lista de prioridades. Mas ele tem que estar no topo dessa lista, virar prioridade altíssima. Você tem que ter essa mentalidade, esse mindset, de determinação.

Vamos fazer um exercício

Diga para você mesmo: eu preciso falar inglês fluente.

Agora escreva num papel: se eu não falar inglês fluente eu não vou poder ……….

Nesse espaço você preenche com seu sonho, com aquela oportunidade de trabalho, de promoção, aquela viagem.

Essa é a sua determinação! As pessoas que falam inglês fluente é porque tem a determinação de não desistir, de fazer acontecer.

A metodologia

Aqui a pessoa é levada passo a passo, é mostrado o caminho até a fluência. Por que?

Vou te dar um exemplo. Você precisa pegar o caminho desconhecido, do ponto A ao ponto B. O que é mais fácil você caminhar sozinho, olhar a paisagem, dar umas voltinhas por aí e talvez se perder nesse caminho, e quem sabe um dia você chega até o ponto B. Ou é mais fácil você pegar um guia, que é nativo desse lugar e te leva até o ponto B?

Claro que é a segunda opção, ir com o guia.

Existem dois jeitos diferentes para aprender, por conta própria, que muitas vezes demora anos para conseguir, ou você aprender com alguém que já errou e acertou esse caminho várias vezes e que pode te ajudar a pegar um atalho pra você chegar mais rápido.

Concluindo

Com determinação e metodologia você vai conseguir falar inglês muito rápido.

Agora é sua vez, o que você vai fazer a partir de agora?