Pergunte ao Gringo que ele Responde

Hello, how are you?

Eu tenho uma novidade pra te contar, e estou muito empolgado por isso…

Mas, antes de falar sobre a novidade do dia, quero compartilhar com você alguns dos posts mais acessados da semana! 

Eles foram acessados bastante pois, tiraram dúvidas sobre assuntos que geram muitas perguntas entre os estudantes de inglês. Por isso, se você também quiser tirar essas dúvidas, dá uma lidinha nesses posts:

  • Gírias em inglês:
    Até mesmo no português, aposto que tem várias gírias que você não conhece e tem que perguntar para o amigo o que ela significa. No inglês, também temos várias gírias, mas eu resolvi separar uma lista com as principais gírias em inglês. Você vai adorar saber quais são.
  • A Little x A Few: Qual a Diferença?
    Essas são duas expressões que dá muita confusão na cabeça não só dos brasileiros, mas de muitas pessoas que estão aprendendo inglês. Se você também tem essa dúvida, então está na hora de ler esse post.
  • Descubra as Cores em Inglês
    Aprender as cores em inglês é uma das primeiras coisas que os cursos tradicionais ensinam para seus estudantes. Elas são importantes e bem fáceis de aprender, porém você precisa praticá-las para não esquecer como falar cada uma das cores em inglês. Nesse post, eu separei uma lista com as principais cores em inglês.
  • Quantificadores em Inglês
    Quer aprender como falar quantidades em inglês? Esse post vai te ensinar. Como falar muito disso, apenas um, vários, enfim. Vou te ensinar os principais quantificadores em inglês.
  • Como Medir as Coisas em Inglês
    Fazer uma receita que você pega em inglês, pode ser um grande desafio se você não souber quanto é um pound, por exemplo. Ou falar da sua altura, da distância entre uma cidade e outra e etc. Por isso, preparei esse post para você saber como se sair bem em todas essas situações.

Bom, são esses os posts mais acessados da semana passada. Tem bastante conteúdo aí para você dar uma lida e desenvolver ainda mais seu domínio do inglês.

Espero que você consiga ler todos os posts e praticar tudo que estou te ensinando em cada um deles.

Mas, agora chegou a hora de voltar ao assunto do post de hoje… A grande novidade que estou ansioso para te contar! 

Sabe qual é? A partir de hoje terei um dia específico só para responder as principais dúvidas dos meus seguidores e alunos do blog, do Youtube e etc… 

Toda quinta-feira, eu vou postar no meu Canal do Youtube um vídeo em que irei responder uma dúvida de algum aluno dos meus cursos, tanto online, quanto gratuito, e também das pessoas que me acompanham e colocam suas dúvidas aqui no blog, por exemplo.

Então, se você tiver qualquer dúvida sobre inglês, como falar, escrever, e até mesmo sobre dúvidas sobre a cultura americana e etc, eu vou responder…

Essas perguntas vão ser respondidas tanto pelo meu canal, quanto aqui no blog também.

Se você preferir ver o vídeo, esse é o da semana:

Mas, se você prefere ler, ou até mesmo acompanhar os dois, é só continuar lendo esse post…

E, como vai funcionar?

Sempre que você tiver uma dúvida, você comenta ela aqui no blog ou nos comentários do vídeo também… Assim, quando eu for fazer o vídeo da próxima semana, eu irei olhar as dúvidas do vídeo anterior e buscar responder elas, ok?

Eu vou pegar a dúvida mais comum das pessoas, que tenha mais gente interessada, combinado?

Prometo que vou me esforçar ao máximo para responder o maior número de perguntas que eu puder…

Por isso, pode ir colocando sempre sua dúvida… quem sabe um dia ela é a mais votada e escolhida para eu responder!

Então, vou começar com a primeira dúvida…

‘Olá Kevin, sou super fá dos seus vídeos, mas você bem que poderia ensinar o método de como crianças desenvolvem o inglês nos Estados Unidos. Supostamente seria um pouco mais fácil para nós brasileiros aprender com desenvoltura. Vale lembrar que essa é a minha opinião.”
Robert Jorie

Eu simplesmente adorei essa pergunta… E o motivo está bem claro quando você vê minha família!

Você sabia que eu tenho 4 filhos? Isso mesmo, 4 filhos… Faz bastante frio aqui na Dinamarca, onde eu moro com minha família atualmente. Mas nós estamos indo para outro lugar em breve, e eu vou mencionar nos meus vídeos, fique de olho.

Mas, sim, eu tenho dois filhos… dois casais, dois meninos e duas meninas, e eu tenho ensinado eles a falarem inglês do zero.

Eu sou americano, mas como moramos fora dos Estados Unidos, eles têm pouco contato com essa cultura… Fomos apenas para passeio e ficamos no máximo 1, 2 ou 3 semanas.

Por isso, eles aprenderam o inglês de fato aqui comigo, do zero…. E esse é um processo que tenho acompanhado pessoalmente, claro.

Ah, esqueci de deixar claro um ponto… Aqui na Dinamarca eles falam dinamarquês. Então é essa a língua que eles usam com a mãe deles, com os amigos, e até mesmo a cultura que eles vivem é a da Dinamarca.

O dinamarquês é bem diferente do português, mas dentro do critério de que a criança não fala esse idioma, não vive essa cultura, eles estão bem parecidos com as crianças brasileiras que querem aprender inglês.

Sendo assim, o que eu faço com os meus filhos é diariamente estimular eles para ter contato com a cultura e a língua do pai deles, que sou eu… hahaha

Dá trabalho? Sim, dá bastante trabalho… Mas tenho certeza que os ganhos lá na frente serão bem maiores!

E, qual é o método que eu ensino para eles? Vou te falar…

A expectativa é muito importante 

Esse primeiro passo não tem especificamente a ver com a aprendizagem mesmo, sabe? Gramática ou qualquer outra coisa técnica para aprender a língua…

Estamos falando da expectativa! Sim, expectativa… Eu conheço várias americanos, e até mesmo brasileiros que moram aqui na Dinamarca, onde eles falam português com os filhos. E, o filho até entende o que ele está falando em português, mas o filho só responde em dinamarquês, que é o jeito mais fácil para eles…

E sabe qual é a diferença para os meus filhos? É que eles conseguem falar em inglês comigo, eles me respondem em inglês, e não dinamarquês…

Mas, qual o motivo para isso acontecer? É por causa da expectativa!

A expectativa clara deles é que eles têm que responder para mim em inglês.

Eles têm que falar em inglês comigo… Com a mãe, eles falam dinamarquês. E com o pai, eles falam inglês. Com um amigo brasileiro, falam português… e por aí vai!

E, como você pode adaptar isso para a sua vida adulta?

Crie expectativas próprias para o inglês! Sendo assim, você deve criar algo na sua vida que vai ser feito única e exclusivamente em inglês, não existe outra possibilidade.

Por exemplo, você vai fazer um amigo estrangeiro… E você vai falar inglês com ele!

Pode também assistir seriado apenas em inglês, com legenda em inglês ou até mesmo sem legenda.

Assim, a expectativa fica clara para você.

E, se você não consegue ser disciplinado para manter isso como uma meta, pode também se comprometer com um amigo, namorada, alguém da família. Fale para essa pessoa que a partir de agora você só vai fazer isso que escolheu em inglês…

Tem muita gente que leva o compromisso mais a sério quando se compromete com outra pessoa. Se você for assim, faça isso que te falei, de combinar com outra pessoa, ok?

E se você se comprometer em assistir o seriado em inglês, por exemplo, toda noite sua expectativa vai ser assistir um seriado… Pois não vai adiantar nada você se comprometer com isso e nunca assistir um seriado, certo? Isso que você escolher também tem que entrar na sua rotina…

Feedback instantâneo

Outra coisa muito importante, além da expectativa, é o Feedback Instantâneo. Mas, o que é isso?

Muitas vezes quando eles estão falando comigo, quase sem querer eles soltam uma palavra em dinamarquês… É bem comum eles fazerem isso.

Ficam falando, falando e falando em inglês e de repente eles soltam uma palavra em dinamarquês e continuam falando.

Eu entendo tudo de dinamarquês, é uma das línguas em que eu sou fluente… Eles poderiam falar comigo sempre apenas em dinamarquês que eu entenderia tudo… Mas, meu propósito é que eles aprendam o inglês.

Sendo assim, quando eles soltam essa palavra em dinamarquês, sem querer, eu respondo na hora em inglês e falo “não, essa palavra você fala em inglês”.

E, quando eu sei que eles sabem a palavra e não estão lembrando como falar, eu lembro eles de que aquela palavra é dinamarquês e ajudo eles a lembrar de qual é a palavra em inglês.

Então isso é o feedback instantâneo, uma das ferramentas mais poderosas para aprender inglês.

Até essa é uma das coisas que a gente mais treina nos nossos cursos VIPs. Nem deveria falar pois isso é uma surpresa para nossos alunos, mas a gente entrega salas de chat de conversa para os nossos alunos e elas são moderadas por um nativo em inglês.

Lá, nossos alunos têm a possibilidade de conversar e ter um feedback instantâneo desse nativo. Então, numa conversa entre alunos, pode ser que você saiba falar muito bem alguma coisa, mas o outro aluno não saiba, e vice-versa.

Sendo assim, vocês conseguem alimentar um ao outro com feedbacks instantâneos e aumentar o vocabulários, acelerar o aprendizado e ainda praticar o inglês (que eu sempre falo que é a melhor maneira de aprender inglês de verdade).

Outra vantagem dessas salas de chats é que, com essa troca de informações, você memoriza mais facilmente as palavras. Como assim, Kevin? Você pode se perguntar…

Nas salas de chat você estará conversando com outra pessoa em inglês, certo? Aí, digamos que você esqueceu uma palavra, como se fala… Vai pedir ajuda para essa outra pessoa e, se ela souber, fará você lembrar ou aprender como se diz a palavra que você tinha esquecido.

Toda essa situação, fará com que essa palavra grude mais facilmente na sua mente do que se você tivesse visto a palavra em um dos meus posts, por exemplo. Então, quando você tem uma situação associada com a palavra, fica mais fácil memorizá-la.

E eu também vou te ajudar nessa sala de chat, né, com toda a estrutura das frases, enfim, todas as necessidades que você tem para aprender inglês. É a mesma coisa que eu ensino nos meus cursos de fluência.

Outras formas de aprender inglês fácil

Dentro da lógica de aprender inglês como uma criança, vamos concordar que o principal objetivo é aprender inglês de um jeito fácil, rápido e divertido, não é mesmo?

Então, todos os meus posts aqui no blog, vídeos e cursos pagos ou não, tem esse mesmo objetivo: te ajudar a aprender inglês da maneira mais fácil que puder.

Então, para isso, a primeira coisa que você deve fazer é esquecer o jeito tradicional de aprender inglês. Em que você tem que estudar muita teoria para só depois disso se achar na condição de começar a falar ou escrever em inglês, por exemplo.

Isso acontece pois, quando os brasileiros foram para os Estados Unidos buscar um método para aprender inglês, eles trouxeram o método em que os americanos aprendem inglês nas escolas. Sendo assim, eles já são fluentes em inglês, precisam apenas aperfeiçoar essa fala, escrita e afins.

O que não acontece ainda com você, não é mesmo? Sua língua nativa é o português, e agora você está indo atrás da fluência no inglês…

Claro que estudar a gramática é importante, mas ela não deve ser mais importante do que a prática, principalmente no início do aprendizado. 

Por isso, para te ajudar a aprender inglês mais fácil, eu tenho feito uma série de posts com dicas de séries, músicas, textos e vídeos em inglês para te ajudar a praticar o idioma.

Vou separar alguns deles aqui para você dar uma olhada, combinado?

Todos esses posts vão te ajudar a aprender inglês de um jeito mais fácil do que imagina! E, se você curtir aprender inglês com música, vídeos e seriados, continue acompanhando os posts aqui no blog, pois estou sempre postando novidades.

Então, por hoje é só! Não esqueça de deixar um comentário com a sua dúvida e, se a sua dúvida for a mesma que a de outra pessoa, responda no comentário dela “eu também”, para que eu possa saber qual é a maior dúvida de vocês, combinado?

Assim fica mais fácil escolher qual dúvida que eu vou responder semana que vem….

E não esqueça de assinar o meu Canal do Youtube para receber sempre todos os vídeos que eu posto… E não são só as dúvidas que eu estou postando, ok?

Tem vários conteúdos bacanas…

  • Super Gringo: uma série de vídeos em que um super herói salva os brasileiros das mais diferentes situações e enrascadas relacionadas ao inglês. Sem dúvida alguma é um jeito divertido de aprender inglês.
  • Minuto de inglês semanal: toda semana eu posto um vídeo de 1 minuto te ensinando sobre os falsos cognatos, phrasal verbs e afins. Todos são conteúdos que irão te ajudar a aprender inglês, mesmo aqueles assuntos mais complicados, de uma maneira bem fácil.
  • Como montar frases em inglês: muitos alunos tem dúvida nesse assunto, por isso resolvi montar essa playlist especial com os principais vídeos em que te ensinei dicas para montar belas frases em inglês.
  • Motivação em inglês: um dos principais fatores que fazem as pessoas desistirem de estudar inglês é a falta de motivação. E, estar motivado, é muito importante para qualquer coisa que a gente faz na vida, inclusive o inglês. Por isso, nessa playlist você vai aprender dicas de como se manter motivado para estudar inglês.
  • Inglês para viagem: viajar é muito bom, não é mesmo? Mas, sem dúvida alguma, saber falar inglês e se comunicar com as pessoas é um fator muito importante para que você consiga visitar as cidades e conhecer lugares paradisíacos que só os moradores conhecem.
  • Inglês na prática: Este serie é interessante para você que deseja aprender inglês fluente através de uma forma divertida em desenho! São várias vídeo aulas no inglês que revelam como ter uma rotina para aprender inglês, como formar frases em inglês, como dominar o verbo to be, Frases para conversar, como falar do passado, como falar do futuro em inglês, ABC / Alfabeto em inglês, como comparar e bem mais!
  • Curso de Inglês Grátis: aqui eu fiz uma série de vídeos com aulas gratuitas para você aprender inglês super fácil e ficar fluente muito antes do que você imagina. Vale de toda a pena você assistir esses vídeos.

Mais uma vez, tem bastante conteúdo aí para você estudar. Mas, tenho certeza que com dedicação e a metodologia certa, você pode aprender inglês bem rápido.

E, por hoje é só pessoal…

Mais uma vez muito obrigado por sempre curtir e acompanhar os meus conteúdos! Fico muito feliz quando vejo que ele está sendo importante para muitas pessoas…

Recebo vários relatos de pessoas agradecendo o apoio que estou dando para elas realizarem os seus sonhos. E eu quero aqui agradecer vocês também, pois estamos juntos realizando os nossos sonhos….

Afinal de contas, quando vocês assistem meus vídeos, dão uma lida nos meus posts e em todos os conteúdos que eu produzo, além de aprender inglês, também estão me ajudando a realizar meu sonho… Que é ver o máximo de brasileiros fluentes em inglês.

Não tenho dúvidas de que essa fluência trará ótimas oportunidades para você e toda sua família.

Conheci um casal jovem, que estavam recém-casados e tinham muita vontade de morar fora do Brasil. Mas, eles não queria ir morar fora para ficar em uma situação pior do que eles tinham aqui no Brasil. Os dois tinham bons empregos, uma vida estável, mas ao mesmo tempo um grande sonho de morar fora.

Só que, apesar de serem referência nas áreas em que eles atuavam, o idioma era algo que atrapalhava os dois e tornava o sonho deles inviável. Por isso, os dois começaram a estudar inglês…

Colocavam o inglês na sua rotina diária, através de filmes, séries, músicas, e até mesmo nos intervalos do trabalho aproveitavam para estudar.

Em poucos meses, os dois estavam fluentes, fizeram um teste de inglês e conseguiram comprovar essa fluência. Como os dois moravam juntos, dentro de casa começaram a falar apenas em inglês, assim praticavam ainda mais o idioma.

E, um ano depois, estavam morando nos Estados Unidos, com um bom emprego e uma boa condição de vida, exatamente como eles queriam quando começaram a sonhar.

Então, independentemente de qual seja seu sonho, pode ter certeza que ele pode ser conquistado, e só depende de você. Da sua dedicação, da sua motivação… 

Não tenho dúvidas de que o inglês pode ser uma porta de entrada para a realização dos sonhos de muitos brasileiros, por isso me encanta trabalhar com o que eu trabalho.

Espero que vocês, mesmo estando aí do outro lado, possam sentir essa minha paixão, amor e dedicação pelo que faço. Obrigada pela confiança de sempre!

Por isso, se você souber de outra pessoa que tenha essa mesma dúvida, não esqueça de compartilhar o post com ela. É sempre bom saber que as pessoas lembram da gente, né? Sem falar que muitos brasileiros precisam quebrar alguns medos de falar inglês… E esse post pode ajudar bastante eles nesse sentido.

Muito obrigado pela sua companhia hoje e um ótimo dia para você!

Have a nice day… See you!