Pergunte Ao Gringo: Qual é o Mais Dificil Aprender em inglês?#3

Olá, hello…

How are you today?

Espero que esteja pronto ou pronta para falar sobre um assunto difícil para os brasileiros…

Mas, antes de falar sobre o assunto, gostaria de te lembrar que esse é o terceiro post da série “Pergunte ao Gringo”. Uma série de vídeos e posts aqui no blog que estou muito feliz em fazer para você.

Todos os dias recebo muitas perguntas de pessoas com dúvidas de como aprender inglês da melhor forma, dúvidas gramaticais e mais um monte de tipos de dúvidas…. Na medida do possível, eu tento responder todas elas.

Só que, quando paro pra responder essas perguntas, vejo que tem muita gente com dúvidas semelhantes… Por isso, resolvi fazer essa série de “Pergunte ao Gringo”.

Assim, consigo tirar as principais dúvidas dos meus seguidores e alunos, melhorando cada vez mais o inglês de vocês e a facilidade em aprender um novo idioma.

Por isso, se você tiver alguma dúvida que queira perguntar para mim, a hora é agora… Pode colocar aqui nos comentários, ok? As dúvidas que eu perceber serem mais comuns entre meus seguidores, vou respondendo nessa série, combinado?

Então, o assunto de hoje, como disse antes, é bem difícil… Mas, meu objetivo com esse post é que ele não seja mais difícil para você.

Ah, eu também respondi essa dúvida por vídeo. Então, se você preferir assistir o que eu respondi, é só apertar o play:

Então, a dúvida de hoje é do Dener, e é a seguinte:

“Olá Kevin, sou aluno e fã! Minha dúvida é: qual é mais difícil para o brasileiro aprender, escrever, falar ou entender o inglês? E qual a diferença entre os três? Se você responder a minha pergunta, manda um abraço para minha esposa que é sua fã e pro meu estado do Mato Grosso.”

Primeiro, um grande abraço para você e sua esposa e todo o pessoal do Mato Grosso…

Então, qual é o meu conselho pra ti e o que eu penso sobre o assunto? É o que vou responder agora…

O que é mais difícil para os brasileiros: escrever, falar ou entender o inglês?

Isso vai depender um pouco da pessoa, da sua personalidade.

Quem tem facilidade para escrever em inglês?

Geralmente as pessoas mais técnicas, que gostam de matemática, processos, eles normalmente vão ter mais facilidade com a parte de escrever. Pois para escrever bem, você precisa de muita teoria…

Teoria de saber que se fazer em diferentes situações, como as regras funcionam e etc, etc. Tem gente que ama gramática, acredite ou não. Esse tipo de gente existe….

E eu sempre digo que gramática é importante, mas também não é só isso né…

Então, esse tipo de pessoa, com perfil mais lógico e que gosta de gramática, tem mais facilidade para escrever.

Porém, minha chamada de atenção para esse perfil de gente, é que normalmente eles têm dificuldade no falar, o speaking, e no entender o inglês.

Quem tem facilidade para falar em inglês?

Agora, uma pessoa que é mais comunicadora, que gosta de conversar bastante e que sai na rua conversando com todo mundo, perguntando como que vai a vida e toda sua família, e por aí vai, essa pessoa tem mais facilidade com o speaking, o falar.

E, como para falar ela precisa entender o que o outro está falando, isso é algo que ela terá facilidade também.

Eu sou uma pessoa que gosta de falar, pelo menos é o que diz a minha esposa. Então, para mim, quando aprendi o português, o falar foi o mais fácil. Claro que demora um pouco pra começar, mas quis muito aprender a falar. Então foquei muito nisso…

Quem tem facilidade para entender inglês?

E também conheci uma pessoa que não gosta muito de falar inglês, pois tem vergonha. Porém, ela gosta muito de observar, e tem esse tipo de personalidade. Está sempre atenta ao que está acontecendo ao seu redor.

Então, ela sabe tudo de inglês, consegue entender muito bem, só que tem dificuldade de falar.

Então, para cada cenário depende muito da personalidade da pessoa. Porém, tem uma regra geral, que eu gosto de dizer, que é: normalmente as pessoas aprendem a ler mais rápido do que qualquer outra habilidade. 

A compreensão do inglês escrito é mais fácil pois no inglês temos vários cognatos, ou seja, palavras que são bem semelhantes no inglês e no português.

(só tome cuidado com os falsos cognatos)

E para entender essas palavras, você vai ler e entender pois não terá o sotaque de um nativo no inglês, por exemplo. Você vai ler e a vozinha interior, aquela que fala português, vai ler o conteúdo em inglês com o sotaque em português.

Aí vai ficar mais fácil para você entender.

Diferente de quando estamos ouvindo alguém falar, que aí tem o sotaque nativo do inglês mesmo.

E geralmente o falar em inglês vem depois, pois você tem que desenvolver uma base de vocabulário, de compreensão. 

No início, você deve focar em 80% de entrada e 20% de saída. Ou seja, 80% do seu contato com o inglês tem que ser ouvindo, lendo e tendo algum contato com o inglês sem necessariamente estar falando. E, os 20% são para a fala.

Na hora de praticar cada uma dessas habilidades, diferentes áreas do seu cérebro serão usadas. Por isso, é importante você praticar as três. Além disso, quando você pratica uma, também está ajudando a desenvolver a outra. O listening, por exemplo, ajuda a entender, o escrever a falar e por aí vai.

Então, tudo vai ajudando um pouco. Mas, tem que treinar todas as áreas, e não apenas uma, como vejo muitos brasileiros fazendo.

Aqui no Brasil tem muita gente que vai para a sala de aula, treina somente a leitura e não consegue fazer mais nada. Isso não pode acontecer, ok?

Espero que o post de hoje tenha te ajudado a entender melhor como estudar inglês e não esqueça de enviar a sua pergunta, combinado?

Abraços e até mais.