Pergunte ao gringo #Primeiros passos para aprender inglês

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Eu estou muito bem, obrigado! E pronto para responder mais uma das perguntas que recebi de uma das minhas seguidoras.

Para quem não sabe, esse post faz parte de uma série de posts que estou fazendo onde o objetivo é responder uma das perguntas que recebo todos os dias nas minhas redes sociais, blog e afins.

Fico muito feliz de saber que você conta comigo para responder as suas dúvidas, confia no meu trabalho para isso, então resolvi criar essa série de post que está sendo um sucesso.

Muitas pessoas estão acessando, me dizendo que a dúvida de outros é a mesma dúvida dela, e começam também a mandar as suas perguntas para mim…

Por isso, se você também tem alguma dúvida que está te impedindo de aprender inglês, não pense duas vezes antes de fazer um comentário aqui no blog e me dizer qual é a sua dúvida, combinado?

Será uma alegria pra mim poder responder os seus questionamentos.

Outra coisa que você também pode fazer é procurar aqui no blog os posts de pergunte ao gringo e ver se a sua dúvida já não foi respondida.

Tem vários posts aqui nesse sentido, e todos eles sobre conteúdos diferentes.

Então, dá uma olhada nos últimos posts que fiz e veja se você não se encontra em alguns deles:

E tem muito mais, tá? É só você digitar “Pergunte Ao Gringo” na barra de procura que vão aparecer todos eles.

E, dito isso, agora chegou a hora de falarmos sobre a dúvida de hoje!

Dá uma olhada na mensagem que recebi:

“Sou louca pra aprender, eu amo essa língua, acho ela incrível, mais sozinha fica tão difícil…. Queria saber na verdade qual é o primeiro passo mesmo, são tantas as dicas que eu me perco rsrs……” Pamella Avelino

Bom, Pamella! Primeira coisa que quero te dizer é que você não está sozinha nessa… hahaha

Muita gente já veio me falar isso, que não sabem por onde começar seus estudos de inglês quando não tem uma professor ou um cursinho para dar um norte, uma direção de qual caminho seguir.

Então, vou falar disso com você hoje, e também com todos os outros que estão lendo esse post e têm a mesma dificuldade.

Antes de mais nada, é importante comentar também que aprender inglês não é algo que acontece do dia para a noite sem precisar ter um esforço para isso.

Você pode aprender inglês de um jeito mais fácil, rápido e divertido… Porém, isso não quer dizer que não vai precisar do seu esforço e da sua dedicação!

Portanto, você vai sim passar por algumas dificuldades na hora de estudar inglês sozinha, porém, deverá saber como lidar com elas.

Por isso, vou listar agora duas das principais dificuldades de quem estuda inglês sozinho e como superá-las, combinado?

Vamos lá…

Não saber por onde começar

Essa é a dificuldade a qual você comentou, não é mesmo?

Para quem estuda sozinho é difícil saber por onde começar pois eles acreditam que devem seguir a mesma metodologia de aprendizado que um cursinho ou que um professor de inglês daria para ela.

Porém, a grande sacada aqui é você conseguir conciliar o estudo de inglês com algo que você gosta.

Por exemplo, se gosta de assistir série, começa a ver a sua série preferida com legenda e áudio em inglês. Se gosta de ouvir música, começa a ver as traduções de música na internet e vai aprendendo a cantar a música… E por aí vai!

Aprender inglês não está diretamente relacionado ao fato de estudar gramática, isso é uma metodologia ligada com as escolas de inglês. E, estudando sozinho, você tem a liberdade de estudar do jeito que você quiser.

Agora, isso não quer dizer que a gramática não é importante, muito pelo contrário. Ela é muito importante…

Só que ela não precisa ser a “estrela principal”, entende?

Se na hora que você estiver olhando série, por exemplo, perceber alguma palavra que não conhece, alguma coisa estranha que você não entendeu, é aí que a teoria entra… Aí você vai atrás das informações na internet e busca entender o que você não entendeu naquele diálogo.

Depois disso, pode ter certeza que tudo ficará mais fácil!

Ser o responsável pela sua própria motivação

Um outro ponto muito importante de quem estuda inglês sozinho e que muitas vezes impacta diretamente no sucesso ou não de quem decide estudar inglês sozinho, é a motivação.

Como você não terá horários de aula fixos, não terá alguém para ficar te cobrando os estudos e etc, vai depender única e exclusivamente de você fazer isso acontecer.

Por isso, uma estratégia legal para isso é você ter alguém, algum amigo ou família e afins, para estudar junto com você. Assim, um se compromete com o outro para juntos aprenderem inglês.

Demais, não é mesmo?

Bom, esses são os dois pontos que eu tinha para comentar com vocês! O que acharam? Tem alguma coisa para acrescentar? Algum comentário para fazer?

Vou adorar receber a sua opinião!

Além disso, lembre-se de comentar aqui também alguma dúvida que você tenha e que esteja te impedindo de aprender inglês, combinado?

Conta comigo para te ajudar nisso, e eu conto contigo para me ajudar a aumentar o número de brasileiros que sabem que aprender inglês pode ser algo fácil, rápido e divertido.

Para conseguir isso, é só compartilhar esse post com o máximo de pessoas que você puder! Conto contigo e você conta comigo…

Então, por hoje é isso!

Obrigado pela sua companhia e até mais…

Bye, see you!