Pergunte ao gringo: consigo aprender inglês sozinha?

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Eu estou muito bem, obrigado e pronto para responder mais uma pergunta dos meus seguidores.

Se você tem me acompanhado sabe que volta e meia eu posto um conteúdo respondendo alguma dúvida de um dos meus seguidores.

Comecei a fazer isso depois que muitas pessoas começaram a me fazer perguntas aqui no blog, e a maioria delas são perguntas bem complexas de se responder apenas com uma mensagem.

Então, me surgiu a ideia: posso começar a escrever posts respondendo as perguntas deles.

E é exatamente isso que eu faço na série de post “Pergunte ao Gringo”, e já tem várias delas aqui no blog.

Se você quiser, vale a pena dar uma lida nas outras postagens:

E essas são só algumas, tem muito mais aqui no blog…

Mas, além de ler as postagens, você também pode comentar em qualquer post aqui do blog, inclusive nesse aqui, qual é a sua dúvida em relação ao estudo de inglês.

Quem sabe, eu me inspire na sua pergunta e resolva fazer dela um post aqui também, não é mesmo?

Assim como vai acontecer hoje no caso da Thay. Então, vamos para a pergunta dela…

É possível aprender inglês sozinha? 

Revisando os comentários do meu blog, encontrei uma pergunta muito boa feita por uma das minhas seguidoras.

Por mais que ela tenha feito a pergunta, eu sei que essa é uma questão bem comum entre as pessoas que estudam inglês.

Sendo assim, antes de começar a comentar o assunto, quero mostrar para você qual foi o comentário dela:

“Olá, Kevin. Amei o seu artigo, será que consigo aprender a falar inglês sozinha? Estou louca para aprender a falar, fiz um curso à 7 anos atrás foram 3 anos de estudos e não falo quase nada, entendo bem e não falo, quero começar a estudar em casa por devida dificuldade financeira. Seguindo esses passos consigo ao menos chegar ao intermediário?” – Thay Alves

Nossa, tenho tanta coisa para comentar sobre o que você falou, Thay! Mas, vamos por partes…

Fiz anos de curso de inglês e não falo quase nada…

Esse é o primeiro ponto que quero comentar! Thay, infelizmente você não está sozinho nessa…

Tenho vários alunos que vivem a mesma questão que você! Fizeram anos de curso e não conseguem falar inglês, e muitos deles não conseguem nem entender o inglês…

Isso acontece pois alguns cursos de inglês focam muito na teoria, teoria e teoria… Colocam a prática em segundo plano, como se não fosse importante. Porém, a prática é fundamental dentro do aprendizado de um novo idioma.

É ela que vai fazer você memorizar tudo que aprendeu… Então, não cometa essa erro, de esquecer da prática.

E a coisa boa é que você tem muito conteúdo online e gratuito para te ajudar nessa prática, mas vou comentar sobre isso mais para frente.

Quero começar a estudar em casa por devida dificuldade financeira…

Primeiro eu quero te elogiar! Muitas pessoas usam a desculpa de não ter dinheiro para não estudar inglês, e você não faz parte desse grupo.

Como acabei de comentar no tópico anterior, não é preciso ter dinheiro para estudar inglês. Afinal de contas, tá cheio de conteúdo gratuito na internet. E esse blog é um dos lugares onde você pode encontrar muito conteúdo bom e “de grátis”… eheheh

Então, a dica que eu tenho para te dar em relação a essa assunto são duas dicas: acompanhe os conteúdos aqui do blog e pratique muito inglês.

Todos os dias eu sempre estou postando vários conteúdos novos, relacionados a teoria, prática e motivação no estudo de inglês. Então você sempre terá muito o que aprender com eles.

E quanto a prática, você pode fazer isso de várias formas… Assistindo filmes em inglês, séries, músicas, lendo textos e livros e por aí vai.

Sabe qual é a coisa boa disso? Todos esses conteúdos estão disponíveis na internet, de graça… Então, use e abuse deles.

O que também está disponível são várias pessoas que falam inglês, até mesmo nativos do idioma. Você não precisa conhecê-los apenas para que eles te ensinem inglês, mas pode conhecê-los com o objetivo de fazer uma nova amizade, mesmo.

Converse com eles, sobre os mais diversos assuntos… Eles não precisam ser seus professores de inglês, eles precisam apenas conversar com você.

Seguindo esses passos consigo ao menos chegar ao intermediário?

Sim, você consegue! Não só chegar no nível intermediário, como no nível avançado também.

E tem uma grande vantagem dessa prática, de seguir essas dicas que eu acabei de te dar: todas elas você irá praticar o inglês nativo, o inglês real.

Muitas pessoas que ficaram anos fazendo cursinho de inglês no Brasil não entendem nada do que o nativo está falando pois aprendeu inglês com sotaque de português. Aí está tudo errado…

Dessa forma que te falei, você irá estudar o inglês nativo. Aí sim você conseguirá entender fácil o que eles estão falando e também irá se sentir mais segura para poder conversar com eles. Afinal de contas, se você entende o que eles falam, provavelmente o que você precisa trabalhar para conseguir falar é a sua segurança em relação ao inglês.

Então, não tenha vergonha de falar inglês, não tenha vergonha até mesmo de errar e foque em assistir muita série, ler muito livro, escutar muita música em inglês.

Tudo isso irá te dar segurança para começar a falar inglês e ser fluente no idioma.

Então é isso por hoje… Obrigada pela companhia de todos vocês e até mais!

See you… bye, bye!