Pergunte ao gringo: “Como Usar o DO em Inglês”

Olá, hello…

How are you today? Como você está hoje?

Eu estou muito bem, obrigado. Espero que você também!

Bom, mas vamos ao assunto de hoje? Não sei se você tem acompanhado esses posts aqui no blog, mas volta e meia publico um post respondendo a dúvida de um dos meus seguidores.

Já escrevi alguns por aqui, dá uma olhada neles:

Mas, hoje o assunto é outro, e vou responder a dúvida de outra pessoa. Vamos ver que dúvida é essa?

Bom, a pergunta é da famosa Aparecida Caneiro, obrigada por sempre me acompanhar. Então, essa é a pergunta:

“When I use do, I have a lot of problem. Obrigada”.

Então, ela está perguntando sobre o uso do “do”, disse que quando precisa usar ele tem muitos problemas. Sendo assim, vou responder a dúvida dela e provavelmente a sua também, já que está lendo esse post. A propósito, muito obrigado pela sua companhia e fique a vontade para acessar o blog todos os dias e acompanhar os novos conteúdos que eu produzo diariamente por aqui.

Como usar o “do” no inglês?

Essa palavra gera muita confusão no inglês par aos brasileiros pois vocês tem uma palavra para falar “fazer” em português, certo? Pois é, no inglês não é bem assim…

Então, como a gente usa o do e o make? Vou falar sobre esses dois pontos, que no inglês são as palavras que nós usamos para falar “fazer”.

Primeiro, o que é make? 

Para nós, que falamos o idioma inglês, o make tem relação com tudo que precisamos fazer manualmente alguma coisa, confeccionar. Então, você está fazendo alguma coisa no sentido de criar, como fazer um bolo, fazer arte, música e etc.

God made the world (Deus fez o mundo), é um exemplo de frase que podemos usar o make, que nesse caso está conjugado no passado.

Então, apenas com essa dica, acredito que já ficará mais fácil para você entender em que momento usar o “make” e em que momento usar o “do”.

Usando o do

Do é uma ação, por exemplo, “do your homework”, você irá fazer o seu trabalho de casa que o professor te passou.

Caso você use o make nessa frase, por exemplo, “make homework”, você na verdade estará criando o trabalho de casa, ou seja, você estaria no papel de professor que irá criar do zero a tarefa de casa para dar aos seus alunos. Então, as duas formas podem ser usadas, porém tem significados bem diferentes. Você conseguiu entender? Espero que sim!

Então, o do também pode ser usado como comando. “Do this now” (faça isso agora), ou “do what I say” (faça o que eu digo). Todos esses exemplos são comandos que nós usamos o do no inglês.

No português seria o substituto do “faça” na hora de mandar alguma coisa.

Além disso, do também pode ser usado como pergunta. Do you like pizza? (Você gosta de pizza). No português, você usa apenas a intonação no final da frase para dizer que é uma pergunta. Porém, no inglês, nós precisamos do “do” ou “can”, como verbo auxiliar antes da frase interrogatória para mostrar que aquilo é uma pergunta.

Essas são as principais situações onde você pode usar o do, o que você achou delas?

Se conhece mais alguma situação, por favor, compartilha com a gente aqui nos comentários. Vamos adorar receber a sua colaboração…

Então, revisando o conteúdo de hoje, você pode usar o do basicamente em três situações diferentes:

  • Do como ação, que se diferencia do make pois ele está ligado a criação;
  • Como comando, quando você quer que alguém faça algo por você;
  • Como verbo auxiliar na hora de fazer uma pergunta;

Então é isso que eu tenho pra falar com você sobre o do, se você deseja estudar um pouco mais sobre outros verbos, dá uma olhada nesses posts, em que compartilhei com você dicas para aprender mais sobre os diferentes verbos no inglês:

Todas essas dicas vão ser bem importantes para te ajudar a ficar cada vez mais craques nos verbos em inglês, afinal de contas eles são fundamentais para te ajudar a conquistar sua fluência no inglês.

E já sabe, né? Pode contar comigo para te ajudar a chegar lá, a ser fluente no inglês e conquistar todos os seus objetivos a partir dessa vitória.

E, se você gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos. Tenho certeza que eles vão adorar saber que você lembrou deles, além de ajudar também a aumentar a comunidade de pessoas que seguem os posts do blog.

Tudo que eu e minha equipe fazemos todos os dias é para conquistar um objetivo que temos, mas que também impacta diretamente na sua vida: que é fazer com que o máximo de brasileiros sejam fluentes em inglês.

Com isso, tenho certeza que você e todos os brasileiros terão acesso a oportunidades ainda melhores de emprego e de vida. E eu só quero o bem de vocês, por isso conte comigo sempre. Amo demais esse país e todo seu povo!

Muito obrigado pela sua companhia e até mais, nos falamos!

Abraços, see you! Bye, bye…