Pergunte Ao Gringo: Como Sair do Intermediário no inglês?#4

Olá, hello.

Hoe are you? Espero que bem e preparado para levar o seu inglês para outro nível depois do post de hoje…

Você já conhece a série “Pergunte ao Gringo”? Eu vou pegar as perguntas mais comuns entre os meus seguidores e alunos e vou responder em um vídeo especial e também aqui no blog.

Inclusive, se você quiser assistir o vídeo de hoje, é só apertar o play:

Essa série de respostas foi muito requisitada pelos meus alunos e seguidores, por isso resolvi fazer. E, se você tem alguma dúvida em relação ao aprendizado de inglês, dia a dia de um americano, da cultura, enfim, qualquer coisa, é só me perguntar, ok?

Quem sabe a sua pergunta não é a próxima a ser respondida… Vai ser uma grande alegria para mim facilitar ainda mais o seu aprendizado de inglês.

Então, a pergunta de hoje foi feita pelo Manoel Farias (muito obrigada por ter enviado a sua pergunta, Manoel).

A pergunta dele foi a seguinte:

“Kevin, como evoluir para o inglês intermediário? Eu não saio do nível básico.”

Essa é uma boa pergunta, e hoje vamos olhar para isso e te falar como você deve treinar inglês.

Sendo assim, hoje vamos falar sobre como sair do inglês básico, para pessoas que tem dificuldade de alcançar o inglês intermediário.

Claro que pra mim é difícil saber qual é seu nível de inglês hoje. Se você consegue compreender fácil, quanto de vocabulário você tem.

Mas, o que eu tenho visto quando as pessoas não conseguem sair do nível básico, é que elas estão enfrentando aquele famoso muro. Quando elas começam a falar uma coisa, parece que não entendem mais, não compreendem mais do que isso. Ou seja, bate contra o muro.

E eu tenho uma notícia pra te dar…. isso é mentira! Você não está batendo contra o muro ou ficando sem aprender.

O que na verdade está acontecendo é que quando começamos a aprender mais, ficamos mais críticos da gente mesmo. Essa é a definição da sabedoria… A definição verdadeira é realmente entender o quanto a gente precisa aprender na vida.

Quando a gente não tem sabedoria, acreditamos que sabemos tudo, que sempre temos razão. Sabe aquela pessoa que você olha e sabe que ela acha que sabe de tudo e tem razão em tudo? Essa pessoa não tem sabedoria…

Quando começamos a ganhar sabedoria, percebemos que temos muito o que aprender ainda. E o mesmo acontece quando você está aprendendo inglês: quanto mais você aprende, mais percebe o que ainda tem para aprender.

Acredite em você mesmo!

Por isso, eu te indico que você comece a olhar para o que você já sabe de inglês e comece a usar isso que você já sabe. Não fique focando no que você ainda não sabe, pois até mesmo os nativos não sabem tudo de inglês. Então, você não precisa saber tudo também…

Muitas vezes as pessoas que dizem que estão paradas no básico, já conseguem falar e se comunicar, mas não fazem isso pois tem vergonha, um bloquei mental, acreditam que elas não são capazes.

Então, essa é minha primeira dica. Confie em você mesmo, confie nas suas habilidades, mesmo que elas sejam poucas na sua visão.

Treine a área que você tem dificuldade

Por exemplo, qual é a área que você está se sentindo frustrado? Que você não está conseguindo andar pra frente? É o escrever, o falar, compreender, pensar… Enfim!

Que área você tem mais dificuldade na hora de praticar o inglês?

Pense nessa área e trabalhe ela, foque em aprender cada vez mais ela. Porém, claro, sem esquecer que precisa desenvolver as outras também. Mas, nesse momento, dê prioridade para a área que você tem mais dificuldade.

Geralmente para a maioria dos iniciantes de inglês, o compreender e o falar são os que eles têm mais dificuldade. E vou te dar duas dicas sobre isso…

Para compreender melhor, assista séries e vídeos em inglês. E, de preferência, com a legenda em inglês ou até mesmo sem nenhuma legenda.

Assim, você vai treinar junto com o escrito o que as pessoas estão falando. E a sua compreensão vai aumentar bastante.

Se é muita coisa para você começar com séries e vídeos, pode começar com coisas mais curtas. O TED Talks, por exemplo, é uma boa pedida. Lá, você consegue assistir muitas palestras curtas que são em inglês e tem a legenda em inglês também.

Eu fiz uma série de vídeos também para você aprender inglês, veja alguns deles:

Agora, vou te dar a dica que vai te ajudar a falar melhor em inglês.

Na área do speaking, é bom você começar a simplificar primeiro, ou seja, pegue os verbos, substantivos e adjetivos mais usados e começa a misturar. Você não precisa saber todos, apenas os principais.

Assim você já consegue se comunicar melhor com as pessoas. E não tenha vergonha de falar, é a prática que vai te fazer ficar mais solto para falar em inglês.

E, quando você ganha confiança para falar inglês, vira uma bola de neve. Quanto mais confiante, mais você vai querer falar e melhor vai falar também.

Quando você menos perceber, estará falando fluentemente inglês.

E, um dos maiores erros, é você querer começar a falar inglês que nem você fala o português hoje. Porém, se você esperar atingir o seu nível de português hoje no inglês para começar a falar, você vai demorar muito para chegar onde quer (isso se você conseguir chegar).

Por isso, não tenha medo de falar, de praticar, ok? Essa prática também faz parte do processo de aprendizado de inglês.

Então, por hoje é isso. Se você tem alguma dúvida para eu responder, coloca aqui nos comentários que eu vou fazer o meu melhor para te responder, combinado?

Abraços and see you soon!