Pergunte Ao Gringo: Como Melhorar a Minha Pronúncia no Inglês #5

Hello, hi! How are you?

Hoje é um dia muito especial para mim, pois estou mais uma vez fazendo um post para tirar as suas dúvidas aqui no blog.

Para quem não conhece, estou falando da série “Pergunte ao Gringo”. Nessa série de vídeos e posts, eu vou responder as perguntar mais frequentes que recebo das pessoas que comentam aqui no blog ou no vídeo do Youtube.

Então, se você tem alguma dúvida, alguma dificuldade que você percebeu ter ao estudar inglês e que queira compartilhar comigo para ver se pode mudar isso, alguma curiosidade que queira saber sobre os Estados Unidos, ou qualquer outra coisa relacionada ao inglês, é só fazer um comentário.

Depois, eu vou analisar as perguntas mais frequentes, ou até mesmo as perguntas com mais curtidas e vou respondê-las, combinado?

Agora que você já sabe como funciona o “Pergunte ao Gringo”, chegou a hora de falarmos sobre a pergunta de hoje…

A dúvida que vou responder é da Jaqueline Felicete, e é a seguinte:

“Kevin is cute! Tenho dificuldades na pronúncia, que é a conversação.”

Muito obrigado pela parte que me toca, falando que eu sou bonito! hehehe

E, falando sobre a sua dúvida, é sobre ela que vou falar hoje… Vou dar uma dica poderosa que dá para você implementar agora mesmo, que eu sempre usei quando aprendi os idiomas que sei, e que começa com uma historinha.

De onde essa dica poderosa para aprender a pronunciar inglês surgiu?

Quando eu estava em Porto Rico, muitos anos atrás, eu estava começando a aprender espanhol. Naquele momento eu já falava bem, já me virava bem, mas ainda faltava alguma coisa para eu ficar 100% fluente.

E quando eu cheguei lá, eu estava em um ônibus com um porto-riquenho e nós estávamos ensinando um ao outro como pronunciar sua língua nativa, ou seja, eu estava ensinando inglês para ele e ele me ensinando como falar o espanhol.

Depois daquilo, eu comecei a falar e percebi que estava sem sotaque, ele me ensinou a falar algumas coisas em espanhol sem sotaque. E eu comecei a perceber que isso era possível. Imagina, que legal..

Mas, o que ele fez para eu aprender isso? O que ele me passou naquele ônibus e que agora eu vou passar para você?

Então, agora vou te revelar essa dica poderosa… 

E a dica poderosa é a lei da imitação, basicamente! Quando a gente consegue imitar, a gente consegue pronunciar bem. Isso acontece pois geralmente quando a gente aprende a pronunciar em inglês, aprendemos do nosso jeito.

A gente, por exemplo, lê o conteúdo em um livro e fazemos o melhor para falar essa palavra em inglês, tentando acertar. Mas, nem sempre isso acontece.

E tem aquela coisa né…

Você já viu o macaco olhando para você e fazendo a mesma coisa? Ele está te imitando… Você é o espelho dele.

E isso nós ensinamos também no nosso curso. Ensinamos que você deve ter acesso ao nativo para aprender inglês.

E, se você não consegue conversar com um nativo ou ter um momento como eu tive no ônibus, no Youtube tem vários vídeos de nativos falando inglês.

Vale a pena, de repente você começar a dar uma olhada nas dicas de série que eu passei aqui no blog também, como por exemplos Suits, Modern Family, The Flash e muitas outras.

É importante eu reforçar para você que esse aprendizado é fundamental que aconteça com um nativo, e não com um brasileiro fluente no inglês, por exemplo.

Isso é fundamental pois, mesmo que fluente, o brasileiro vai ter um pouco de sotaque e você vai levar isso para você… E não vai aprender a pronunciar certo as palavras em inglês!

Por isso, é muito importante que quando você for ver os vídeos em inglês, seja com um nativo. E, além disso, te dou outra dica…

Faça do nativo o seu espelho!

Fique na frente do espelho, veja o nativo falando e depois se olhe no espelho e repita o que ele está falando. Veja se você está falando que nem ele, perceba seu sotaque, seu jeito de falar. Faça que nem o macaco, imite esse nativo o máximo que puder.

Faça igual à ele, espelhando o formato da boca, o formato da língua e fazendo com que sua boca fique igual ao nativo. E repetindo a pronúncia também. Repita várias vezes, até que você consiga fazer aquilo muito bem.

Pode parecer cansativo, mas é a mesma coisa quando você está treinando na academia, por exemplo. No início, seus músculos estão doloridos. Mas, isso faz parte do treinamento.

Você vai sentir uma dor no início, mas depois vai ficar mais forte, mais ágil. E o mesmo acontece no inglês…

No começo você pode ter mais dificuldades, mas perceberá que logo depois, se você continuar focado no caminho certo, tudo vai ficar mais fácil, você ficará mais ágil para falar bem o inglês e conseguirá atingir a fluência que tanto queria.

E para falar inglês, você também vai treinar seus músculos. Pois para falar inglês, você precisa usar formas na sua boca que não usa no português. Você vai treinar músculos que nem sabia existir.

Quer entender melhor sobre isso? Veja a explicação que dei no vídeo, falando sobre o mesmo assunto:

 

Nesse vídeo eu te expliquei como usar os músculos certos para falar inglês, aí sua pronúncia ficará excelente.

Então, essa é a grande sacada para você pode falar e pronunciar como nativo no inglês: imitar um nativo, desde o jeito como ele fala até a forma da sua boca e língua.

E, se você assistir meus vídeos onde estou falando português, perceberá que meu sotaque pode não ser igual ao de um nativo, mas ele é muito bom. E isso eu consegui atingir colocando em prática isso que estou te falando.

Por isso, meu desafio hoje para você é que ache um nativo como eu, que fala inglês, e você espelhe isso para aprender a melhorar a sua pronúncia, combinado?

Me diga o que achou da experiência.

Então, por hoje é isso. Muito obrigada.

Abraços and see you soon.