Pergunte ao gringo: como formar frases em inglês

Olá, hello!

How are you? Como você está?

Eu estou feliz da vida pois eu e minha família vamos passar o final do ano aqui no Brasil, não é demais isso?

Estou super motivado para chegar cada vez mais perto da minha grande meta de vida, que é fazer com que o máximo de brasileiros falem inglês.

Isso será bom para todos nós, já que o inglês pode te abrir inúmeras portas, te dar as mais diferentes oportunidades de vida e de trabalho… Enfim, é muito bom!

E você deve saber disso, não é mesmo? Afinal de contas, se não fosse isso não estaria aqui…

Bom, por estar tão motivado é que eu estou aqui no Brasil, me reunindo presencialmente com minha equipe e tendo contato com as pessoas e os lugares desse país que eu tanto amo.

Por isso, falando em motivação, quero te fazer uma pergunta: você tem trabalhado a sua motivação durante os estudos de inglês?

Muitas pessoas não dão atenção para esse assunto e acabam desistindo logo no início… Às vezes elas até não percebem, mas a verdade é que elas desistiram pois perderam a motivação de estudar.

Não é pelas dificuldades de aprender o idioma, é pela falta de motivação mesmo que você desiste de estudar. Pois, se você está motivado, você vai encontrar uma forma de superar as dificuldades que aparecem.

E as dificuldades vão aparecer, elas também fazem parte do processo…

Por isso, no pergunte ao gringo de hoje, eu vou responder uma dúvida muito boa que colocaram aqui no blog.

Essa pessoa está atenta a importância da motivação no estudo de inglês, mas também tem uma outra dúvida bem importante.

Então, dá uma olhada na pergunta e no nome da pessoa que fez essa pergunta para mim:

“Tenho sentido grande diferença, em meu aprendizado(apesar de saber que ainda falta muito) acompanhando seu blog …algumas vezes é realmente um pouco difícil se manter motivado. ..mas como você mesmo diz, saber qual é nossa meta é fundamental, para que isso aconteça, e a questão de repetir várias vezes o mesmo assunto de fato é fundamental para fixar a aprendizagem, sinto muita dificuldade ainda em formar frases…São tantas possibilidades que minha mente às vezes parece até bugar rss. Se houver alguma dica que possa nos passar seria ainda mais grata!!!” – Iasmin Cardoso

Iasmin, primeiro gostaria de agradecer por você sempre acompanhar o blog e também comentar a sua dúvida. Essa é uma grande oportunidade para mim, afinal de contas, posso responder diretamente para vocês uma dúvida que eu sei que vai ajudar diretamente na vida de vocês.

E sim, realmente, motivação é muito importante… Ter uma meta, ter contato várias vezes com o idioma, enfim! Eu já escrevi alguns post falando sobre o assunto, se você tiver interesse vale a pena dar uma lida neles:

Todos esses textos vão ajudar bastante vocês na motivação! Mas, e agora: como formar frases em inglês?

Vou responder essa questão agora mesmo…

Como formar frases em inglês

Pode ter certeza, Iasmin, que essa dificuldade não é só sua. Vejo muitos alunos tendo dificuldades na hora de formar frases…

Então, se você está tendo dificuldade, a primeira dica que eu dou é para relaxar e buscar uma solução para isso.

Por ter essa dificuldade, muitas pessoas acabam achando que aprender inglês não é para elas e etc, etc… E acabam desistindo.

Não sei se você dirige, mas gosto de usar esse exemplo… Quando a gente aprende a dirigir, temos que pensar em várias coisas ao mesmo tempo. Trocar marcha, pisar no freio, acelerador, embreagem, mão no volante, dar a seta… Mas, com o tempo, vamos ficando craque nisso e até conseguimos conversar com as pessoas que estão no carro! hehehe

No inglês é a mesma coisa… No início, pode até parecer que é muita coisa para se pensar e fazer ao mesmo tempo. Mas, com a prática e a persistência, você vai ver que não é tão difícil assim.

Então, se você está com dificuldades de formar frases, dá uma olhada nessas dicas:

Imita frases que você já conhece

Tem várias frases em inglês que são famosas, de filmes e séries, por exemplo. Ou até mesmo frases quaisquer que você conhece e pode repetir para você mesmo.

Com o tempo, você vai aprender a juntar as frases e não necessariamente aprender as regras gramaticais dela. Mas, mesmo assim, vai conseguir formar outras frases a partir dessas que você já conhece.

Então, esse é o próximo passo…

Comece a fazer pequenas alterações 

Sabe aquela lista de frases ali de cima, que você já conhece?

Então, agora que você já praticou elas, chegou a hora de fazer pequenas alterações nelas.

Como por exemplo, você conhece a frase “The book is on the table” (O livro está em cima da mesa), certo?

Então, o que você acha de trocar a palavra book por apple?

Ficaria assim: “The apple is on the table” (A maçã está em cima da mesa)… e por aí vai!

Pratique muito

E agora que você já sabe que para aprender a formar uma frase em inglês você não precisa necessariamente aprender todas as regras gramaticais, chegou a hora de praticar as duas dicas que eu acabei de compartilhar com você ali em cima.

Pois, como eu disse no caso do exemplo de aprender a dirigir, é a prática e a persistência que vão te deixar no caminho certo da fluência no inglês.

E aí, Iasmin, te ajudei a aprender a construir frases em inglês de um jeito mais fácil?

Tenho certeza que ao ajudar você eu também ajudei milhares de pessoas que acessam o blog diariamente. Por isso, se você também tem alguma dúvida sobre o aprendizado de inglês, por favor, comente aqui no blog.

Será uma alegria para mim respondê-la, assim como foi responder a dúvida da Iasmin. Contem comigo!

Abraços e até mais… bye, bye!

See you…