Pensar em Inglês – Como Aprender a Ficar Fluente mais Rápido

Hey my friend! Você consegue pensar em inglês?

Só porque é carnaval, você achou que eu não estaria aqui, escrevendo para você? rsrsrsrs…

Tem coisas mesmo muito diferentes sobre as culturas, aqui no Brasil, todos saem para festejar o carnaval e só voltam na quarta-feira, nos EUA isso nunca acontece, em nenhum feriado!

Mas vamos ao que interessa!

Acontece uma coisa com o cérebro de quem estuda em escolas de inglês tradicionais…

Talvez isso também aconteça com você!!

Como nas escolas de inglês, você começa aprendendo pela gramática, e não na vivência do inglês, o seu cérebro passa por um processo de tradução e você não consegue pensar em inglês…

  • Seu cérebro recebe a informação em inglês
  • Traduz a informação para o português
  • Pensa na resposta em português
  • Traduz para o inglês para responder

Se você pensou agora, sim, é isso mesmo que eu faço…

Então esse artigo é para você!

A maioria dos estudantes de qualquer novo idioma tem dificuldades para fazer isso, gente…

Então algumas dicas abaixo irão te ajudar…

…mas eu quero que você saiba que:

Para pensar em inglês precisa lembrar de como uma criança aprende falar, com associações e ouvindo adultos, é assim, ninguém senta ela em uma cadeira e entrega uma gramática do idioma…

Como eu sempre digo que o meu grande objetivo é facilitar a vida de vocês que estão realmente dedicados a aprender a falar inglês com fluência, hoje eu vou passar três dicas infalíveis para ajudá-los a pensar em inglês!

A grande sacada é fazer uma coisa que eu chamo de associação direta. Eu mesmo criei esse termo, gente…

Associação direta significa que você tem que associar a palavra em inglês diretamente com algo palpável, existente, uma ação, um objeto, etc.

O que eu estou querendo dizer aqui é que você não deve traduzir a palavra para depois associar a algo!

Como fazer isso? Acompanhem comigo:

3 Dicas para você aprender a pensar em inglês

Como Aprender a Pensar em Inglês vai tornar sua Fluência 50 Vezes mais Rápida

  1. Vivenciar o idioma

Como vocês sabem, todos nós, seres humanos, temos 5 sentidos. O primeiro passo para pensar em inglês é utilizar um dos seus sentidos assim que você conhecer uma palavra nova.

Quer saber o que significa “kettle”? Ao invés de jogar no tradutor do Google ou ir direto para a página de um dicionário online, que tal fazer a busca pela palavra e olhar as imagens que ele mostra?

Você vai saber o significado dessa nova palavra só de olhar para uma representação gráfica desse objeto!

  1. Associar com algo palpável

O segundo passo diz respeito à associação da imagem com algo palpável. Você já sabe o significado de “kettle” pelas imagens vistas no seu computador. Agora é hora de fazer uma associação da ideia com o objeto real ou com alguma outra coisa.

Você pode fazer associação entre palavras que sejam parecidas ao falar ou ao escrever, dá também para associar com outros itens que fazem parte da cozinha… A associação acaba sendo algo um pouco particular, cada um vai achar a melhor forma de fazer isso.

  1. Repetição

Como Aprender a Pensar em Inglês vai tornar sua Fluência 50 Vezes mais Rápida

Por fim, você precisa fixar essa nova palavra na sua memória e, não existe maneira mais eficaz de fazer isso do que a repetição.

Procure uma maneira divertida de repetir mentalmente novas palavras até que elas se tornem velhas conhecidas. Existem jogos online, cruzadinhas, jogo da memória, uma infinidade de maneiras!

Se vocês seguirem esses passos básicos, vocês vão ver que vai ser possível lembrar de uma nova palavra já na primeira ou segunda tentativa. Rápido, não? Comigo é assim que funciona! E eu uso bastante essa técnica, vou aprimorando cada vez mais.

Se você quer saber mais sobre essas técnicas, dá uma olhadinha nesse vídeo que fiz: