Países que falam inglês – Diferenças e Curiosidades

Hello!

Hoje vamos conhecer um pouco sobre os países que falam inglês e descobrir algumas curiosidades.

A coisa mais legal de aprender inglês é que você não abre as portas para um ou dois países, e sim para 55 nações diferentes!

É isso mesmo, my friend, esse é o número de países onde o inglês é o idioma oficial. Isso que não estou considerando todos os países onde você consegue se virar muito bem dominando o inglês.

Se você pensava em Estados Unidos e Inglaterra, agora já pode considerar viajar também para países como a Irlanda, a Escócia, a Austrália, a África do Sul e, ainda, o queridinho dos brasileiros: o Canadá. E dezenas de outros mais!

Países onde se fala inglês e curiosidades

É muita gente…

…imagine só que no mundo inteiro, em torno de um bilhão de pessoas falam inglês. Pensando assim, acho que você vai se sentir mais encorajado a aprender rápido! Afinal, se tanta gente fala, por que você não? Hehe…

Os sotaques e dialetos dos países que falam inglês!

O primeiro local onde o idioma surgiu foi na Grã-Bretanha na Idade Média, mas de lá parta cá houve muitas mudanças.

Por isso, em cada país é normal encontrar gente falando um pouco diferente se compar aos demais que falam a mesma língua. Em um primeiro momento você pode não perceber grandes diferenças, mas à medida que treinar o seu ouvido vai ficar mais evidente o sotaque de cada lugar.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é normal que as pessoas falem com sons mais abertos, dessa forma, os “r” são puxados, e os “t” soam como “r”. É possível perceber essa caraterística na palavra better, que é ouvido como “berer”.

Já no inglês praticado no Reino Unido, embora o “t” seja pronunciado normalmente, os finais de palavras em “er” soam como “a”. Com isso, better fica “béttar”.

Países onde se fala inglês e curiosidades

É bastante evidente que existam diferenças entre os estadunidenses e os britânicos…

No entanto, os países que formam o Reino Unido também contam com as suas particularidades.

De forma geral, entretanto, é comum ouvir que o inglês britânico é mais elegante, porém, são os habitantes dos Estados Unidos que têm o costume de usar o chamado “old english”.

Ou seja, são eles que fazem uso de expressões e palavras antigas. Um exemplo disso é a palavra “fall”, que significa outono no inglês americano. Para os britânicos, a estação do ano é chamada “autumn”, palavra mais moderna.

Uma dica para perceber essas diferenças é assistindo a filmes britânicos, como os do Harry Potter, Pride & Prejudice por exemplo. Nesses filmes o sotaque do Reino Unido está bem acentuado.

paises que falam ingles

Curiosidades do idioma inglês pelo mundo

O inglês falado na África do Sul também possui as suas particularidades, que se referem principalmente a palavras ditas de modo mais claro, mesmo que os nativos não tenham o costume de abrir muito a boca para pronunciá-las.

Os sul-africanos também falam separando mais uma palavra da outra.

Já as vogais ganham entonação diferenciada, como no exemplo da palavra BACK, que é ouvida como béck.

Eles também pronunciam as vogais cumpridas de forma mais curta, assim, FEET e FIT são ditas de modo muito parecido. Já o som “au” é bastante semelhante a “ai”. Com isso, a palavra sound, por exemplo, é ouvida como saind.

Uma dica é prestar a atenção na entonação que a atriz Charlize Theron dá às palavras nos filmes, já que ela é sul-africana e, portanto, nossa autêntica representante desse sotaque incrível.

Países onde se fala inglês e curiosidades

Nada difícil assisti-la, não?

O inglês falado na Escócia também se diferencia, inclusive, em palavras como “good”, que é pronunciada como guud. O “r” escocês também é ouvido de modo peculiar, sendo que se a letra estiver antes de uma vogal torna-se bem carregada, com mais duração.

Além disso, cada região do país possui as suas próprias gírias, igual aqui no Brasil.

E mais: as vogais são faladas de modo muito correto, enquanto a letra T costuma ser engolida totalmente. Aqui, a dica é ouvir o ator Sean Connery.

Enquanto isso, o sotaque australiano se caracteriza pela entonação no final de frases afirmativas, sendo que parece que os nativos estão fazendo uma pergunta e não afirmando.

Para perceber melhor essa e outras peculiaridades ouça a atriz Nicole Kidman. Você poderá ouvir ainda que a palavra DAY, por exemplo, fica DIE, e que as expressões ganham ênfase no som do “i”, com isso, palavras com essa vogal ficam mais alongadas.

Enfim, aposto que você não sabia que o inglês podia ser tão variado, não? Mas calma, isso não vai prejudicar seu aprendizado em inglês.

Pelo contrário!

Tanta variedade de sotaques torna o idioma ainda mais interessante pra aguçar sua curiosidade e aprender inglês rápido.

Espero que minhas dicas tenham ajudado você hoje.

Obrigado e nos vemos no próximo post!

Abraços, bye!