O que fazer quando não souber uma palavra em inglês

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Hoje eu estou aqui para te dar uma dica maravilhosa… E, ao contrário do que muitos pensam, isso não acontece apenas com quem está começando a aprender ou falar inglês.

Estou falando daquelas situações em que você não lembra ou não sabe qual é a palavra certa em inglês que você deve usar para falar o que quer.

Normalmente quando isso acontece nós ficamos muito nervosos, não é mesmo? Começam a vir aqueles pensamentos que não agregam em nada, e aí tudo só vai piorando… O que diminui muito as chances de você lembrar a palavra!

Muitas pessoas também ficam com vergonha de fazer parecer que elas estão iniciando a aprender inglês, como se isso fosse fato para se envergonhar.

Então, a primeira coisa que eu quero dizer para você em relação a esse assunto é: relaxe!

Não fique nervoso(a), relaxe!

Como eu disse antes, quando essas situações acontecem, normalmente ficamos muito nervosos… principalmente quando estamos falando em uma língua que ainda não dominamos ao certo.

Mas, vou te fazer uma pergunta… Você nunca esqueceu uma palavra quando precisava falar algo na sua língua nativa? Aposto que sim, não é mesmo?

E o que você fez nessas situações? Provavelmente começou a explicar em outras palavras o que você queria dizer, não é mesmo?

Essa alternativa veio na sua mente pois você não ficou nervoso ou nervosa e agiu com muita naturalidade diante daquilo.

Por isso, minha primeira dica para você é se concentrar para não ficar nervoso ou nervosa e “colar as placas” que nem diria uma expressão brasileira… Isso significa que você não pode ficar nervoso e por causa disso não saber ao certo o que fazer, o que falar e como sair daquela situação.

Fale com outras palavras

Essa na verdade é a principal dica que eu tenho para você! Se precisa dizer algo que não sabe como dizer em inglês ou não lembra, comece a puxar na sua memória as palavras que você sabe…

E para fazer isso, vou compartilhar agora algumas sugestões de frases que podem te ajudar:

  • It’s an animal/object/artist. (É um animal/objeto/artista)
  • It’s a kind of… (É um tipo de…)
  • It is big/small/ rounded. (É grande/pequeno/redondo)
  • It’s soft/hard/cold/slippery. (É macio/duro/frio/escorregadio)
  • It’s tall/short/colorful. (É alto/curto ou baixo/colorido)
  • We use it to… (Podemos usar para…)

Essas são algumas frases que podem te ajudar a explicar do que você está falando! Combine essas frases com outros vocabulários que você conhece e com certeza conseguirá se expressar e fazer o nativo entender do que está falando.

Use a tecnologia para te auxiliar

Hoje em dia é difícil alguém que anda sem celular, não é mesmo? Então você pode usar ele não só para conversar com seus amigos, acessar as redes sociais e etc…

Você pode usá-lo para te ajudar a conversar com algum nativo também.

Tem alguns aplicativos de tradução simultânea, mas o mais conhecido deles e mais fácil de ser usado é o Google Translate.

Nele, você pode até mesmo falar algo em português e, além de traduzir, ele também te disponibiliza o áudio em inglês.

É uma ótima ferramenta para te ajudar a aprender inglês, mas também é uma ótima ferramenta para te ajudar a se comunicar com alguém em inglês… Usar ali mesmo, durante a conversa, em tempo real.

E se nada disso der certo, use mímicas!

Sim, isso mesmo! Você também pode usar mímicas para expressar o que você quer falar…

Nunca esqueço uma história que me contaram! Uma aluna estava nos Estados Unidos conversando com algumas pessoas e precisava falar que algo estava longe dela…. Porém, ela só lembrava da palavra near, que é perto em inglês.

Sendo assim, ela pegou dois objetos e colocou um perto do outro, então falou “near”…. E aí quando afastou os objetos, na hora mesmo os nativos que estavam em volta falaram “far”, que é longe em inglês e também era a palavra que ela não lembrava.

Então, nesse momento, usar do corpo, dos objetos em volta, das mímicas, também pode ser uma ótima forma de você sair dessa situação e ainda garantir umas boas risadas. Pois, ao menos nesse caso, no final tava todo mundo rindo junto.

Muitas vezes existe um mito de que os americanos são antipáticos e não gostam de conversar com quem não sabe falar inglês.

Não posso dizer que isso não existe, pois existe. Assim como também existem muitos brasileiros que não gostam de falar com americanos e por aí vai…

Então, assim como você vai encontrar pessoas que terá dificuldade de se comunicar, também poderá encontrar pessoas que terá muita facilidade. E eu tenho certeza que esse último caso, em que você terá facilidade, será a maioria…

Mas, se para garantir você quiser dar mais uma estudada sobre dicas de pronúncia e falas em inglês, dá uma olhada nesses posts:

E esses são só alguns exemplos de post em que falo do assunto, pois tem muito mais aqui no blog.

Então é isso por hoje… Se ficou alguma dúvida, é só comentar aqui no blog com a sua pergunta que será uma alegria para mim respondê-la.

E também se quiser compartilhar esse post com os seus amigos, juro que não vou ficar chateado com você! hahahah

Conto com a sua ajuda para a gente compartilhar dicas que deixam o aprendizado de inglês mais fácil e consequentemente fazer com que mais pessoas queiram e sejam fluentes em inglês.

Obrigado pela sua companhia e até mais!

Bye, see you…