O que é a fluência em uma língua?

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Hoje é dia de esclarecer algo que grande parte das pessoas quer, mas nem sempre sabe o real significado disso… estou falando de adquirir fluência em inglês. Você realmente sabe o que significa ser fluente em uma língua?

Eu decidi escrever sobre isso porque tenho ficado bem preocupado com a banalização do termo “fluência”. Eu sou fluente em 5 idiomas, inclusive no português, isso quer dizer que falo, escuto e escrevo… enfim, me comunico de forma natural, fazendo pausas necessárias e sem causar confusão alguma durante uma conversa. Estas são algumas características de alguém fluente!

Hoje em dia existem vários cursinhos prometendo coisas como “seja fluente em inglês em menos de 4 meses”, “temos a fórmula mágica para você ficar fluente”, atinja a fluência no inglês em apenas um ano”… e várias outras promessas.

Mas, o que estes lugares querem dizer com atingir a fluência? Muito provavelmente até eles mesmos saibam que é impossível prometer isso apenas com as aulas que eles fornecem. Depende muito de cada aluno, não dá para estipular um período ou uma fórmula mágica de forma incisiva.

Mas, então, o que é fluência em uma língua?

Em todos estes anos aprendendo novas línguas, junto com a experiência que adquiri com meus alunos, me deu clareza para perceber quando alguém é fluente ou não em um idioma. Algumas características ajudam a mostrar isso, entre elas estão:

  • Comunicar-se de forma clara, sem gerar dúvidas.
  • Fazer pausas de forma natural ao falar.
  • Falar com naturalidade, assim como quando se comunica na língua nativa.
  • Encontrar diferentes formas para falar sobre o assunto que está conversando.  

Nos posts do meu blog você pode perceber o quanto tenho batido na tecla de falar sobre o quanto é importante viver coisas em inglês sempre que possível… precisa ser algo diário e constante. Os materiais que publico aqui vão ajudar a atingir a sua fluência em inglês de um jeito fácil, rápido e prazeroso, mas não é o suficiente para aprender inglês.

Uma coisa precisa ficar bem clara: para você adquirir a fluência no inglês é necessário ter uma metodologia de aprendizado e uma estratégia de estudo.

Cursinhos tradicionais: Teoria x Prática

Sem viver o idioma inglês, é impossível aprendê-lo (isso também serve para todos os outros idiomas). É por isso que milhares de pessoas passam anos frequentando escolas de inglês, uma ou duas vezes por semana, e ao final do curso não estão seguros para se comunicar e acabam percebendo que estão bem longe de ser alguém fluente.

A sensação de ter jogado dinheiro fora é enorme, assim como a frustração e, muitas vezes, a pessoa cria repulsa pelo idioma. Falo isso porque é bem frequente algum aluno vir comentar que já passou por esta situação. Eu sempre procuro lembrá-lo que possivelmente o problema foi não ter sido exposto ao idioma o tanto quanto necessário.

Se você já frequentou algum cursinho saberá bem do que estou falando. Geralmente as aulas são de, no máximo, duas horas por semana… o restante do tempo é pura teoria, deixando o aprendizado maçante e chato. Quem já sabe inglês costuma ter mais facilidade e tende a se sair melhor, mas quem começou do zero (ou sabe apenas o básico) corre sérios riscos de ficar perdido e desistir.

Quer saber por onde começar para adquirir a fluência no inglês?

Primeiro, é importante refletir sobre os motivos pelos quais você quer aprender inglês e ficar fluente. Estes motivos serão bem importantes ao longo da jornada de aprendizado para manter você firme no propósito. Por que você quer aprender inglês?

  • Satisfação pessoal por poder se comunicar em um idioma que é considerado global?
  • Conseguir uma oportunidade melhor no mercado de trabalho?
  • Adquirir mais conhecimento?
  • Viajar para outros países com mais tranquilidade por saber falar outra língua que não seja o português?
  • Tem o sonho de fazer um intercâmbio?

Estes são os motivos que mais ouço! E eles são bem importantes mesmo!!! Alguns deles também foram meus motivadores para aprender as 5 línguas das quais sou fluente.

E agora, qual a metodologia para dar início a essa jornada de ser fluente?

Diariamente publico posts que ajudam a dar suporte para quem está em busca de aprender inglês, alguns são bem voltados para o ensino, no sentido de mostrar os caminhos que tornam mais simples aprender inglês. Se você está disposto a dar este passo importante e que pode trazer muitas coisas positivas para sua vida, leia os materiais abaixo:

Praticar, praticar e praticar é uma das melhores (senão a melhor) estratégia para aprender inglês. Deixe a vergonha de lado! Entre em chats para conversar com estrangeiros, hoje em dia existem várias opções na internet voltadas justamente para isso… lá estão pessoas que querem praticar inglês e, como nem sempre convivem com outras que falam inglês, aderem aos chats.

Meus posts também são um espaço para você comentar, dar exemplos, tirar dúvidas… procuro responder o mais breve possível. Não é preciso ficar encabulado, com medo de escrever algo errado, pois aqui estamos todos disponíveis para ajudar um ao outro!

No dia a dia, procure receitas em inglês para fazer… reveja alguma série e lembre-se de tirar a legenda… acesse noticiários em inglês. Tudo isso contribuirá para adquirir a fluência no idioma inglês de forma mais rápida e totalmente natural.

Bom, pessoal, por hoje é isso! Espero que tenha ficado claro para você o que é a fluência em uma língua. Se gostou do material, não se esqueça de mandar para os seus amigos.

See you!

Bye, bye!