O Guia Definitivo do Gerúndio em inglês

Olá, hello…

How are you doing? Como você está?

Eu esto muito bem, obrigada. I am fine, thanks!

Mais uma vez eu estava pensando no que escrever para vocês e dessa vez resolvi falar sobre gerúndio em inglês.

Essa semana fiz um post falando sobre o uso do be + being, que já é uma forma de usar o gerúndio em inglês. Mas, como eu disse, é apenas uma forma… Tem muitas outras formas de se usar o gerúndio – tanto no inglês, quanto no português.

Por isso, o tema de hoje é esse: gerúndio em inglês.

Tá, talvez agora você possa estar se perguntando: o que será que o Kevin quer dizer com gerúndio? O que é gerúndio?

Então, eu vou te explicar…

Sabe quando a atendente de telemarketing te liga falando que vai estar transferindo a sua ligação, vai estar cadastrando você em algum lugar, etc, etc? Então, ela está usando o gerúndio com você.

O “estar transferindo” ou o “estar cadastrando” é onde estão o gerúndio nessas frases. Claro que tem muitas outras maneiras de usar o gerúndio, mas essa com certeza você conhece, não é mesmo?

Inclusive, tem muitas regiões no Brasil que eu sei, adoram usar o gerúndio. E tem outras que evitam ao máximo usá-lo, não é mesmo?

Mas, no inglês você pode usar sem medo, ok?

Então, quer aprender mais sobre o assunto? É só ler esse post até o final…

Mas, antes de falar sobre como usar o gerúndio em inglês, eu quero compartilhar contigo uma revisão dos posts que eu fiz essa semana. Todos eles foram inspirados no que eu vejo ser importante para os alunos e seguidores que me acompanham. Vocês são e sempre serão a minha inspiração.

Por isso, acredito que todos esses posts podem te ajudar de alguma maneira. Se por acaso você já sabe algum conteúdo que for compartilhado aqui, pode acessar igual, pois uma boa revisão nunca é demais, não é mesmo?

E se você não sabe, é uma boa hora para aprender…

Todos os dias eu compartilho com você dois posts diferentes. Por isso, se você quiser acompanhar diariamente meus posts, é só ficar de olho aqui no blog.

Faço tudo com muito carinho e dedicação, para que você possa atingir a sua fluência em inglês de um jeito divertido, fácil e prazeroso. Assim como eu aprendi o português…

Falando nisso, você já sabe como eu aprendi português? Se não sabe, vou te contar.

Quando resolvi que gostaria de ser fluente em português, a primeira coisa que fiz foi me inscrever em uma escola tradicional. Acho que eu fui mais um no meio de um oceano de pessoas que quando querem aprender algum idioma novo se inscrevem em um cursinho do idioma.

Pois bem… O resultado foi que não aguentei ficar muito tempo e a primeira coisa que aprendi a falar foi “saco cheio”. Isso mesmo, saco cheio. Pois era exatamente assim que eu me sentia todas as vezes que ia para a aula.

Então, a partir dessa insatisfação, resolvi sair da aula de inglês e começar a estudar por conta própria. Comecei a inserir o português no meu dia a dia, em tudo que podia. Comecei a ver alguns conteúdos online, assim como você está vendo os meus hoje, e mais um monte de outras estratégias que deram muito certo para mim.

Em 4 meses eu estava fluente em português sem nunca ter pisado no Brasil. E isso aconteceu não porque eu sou um gênio, com QI elevado, como muitas pessoas podem achar. Isso aconteceu pois eu estava usando a metodologia certa para mim.

Eu sei que tem muita gente que aprende um novo idioma dentro de uma sala de aula, assim como eu sei que tem muita gente que não aprende desse jeito. E eu sou uma pessoa que fica dentro do primeiro caso, dos que aprendem inglês fora da sala de aula.

Por isso, se você também é uma dessas pessoas, precisa acompanhar os conteúdos que produzo todos os dias para você. E, se você for do tipo que gosta de aprender inglês dentro de sala de aula, de repente meus conteúdos pode ser uma fonte de revisão para você.

E, falando em revisão, que tal começarmos a revisão dos posts dessa semana? Vamos lá…

Revisão dos posts da semana

Como eu disse antes, todos os dias da semana eu posto dois conteúdos diferentes para você. Então, se você realmente está comprometido com a sua fluência de inglês, chegou a hora de dar uma olhada nos posts que eu publiquei essa semana e, claro, estudar todos eles.

Então, prepare-se, pois chegou a hora…

O Google Tradutor te ajuda no aprendizado de inglês?

Eu vejo muita gente usando o Google Tradutor, mas será mesmo que essa é a melhor alternativa para estudar inglês?

Eu levantei esse assunto nesse post e chamei a atenção das pessoas que usam o Google Tradutor para alguns pontos bem importantes.

Se você não quiser “cair em uma armadilha” na hora de usar o Google Tradutor, então precisa ler esse post: O Google Tradutor te ajuda no aprendizado de inglês?

Aprender Inglês com Música #22 Mercy

Quer aprender inglês de um jeito divertido? Então escutar uma música em inglês com certeza é um jeito de você conseguir atingir esse objetivo.

Então, se você quer aprender inglês ouvindo música, está na hora de acessar esse post, onde compartilhei com você a letra e tradução da música “Mercy” (que pelo que me falaram, está entre as mais tocadas no Brasil): Aprender Inglês com Música #22 Mercy.

Doces e sobremesas em inglês

Nossa, fazer esse post me deu muita fome! hahaha… Bom, como o título já diz, nesse post eu compartilhei com você como dizer o nome de alguns doces e sobremesas em inglês.

Assim, quando você for viajar para fora do Brasil, não passa vontade quando quiser comer um doce, não é mesmo?

Quer saber como falar o nome de alguns doces e sobremesas em inglês? Então, acesse o post: Doces e sobremesas em inglês.

Textos em Inglês #20 Dancing with the Stars

Tem um atleta muito famoso nos EUA participando do Dancing with the Stars, que seria como a Dança dos Famosos no Brasil.

Então, além de você ficar por dentro do mundo das celebridades americanas, você ainda vai aprender inglês lendo um texto, que tal?

Se quiser fazer isso, é só acessar o post: Textos em Inglês #20 Dancing with the Stars.

Viagem: Tudo que precisa saber sobre o Canadá

Eu vejo muitas pessoas com dúvidas na hora escolher um local para viajar. E, muitas vezes, essa dúvida é entre Estados Unidos e Canadá.

Por isso, nesse post eu pontuei para você algumas diferenças entre esses dois países. Pode ser que para alguns, seja melhor o Canadá. Já para outros, o melhor mesmo é os Estados Unidos.

E para você, qual será a melhor opção? Descubra acessando o post: Viagem: Tudo que precisa saber sobre o Canadá.

Aprender Inglês Online com Vídeos #16 English at Work

Outra forma muito divertida para aprender inglês, e que eu estou sempre compartilhando novas ideias, é com um vídeo.

Por isso, nesse post especial sobre aprender inglês com vídeos online, eu compartilhei um que fala sobre o inglês no trabalho.

Quer saber que vídeo é esse? Quer treinar se inglês com um vídeo e ainda ver a sua tradução no final? Então, dá uma olhada nesse post (só não vale ler a tradução antes de assistir o vídeo, combinado?): Aprender Inglês Online com Vídeos #16 English at Work.

Quando usar Want e Wanna?

Essa é uma dúvida que vejo muitos dos meus alunos e seguidores tendo, e perguntando para mim. Kevin, qual a diferença entre want e wanna?

Por isso, resolvi escrever esse post falando sobre a diferença dessas duas palavras. Então, quer aprender qual é a diferença? É só clicar nesse link aqui: Quando usar Want e Wanna?;

Como se diz ” Por sorte” em inglês #21

A série de posts como se diz tem feito muito sucesso aqui no blog, e isso me deixa muito feliz. Todos os posts que faço aqui no blog na verdade estão me colocando cada vez mais perto do meu sonho: fazer com que o máximo de brasileiros falem inglês.

Por isso, resolvi escrever essa semana mais um post da série “como se diz em inglês”, e dessa vez a expressão escolhida foi “por sorte”.

Quer saber como dizer por sorte em inglês? Então é só acessar esse post aqui: Como se diz ” Por sorte” em inglês #21.

Aprenda definitivamente como usar be + being

No começo desse post eu falei que tinha feito um conteúdo essa semana falando sobre o uso do be + being, não é mesmo? Então, era sobre esse post aqui que eu estava falando…

Esse, inclusive, foi um dos posts que me inspirou a falar sobre o assunto de hoje, que é gerúndio em inglês. Afinl ade contas, o be + being também é uma das formas de usar o gerúndio em inglês.

Mas, nesse post, não foi o gerúndio meu foco, não. Nesse post, eu te expliquei a diferença entre be e being e como usar os dois juntos.

Quer saber como usar o be + being? Então, é só acessar esse link aqui: Aprenda definitivamente como usar be + being.

Aprender Inglês com Seriados #15 Breaking Bad

As séries estão virando febre não só no Brasil, como no mundo todo. E um dos grandes sucessos é a série que eu comentei nesse post, Breaking Bad.

Ela ganhou vários prêmios e se não me engano até passou na televisão aberta no Brasil, não é mesmo? Bom, se você assistiu essa série na televisão, provavelmente viu toda ela em português, não é mesmo?

Então agora chegou a hora de você acessar o Netflix, por exemplo, e assistir ela em inglês, que tal? E te desafio inclusive a assistir ela sem nenhuma legenda… Vamos ver se você consegue.

Quer saber mais sobre a série? Acesse esse post aqui, ó: Aprender Inglês com Seriados #15 Breaking Bad.

Então esses foram todos os posts dessa semana, o que achou? Tem muito conteúdo aí que pode ser estudado…

Mas não acabou por aí ainda, não, viu? Agora chegou a hora de falarmos sobre o gerúndio em inglês, mais um conteúdo bacana para você estudar e praticar…

Como usar o gerúndio em inglês

Bom, no início desse post eu te expliquei de uma forma bem simples o que é gerúndio, certo? Mas, na verdade, ele pode ser usado em muitos outros casos além do telemarketing…

Por isso, eu vou compartilhar com você uma definição teórica do que é o gerúndio. Dá uma olhada:

O gerúndio é um verbo que não possui flexão de tempo e modo, indicando sempre uma ação contínua, que está, esteve ou estará em andamento, ou seja, um processo verbal não finalizado.

No português, ele pode ser identificado pelo sufixo “ndo” no final da palavra. Exemplos: andando, nadando, correndo, brincando, aprendendo.

Já no inglês, o sufixo é o “ing”, que seguindo a ordem dos exemplos anteriores, seria: walking, swimming, running, playing, learning.

E, por essa definição, já podemos concluir que ele pode ser usado de várias formas. Então, vamos passar por cada uma delas.

São elas:

  • Depois de verbo + preposição (think about / talk about / apologize for /thank for, etc.).
  • Após preposições;
  • Se estiver falando de atividade física, esportes ou compras, os verbos em inglês go ou o come vem seguidos de gerúndio;
  • Depois de adjetivo + preposição (afraid of / worried about / tired of / against, etc.).
  • Após algumas expressões, como: look forward to / to be used to / object to / to be acostumed to.
  • Depois de substantivo + preposição (advantage of / chances of / thought of / reasons for).

Vou te dar alguns exemplos de frases com gerúndio para você entender melhor:

  • She wasn’t looking forward to being in the room with Alex right now. (Ela não estava ansiosa para estar no quarto com Alex agora.)
  • Eating ice cream on a windy day. (Comendo sorvete em um dia gelado)
  • Blowing giant bubble gum bubbles with the car windows down (Mascando bolas de chiclete gigantes com a janela do carro aberta)
  • Climbing is not as easy as it looks (Escalar não é tão fácil quanto parece)
  • In the summer, Kate prefers swimming. (No verão, Kate prefere nadar.)
  • Sophia likes jumping on the trampoline. (Sophia gosta de pular no trampolim.)

Gerúndio x Presente Particípio

Esse é um alerta que eu vou te dar! Você precisa tomar cuidado para não confundir o gerúndio com o presente particípio, pois os dois tem terminação com “ing”.

Então, o que fazer para não confundir os dois? A melhor maneira de se fazer isso é percebendo se existe ou não a presença do verbo to be.

  • I am swimming. [Eu estou nadando.]
  • He is going to school by car. [Ele está indo para a escola de carro.]
  • The team is advancing to the playoffs. [O time está avançando para as eliminatórias.]

Esses são exemplos de presente particípio. Já no caso do gerúndio, seriam dessa forme:

  • I love swimming. (Eu amo nadar.)
  • I hate going to school by car. (Eu odeio ir para a escola  decarro.)
  • The team’s chances of advancing to the playoffs are really high. [As chances do time avançar para as eliminatórias são muito altas.]

Uma observação muito importante sobre esse conteúdo é que no português, o conceito de gerúndio é equivalente aos tempos contínuos do inglês. Por isso, na hora de se perguntar se estamos falando de gerúndio ou presente particípio em inglês, não use as mesmas regras do português.

Verbos em que sempre se usa gerúndio

Além disso que acabei de comentar com você, no inglês tem alguns verbos que obrigatoriamente são seguidos de gerúndio.

Vou passar uma lista desses verbos para você, mas quem me conhece sabe que a minha indicação para você aprender todos esses verbos é falando mesmo, ok? Nada de sair andando de um lado para o outro da sala com uma folha na mão decorando todos esses verbos.

Se você fizer isso, logo mais vai esquecer toda essa lista, e esse não é nosso objetivo aqui. Nosso objetivo é que você aprenda de verdade, e não que decore tudo. Então, dá uma olhada na lista que comentei:

  • admit [admitir]
  • anticipate [antecipar]
  • appreciate [apreciar]
  • avoid [evitar]
  • carry on [continuar]
  • consider [considerar]
  • contemplate [contemplar]
  • delay [atrasar]
  • deny [negar]
  • detest [detestar]
  • endure [suportar]
  • enjoy [apreciar]
  • escape [escapar]
  • excuse [desculpar]
  • face [enfrentar]
  • fancy [desejar]
  • feel like [sentir como]
  • finish [terminar]
  • forgive [perdoar]
  • give up [desistir]
  • imagine [imaginar]
  • include [incluir]
  • involve [envolver]
  • keep (on) [manter / continuar a]
  • mention [mencionar]
  • mind [notar / importar]
  • miss [perder]
  • postpone [adiar]
  • practice [praticar]
  • put off [adiar]
  • quit [desistir]
  • recall [recordar]
  • recommend [recomendar]
  • resent [ressentir]
  • resist [resistir]
  • risk [arriscar]
  • suggest [sugerir]
  • tolerate [tolerar]
  • understand [entender]

Sendo assim, em frases em que você usar qualquer um desses verbos, deve usar o gerúndio. Ficou claro? Vou dar alguns exemplos de frase para te ajudar:

  • You better be really good at remembering. (É melhor que você seja bom em lembrar.)
  • I enjoy traveling, especially to very different places. (Eu adoro viajar, especialmente para lugares muito diferentes.)
  • I didn’t feel like working yesterday. (Eu não quis trabalhar ontem.)
  • She gave up smoking. (Ela desistiu de fumar.)
  • I do recall hearing about the grandfather paradox. (Eu realmente recordo de ouvir sober o paradoxo do avô.)

Bom, essas são algumas formas de você usar o gerúndio em inglês. Lembrando, mais uma vez, que a melhor forma de você praticar tudo isso que te ensinei hoje e que te ensino sempre aqui no blog, é praticando, ok?

Vejo muitas pessoas estudando inglês apenas para decorar as palavras hoje e esquecer delas amanhã. Tudo isso para fazer um teste, uma prova ou qualquer coisa semelhante.

É muito importante que vocês percebam que aprender inglês é algo que pode mudar a sua vida. Não é algo que deve ser feito apenas para uma prova… É algo que deve ser feito por você.

Acompanho diariamente milhares de alunos que começaram a fazer meus cursos e aos poucos vão mudando essa mentalidade… Muitos chegam até mim já tendo esse pensamento, de que aprender inglês é algo importante para toda a vida dele. Porém, muitos ainda acreditam que só precisam daquilo para um momento específico.

Espero que você saiba o quanto o inglês pode mudar a sua vida, o quanto ser fluente pode te trazer melhores oportunidades de trabalho, conhecer pessoas interessantes pelo mundo todo e abrir sua mente para novas culturas. E, depois que a nossa mente se abre para tudo isso, ela não vai mais voltar ao que era antes, certo?

Eu não me arrependo nem um pouco de todas as vezes que me esforcei bastante para aprender cada uma das 5 línguas em que sou fluente. Valeu a pena cada minuto…

E, assim como você, pode ter certeza que eu tive momentos em que estava desmotivado. Porém, quando colocava a minha meta maior na cabeça, lembrava do motivo pelo qual eu estava querendo aprender uma nova língua, e voltava a ficar motivado.

Então, se isso acontece com você também, busque encontrar novamente o motivo pelo qual você está indo atrás da sua fluência de inglês, combinado?

Tenho certeza que isso irá te colocar no caminho certo novamente!

E, no que precisar, pode contar com o meu auxílio… Estou aqui para te ajudar a alcançar a fluência no inglês de um jeito fácil, rápido e divertido!

Ah, antes de terminar, quero te lembrar de compartilhar esse post com os seus amigos, combinado? Vamos espalhar essa energia positiva…

Abraços e até mais!

Bye, bye… see you soon!