Melhore seu vocabulário com esses sinônimos

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Eu estou muito bem, obrigado. E ansioso para compartilhar com você o resumo dos posts dessa semana.

Caso você esteja acompanhando as postagens que eu faço todos os sábados, já sabe do que eu estou falando. E, se não está acompanhando, vai saber agora, pois vou explicar o que acontece em todos os posts de sábado que eu faço.

Como todos os dias de semana eu escrevo em média dois posts por dia, no final da semana tem muito conteúdo novo, conteúdo esse que muitas pessoas, pela correria do dia a dia, acabam não conseguindo ler.

Então, para que essas pessoas não tenham desculpa para não estudar inglês e chegar cada vez mais perto da fluência desse idioma, eu resolvi fazer algo diferente nos posts de sábado.

Eu faço um pequeno resumo de cada um dos posts da semana para que você, caso faça parte da turma que não conseguiu ler os posts durante a semana, consiga então dar uma revisada e entender melhor o assunto de cada um deles.

Caso algo deles te interessar, é só acessar e ler o post inteiro. E, mesmo se você já conhece algum assunto que compartilhei com você nos posts da semana, mesmo assim acredito eu que vale a pena você dar uma olhada no post.

Estudos dizem que nosso cérebro aprende apenas com a repetição. Então, ler novamente sobre algo que você já sabe, é uma forma de revisar o conteúdo, memorizar novamente e até mesmo relembrar sobre regras e afins que você pode ter esquecido da existência.

Mas, como você pode ver no título desse post, esse não é o único assunto do post de hoje. Sendo assim, você terá mais do que as revisões dos posts dessa semana para ler na postagem de hoje…

Outro assunto bem legal que vou falar aqui nesse post, então vale a pena ler ele até o final, é sobre os sinônimos em inglês. Além de te ensinar sobre esse assunto, eu também quero te mostrar como saber os sinônimos pode ser uma forma de aumentar e melhorar o seu vocabulário de inglês.

Para muitas pessoas, essa é a maior dificuldade: aumentar o seu vocabulário de inglês. Por saber dessa dificuldade, eu sempre estou compartilhando dicas aqui no blog de como aumentar o seu vocabulário, de como fazer isso da forma mais fácil possível e que não torne o aprendizado de inglês algo chato e traumatizante para você.

Mas, o que eu posso te dizer por agora, é que a principal maneira de você aprender novos vocabulários em inglês e praticá-los, é encontrando algo que você gosta de fazer, ler e afins, e fazer isso em inglês. Então, o aprendizado de inglês irá se tornar algo prazeroso para você.

Por isso, se você gosta de ler, por exemplo, compre um livro em inglês. Se gosta de dançar e escutar música, coloque as músicas em inglês. Se gosta de cozinhar, procure receitas em inglês… E por aí vai! Use e abuse da sua criatividade que eu tenho certeza que você vai encontrar uma forma de aprender inglês de um jeito fácil e divertido.

E, além de encontrar algo que você gosta de fazer e começar a fazer isso em inglês, claro que você não pode deixar de acompanhar todos os posts que eu faço aqui no blog especialmente para te ajudar a aprender inglês de um jeito fácil, rápido e divertido.

Essa é minha grande missão de vida com todo o trabalho que eu faço aqui para você. Então, conte comigo e com todo o conhecimento que eu carrego para te ajudar nessa jornada…

Não sei se você sabe, mas eu mesmo já passei por isso, pelo aprendizado de um novo idioma. E não foi só uma vez, não, tá? Foram 5 vezes… Eu sou fluente em 5 idiomas diferentes. E, ao contrário do que muitos podem imaginar, eu não sou fluente em 5 idiomas por ser CDF, ter QI elevado ou qualquer outra coisa que possam falar nesse sentido sobre mim.

Eu sou fluente em 5 idiomas diferentes pois eu aprendi e coloquei em prática um método de aprendizado/ ensino que me permitiu aprender um novo idioma facilmente. E hoje, minha missão de vida é compartilhar esse método todos os dias com você.

E, falando em compartilhar todos os dias, que tal a gente começar a fazer a revisão dos posts dessa semana? Tenho certeza que você vai adorar fazer essa revisão comigo… Vamos lá!

Revisão dos posts da semana

Então chegou a hora de eu fazer aquele resumo esperto dos posts que foram publicados aqui no blog nessa semana. Não esqueça de ler até mesmo aqueles posts que falam sobre assuntos que você já conhece, afinal de contas, nosso cérebro só aprende com a repetição. E, ler novamente sobre um assunto que você já conhece é uma forma de repetir esse conteúdo para o seu cérebro memorizar ele de vez.

Então, vamos lá….

Importância do inglês para passar em um concurso público

Eu sei que nessa crise que o Brasil está ainda tem muita gente querendo a tal da segurança que muitos acreditam encontrar apenas em um concurso público. Bom, com certeza esse pode ser um caminho muito bom para muitas pessoas (o que não é meu caso, mas tudo bem).

Porém, o que muitas dessas pessoas acabam não dando valor e muitas vezes podem até rodar por causa disso, é a prova de inglês. Sim, se você não estudar inglês e não se der bem na prova de inglês, você pode perder a vaga que tanto sonha, mesmo que seja expert em outros assuntos pedidos para o concurso.

Então, se você está pensando em fazer um concurso público, você precisa ler esse post. E, se conhece alguém que está estudando para concurso público, você precisa compartilhar essa postagem com ela:

Importância do inglês para passar em um concurso público

Aprender Inglês Online com Vídeos #Should You Be Listening To Music At Work?

Aprender inglês através de vídeos é ótimo, ainda mais nesse universo online onde o que não faltam são vídeos para a gente assistir. As opções são inúmeras, sobre os mais diversos temas.

Porém, nesse post, eu resolvi trazer um vídeo que nos questiona sobre um assunto bem legal e que eu sei que está presente na vida de muitas pessoas no mundo inteiro: será que devemos ouvir música no trabalho?

Tem gente que não consegue trabalhar com música, pois dispersa a atenção. O que será que esse vídeo fala sobre essa questão?

Dá uma olhada nesse post e aprenda mais sobre o assunto:

Aprender Inglês Online com Vídeos #Should You Be Listening To Music At Work?

Descubra o que é #TBT e aprenda a usar nas redes sociais

Tem muita gente usando essa hashtag nas redes sociais, você já viu ela? #TBT

Bom, mesmo que muitas pessoas usem, pelo que percebo muitas ainda não sabem ao certo o significado dela e acabam usando apenas como algo que remete ao passado.

Sim, tem relação com o passado, mas não é só isso que essa hashtag nos diz. Então, se você quiser saber mais sobre o assunto, está na hora de acessar esse post e aprender inglês de um jeito bem divertido e diferente:

Descubra o que é #TBT e aprenda a usar nas redes sociais

Aprender Inglês com Seriados #Jane The Virgin

Os seriados são uma ótima forma de aprender inglês, além de ser uma ótima fonte de diversão (mesmo que muitas pessoas prefiram assistir seriados de suspense e drama, do que de comédia).

Por isso eu fiz essa série de posts, onde dou dicas de seriados para vocês assistirem e aprenderem inglês. E, nesse post em específico, eu compartilhei uma dica bem bacana de uma série bem divertida.

Você vai gostar de saber mais sobre ela, dá uma olhada:

Aprender Inglês com Seriados #Jane The Virgin

Dicas para você começar a pensar em inglês

Ao menos no meu ponto de vista, não existe a possibilidade de você ser fluente em inglês se não pensar em inglês. Pode parecer algo impossível no início, quando você está começando a aprender um novo idioma, mas você verá que com o tempo e a prática, isso vai se tornar muito fácil para você.

Porém, mesmo sabendo que o tempo e a prática são os melhores remédios nesse caso, a gente pode dar um empurrãozinho e ajudar eles a tomarem conta dos seus pensamentos, não é mesmo?

Então, se você quer começar a pensar em inglês o mais rápido possível, dá uma olhada nessas dicas que eu compartilhei com você:

Dicas para você começar a pensar em inglês

Texto em inglês #27 Usain Bolt urges other athletes to save athletics

Apesar de Bolt ser uma grande estrela do atletismo mundial, ele sabe que esse é um esporte que não é tão popular no mundo inteiro, não é mesmo?

Por isso, esse post que eu compartilhei com vocês fala um pouco sobre essa questão. Então, se você tem interesse pelo assunto, dá uma olhada na matéria em inglês que eu compartilhei.

E só depois de ler toda a matéria em inglês você olha a tradução que está nesse post também, combinado?

Então, acessa lá e comece a sua leitura:

Texto em inglês #27 Usain Bolt urges other athletes to save athletics

Aprenda os diferentes significados do verbo “Do”

Bom, a gente sabe que o verbo “to do”  significa fazer, não é mesmo?

Porém, dependendo do contexto e das palavras em que ele está combinado, o tradicional “do” pode ter outros significados bem diferentes do fazer.

Se você quer conhecer esses outros significados, dá uma olhada nessa postagem, tenho certeza que você vai adorar saber ou revisar esses outros significados do verbo “to do”:

Aprenda os diferentes significados do verbo “Do”

Como se diz “Fazer Hora Extra” em inglês?

Essa é uma série de posts muito especial, onde eu digo para vocês como se diz em inglês algumas expressões ou palavras que não são tão comuns no inglês ou até mesmo que não existe uma tradução literal.

E, se você quiser saber como se diz hora extra em inglês, está na hora de ler esse post:

Como se diz “Fazer Hora Extra” em inglês?

Veja os Erros Comuns ao Falar Inglês para Não Fazer Igual

Você deve saber que tem muita gente que fala algumas palavras e expressões em inglês errado e nem sabe, não é mesmo?

Espero que você não seja uma dessas pessoas. Mas, na dúvida, vale a pena você dar uma olhadinha nos erros mais comuns que os brasileiros cometem na hora de falar inglês e ter certeza que você também não está cometendo esses erros.

Veja os Erros Comuns ao Falar Inglês para Não Fazer Igual

Receita em inglês #13 Carbonara

Gente, um macarrão a carbonara pode ser tudo de bom na vida, não é mesmo?

Não sei se você gosta, mas, se gostar, vale a pena colocar em prática essa receita deliciosa. Ah, além de deliciosa, ela também vai te ajudar a aprender inglês.

Então, vale a pena colocar essa receita em prática. E o primeiro passo é acessar esse post:

Receita em inglês #13 Carbonara

Bom, esses foram os posts dessa semana. Espero que tenha gostado de todos eles e que eles tenham te acrescentado algo na vida e te deixado ainda mais perto da sua fluência em inglês.

E, para te ajudar ainda mais nesse objetivo, de ficar fluente em inglês ou então aperfeiçoar a sua fluência em inglês, eu vou compartilhar com você agora alguns sinônimos em inglês. Com eles, você vai aumentar o seu vocabulário – e isso é ótimo para o seu inglês.

Sinônimos em inglês: melhore o seu vocabulário

Então, agora chegou a hora de falarmos dos sinônimos em inglês. Meu objetivo aqui é fazer um alerta para você…

Quando falamos em sinônimos, por definição, estamos falando de duas palavras iguais. E é aí que mora o perigo e é o ponto que eu quero chamar a sua atenção.

Duas palavras iguais é algo meio arriscado de se falar, pois podemos entender que as suas podem ser usadas no mesmo contexto, e não é bem assim no inglês.

Um exemplo disso, bem clássico, é a diferença entre beatiful e handosme. Para muitas pessoas elas têm o mesmo significado, e na verdade elas realmente têm o mesmo significado. Porém, são usadas em contextos diferentes.

Normalmente, handsome é usado para dizer que um homem é bonito, maravilhoso, e beatiful é usado para dizer que uma mulher é linda, maravilhosa.

E será que você pode usar handsome para mulher e beatiful para homem? Poder até pode, porém, quando você usa handsome para mulher, você está dizendo que ela tem traços masculinos. E o mesmo vale ao contrário… quando você usa beatiful para um homem, você está dizendo que ele tem traços femininos.

Então, já imaginou a confusão que isso pode dar? E esse é só um dos exemplos que eu dei.

Sendo assim, aprender certinho o significado e a forma de uso de cada uma das palavras em inglês é muito importante para que você não se coloque em situações complicadas.

Outro exemplo de palavras que são sinônimos, porém não são usadas da mesma forma são as intensidades da sujeira. Para falar que algo é ou está sujo em inglês, usamos a palavra dirty. Porém, para falar da intensidade dessa sujeira, tem várias outras palavras, como por exemplo filthy, muddy, greasy, grimy, mucky e por aí vai.

Outro exemplo também que eu posso citar aqui é a palavra snooty, que em inglês pode significar arrogante. Porém, você pode dizer que arrogante em inglês também pode ser a palavra cocky. Porém, nesse caso a palavra passa mais a ideia de metido, e não tanto de arrogante.

Enfim, os exemplos são vários, por isso é muito importante você saber bem como usar cada uma delas. E a dica que eu te dou hoje é, sempre que encontrar alguma palavra em inglês que parece ser igual, recorra a um dicionário.

É o dicionário que vai te dizer se aquela palavra realmente pode ser usada da mesma forma que a outra palavra, ou então qual é a forma certa dela ser usada.

Na verdade, o dicionário é um bom companheiro nas horas de aperto quando o assunto é inglês. Ele pode te ajudar de diferentes maneiras, por isso te indico ter um sempre por perto.

Claro que isso hoje em dia não significa andar com uma enciclopédia em baixo do braço. Você pode ter um dicionario sempre em mãos baixando um aplicativo no seu celular, por exemplo. Essa é uma ótima forma de ter uma fonte de consulta sempre que surgir uma palavra que não sabe em inglês.

Além disso, pode baixar também um tradutor inglês – português que funcione offline, assim você não precisa de internet para ter acesso ao significado da palavra que você está procurando.

Enfim, o que eu quero te dizer e te chamar a atenção é que os sinônimos em inglês nem sempre tem o mesmo significado. Então, sempre que você escutar ou alguém te falar que duas palavras tem o mesmo significado, questione essa informação.

Vá atrás de um dicionário e confirme se essa informação é verídica, afinal de contas, é você que vai passar vergonha usando uma palavra de um jeito errado.

E é isso que eu tenho para te falar sobre os sinônimos em inglês. Tem bastante informação nesse post, não é mesmo? Espero que você tenha conseguido absorver todas elas e que crie interesse em estudar cada vez mais inglês, e chegar cada vez mais perto da fluência em inglês.

Afinal de contas, quem é fluente em inglês, tem acesso a várias oportunidades que os não falantes de inglês não tem acesso. Um dos exemplos é o concurso público que eu citei hoje aqui no post, mas esse não é o único.

Quem sabe falar inglês, tem acesso a melhores oportunidades de emprego, e não estou falando só de cargos de gerência, cargos de alto escalão. Chão de fábrica e outros cargos intermediários também podem ter melhores salários, melhores oportunidades de vida se souberem falar inglês.

Além disso, te dá acesso a melhores oportunidades de vida. Afinal de contas, quem viaja e conhece novas realidades, novas pessoas, novas culturas, também se abre para novas visões de vida e etc.

Então, se você quiser ter acesso a tudo isso, dedique-se ao estudo de inglês. Dedique-se a estudar inglês de uma forma que seja fácil, rápida e, claro, divertida.

E, para isso, pode contar comigo, viu? Não só com os posts do blog, mas também com os emails que mando e até mesmo os vídeos que publico no canal do Youtube.

É uma alegria para mim poder contar com a sua presença e poder te ajudar a conquistar novas oportunidades de emprego, de vida e etc.

Por hoje é isso, pessoal. Se você gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar ele com outros amigos, outros colegas de estudo de inglês.

Tenho certeza que vai ser muito bom para ele saber que você lembrou dele, e vai ser bom para ele ter acesso a essa informação.

E, se tiver com alguma dúvida, ou queira comentar alguma coisa, é só colocar aqui no blog. Faça um comentário no blog e diga a sua opinião sobre os posts, sobre o meu trabalho, sobre o que você gostaria de ver aqui no blog, enfim.

É uma alegria para mim poder receber o seu comentário.

Por hoje é isso, mais uma vez muito obrigado pela sua companhia e até mais.

See you… bye, bye!