Melhor Maneira para se preparar para o TOEFL

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Se você está lendo esse post, provavelmente está se preparando ou pensando em se preparar para o exame TOEFL, estou certo ou errado?

Bom… se esse é seu objetivo, eu separei nesse post algumas considerações que vão valer a pena você dar uma olhadinha… Afinal de contas, tem muita gente que acaba não passando nesses testes.

E, se você quer passar, com certeza vai adorar saber as dicas que vou te passar.

Mas, antes de falar contigo sobre as dicas, eu quero te fazer refletir sobre um ponto muito importante…

Qual o motivo que te leva a prestar a prova do TOEFL? 

Reflita sobre isso… É para fazer um intercâmbio, comprovar a sua fluência para uma vaga de trabalho, ou então uma vaga na faculdade…

Enfim, tem muitos motivos pelos quais a gente pode querer fazer uma prova do TOEFL! E, ao menos nos casos em que eu usei como exemplo, em todos eles você vai provar que sabe inglês para poder vivenciar a língua inglesa, certo?

Pode ser que seu caso seja diferente, mas eu imagino que na maioria das vezes as pessoas que fazem um exame como o TOEFL querem provar que sabem falar inglês, que sabe se comunicar com as pessoas em inglês, e que estão aptas a fazer isso.

Então, dito isso, vou te fazer outra pergunta… O que adianta estudar a teoria, passar no exame e na verdade você não saber se comunicar com as pessoas?

Eu vejo muuuito isso acontecendo… Pessoas que ficam num quarto, numa sala, sozinhos, estudando muito a teoria e achando que isso é o suficiente para atingir o seu objetivo, que é passar no exame…

Bom, você pode até passar no exame, mas será que vai conseguir acompanhar as aulas na faculdade que você vai? Ou então se comunicar com os seus colegas de trabalho no emprego que você está pleiteando, ou quem sabe se comunicar com os moradores da cidade que você vai fazer o intercâmbio?

Pois, no fim das contas, esse é o grande objetivo de passar na prova, não?

Por isso, se você está fazendo a prova com esse objetivo, ou com objetivos semelhantes, o primeiro convite que te faço é perceber que o seu estudo e o seu esforço para aprender inglês não é para a prova… é para conquistar a sua fluência em inglês.

A partir disso, a nota boa na prova é uma consequência da sua fluência…

Tá, agora você pode estar se perguntando… Mas ser fluente em inglês não é tão fácil assim, Kevin! Sim, eu sei que não é fácil… Mas com a metodologia certa, esse estudo pode ser sim fácil, rápido e prazeroso.

Eu, por exemplo, fiquei fluente em português em apenas 4 meses sem nunca ter pisado no Brasil. Se eu consegui isso, você também consegue no estudo de inglês.. Basta apenas seguir as minhas dicas e a metodologia de aprendizado de inglês que eu ensino aqui no blog e nos meus cursos.

Então, preparado para as dicas? São elas:

Teoria e prática devem andar lado a lado

Esse é um erro muito comum entre as pessoas que estão estudando para passar em uma prova como o TOEFL. Elas esquecem que precisam mais do que a teoria, e acabam focando na teoria, teoria e teoria… Mas e a prática? Acham que não precisam dela…

Isso acontece bastante principalmente pelo que eu acabei de falar ali em cima, as pessoas acabam se preparando para uma prova, e não para ficarem fluentes em inglês. E isso tá errado, ao menos no meu ponto de vista….

A teoria é sim muito importante e ele de jeito algum deve ser excluída da sua rotina. Porém, a prática é tão importante quando a teoria, afinal de contas é ela quem vai te ajudar a memorizar tudo que você estudou até agora. É ela que vai te dar confiança para acreditar no seu potencial e continuar tendo motivação para estudar…

Enfim, é a prática aliada a teoria que irá fazer com que seus estudos de inglês sejam mais fáceis e prazerosos.

Sendo assim, nunca esquece da prática, ok? E nem da teoria…

Insira o inglês no seu dia a dia

Para praticar o inglês, ter contato com o inglês, você não precisa apenas conversar com um gringo ou então estudar com alguém o inglês.

Você também pode ter contato com o inglês através de uma música, de um artigo que você lê, ou até mesmo da linguagem do seu celular ou computador que pode ser trocada para o inglês.

Eu já compartilhei aqui no blog algumas dicas para o seu roteiro de estudos. Nesse post, eu dei dicas de como colocar o inglês no seu dia a dia, sem ter que necessariamente parar para estudar inglês. Esse post fez sucesso e muitos estão aplicando as dicas que passei e colhendo os resultados, espero que você também seja um deles.

Além desse post, tem vários posts aqui no blog em que te ensino a aprender inglês através da música, de textos e seriados, por exemplo. Dá uma olhada em alguns deles:

Então, gente, com essas duas dicas eu não tenho dúvida que você irá conseguir um bom desempenho na prova. O mais importante de tudo é você perceber que não está estudando para uma prova, mas sim para conquistar a fluência do inglês para a sua vida.

Então, por hoje é isso….

Thanks and see you soon… Obrigado e nos vemos em breve!