Dicas de inglês: Falando no telefone

Olá, hello….

How are you today? Como você está hoje?

Eu estou muito bem, obrigado. Espero que você também!

Bom, hoje estou aqui para falar de um assunto que é o terror de quem está aprendendo a falar inglês. Estou falando de algo que realmente assusta as pessoas, fazem elas suar de nervoso e ter medo do que pode acontecer. E, por outro lado, quando tudo sai bem, tem até mesmo comemoração.

Vários alunos meus já vieram contar situações assim… Estou falando da temida ligação ao telefone em inglês.

Eu até tenho uma história muito engraçada para contar sobre isso. Uma vez, uma aluna veio me dizer que estava em um país fora do Brasil e precisava trocar as passagens, por algum motivo ela tinha que remarcar seu vôo.

Quando ela está na rua, falando pessoalmente com as pessoas, ela até conseguia se virar e falar bem com os outros. Porém, quando o assunto é falar ao telefone, ela já fica bem nervosa. E com essa ligação para trocar a passagem dela, não foi diferente.

Ela tentou de todas as formas fugir dessa ligação, mas não teve como. Eu sei que na ligação, ela suava frio, ria de se acabar (de nervoso, claro!) e no fim das contas ela não conseguiu finalizar a ligação. Passou o telefone para o seu amigo, que também teve dificuldades. Mas, pelo menos ele conseguiu transferir a passagem (ao menos era o que eles imaginavam).

Quando chegaram no aeroporto, você acredita que eles transferiram errado a passagem? Sorte deles que estavam no aeroporto dias antes do previsto, e não depois. Então, no fim das contas deu tudo certo e agora eles têm uma história para contar – e eu também, né? Tô aqui contando a história deles…

Bom, tudo isso para te dizer que saber falar inglês ao telefone é muito importante e pode impactar diretamente no sucesso ou não de uma viagem sua para o exterior.

Outro ponto que eu considero importante falar sobre o ato de falar ao telefone em inglês é que, quando você está olho a olho falando com a pessoa, é bem mais fácil entender o que ela fala, sabe por qual motivo?

Pois nesse caso, além da voz, você tem outras comunicações… Como a expressão corporal, a expressão facial o entorno e etc. Sendo assim, fica mais fácil compreender o que o outro está falando. Porém, quando a ligação é por telefone, você só tem uma forma de entender o que o outro fala: pela sua voz. Pode até usar o tom de voz, por exemplo, para te ajudar a decifrar o que o outro fala. Porém, o forte mesmo é o que o outro está falando.

E é por esse motivo que muitas pessoas acabam entrando em pânico na hora de falar ao telefone. Por isso, a primeira dica que eu dou sobre esse assunto é: tenha segurança no seu inglês na hora de falar ao telefone. 

Pode até ser que você não saiba muita coisa, mas essa segurança vai te ajudar de várias formas. Primeiro que você não vai ficar nervoso ou nervosa, pois ao menos teoricamente você irá confiar na sua capacidade de conseguir conversar com a pessoa do outro lado da linha. Segundo que, não estando nervosa ou nervoso, você conseguirá entender melhor quais são as formas de se expressar em cima do vocabulário que você tem.

Sempre digo que para ser fluente em inglês você não precisa saber todas as palavras desse idioma, você precisa saber apenas as principais. Com as principais palavras, você já pode expressar várias situações e sentimentos. Então, quando não souber falar uma coisa de um jeito, sua mente buscará alternativas para falar o que você quer, com o vocabulário em inglês que você tem. E isso faz toda a diferença.

Então, para te ajudar um pouco nessa fase de ligações, eu resolvi compartilhar algumas frases que normalmente são ditas durante uma conversa ao telefone. Vamos lá:

  • Hello. May I speak to…? (Olá. Posso falar com…?)
  • Mrs. Jackson is on another line. Would you like to hold? (A Sra. Jackson está em outra ligação. Você gostaria de esperar?)
  • Let me see if she is available. (Deixe-me verificar se ekla está disponível.)
  • One moment, please. I’ll transfer you. (Um momento, por favor. Você transferi-lo.)
  • Could you tell him Peter called? (Você pode avisá-lo que o Peter ligou?)
  • Could you ask her to call me back, please? (Você pode pedir pra ela me retornar, por favor?)
  • Could you send him a message, please? (Você poderia dar um recado para ele, por favor?)
  • Could you repeat that slower, please? (Poderia repetir isso mais devagar, por favor?)

Então, como eu disse antes, essas são apenas algumas frases que poderão te auxiliar na hora de falar ao telefone. Porém, o mais importante é você não ficar nervoso ou nervosa. É você conseguir se expressar para finalizar a ligação conquistando aquilo que você queria, ok?

Ah, e quanto mais ligações você fizer, mais fácil vai ser para entender o que o outro está falando, você vai pegando a prática. Então, que tal começar a fazer algumas ligações agora mesmo? Sempre é hora de começar a praticar inglês, não é mesmo?

E, se você gostou do post de hoje e quer que outras pessoas acessem esse conteúdo, é só compartilhar ele nas suas redes sociais, mandar por mensagem direta para os seus amigos e etc. Quanto mais você divulgar o material que eu produzo aqui no blog, mas gente estará motivada para aprender inglês no Brasil, e com isso todos ganham.

Já imaginou o que aconteceria na sua vida se você fosse fluente em inglês? Já imaginou o que aconteceria na vida do Brasil se a maioria da população fosse fluente em inglês? Com certeza teriam acesso a melhores oportunidades, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.

E é isso que desejo para você, o melhor hoje e sempre. Então, não esqueça de compartilhar esse post, ok?

Por hoje é isso, muito obrigado pela sua companhia e até mais!

Bye, bye… See you!