Intercâmbio: Será que a África do Sul é um bom destino?

Olá, hello!

How are you? Como você está?

Espero que esteja muito bem, e eu também estou muito bem, obrigado.

Mais uma vez feliz por estar aqui dividindo com você mais um pouco do meu conhecimento em inglês.

Para quem não sabe, estou sempre escrevendo várias dicas bacanas aqui para você. Faço isso pois, meu objetivo de vida hoje é fazer com que o máximo de brasileiros sejam fluentes em inglês. Então, uma das formas de fazer com que isso aconteça, é compartilhar com vocês um pouco da minha experiência e do meu conhecimento acumulado ao longo dos últimos anos, tanto como professor, quanto também como aluno.

Eu mesmo sou fluente em 5 idiomas, incluindo o inglês. Sendo assim, já coloquei em prática várias vezes a metodologia de aprendizado que compartilho com você todos os dias aqui no blog.

Quando fui aprender português, por exemplo, eu também entrei em uma escola tradicional de ensino… Daquelas que você paga mensalidade eternamente e vai uma vez por semana para aprender o novo idioma. O resultado é que no fim você demora um monte para aprender pouquíssimas coisas…

E comigo não foi diferente! Mas, a verdade é que eu não tive paciência para ficar matriculado por anos nessa escola e logo no início já desisti desse objetivo…

Bom, que fique bem claro que eu desisti de estudar português do jeito tradicional, e não que eu desisti de estudar português. Afinal de contas, se não fosse fluente em português, hoje não poderia estar aqui escrevendo para você nesse idioma.

O que eu fiz, na verdade, foi procurar uma outra forma de aprender português. E deu tão certo, que hoje compartilho com você as dicas que coloquei em prática para conseguir atingir a fluência no português de forma fácil, rápida e ainda por cima divertida.

Então, você também pode conquistar isso para a sua vida… Só que no inglês! hehehe

Eu, por exemplo, usando essas dicas, essa metodologia, em 4 meses fiquei fluente sem nunca ter pisado no Brasil. E se isso aconteceu comigo, pode acontecer com você também… Nada te diferencia de mim! Então, mãos na massa… hehehe

Para te ajudar a conquistar esse objetivo, tenho dois assuntos para falar com você no post de hoje. O primeiro deles é o resumo dos posts da semana. São 10 posts no total, e todos eles falam de assuntos muito bons e bem diferentes… Todos com o mesmo objetivo, claro, te ajudar a aprender inglês de um jeito fácil, rápido e divertido.

E, depois de falar sobre o resumo dos posts da semana, eu vou também compartilhar com você algumas dicas caso queira estudar inglês na África do Sul.

Tenho alguns alunos que optaram por estudar inglês lá, e por isso tenho várias dicas para compartilhar com você. Se ficou interessado, te indico ler esse post até o final, combinado? Aí você vai poder ver todas as dicas que eu tenho para compartilhar com você.

Então, vamos lá… Vamos começar pela revisão dos posts da semana.

Revisão dos posts da semana

Como eu disse antes, essa semana nós publicamos um total de 10 posts! Muito conteúdo, não é mesmo?

E é sempre assim…. Muito conteúdo bacana para você acessar e aprender inglês!

Portanto, se você tá realmente engajado na missão de aprender inglês, minha principal dica para você é acessar o blog todos os dias e acompanhar as novidades que estou sempre compartilhando com você.

E, fora isso, eu sempre compartilho um resumo dos posts da semana. Que é o que vou fazer agora… Então, vamos lá!

Aprender Inglês com Seriado # Chesapeake Shores

Aprender inglês com seriado sem dúvida alguma é uma forma divertida de aprender inglês. Além de acompanhar histórias que você pode descontrair um pouco o seu dia a dia, você pode fazer isso em inglês e aprender a pronúncia de acordo com um nativo.

E normalmente nos seriados eles usam linguagem do dia a dia, ou até mesmo linguagens mais de acordo com o meio em que a série é passada. Como por exemplo o meio médico, ou judicial. O que te ajuda a aprender termos desse meio também.

Porém, no caso da dica de série que dei nesse post, o tema é bem de dia a dia mesmo, familiar e com todos os dramas que toda família tem.

Essa é uma daquelas séries bem tranquilas, ideais para você que quer aprender inglês usado no cotidiano, de um jeito não muito elaborado.

Aprender Inglês com Seriado # Chesapeake Shores

Como aprender sozinho a conjugar verbos em inglês?

A conjugação de verbos é algo que muitas pessoas têm dificuldades na hora de estudar inglês. Mas, é possível tornar esse aprendizado mais fácil e até mesmo estudar isso sozinho se você tiver as dicas certas.

E foi esse o meu objetivo nesse post que estou compartilhando com você agora, te ajudar a conjugar verbos e aprender isso sozinho… Sem ter um professor, sem ter que frequentar escolas de inglês e por aí vai.

Ficou curioso ou curiosa para saber mais? É só dar uma lida nesse post:

Como aprender sozinho a conjugar verbos em inglês?

Aprender inglês com música # A Thousand Years

Aprender inglês com música também é uma forma de você inserir o inglês no seu dia a dia sem ter que necessariamente ficar horas e horas trancado em uma sala e acompanhado de uma apostila.

Então, se você quer tornar o seu aprendizado de inglês mais fácil e divertido, meu conselho é para começar a estudar inglês através de músicas em inglês que você gosta.

Por isso, dá uma olhada nesse post, escute essa música e veja se você gosta dela. Se gostar, tenho certeza que ela será uma ótima forma de aprender inglês.

Aprender inglês com música # A Thousand Years

Pergunte ao gringo: como formar frases em inglês

Aprender a formar uma frase em inglês é fundamental pra conseguir ser fluente em inglês. Afinal de contas, não existe comunicação sem a formação de frases…

Por isso, se você deseja aprender inglês, se você deseja ser fluente em inglês, você precisa aprender a formar frases e também precisa ler esse post que eu preparei para você sobre como formar frases em inglês.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, dá uma lida:

Pergunte ao gringo: como formar frases em inglês

Aprender inglês com vídeos # Importância da música para crianças

Nesse post, além de aprender inglês, você também vai aprender sobre a importância da música na vida das crianças.

Eu sempre digo que uma ótima forma de aprender inglês é fazer isso através de atividades que você já faz no seu dia a dia.

Então, se você gosta de assistir vídeos na internet, por exemplo, você pode começar a fazer isso em inglês, ou seja, assistir vídeos em inglês.

E esse post é um exemplo de vídeos em que você pode aprender inglês e muitas outras coisas.

Quer assistir? Então é só acessar o post:

Aprender inglês com vídeos # Importância da música para crianças

Frases em inglês: pedindo informações

Um dos principais desafios de quem não fala inglês e vai viajar para um país que tem essa língua como idioma nativo, é pedir informações.

Já imaginou você se perder, precisar ir até o hospital, saber qual é o restaurante mais próximo, ou até mesmo onde fica o lugar em que ficará hospedado e não saber como perguntar isso? Tenho certeza que você ficará em uma situação bem difícil se isso acontecer.

Por isso, nesse post, eu quero te ajudar a não passar por esses tipos de situações. Leia o post e saiba melhor do que estou falando…

Frases em inglês: pedindo informações

Texto em inglês # 15 of the best places to have a Christmas vacation

Um dos principais motivos que faz com que as pessoas queiram aprender inglês são as viagens. Poder viajar o mundo inteiro, conhecer diferentes locais e pessoas, abrir a mente para novas ideias e por aí vai.

As vantagens de viajar são muitas, assim como a quantidade de pessoas que desejam isso para as suas vidas.

Então, se você gosta de viajar e quer aprender inglês, te aconselho dar uma lida nesse post onde eu vou falar com você sobre ótimos lugares para você passar as férias de final do ano com a sua família ou até mesmo sozinho.

Acessa o post e saiba quais são esses lugares:

Texto em inglês # 15 of the best places to have a Christmas vacation

5 livros para você ler e aprender inglês

Aprender inglês pode acontecer de várias formas, e não só através de livros didáticos. E, uma dessas formas é através de livros de literatura também…

Por isso, nesse post, eu compartilhei com você dicas de livros em inglês que estão no topo dos mais vendidos nos Estados Unidos e que você também pode ler para aprender inglês.

São livros que falam dos mais diversos assuntos, então tem para todos os gostos! Se você gostar de algum, é só comprar e pedir para entregar a versão do livro em inglês na porta da sua casa.

Leia o post e saiba mais:

5 livros para você ler e aprender inglês

Receitas em inglês #Pink Popcorn

Aprender inglês com receitas também é bem divertido, ainda mais quando a receita é diferente e o resultado final é de encher os olhos.

Esse é o caso dessa receita que eu compartilhei com vocês.

Além de deliciosa, essa receita vai fazer com que você pareça um cozinheiro incrível – e de um jeito super fácil. hehehe

Receitas em inglês #Pink Popcorn

Guia definitivo da pronúncia em inglês

A pronúncia no inglês também é um daqueles pontos que acabam complicando a vida de muita gente quando deseja falar inglês. Afinal de contas, cada país pronuncia o inglês de um jeito, o que dificulta o entendimento principalmente de quem acabou de aprender inglês ou então está acostumado com apenas uma forma de se falar inglês.

Então, pensando nisso, eu escrevi esse guia definitivo da pronúncia em inglês, onde compartilho outros posts no blog em que falo sobre o assunto e também dicas super importantes para te ajudar a ser fluente em inglês do jeito certo.

Se quiser saber mais, é só acessar e ler o post nesse link aqui:

Guia definitivo da pronúncia em inglês

E dessa forma a gente termina a revisão dos posts dessa semana. Como disse anteriormente, praticamente todos os dias eu posto algo diferente para você aqui no blog.

Então, se você tem o sonho de aprender inglês e quer fazer isso de uma forma fácil, rápida e descomplicada, já sabe né? É só acompanhar as postagens aqui no blog e também as novidades… Estou sempre produzindo conteúdo gratuito para te ajudar a chegar cada vez mais perto da fluência no inglês.

Dito isso, agora chegou a hora de falar sobre outro assunto com você… E que também é muito importante, principalmente para aquelas pessoas que querem aprender inglês viajando para outro país.

Vamos falar da África do Sul…

Intercâmbio: Será que a África do Sul é um bom destino?

Na hora de escolher um destino para fazer o seu intercâmbio, alguns países estão na lista dos preferidos pelos brasileiros. Tem Estados Unidos, Irlanda, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, e também a África do Sul… além de muitos outros!

Aqui no blog, eu já falei sobre alguns desses destinos, dá uma olhada nos posts:

Uma dica que eu posso te dar, independentemente o país para o qual você pretende ir para aprender inglês, é para você não ir viajar sem saber nada de inglês.

Eu sei que muitas pessoas acham mais vantajoso ir para outro país aprender inglês do que aprender no Brasil. Dentro dessa crença, eles pegam suas malas e partem para um país que fala inglês sem saber falar nada do idioma.

Mas, sabe qual é o problema disso? Já imaginou se algo sai fora do esquematizado? Se acontece algum imprevisto e você não sabe se comunicar com as pessoas para que elas te ajudem? Isso com certeza é uma situação bem complicada, bem delicada…

Então, para não passar por esse tipo de situação é que eu acho importante você ir viajar para outro país, ir morar, fazer um intercâmbio em outro país, quando já souber pelo menos o mínimo da língua. O mínimo para saber sair de situações emergenciais, para pedir a localização das coisas e etc.

Depois disso, você pode sim viajar para outro país e aprimorar o seu aprendizado. Focar mais nas formas locais de se falar alguma coisa e por aí vai.

Mas, digamos que você já colocou isso em prática e agora quer ir viajar para um país que fale inglês… Dentre várias opções que você tem, a África do Sul está na lista dos seus destinos preferidos.

Então, será que vale a pena ir para a África do Sul? Eu acredito que a resposta para essa pergunta é depende!

Depende de quais são os seus gostos, os seus objetivos e até mesmo a sua capacidade de investimento para essa viagem.

Por isso, como não conheço a sua realidade, eu vou falar dos prós e contras da África do Sul e você decide se vale a pena ou não ir para lá, combinado?

Prós de fazer intercâmbio na África do Sul

Os prós de se fazer um intercâmbio na África do Sul são vários…

O contato com a natureza é gigante, você terá belas paisagens de praia, de selva fechada, poderá ter contato com animais selvagens através dos safáris e por aí vai.

Para quem não sabe, safári são os passeios que você faz e tem contato direto com os animais, sem que eles estejam enjaulados e etc. Eles estão soltos mesmo… O passeio é muito legal.

Outra vantagem é que vocês estarão respirando história em todos os lugares que forem. Poderão conhecer um pouco mais sobre Nelson Mandela, um ícone mundial, sobre o apartheid, que foi a separação entre homens brancos e negros e muito mais.

Uma outra vantagem bem importante é que a moeda local é desvalorizada em relação ao real, ou seja, o real vale mais do que a moeda deles. Sendo assim, a tendência é que você gaste menos indo para a África do Sul do que para os Estados Unidos, por exemplo.

Posso citar como vantagem também o fato de você não precisar de visto para cursos de até 3 meses e que o clima de lá é bem parecido com o do Brasil, então você não verá neve e nem passará muito frio (isso não quer dizer que lá não faz frio, ok? Mas não tanto quanto os Estados Unidos, em regiões que nevam, por exemplo).

E a última vantagem que quero citar é em relação a culinária. A comida deles é muito boa, tem várias opções e você não vai pagar caro por isso. Então, vale a pena fazer intercâmbio lá por causa desses pontos.

Mas, como nem tudo são flores, a África do Sul também tem alguns pontos negativos. E agora chegou a hora de falarmos deles…

Contras de fazer intercâmbio na África do Sul

Diferente de outros países que só tem uma língua como padrão, a África do Sul possui 11 dialetos diferentes registrados como dialetos oficiais. Isso faz com que nem todo mundo fale inglês, e muita gente fale dialetos bem diferentes entre eles…

No caso do inglês, essa é a língua oficial do país, ou seja, os governos e afins usam essa língua. Mas, isso não quer dizer que todo mundo nas ruas fale inglês.

Esse fato, também faz com que, mesmo as pessoas que falem inglês, tenham uma pronúncia bem diferente do resto do mundo e que até mesmo é difícil de se entender muitas vezes.

Na verdade, esse seria o principal e único contra que eu vejo de ir para a África do Sul. Um ponto bem importante para ser avaliado, mas que ao menos no meu ponto de vista, não precisa ser um ponto pelo qual te faça desistir de ir para lá.

Você também vai encontrar pessoas do mundo inteiro aprendendo inglês por lá, o que vai te colocar em contato com diversas culturas. Então, o fato deles terem tantos dialetos pode até não impactar tanto no seu aprendizado de inglês.

E aí, o que achou dos pontos que levantei como prós e contras de se morar na África do Sul? Conseguiu fazer a sua decisão se vale a pena ou não fazer um intercâmbio nesse país?

Como eu disse antes, cabe a você decidir isso… Afinal de contas, é você quem sabe das suas vontades, dos seus gostos e objetivos.

Se ficou animado ou animada para ir até lá, te desejo uma ótima viagem! E, se ficou alguma dúvida em relação ao aprendizado de inglês, será uma alegria para mim que você comente aqui no blog a sua dúvida e me dê a oportunidade de respondê-la para você.

Ah, e não esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos… Tenho certeza que eles vão adorar saber que você lembrou deles!

Por hoje é isso, pessoal… Obrigada pela sua companhia mais uma vez e até mais!

Bye, bye… See you!