Inglês para iniciantes: o que você precisa saber

Olá, hello….

How are you? Como você está?

Eu estou muito bem, obrigada! E hoje quero falar com você que resolveu começar a estudar inglês agora, ou seja, você é iniciante nessa atividade.

Escolher ser fluente em inglês pode ter certeza que é uma das melhores escolhas que alguém pode fazer na sua vida… Você pode achar essa frase um pouco exagerada, mas é fato que aprendendo inglês você irá abrir portas na sua vida antes nem imaginada.

As oportunidades de emprego irão aumentar, o seu salário também irá aumentar, ou até mesmo conseguirá novas possibilidades para a sua empresa e afins… Além disso, poderá conhecer pessoas do mundo inteiro e se comunicar com elas, aprendendo cada vez mais e mais com as suas culturas e pontos de vista diferentes do seu.

Então, antes de mais nada, parabéns pela sua escolha de ser fluente em inglês! E conte comigo nessa sua meta de vida, estou aqui para te ajudar, assim como já ajudei milhares de brasileiros que um dia sonharam em ser fluentes em inglês…

E, com toda essa jornada, a experiência me trouxe um ponto de vista diferenciado…. Um ponto de vista que acompanhou milhares de brasileiros caminhando em direção da sua fluência em inglês e que também teve seus erros e acertos nessa caminhada.

Por isso, no post de hoje, quero compartilhar com você dicas importantes para você colocar em prática na hora de estudar inglês, de começar a caminhar nessa jornada tão maravilhosa – se for feita do jeito certo.

Então, vamos lá falar sobre esse assunto….

Dicas para quem está começando a estudar inglês

Eu vejo muitos alunos cometendo vários erros, e meu papel é auxiliá-los a não tomar esse caminho…

Afinal de contas, a gente sabe que é normal aprendermos com os nossos erros. Mas, se pudermos aprender com os erros dos outros, seria bem melhor, não é mesmo? Aí a gente poupa toda um esforço em direção ao que desejamos…

Sendo assim, vou levantar alguns pontos bem importantes quando o assunto é começar a estudar inglês. Preste atenção nessas dicas…

Escolha o método certo

A primeira reação de quem está pensando em ser fluente em inglês é se inscrever em um curso de idiomas, não é mesmo?

Muitas vezes, esperam anos para fazer isso pois não tem dinheiro. E, quando se matriculam, demoram mais alguns anos para aprender, pois a metodologia é muito focada na teoria e não na prática.

Mas, além dessa possibilidade, tem inúmeras outras formas de se aprender inglês e que podem se encaixar melhor no seu dia a dia e no seu objetivo.

Pode fazer um curso online, por exemplo, que vai te dar mais flexibilidade de horários. Pode escolher uma forma de aprendizado focado na prática, que vai te dar mais rapidez no aprendizado. E pode até mesmo escolher estudar inglês sozinho, apenas acompanhando conteúdos que eu compartilho aqui no blog gratuitamente com você, por exemplo.

Então, escolher o método certo é fundamental para você. E essa escolha será bem feita a partir do momento que você perceber as suas necessidades…. e ir atrás de outras possibilidades além de escolas físicas de idioma.

Manter uma rotina de estudo 

Isso é muito importante, manter uma rotina de estudos. Você não precisa ter horário certo para ter contato com o inglês, por exemplo, mas é importante que você tenha contato diário com o inglês…

Então, tem que procurar formas de inserir no seu dia a dia uma rotina de contatos com o inglês.

Pode, por exemplo, assistir um episódio de uma série em inglês todos os dias… Pode fazer contato com nativos do inglês que morem em outro país, pode escutar uma música em inglês todos os dias e por aí vai.

Dentro disso, pode manter uma rotina de estudo da teoria mesmo 2x por semana, por exemplo. E por aí vai… O mais importante é você estabelecer essa rotina de uma forma que você consiga mantê-la e que tenha contato diário com o inglês.

Esqueça a decoreba

Vejo muitos alunos que focam demais na decoreba, ou seja, focam em decorar o que estão aprendendo e não em praticar, vivenciar o inglês e, a partir disso, memorizar todo o conteúdo.

Então, se você pensa em usar as milhares de táticas para decorar algum assunto, minha dica é para você jogar tudo isso fora e começar a focar na prática do inglês.

Como eu disse antes, é muito importante você ter contato diário com o inglês e é essa prática que vai te fazer memorizar tudo que aprendeu, e não as técnicas de decoreba que uma semana depois você já esquece tudo.

Lembre que é importante você aprender inglês para a sua vida, e não apenas para passar em uma prova e etc. Então, esqueça a decoreba e foque na prática.

Mantenha a motivação

E por último, mas não menos importante, quero te lembrar da motivação. Tenha sempre muito claro na sua mente o motivo pelo qual você quer ser fluente em inglês.

Essa é uma conquista que irá exigir seu esforço e dedicação, o que muitas vezes nos faz desistir do sonho. Porém, se você estiver motivado, isso não vai acontecer.

Então, minha dica é para você deixar bem claro para você mesmo o motivo pelo qual quer ser fluente em inglês é porquê isso é importante pra você. Nas horas que der vontade de desistir, lembre disso. 🙂

Então essas foram as dicas de hoje, pessoal… Espero que consigam colocar tudo isso em prática e que tornem esse caminho em direção a fluência do inglês algo mais leve, fácil, e rápido na sua vida, ok?

E se ficou com alguma dúvida, já sabe que pode contar comigo, não é mesmo? É só comentar aqui nesse post que será um prazer para mim respondê-la…

Ah, não esqueça também de compartilhar esse post com os seus amigos.

Abraços e até mais…

See you! Bye, bye…