Inglês para Conversação – Como Se Tornar Fluente

Hi everyone,

Está pronto para mais uma dica super poderosa para potencializar seu aprendizado de inglês?

Você que já me acompanha faz um tempo, sabe que todas as dicas que eu dou aqui foram testadas e aprovadas não só pelos milhares de alunos que passaram pelas minhas aulas, como por mim mesmo…

Hoje, sou fluente em 5 idiomas e aprendi todos eles da maneira que eu falo pra vocês aprenderem inglês aqui no blog e em todos os outros canais que uso para me comunicar com você.

Mas, no início não foi assim tão fácil. Eu fiz como a maioria dos brasileiros ainda fazem: procurei uma escola de ensino tradicional.

Resultado? A primeira frase que aprendi foi “saco cheio”, pois era assim que eu me sentia.

Mas, usei essa dificuldade inicial para me inspirar a ir atrás de uma outra maneira de aprender o idioma… E em 4 meses eu estava fluente em português!

O que facilitou minha vida e que vai facilitar a sua vida também ao aprender a falar inglês, tem tudo a ver com a dica que vou dar hoje…

E sabe qual é?

Aprenda inglês como uma criança aprende a falar! 

O que eu quero dizer com isso? Vou te explicar…

Quando uma criança começa a falar, ela sabe sobre regras gramaticais, o que é substantivo e/ou verbo, ou até mesmo sabe escrever? Você sabe que a resposta é não…

Porém, com pouco tempo de vida ela já começa a falar as suas primeiras palavras e logo está formando suas primeiras frases.

Em pouco tempo, ela está conseguindo se comunicar perfeitamente, e sem saber ler ou escrever…

E ela consegue falar, pois está repetindo o que ouve os adultos falarem…

O que escutou na televisão, ou até mesmo outras crianças falando!

Toda hora e todo momento a criança que está aprendendo a falar está sendo estimulada de diferentes formas… 

Conversas, televisão, músicas,…

E é isso que faz ela aprender a falar de uma maneira muito intuitiva e fácil, sem precisar ficar horas estudando em uma sala de aula para aprender a falar.

Sendo assim, ela aprende a falar vendo várias vezes o mesmo desenho, escutando e dançando com suas músicas favoritas, escutando seus pais lendo seus livros favoritos.

E com certeza em cada um desses momentos ela está com um sorrisão no rosto, ou seja, está se divertindo!

E é essa a receita que você deve seguir… Aprender inglês como uma criança! 

Busque quais são suas séries favoritas e assista ela, pode até assistir várias vezes. Assista com legenda em inglês, sem legenda, com áudio em inglês e prestando atenção na pronúncia…

Procure amigos estrangeiros para praticar seu inglês e nessas horas não tenha medo de falar.

Uma criança, quando está iniciando seu aprendizado de um novo idioma, ela não está preocupada se vai falar certo ou não… Ela simplesmente quer poder se comunicar com a outra pessoa e se fazer entender.

E o nativo do inglês, mesmo que você cometa algumas falhas no modo em que você construiu suas frases, ela vai te entender… E se não entender, ele vai te ajudar a comunicar o que você precisa…

Não tenha medo, seja livre desses bloqueios que só te atrapalham. 

Quando o medo bater na hora de conversar em inglês e você de repente travar, não saber o que falar, pergunte-se como uma criança que está aprendendo a falar reagiria nesse momento.

Ela fugiria da situação, ou até mesmo iria evitá-la para não passar vergonha, ou enfrentaria, tentando se comunicar do jeito que ela sabe e pode se comunicar?

Ela teria vergonha de pedir ajuda caso fosse necessário? Teria algum medo de ser julgada? Ou simplesmente falaria e pronto…

Em vários momentos da nossa vida temos que ativar nossa criança interior, e esse é mais um desses momentos. Nós temos muito o que aprender com as crianças, não é mesmo?

Essa é apenas mais uma das lições que as crianças nos ensinam todos os dias….

Meus filhos são um exemplo disso pra mim… eles já sabem falar três línguas diferentes!

Isso aconteceu pois eles são crianças especiais? Super inteligentes?

Não, gente… Eles são crianças! Apenas crianças, como qualquer outra…

A única diferença é que em todos os momentos da vida deles eles estão sendo estimulados com outros idiomas, e não apenas o inglês… que é a minha língua nativa e que normalmente é a única língua em que os pais estimulam seus filhos a aprenderem.

Todos os dias eles são estimulados nas conversas, nas brincadeiras, na televisão, nas músicas… Em todos os canais possíveis eles são estimulados a ter contato com outros idiomas, outras culturas, outras formas de falar…

Então não tem outra saída, a não ser aprender esses idiomas diferentes. E eu sou um pai muito feliz e orgulhoso por isso.

Se você ficou feliz por mim também, saiba que essa é uma realidade que você pode ter na sua vida também, na vida da sua família…

Basta seguir o caminho que estou te mostrando. Caminho o qual eu também trilhei, por isso posso te falar sobre ele com tanta propriedade.

Eu passei o que você está passando e sei o quanto é importante poder contar com outras pessoas nessa caminhada… Conte comigo, com a ajuda da sua família, dos seus amigos e a ajuda de você mesmo, que é muito importante também!

Todos os dias eu compartilho dicas aqui no blog, Youtube e todos os canais de comunicação que nós temos com o objetivo de te ajudar nessa missão de aprender inglês… e também te manter motivado para chegar onde você deseja.

 E a minha missão é te ajudar a aprender, então conte comigo! Será uma alegria imensa para mim estar ao seu lado nessa jornada…

E não esqueça de comentar aqui no blog o que você achou dessa dica e compartilhar com os seus amigos, afinal de contas, quanto mais brasileiros falarem inglês, melhor será para todos nós…

Abraços e até a próxima!