Importância do inglês para passar em um concurso público

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Eu estou muito bem, obrigado. E pronto para falar contigo sobre um assunto bem importante…

Eu percebo que tem muita gente no Brasil que estuda inglês apenas para passar em uma prova, um concurso e afins.

Bom, pelo menos isso já é um começo, não é mesmo? A pessoa está começando a despertar seu interesse pelo inglês…

Porém, estudando inglês apenas para uma prova, você estará desperdiçando uma baita oportunidade de mudar a sua vida em muitas áreas diferentes.

Quem é fluente em inglês, consegue ter acesso a informações diferenciadas, pois consegue ler e consumir os milhares de conteúdos disponíveis online sobre todos os assuntos possíveis e imagináveis.

Quem é fluente em inglês, consegue se comunicar e fazer amizade com os gringos do mundo inteiro que vem para o Brasil.

Quem é fluente em inglês, consegue melhores oportunidades de emprego em diferentes níveis hierárquicos dentro de uma empresa.

Quem é fluente em inglês consegue viajar o mundo sem ter problemas… Enfim!

São vários os benefícios de se estudar inglês, e que não se resume apenas a uma prova.

Porém, ainda vejo que no Brasil não é a maioria que tem essa consciência. E, na hora de fazer um concurso, por exemplo, acaba tirando nota baixa bem no inglês… E aí, sua vaga vai para outra pessoa, apenas por ela saber o inglês melhor do que você.

Já imaginou se isso acontecer com você? Passar horas e horas da sua vida estudando todas as outras matérias e, por não saber inglês, você não passar no concurso que tanto deseja?

Se você não quer que isso aconteça, e se você ainda quer ter acesso a todos os benefícios que te falei anteriormente, você precisa ler esse post até o final. Pois eu vou te dar dicas de como se sair bem na prova de inglês de um concurso…

Como disse antes, estudar inglês não deve ser feito apenas para passar na prova. Mas, tem algumas dicas que posso compartilhar com você.

E, se eles pedem inglês na prova para que você comece a trabalhar em algum lugar, provavelmente você precisará do idioma em algum momento na sua carreira profissional dentro daquela função. Então, para não passar por maus lençóis, como diriam alguns brasileiros, é bom você estudar o inglês de verdade.

Então, vamos lá para as dicas que quero te passar.

Dicas para estudar inglês para concurso

São várias as dicas que eu posso te dar para que você consiga passar com mais facilidade na prova de inglês. Como disse antes, muitas vezes as pessoas esquecem da importância dessa prova, de estudar esse assunto, e acabam perdendo a vaga que tanto queriam apenas por não saber inglês.

Por isso, se você não quer correr esse risco, é bom prestar atenção em todas essas dicas. Vamos lá….

Dica 1: Estude o geral da gramática

Para passar em um concurso, você não precisa saber todas as regras gramaticais. Por isso, num primeiro momento, foque em entender sobre como montar uma frase, como conjugar verbos, expressões idiomáticas e por aí vai.

Vou te passar alguns posts aqui no blog em que falei sobre o assunto:

Dica 2: foque também na prática

Beleza, você estudou a teoria. Porém, agora precisa praticar. Quando o assunto é praticar inglês para o dia a dia, você deve aproveitar o máximo que puder para conversar com outras pessoas, escutar músicas e afins.

Porém, quando o assunto é concurso, eles costumam fazer várias pegadinhas, por exemplo, que só pegando a prática dos exercícios é que você vai entender que tipo de jogadas eles fazem.

Por isso, é muito importante que você pratique o máximo que puder através das provas antigas dos concursos que você vai fazer. Quanto mais provas você achar e praticar, melhor.

Além disso, vale também dar uma lida em algumas matérias de jornais, por exemplo, para te ajudar na prática. Aqui tem alguns exemplos:

Dica 3: cuidado com as pegadinhas do inglês

Tem algumas palavras no inglês que são muito semelhantes ao português, porém não tem o mesmo significado. São os falsos cognatos. Então, é preciso tomar muito cuidado com questões como essa.

Eu já escrevi sobre o tema aqui no blog, dá uma olhada nesses posts:

Além deles, tem alguns posts aqui no blog onde eu falo sobre a diferença de palavras e expressões no inglês que parecem ser iguais, mas não são.

Então, dá uma olhada na série de posts sobre qual a diferença, lá você vai encontrar vários exemplos de palavras e expressões como acabei de citas (e eu explico direitinho a diferença entre elas).

E essas são as dicas que eu tenho pra te dar hoje, o que achou? Está na hora de colocar elas em prática?

Espero que você consiga fazer isso e esteja a um passo na frente dos seus concorrentes.

Se você gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos, ou até mesmo diretamente com alguém que você sabe que está estudando para concurso. Não deixe essa pessoa esquecer da importância de se estudar inglês também, além dos outros assuntos.

Então por hoje é isso…

Muito obrigado pela sua companhia e até a próxima.

Bye, bye…

See you soon!