Happy New Year – Metas para 2017 e Curiosidades

Hellooo….

Today is a special day… Hoje é um dia especial!

E sabe qual é o motivo para isso? Pois estamos chegando perto da virada do ano…

2016 foi um ano bem marcante na história dos brasileiros, não é mesmo?

Crise financeira, crise institucional, corrupção, salários atrasados, baixa no desemprego…

Enfim, você que passou por tudo isso sabe bem do que eu estou falando!

Esses dias estava lendo uma matéria que disse que o êxodo de brasileiros, ou seja, o índice das pessoas que estão indo morar fora do Brasil aumentou em 40%. Em 2015, a Receita Federal recebeu um total de 51 solicitações por dia de saídas definitivas, enquanto no ano passado esse número era de 36.

Qualidade de vida, segurança e melhores oportunidades de emprego são as principais causas dessas mudanças. Mas, para conseguir ter acesso a tudo isso, você precisa saber uma coisa muito importante: falar inglês.

Já imaginou você receber uma proposta de emprego no exterior e não poder participar por não falar inglês? Em muitos casos, você sequer passa pelo processo seletivo…

E a gente sabe que o inglês hoje em dia não é importante apenas para oportunidades no exterior, não é mesmo? Mas também para encontrar melhores oportunidades aqui no Brasil mesmo…

Então, que tal colocar o aprendizado de inglês como meta para 2017?

Se você tem vontade de fazer isso, vai valer a pena ler esse post até o final… pois vou te dar dicas incríveis para te ajudar a chegar lá.

Vale a pena você dar uma lida também no post que preparei: “Aprender Inglês: Guia Definitivo”.

Tenha um grupo de estudos

Muita gente acha que estudar sozinho é o melhor caminho para aprender inglês. Claro que tem momentos onde você precisa estar ali, apenas com você mesmo, para entender como funciona tal regra gramatical e afins.

Porém, não fique o tempo todo focado em aprender essas regras e muito menos sem praticar a fala, sem ter muito contato com o inglês através de livros e/ou séries, por exemplo.

No meu ponto de vista, esse é o maior erro dos brasileiros: focam primeiro na gramática, para depois começar a falar.

E analisando o motivo disso acontecer, acredito que o principal deles seja a vergonha de falar errado. Gente, para com isso…

Você não precisa ter vergonha de falar, e se falar errado, mostra que você está buscando o caminho para começar a falar certo.

Então, minha primeira dica para você é que tenha um grupo de estudos para te motivar a estudar inglês e também te ajudar na prática do mesmo.

Seja uma galera para cozinhar falando inglês, um clube do vinho, do livro.. enfim!

Use e abuse da criatividade e encontre um pessoal para estudar inglês de um jeito prazeroso e divertido.

Tenha um método a seguir

E é muito importante você saber escolher o curso de inglês ideal para você, ou a metodologia que irá seguir.

Como falei anteriormente, um dos principais problemas dos cursos de inglês no Brasil, ao menos no meu ponto de vista, é que eles focam demais na gramática logo no início do curso.

Esse método tradicional de ensino de inglês apenas dificulta o seu aprendizado, afinal de contas ele foi feito para que nativos do inglês aprendessem a falar inglês.

Muitos anos atrás, alguns brasileiros foram para os Estados Unidos em busca de um método de ensino de inglês e trouxeram para o Brasil esse método que você demora anos para aprender alguma coisa, e mesmo assim não fica fluente.

Isso acontece pois, como disse antes, é um método para ensinar mais sobre o idioma para quem já fala inglês. É como os brasileiros, por exemplo, aprendem português na escola.

Por isso, a partir de hoje, quero que você me faça uma promessa: você irá escolher um método de ensino de inglês que te incentive a praticar e falar inglês, combinado? 

Eu preparei outro post com mais dicas sobre “3 Sinais de Um Bom Curso”.

Vale a pena a leitura…

Estabeleça metas alcançáveis 

Esse também é outro ponto muito importante: estabelecer metas alcançáveis no aprendizado de inglês. E isso depende apenas de você…

Para conseguir estabelecer metas alcançáveis, você tem que entender qual é a sua capacidade de ensino e no que você quer focar nesse momento.

Eu, por exemplo, fiquei fluente em português em 4 meses. Mas, isso não quer dizer que todos os americanos que tentarem aprender inglês, vão conseguir ficar fluentes no mesmo tempo que eu fiquei. Pode ser que demore mais, como pode ser que demore menos.

Por isso, você precisa pensar em algo que seja alcançável e possível para você. Vai estudar inglês quanto tempo por dia? Vai ler quantos livros? Ver quantas séries ou filmes em inglês? Quando vai colocar no despertador uma música em inglês?

Enfim, são muitas as possibilidades… você tem que encontrar qual está de acordo com a sua realidade.

Curiosidades sobre o Ano Novo nos EUA

As comemorações de final do ano nos EUA não são muito diferentes do Brasil. Fogos de artifício, várias festas, celebração entre família e amigos… Mas, o que nós temos de diferente são as pistas de patinação, por exemplo, que mesmo em estados quentes, elas estão lá presentes.

A patinação é uma grande paixão dos americanos.

O principal evento do país é a virada do ano na Times Square, onde é possível acompanhar o famoso Ball Drop e até mesmo show de vários artistas norte-americanos famosos. 

Mas, como tem muito imigrante nos Estados Unidos, é comum que cada um mantenha também as tradições do seu próprio país nessa época do ano.

Agora que você já conheceu um pouco sobre o ano novo nos Estados Unidos e como estabelecer metas para o ano novo, quero que você comente aqui no blog: qual será sua meta para 2017 em relação ao aprendizado de inglês?

E vamos nos ajudar a cumprir essa meta, combinado?

Abraços e um ano novo maravilhoso para você!