Guia Definitivo – Tudo o que você precisa saber sobre verbos

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Mais um final de semana chegou e é hora de curtir, certo? Bom, para algumas pessoas essa frase está certa…

Mas, para outras, o final de semana também é dia de colocar os estudos em dia, não é mesmo? Eu sempre falo aqui no blog que o ideal é a gente colocar o inglês no nosso dia a dia, sem precisar parar apenas algumas horas por semana para estudar…

E quando eu falo em colocar no dia a dia, eu falo de colocar uma música em inglês na hora que acorda, cantar ela enquanto toma banho… Ir para o trabalho escutando um podcast em inglês, assistir ao notíciário ou uma série em inglês durante o almoço e por aí vai…

Tudo isso são maneiras de você conseguir praticar o inglês sem ter que parar muito do seu tempo para estudar daquela maneira tradicional, sabe? Em que você fica numa sala, acompanhado de um livro e estudando a teoria…

Claro que é importante estudar a teoria também, mas ela deve vir acompanhada de muita prática, pois essa é a melhor forma de você conseguir memorizar a teoria.

E, se você for daqueles que gosta de estudar no final de semana, hoje eu resolvi falar sobre um assunto que sei que gera muitas dúvidas entre meus alunos e também os seguidores: o uso correto dos verbos!

São verbos irregulares, verbos regulares, conjugação no passado, presente, futuro… Enfim, são muitas variações e que confundem bastante a cabeça de quem está estudando inglês.

Mas, como fluente de inglês e português, eu posso te dizer uma coisa com certeza: as conjugações no inglês são muito mais fáceis do que o português.

Por isso, se você conseguiu aprender a do português, vai ser bem fácil aprender o do inglês, é só confiar em você mesmo e no seu potencial. Então, está preparado para fazer a revisão dos verbos em inglês?

Bom, se não estiver pronto ainda e quiser dar uma estudada em tudo que eu falei para você aqui no blog essa semana, eu vou fazer uma revisão do que foi postado, ok?

Então, como saiu na máteria do Catraca Livre sobre o blog, eu escrevo em média dois posts por dia… O que ao longo da semana dá um total de 10 posts, e são eles que eu vou compartilhar agora com você.

Revisão dos posts da última semana

Para ficar mais fácil, eu vou compartilhar o link do post e depois escrever um pouco sobre ele, combinado?

Aí, se você se interessar pelo assunto, é só clicar no link e ler mais sobre o conteúdo que preparei para você. Tenho certeza que você vai adorar ler todos eles, então, aí vai meu comentário sobre cada um dos posts…

Vocabulário Em Inglês Para Restaurante

Eu sei que tem muita gente querendo viajar, e por isso acompanha os posts aqui no blog (quer chegar nos Estados Unidos ou em outro país conseguindo se comunicar com as pessoas, e acho isso muito bom!).

Por isso, uma das coisas super importantes para que sua viagem seja bem sucedida e não tenha nenhum perrengue, é que você consiga se comunicar em um restaurante, na hora de pedir uma comida. Afinal de contas, ninguém merece ficar passando fome, não é mesmo?

Então, pensando nisso, eu escrevi esse post para te ajudar a não passar apertos nessa situações. Vale a pena dar uma lida nele, viu? Você vai curtir…

QUAL A DIFERENÇA ENTRE “MUSIC” E “SONG”?

Você sabia que essas duas palavras tem o mesmo significado, mas são usadas em situações diferentes? Pois é, tem muita gente que não sabe disso e fica surpreendido quando eu falo que tem diferença, sim, entre elas.

E, lendo esse post você vai saber que diferença é essa. Ah, falando em diferença, tem vários posts aqui no blog explicando a diferença entre palavras que a princípio parecem ter o mesmo significado, ou a mesma forma de uso, mas não tem.

Quer dar uma olhadinha nos outros posts? É só pesquisar aqui no blog: “qual a diferença entre”, que você irá achar.

Essa série de post tem feito bastante sucesso entre meus seguidores, espero que você goste também.

Praticando SPEAKING EM CASA

Esse post eu fiz pensando naquelas pessoas que têm dificuldade de falar inglês com outra pessoa, ou qualquer outro tipo de dificuldade que impeça ela de conversar e praticar a sua fala do inglês.

Como eu sempre digo, praticar também é parte fundamental no processo de aprendizado do inglês, é fundamental para te ajudar a conquistar sua fluência no inglês. Por isso, se você tem dificuldades de praticar inglês com outras pessoas, esse post é para você.

Você vem com o problema, e eu te arrumo a solução. Pois aqui não existe desculpa para não estudar inglês…

Então, se você quer praticar o speaking em casa, esse post é para você, ok? Ah, e não necessariamente só para quem não consegue praticar inglês com outra pessoa… Mas esse post vale também para você que, mesmo praticando inglês com outras pessoas, quer arrumar outras formas de praticar e melhorar o seu speaking.

Aprender Inglês com Música #16 Mrs Potato Head

Outra série de post que tem feito muuuito sucesso aqui no blog é a “Aprender Inglês com Música”. Já compartilhei várias músicas aqui no blog e o pessoal tem adorado…

Elas são ótimas para você aprender como se fala cada palavra, para também pegar as gírias que normalmente eles usam, e até mesmo abreviações ou o uso das regras gramaticais. Sem falar que você aprende tudo isso de uma forma super divertida, né?

No caso do post dessa semana, além de fazer tudo isso, eu ainda separei uma música bem legal para nos fazer refletir sobre alguns pontos importantes… Tem gente que fica incansavelmente atrás da beleza externa, mas será que é ela que diz quem nós somos?

Reflita sobre o assunto escutando a música Mrs Potato Head da Melanie Martinez.

27 Ditados Populares Em Inglês

Uma outra forma de aprender inglês, é conhecendo a cultura do país que você quer visitar. Isso te ajuda a entender melhor os costumes, as formas de agir e te facilita a conversação com essas pessoas.

E, no meu ponto de vista, uma das formas de você conhecer a cultura de um país é através dos seus ditados populares. No Brasil tem alguns, como por exemplo, “se não pode com eles, junte-se a eles”, ou até mesmo o ditado popular que diz “é o mesmo que trocar seis por meia dúzia”.

No inglês, nós também temos os nossos ditados populares. Alguns bem parecidos com o português, e outros bem diferentes.

Quer conhecer melhor os ditados populares em inglês? Então, chegou a hora de você dar uma lida nesse post, vai adorar conhecer melhor sobre todos eles.

Como se diz em inglês #16 “Fritar”

A palavra “fritar” pode ser usada em diferentes contextos… Para dizer que uma pessoa tá frita, é uma forma figurada de se usar esse verbo. E, além das formas figuradas, também tem a literal, que é usada para dizer que estamos fritando um alimento, por exemplo, preparando ele para o nosso consumo.

Nesse post, que é mais um post da série “Como se diz em inglês”, eu te explico como traduzir cada uma dessas situações no inglês. Pois, no caso do inglês, nós não usamos o mesmo verbo para todas essas situações.

Então, aprenda quais são as situações que você pode usar o verbo fritar em inglês, e como usá-lo também de forma figurativa. Você vai adorar conhecer mais sobre esse verbo!

O que significa WhatsApp?

Ahhh, o WhatsApp! Eu sei que ele faz muito sucesso no Brasil, e que tem muita gente que é viciada no whats, não é mesmo? Gente que não larga o celular por nada e é só você mandar uma mensagem que logo ela responde.

Pois é… mas, mesmo sendo viciado no aplicativo, será que essas pessoas já pararam para se perguntar o significado de WhatsApp? E você, já parou para se perguntar o significado de WhatsApp?

Bom, se você ficou curioso ou curiosa para saber essa resposta, eu escrevi sobre isso nesse post que estou compartilhando agora com você.

Tenho certeza que você vai adorar saber o significado…. Será que é uma palavra mesmo em inglês ou alguma invenção da equipe de marketing do aplicativo?

Descubra essa resposta no post sobre o que significa o WhatsApp!

Textos em Inglês # 13 Maybe a new Kardashian is coming

Você conhece a família Kardashian? Eles são tão famosos que até tem um reality show focado única e exclusivamente na família… Que além de rica, só tem gente bonita!

Mas, a novidade do momento, que foi exibida no reality show deles, é que talvez Kim Kardashian e Kenye West tenham mais um filho.

Seria o terceiro filho do casal…

Aprender inglês com um texto falando sobre a vida das celebridades pode ser divertido para algumas pessoas. Então, se você é uma delas, vale a pena dar uma lida nesse post…

Aprenda Como Fazer Compras Nos EUA

Falou em Estados Unidos da América e, para muitos brasileiros, o que logo vem na mente são as compras. Inclusive, em algumas cidades dos Estados Unidos, vocês são super conhecidos por isso… por fazerem muitas compras.

E, quando vou para o Brasil, consigo entender o motivo por vocês gostarem tanto de comprar nos Estados Unidos… realmente as coisas são muito mais baratas e de melhor qualidade.

E, enquanto as lojas ajudam vocês com os preços baixos e a qualidade alta, eu ajudo vocês a se comunicarem durante as compras. Por isso, nesse post eu compartilhei algumas frases e vocabulários que é muito importante você saber nessa hora.

Quer ver quais são eles? Então é só dar uma lida no post.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE “LISTEN” E “HEAR”? #5

Os posts sobre qual a diferença entre palavras que aparentemente tem o mesmo significado estão fazendo tanto sucesso, que essa semana eu me inspirei e resolvi fazer dois posts da série.

Dessa vez o post é falando sobre a diferença entre listen e hear, você sabia que tem diferença entre eles? Apesar dos dois terem o mesmo significado, eles são usados de forma diferente no inglês.

Por isso, se você quer saber que diferença é essa, está na hora de dar uma lida no post ” Qual a diferença entre listen e hear?”.

E, com esse post, a gente encerra a revisão dos posts que eu publiquei essa semana. E aí, o que achou?

Espero que tenha gostado, pois todos os posts que eu publico aqui no blog são pensados com muito carinho para te ajudar a aprender inglês de uma forma rápida, prática e super divertida.

Então, agora que já revisamos os posts da semana passada, chegou a hora de falarmos sobre os verbos em inglês.

Guia definitivo sobre os verbos em inglês

Bom, para falar sobre verbos, a primeira coisa que devemos fazer é entender o que eles são. Por isso, vou te explicar…

O que são verbos? São uma classe de palavras que têm como característica fundamental indicar uma ação praticada. 

No português, seria correr, caminhar, nadar, pular… Todas essas palavras indicam uma ação, por isso são verbos.

Uma notícia boa que eu já te dei no início desse post, é que aprender verbos em inglês é muito mais fácil do que aprender verbos em português. Isso acontece pois as regras gramaticais no inglês são muito mais fáceis quando o assunto é conjugação de verbo. Ufa!

Para fazer um resumo dos verbos, posso te dizer que na língua inglesa os tempos verbais são basicamente o presente, passado e futuro.

Temos também o tempo verbal chamado de “continuous, que indica uma ação que está ocorrendo naquele exato momento e utiliza o verbo no gerúndio.

E o famoso present and past perfect, muito usado em inglês, mas que não tem um correspondente exato em português e acaba confundindo muito os alunos.

E, dentro dessas conjugações, temos os verbos regulares, que seguem uma regra gramatical padrão, e os verbos irregulares, que não tem uma regra específica. E quando o assunto é verbo, ainda temos os verbos auxiliares e também os phrasal verbs. 

Bastante coisa né?

Mas, você não precisa saber todos os verbos em inglês para começar a falar e ser fluente no idioma. Eu já fiz um post aqui no blog falando sobre “Como 10 Verbos Simples Podem Liberar Até 1000 Frases Úteis Agora!”.

E, se você for do tipo visual, eu também preparei um infográfico falando sobre os 10 verbos mais usados no inglês. Com certeza ele vai ser útil para te ajudar a conquistar a sua fluência no inglês…

Estudar uma lista de verbos em inglês é muito bom, mas nunca esqueça que a teoria não vale nada sem a prática, ok? Então é muito importante que você pratique, que saia falando inglês e que não tenha vergonha de errar, pois são os erros e a prática que irão te fazer aprender rápido.

Então, vou fazer um resumo sobre cada um desses tópicos, te indicando também posts aqui no blog para aprender mais sobre o assunto.

Verbos regulares no inglês

Eu já fiz um post aqui no blog falando sobre “Verbos Regulares no Inglês – 3 Passos para Você Usar”. Mas, para você aprender a usar, você precisa entender o que são verbos regulares, certo?

Verbos regulares são verbos que não sofrem alteração na sua identidade. E, se você tiver alguma dificuldade para aprender como conjugar verbos, eu fiz um post falando sobre como aprender rápido a conjugar verbos.

Tenho certeza que você vai gostar de ler esse post. E, para saber quais são os verbos regulares em inglês, eu fiz uma lista que vai te ajudar nisso: #2 Lista Fácil – Verbos Regulares em Inglês.

Verbos irregulares no inglês

Já quando o assunto são os irregulares, tem muita gente que se assusta com eles, afinal de contas, os verbos irregulares são verbos que mudam. Ou seja, se nos verbos regulares nós só acrescentamos ED no final da palavra para ela representar o passado, no irregulares irá mudar as palavras.

Para facilitar sua vida, eu também separei uma lista de verbos irregulares, você pode dar uma olhada nesse post: #3 Lista Fácil – Verbos Irregulares em Inglês.

Porém, além desse post, eu também fiz um post resumindo tudo o que você precisa saber sobre verbos irregulares, dá uma olhada: Verbos irregulares no inglês: Você vai aprender!

Tempos verbais no inglês

Conjugar os verbos no presente você já aprendeu nos tópicos anteriores, sobre verbos regulares e irregulares. Porém, além do presente, ainda tempos outros tempos verbais.

E, se você quiser aprender melhor sobre eles, dá uma olhada nesses posts:

Só aí já tem tudo o que você precisa saber sobre verbos. Como você pode ver, tem bastante coisa. Mas, tenho certeza que com tempo, paciência e dedicação você vai conseguir estudar sobre todos esses assuntos.

Mas, não acabou por aí ainda não… Temos os phrasal verbs e os verbos auxiliares para falar ainda nesse post.

Phrasal Verbs

Você, por acaso, já tentou traduzir ao pé da letra uma frase em inglês e percebeu que aquilo não tinha sentido nenhum?

Nesse momento sua primeira reação pode ser duvidar da sua fluência no inglês, mas não precisa fazer isso não…

Essa tradução não teve pé nem cabeça, como dizem os brasileiros, pois provavelmente você esbarrou no que chamamos de Phrasal Verbs, ou Verbos Frasais.

Então, como o próprio nome já diz, são verbos que, combinados com outras palavras, formam uma expressão que por si só já poderiam formar uma frase. E, se tentarmos traduzir literalmente, vamos nos dar mal pois normalmente o significado é bem diferente do que a gente pode imaginar.

Se você quiser entender um pouco melhor sobre os Verbos Frasais em inglês, dá uma olhada nesses posts aqui:

Agora, com essa revisão, tenho certeza que você vai conhecer bem mais sobre Phrasal Verbs.


Verbos auxiliares

Então, agora que você já conheceu um monte de verbos diferentes, chegou a hora de conhecer também os modal verbs, ou verbos auxiliares.

Como o próprio nome já diz, a função dele é auxiliar outros verbos que estão na mesma sentença. Normalmente, eles são usados para identificar as seguintes situações: previsão, capacidade, possibilidade, obrigação, permissão, proibição, dedução, suposição, pedido e conselho.

É importante falar que eles não são conjugados, ok?

Então, se você quiser conhecer um pouco mais sobre os verbos auxiliares e saber quem são eles, eu sugiro dar uma lida nesse post aqui: Resumo de Inglês – Verbos Auxiliares.

E, além desse post, você também pode dar uma lida em outra postagem que fiz falando sobre os verbos regulares, ele irá te ajudar melhor ainda a entender a importância deles: Descubra o Poder dos Verbos Auxiliares!

Nossa, hoje eu compartilhei muuuito conteúdo com você, não é mesmo? Espero que ele tenha sido útil e que você tenha conseguido pegar pelo menos um pouquinho do que tentei te passar aqui…

Eu sei que para um primeiro momento pode parecer muito conteúdo. Mas, como eu disse antes, tenha paciência, dedicação e motivação para saber que esse caminho irá te levar até onde você tanto deseja…

E, nesse caminho, pode contar comigo, ok?

Mais uma vez, muito obrigado pelo sua companhia e te desejo um final de semana repleto de muita alegria.

Abraços e até mais! See you soon…