Guia definitivo da pronúncia em inglês

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Eu estou muito bem, obrigada! E espero que você também esteja….

E, falando em estar bem, muitas pessoas não ficam muito bem na hora de estudar a pronúncia em inglês. Essa acaba sendo uma das grandes dificuldades de muitas pessoas…

Inclusive, já ouvi falar de várias pessoas que passaram anos estudando inglês naquelas escolas de idiomas tradicionais, em que você fica 10 anos, por exemplo, estudando inglês e pagando mensalidades caras, e quando chega no exterior não entende nada do que eles estão falando, do que os nativos estão falando.

Isso acontece por vários motivos, mas eu acredito que a pronúncia errada das palavras também seja um dos pontos que interferem nisso….

Digo isso pois, quando você estuda por anos em uma escola de inglês tradicional aqui no Brasil (sim, eu estou no Brasil agora! Estou tão feliz com isso… hehehe), muitas vezes elas esquecem de chamar sua atenção para a pronúncia, para a prática. Focam demais na teoria e esquecem da prática…

E, sem a prática, você tem dificuldades para pronunciar as palavras do jeito certo e até mesmo dificuldades para entender a pronúncia das outras pessoas.

Sem falar que, por mais que estejamos sempre falando de inglês, os americanos pronunciam de um jeito diferente dos britânicos, que é diferente dos australianos, dos irlandeses e por aí vai. É meio que como o português do Brasil e de Portugal… Os dois são português, porém cada um é pronunciado de um jeito…

Sendo assim, tem alguns pontos que, quando o assunto é a pronúncia, você precisa tomar muito cuidado na hora de estudar inglês.

Em outros posts eu já falei um pouco sobre esse assunto, você pode dar uma olhada nesses links aqui:

Em todos eles você vai aprender um pouco ou um ponto importante sobre a pronúncia no inglês. Mas, meu objetivo com o post de hoje é te entregar um resumão, um panorama geral de pontos que você não deve esquecer na hora de estudar a pronúncia no inglês.

Então, está pronto para que a gente aborde esses pontos? Vamos lá…

Guia definitivo sobre pronúncia em inglês

O primeiro ponto que quero chamar a sua atenção quando o assunto é pronúncia no inglês é que existem várias formas diferentes de se pronunciar o inglês…

Como disse antes, por mais que todas elas sejam inglês, o americano tem um jeito de falar diferente do irlandês, que é diferente do australiano e por aí vai.

Então, o fato de você aprender inglês como um americano, não te faz aprender um inglês errado caso queira ir para a Austrália, por exemplo. Mas, com certeza terão algumas palavras que você terá que aprender a pronunciar diferente e por aí vai…

É a mesma coisa no Brasil com as suas diferentes regiões. Todo mundo fala português, porém cada região tem a sua forma de falar, o seu sotaque, a sua pronúncia. E no inglês é a mesma coisa…

Mas, fora isso, temos algumas técnicas que podemos usar para acelerar seu aprendizado de inglês.

Não fale inglês como português

Como você bem sabe, o inglês é uma língua diferente do português, então elas também devem ser pronunciadas de forma diferente.

Um exemplo mais explícito do que quero dizer é o francês com o seu biquinho, por exemplo. Você não tem como falar francês sem fazer o bico, e no inglês também tem as suas particularidades diferentes do português. Sendo assim, você não pode querer falar inglês da mesma forma em que fala português.

No inglês, temos algumas pronuncias que são mais difíceis para os brasileiros, como o som do “th”…

Sendo assim, tome cuidado com essas pronúncias.

Treine muito, sempre!

A nossa língua também é um músculo que pode ser treinado. Então, treine muito a sua pronúncia no inglês.

Quando mais você treinar, mais fácil vai ficar para aprender.

Vale treinar ouvindo músicas e outros áudios em inglês, ou até mesmo programas audiovisuais. Vale você gravar a sua pronúncia e depois analisar se está parecida ou não com a de um nativo.

Vale você começar a ler textos em inglês e etc… O mais importante é você sempre praticar e, além disso, praticar o máximo de tempo que você puder, e não apenas uma vez por semana.

A periodicidade desses treinos também são bem importantes, pois pode ser que você esqueça o que estudou, caso fique muito tempo sem praticar.

Aprenda certo e fale certo

É muito importante que, desde o início, você aprenda inglês com o sotaque correto.

Muitas vezes por não saber como a pronúncia acontece ao certo, não conseguimos identificar se o nosso professor fala ou não bem o inglês.

Mas, é muito importante que você tenha essa análise feita, afinal de contas, se você começar aprendendo errado, a tendência é que você continue falando errado.

Sendo assim, preste muita atenção na hora de escolher um professor de inglês. Bom mesmo é ele ser nativo em inglês, aí você tem certeza que ele pronuncia como um nativo, afinal de contas, é o que ele é! hehehe

Então, por hoje é isso… São essas as principais dicas que eu tinha para compartilhar com você em relação a pronúncia de inglês.

Além dessas dicas, eu te indico ler os posts que compartilhei com você ali em cima, com certeza eles vão te ajudar a entender melhor cada um dos pontos que eu abordei com você aqui nesse post.

E, se gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos.

Abraços e até mais! See you…

Bye, bye!