Gramática em inglês: Dúvidas Comuns

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Espero que esteja bem disposto e pronto para estudar um pouco mais sobre a gramática do inglês.

Sei que estudar gramática, ou a parte teórica de um idioma é considerado uma atividade chata por muitas pessoas. Mas, essa é uma atividade fundamental para você que deseja ser fluente em inglês.

Por isso, se você é uma dessas pessoas que considera o estudo da parte teórica do inglês algo chato, eu te faço um convite: vamos enganar a sua mente? Vamos fazer ela acreditar que estudar inglês é muito legal…

Cada vez que ela começar a te buzinar na cabeça “que chatisse isso que você está estudando agora”, por exemplo, ou então “eu poderia estar dando uma volta com os meus amigos e estou aqui estudando”, você dá um chega para lá nela, combinado?

Quando esses pensamentos vierem na sua mente, substitua eles pela visão de você fluente no inglês e conquistando o seu grande objetivo, o seu grande sonho que será possível a partir dessa fluência. Então, não tenho dúvidas que será muito mais fácil para você estudar inglês.

Tem algumas pessoas que ficam assustadas quando eu falo esse tipo de coisa, pois acreditam que um professor de inglês deve apenas falar sobre a parte teórica e prática do inglês. Mas eu não acredito nisso não, eu acredito que ser fluente em inglês está muito ligado com o domínio da nossa mente, dos nossos pensamentos. Eu acredito que nossa mente pode ser nossa melhor amiga, como também nossa pior inimiga.

Por acreditar nisso, eu já compartilhei aqui no blog várias dicas relacionadas ao psicológico, de como devemos lidar com nossa mente e pensamentos, na hora de estudar e praticar o inglês.

Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, te convido a dar uma lida em especial nesses posts aqui:

Na verdade, se você se interessar pelo assunto, tem vários posts nesse sentido aqui no blog, é só dar uma navegada que você vai entender melhor do que estou falando.

Mas, apesar de ter começado o post de hoje falando sobre o psicológico, sobre nossa mente, o tema que eu quero falar contigo hoje é outro: gramática!

Eu sei que essa palavra diz muita coisa, não é mesmo? Então, serei mais específico… Hoje eu quero falar com você sobre as principais dúvidas que eu vejo as pessoas tendo quando o assunto é gramática. Vamos lá?

Principais dúvidas sobre gramática no inglês

São tantos pontos que geram confusão na cabeça das pessoas quando o assunto são as regras gramaticais no inglês, que é até difícil elencar apenas algumas dúvidas. Mas, promete que vou dar o meu melhor… E, se por acaso a sua dúvida não for respondida nessa lista, já sabe né?

Pode deixar um comentário aqui no post, vou adorar receber a sua colaboração e quem sabe você me inspira para fazer uma outra postagem por aqui.

Então, chegou a hora de você conhecer as principais dúvidas de gramática no inglês.

Não usar o it

Eu acredito que essa dificuldade de usar o it está diretamente ligada ao fato de que a regra gramatical no português é diferente. Por isso eu sempre digo que é perigoso vocês sempre traduzirem tudo ao pé da letra, pois pode ser que não seja bem assim.

No português, é possível dizermos uma frase em que o sujeito dela não está presente, como por exemplo “é melhor”. Mas, no inglês não podemos dizer “is better”, temos que dizer “it is better” e assim apresentarmos um sujeito para essa frase.

Se confundir com o uso do many, much e lot of

É comum encontrarmos alguém falando much no lugar de many e vice-versa. Então, vou resumidamente te explicar a diferença entre essas três palavras: many, much e lot of.

Many: para falar de coisas contáveis
Much: para falar de coisas incontáveis
Lot of: descrever uma grande quantidade, que não dá para contar ao certo

Agora ficou mais fácil? Espero que sim!

Usar your no lugar de you’re

Apesar de serem semelhantes, elas são palavras diferentes.

Your é o pronome possessivo relacionado ao “you”, então sua tradução seria “seu\ sua”.

Jà you’re é a junção do you + are, sendo assim a tradução é “você é”.

Então, só pela tradução você já viu que são duas palavras diferentes, não é mesmo? Cuidado para não se confundir.

Achar que their, they’re e there são a mesma coisa

A escrita é semelhante, mas principalmente na hora de falar essas palavras é que elas são bem parecidas. Então, tome cuidado na hora de usá-las.

Their: their também é um pronome possessivo, assim como o your, só que relacionado ao they;
They’re: assim como o you’re, ele é a junção de they + are;
There: já essa palavra é usada para falar de algo que está longe de nós, está lá;

Viu como elas são diferentes?

Confundir then e than

Assim como no caso anterior, a pronúncia delas são bem parecidas, o que gera ainda mais confusão. Mas, para você entender melhor, vou te explicar a tradução de cada uma delas:

Then: pode ser usado de várias formas, e a mais conhecida é para falar de coisas no passado, como por exemplo, things were better then (as coisas eram melhores);
Than: usado em comparações, para dizer que algo é melhor (this is betther than your home/ isso é melhor do que sua casa);

Então, como eu disse antes, é difícil elencar só algumas, mas busquei para você as que eu percebo serem as principais. Se você gostou, não esqueça de compartilhar com os seus amigos. E se tiver algum comentário, estou aguardando a sua participação.

É isso por hoje, abraços e até mais! Muito obrigado pela sua companhia…

Bye, bye! See you…