Frases condicionais em inglês

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Eu estou muito bem, obrigada! Espero que você também esteja…

Bom, hoje estou aqui para falar com você mais uma vez sobre um assunto relacionado a gramática.

Eu sei que tem muita gente que não gosta desse assunto, mas é bem importante você saber pelo menos o básico em relação a gramática no inglês ou em qualquer idioma.

Isso vai te ajudar a montar as frases e saber o momento certo de usar cada uma das palavras que você aprender e etc.

Então, se você acha que estudar gramática é algo chato, eu tenho um convite para te fazer: que tal se convencer do contrário?

Muitos acreditam que aprender gramática é chato pois, ao menos no meu ponto de vista, os cursos tradicionais de ensino de inglês, focam demais na gramática e pouco na prática.

Então, a partir do momento que você percebe que a gramática não deve, em momento algum, ser o foco principal do seu aprendizado, que ela deve andar lado a lado com a prática do inglês, sua vida vai mudar. Afinal de contas, com a prática você vai perceber que consegue se expressar e quanto mais se expressar, mais vai querer aprender – e para isso, adivinhe? Você vai precisar da gramática!

Sendo assim, por esse ponto de vista, fica muito mais legal estudar gramática, não acreditam nisso? Eu acredito, e milhares dos meus estudantes também…

E, entre os assuntos principais para falar de gramática, temos os verbos, os substantivos, adjetivos… Tudo isso eu já falei aqui no blog para você.

Se quiser dar uma olhada, clique nesses posts:

Mas, apesar de ter muitos posts sobre esses assuntos aqui no blog, tem um assunto específico que eu ainda não abordei, e que também é bem importante na hora de aprender o inglês básico.

Estou falando das frases condicionadas. Mas, o que são frases condicionais?

Usamos as frases condicionais para falar de algo que poderia ter acontecido, por exemplo, se tivesse acontecido x, y ou z.

Resumindo, ela fala sobre o que poderia ocorrer, o que pode ter ocorrido e qual o nosso desejo para aquilo.

No português, usamos a partícula “se” para falar das frases condicionais. Já no inglês, usamos o “if”.

Então, normalmente, nas frases que você encontrar o “if” é porque estamos falando de uma frase condicional.

Mas, não é só isso que você precisa saber, pois existem 5 tipos diferentes de frases condicionais no inglês. E é sobre elas que vamos falar agora…

Zero Conditional

Normalmente essa condicional é usada para falar de algo real, de algo possível, e sobre o tempo, normalmente é algo que acontece agora, ou então sempre.

Vou te dar um exemplo de frase:

  • If you heat ice it melts. (Se você aquece gelo, ele derrete)

Lembra que eu falei que normalmente usamos o if nas frases condicionais? Pois é, no caso das condicionais do tipo zero, o if também pode ser substituído por when.

É uma boa maneira de você conseguir identificar o tipo de condicional que estamos falando.

First Conditional 

Assim como na condicional anterior, ela é usada para falar de algo real, possível. Porém, diferente do caso anterior, ela é usada para falar de futuro e os resultados prováveis após uma ação.

  • If you don’t hurry you will miss the train. (Se você não for rápido, vai perder o trem.)

Second Conditional 

Já a condicional tipo dois, é usada para falar de uma situação irreal, uma situação que não é verdade, mas que está acontecendo agora ou em qualquer momento.

Vamos ao exemplo?

  • If I were rich, I would buy a Ferrari – (Se eu fosse rico, compraria uma Ferrari)

Third Conditional

A condicional tipo 3, é para falar do passado e de uma situação que não seja real, e também as suas consequências no passado. Então, esse seria um exemplo de frase nessa condicional:

  • If you had studied harder you would have passed the exam. (Se você estivesse estudado mais, você teria passado no teste.)

Mixed Conditional

A condicional mista é para falar de algo que aconteceu no passado e que poderia influenciar no seu presente, de um jeito ruim ou não.

Como eu sei que com exemplos sempre fica mais fácil você entender do que estou falando, segue um exemplo:

  • If you weren’t afraid of spiders you would have picked it up and put it outside. (Se você não tivesse medo de aranhas, você teria pegado e colocá-lo fora.)

Bom, agora que você já conhece as frases condicionais e todos os seus tipos em inglês, está na hora de praticar, não é mesmo?

Quero ver quem aceita o desafio do dia!

Eu desafio você a fazer uma frase com cada uma das condicionais e postar aqui nos comentários do blog. Vamos ver se você realmente está comprometido com o seu aprendizado de inglês.

Afinal de contas, como eu disse antes, teoria e prática devem andar lado a lado. Você pode estudar muito a teoria, mas só vai fixar mesmo o que aprendeu depois de praticar.

Então, foco na prática! 🙂

Além disso, conto com você também para compartilhar esse post com os seus amigos, conhecidos, enfim… Com a sua rede de relacionamento. Assim, você vai mostrar para eles que aprender inglês pode ser mais fácil do que eles imaginam.

E no mais você já sabe, né? Pode contar comigo para tudo que precisar!

Se ficou alguma dúvida, quer falar alguma coisa, sugerir algo, é só fazer um comentário aqui no blog. Será uma alegria para mim poder contar com a sua participação.

Nos falamos em breve, até mais!

See you soon… bye, bye!