Falar Inglês – Segredos Pouco Revelados

Olá, hello!

How are you today?

Espero que você esteja muito bem, afinal de contas esse é o último dia do ano de 2016.

E é com grande alegria que escrevo esse post para você hoje, nesse dia tão especial.

Para você que está pensando: poxa, até na virada do ano ele escreve aqui no blog?

Sim, gente! Até na virada do ano… Sabe qual o motivo? Pois eu amo fazer o que eu faço…

Eu amo compartilhar com você praticamente todos os dias algum conteúdo novo, algum insight, algo que vai te ajudar a chegar onde você sonha. E, falando em sonho, hoje é um dia especial para isso, não é mesmo?

É o dia onde devemos parar alguns minutos para agradecer por tudo de bom que 2016 nos trouxe e começar a fazer os planejamentos para 2017.

Falando em agradecer, quero novamente agradecer você por ter me acompanhado ao longo desse ano. Foram tantos momentos maravilhosos que fica até difícil citar todos…

Mas, uma das minhas grandes vitórias em 2016 foi esse blog! Nós passamos de poucas centenas de visitantes diários, para milhares de visitantes…

São milhares de brasileiros querendo aprender inglês rápido, com prazer e de uma maneira que realmente você consiga se comunicar com algum falante da língua inglesa.

São milhares de brasileiros com dificuldades de aprender inglês e que, com as dicas que compartilho aqui no blog, superaram todas as barreiras e hoje são fluentes no inglês.

E a fluência no inglês pode trazer muitas coisas boas para o seu 2017 e para a sua vida…

Com a crise que o Brasil está vivendo, saber falar inglês pode ser um diferencial seu para conseguir uma oportunidade de emprego melhor, ou até quem sabe começar a empreender…

Ser fluente em inglês é também uma maneira de você conseguir viajar para o exterior e procurar uma melhor qualidade de vida do que a que tem hoje no Brasil…

Ou então, uma oportunidade de conhecer pessoas e culturas diferentes. E, nossa, como eu adoro isso….

A prova de que eu adoro conhecer outras culturas, outras pessoas, outros países é que sou fluente em 5 idiomas diferentes… Um deles o português, claro.

Sabia que em apenas 4 meses eu fiquei fluente em português sem nunca ter colocado os pés no Brasil? Pode acreditar que isso aconteceu, e foi colocando em prática alguns pontos muito importantes…

Por isso, todas as dicas que eu compartilho com você aqui no blog, não foram só os meus alunos que tiveram sucesso aplicando todas elas. Eu também…

São dicas que eu mesmo coloquei em prática e cheguei onde queria! E, se eu cheguei e os meus alunos chegaram, você pode chegar lá também.

E nunca é tarde para aprender inglês….

Por isso, hoje quero que você pare e pense: O QUE ESTÁ TE IMPEDINDO DE APRENDER INGLÊS HOJE?

Esse é um dos segredos que sempre converso com os meus alunos e que os cursos não param para analisar… Afinal de contas, aprender inglês também passa por um processo psicológico, mental.

Não é apenas estudar… Já conheci várias pessoas que sabiam tudo sobre o inglês, mas chegava na hora de falar com algum nativo, não saia nada. E sabe qual o motivo disso acontecer?

Pois ela tinha um bloqueio mental de que iriam rir por ela falar errado, ou que poderia ser vista com maus olhos por não saber falar inglês perfeitamente…

E esse é apenas um exemplo de tipos de bloqueios mentais. Tem gente que acredita que é muito velho pra aprender inglês, que sua hora já passou, que não tem cabeça para isso, ou até mesmo que não tem tempo para estudar inglês.

E aí eu entro com um segundo segredo muito importante: ESTUDAR INGLÊS NÃO PRECISA SER ALGO DEMORADO!

Isso mesmo… você não precisa parar horas e mais horas do seu dia para aprender inglês, ficar fluente em inglês.

Se você mudar pequenos hábitos no seu cotidiano, você irá aprender inglês sem nem perceber que está fazendo isso…

Quando estiver parado no trânsito, por exemplo, escute um podcast em inglês que você pode ter baixado antes…

Para acordar, coloque no despertador uma música em inglês…

Na hora do almoço, assista o noticiário em inglês…

Antes de dormir, leia um livro em inglês…

Ou até mesmo suas práticas de exercício físico pode ser feita com uma turma que fale inglês!

As possibilidades são infinitas, basta ter um pouco de criatividade e boa vontade.

Você viu que em todos os exemplos, em nenhum deles eu falei para você sentar em uma sala e ficar lendo um apostila estudando os phrasal verbs e verbos auxiliares, por exemplo…

Claro que eles são importantes, e é fundamental você separar um tempo do seu dia a dia para estudar esses assuntos.

Mas, eles não devem ser o foco principal como muitos cursos de inglês no Brasil ainda fazem.

E aí vai mais um segredo muito importante:

SAIBA ESCOLHER O CURSO DE INGLÊS QUE VOCÊ VAI FAZER!

Afinal de contas, isso vai impactar diretamente em todo o seu aprendizado…

Imagina a seguinte situação: você faz um curso de inglês duas vezes por semana, duas horas por aula, e durante essas aulas você fica estudando regras gramaticais. Saiu da sala, você não tem mais contato nenhum com o inglês.

Agora, imagine outra situação: você faz um curso de inglês que te ensina as regras gramaticas, mas foca muito mais em te incentivar a falar, praticar o inglês. Te mostra como colocar essa prática no seu dia a dia, sem ter que investir muitas horas nisso.

Em qual das situações você imagina que aprenderá o inglês mais rapidamente?

Na segunda situação, é claro… Isso acontece pois você vai realmente viver o idioma! E você não precisa sair do Brasil para viver o inglês…

Inserindo o inglês no seu dia a dia, você terá o mesmo efeito em termos de aprendizado do inglês, do que se tivesse ido viajar para o exterior – e com gastos bem menores…

Além disso, quando você finalmente resolver embarcar para fora do Brasil, em um país que fale inglês, não vai precisar passar por metade dos perrengues que os brasileiros passam no exterior por não saberem falar inglês.

Passar por alguns perrengues pode até tornar as lembranças dessa viagem mais divertidas, mas porque passar por eles se você pode evitá-los, não é mesmo? E, evitando esses perrengues, você terá muito mais tempo para curtir a viagem de verdade…

E, falando em viagem, eu tenho mais uma dica para te dar em relação a sua comunicação com pessoas nativas de inglês…

TOME CUIDADO COM A PRONÚNCIA DAS PALAVRAS…

Sim, a pronúncia faz toda a diferença e é muito importante que você aprenda o jeito certo de falar.

Isso não quer dizer que você deve parar de falar por não saber pronunciar corretamente tal palavra em inglês, ok? Muito pelo contrário… Quanto mais você praticar, melhor.

Estou falando apenas para você focar em aprender a pronúncia de um jeito certo. E, para conseguir isso, é fundamental que você faça um curso de inglês com um professor nativo do idioma…

Isso porque, muitos professores brasileiros, por melhor que sejam, acabam falando muito mais um português-inglês do que o inglês propriamente dito.

O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que muitos professores falam as palavras em inglês, porém com o sotaque brasileiro… E, por mais que eles tenham boa vontade e sejam excelentes professores, a pronúncia está errada…

E eu tenho vários alunos nos meus cursos que ensinam inglês no Brasil e fazem aula comigo exatamente para aprender o jeito certo de falar, de ensinar e etc…

E, falando em professores, aí vai mais um dos segredos que eu tenho para compartilhar com você:

NÃO FOQUE DEMAIS NA GRAMÁTICA.

Já falei isso aqui no post, mas quero reforçar. Não foque demais na gramática em inglês…

Não ache que para saber falar inglês você precisa saber todas as regras gramaticais decoradas.

Essa forma de ensino no Brasil é muito comum pois alguns brasileiros foram até o exterior e trouxeram para os brasileiros a forma em que os nativos de inglês aprendem o idioma.

Sendo assim, é um ensino para pessoas que já são praticantes de inglês, que já falam inglês desde crianças, e precisam apenas aprender as regras gramaticais para aperfeiçoar a sua fala.

Isso não quer dizer que para começar a aprender inglês você precisa começar pelas regras gramaticais, muito pelo contrário. Começar pelas regras gramaticais em inglês torna o aprendizado chato e cansativo… E o que acontece? Você não percebe o seu crescimento, a sua evolução, e acaba desistindo de estudar inglês por acreditar que aquilo não é para você…

Por isso, minha dica para você é que, principalmente no início, você foque muito em aprender a falar inglês como se fosse uma criança aprendendo a falar pela primeira vez…

É claro que no início ela tem dificuldades, e ela não precisa ficar estudando por horas para aprender a superar essas necessidades. Ela aprende novos vocabulários, aprende como montar frases e etc ao olhar outro humano falando… um adulto ou uma criança.

Com isso, ela vai aprendendo a se comunicar e a repetir o que aquela outra pessoa disse. Claro que no início ela tem dificuldades e não fala com perfeição, mas logo ela aprende a falar perfeitamente e chega no nível de fala que um adulto teria.

Então, na hora que estiver começando a falar inglês, não se cobre demais… Lembre de como uma criança aprende a falar e tenho certeza que tudo ficará mais fácil.

E, como disse anteriormente, para aprender a falar com mais facilidade, escutar outra pessoa falando é muito importante para isso…

Por isso, outro segredo muito importante no aprendizado de inglês é

NÃO ESTUDE SOZINHO.

Isso mesmo, não estude sozinho.

Você pode até achar que estuda melhor sozinho, mas tem aquela famosa frase que diz: sozinho você chega mais rápido, mas em grupo você chega mais longe. E no aprendizado de inglês essa frase também tem muita valia…

Se você estudar sozinho, pode até ser que você chegue no seu objetivo final. Porém, ao estudar em grupo, com certeza essa qualidade da “chegada” no seu objetivo será bem maior…

Você poderá trocar ideia com outras pessoas, falar das suas dificuldades e ser ajudado… Falar da sua falta de motivação e ser motivado… E até mesmo ser ajudado com métodos adequados de ensino, que vão facilitar o seu aprendizado de inglês.

E, se você pode chegar mais longe do que imagina, porque optar por um caminho diferente?

Estudar sozinho é chato e pouco divertido… Por isso, se você quer aprender inglês de uma forma rápida e divertida, estar em um grupo é fundamental para isso.

Outra coisa muito importante para você aprender a falar inglês rapidamente é

ESTAR SEMPRE EM CONTATO COM O INGLÊS.

Aqui no blog eu compartilho sempre alguns vídeos, músicas e textos em inglês para você ir praticando e estar em contato com o idioma. Essa semana, por exemplo, eu compartilhei vários posts te mostrando como fazer isso. São posts da série “Aprender inglês com música”, “Como se diz em inglês” e “Textos em Inglês”.

Vou compartilhar com você os posts dessa semana:

Outra forma de aprender inglês é assistindo séries, e tem várias séries muito bacanas para você apender inglês. Nesse ano, nos indicados ao Globo de Ouro tem várias séries e filmes bacanas, que vale a pena você investir seu tempo para aprender inglês assistindo essas séries.

E eu também escrevi um post falando sobre Dicas de Séries Para Aprender Inglês.

Nesse post eu comentei sobre a metodologia ideal para você usar enquanto assiste uma série, ou seja, a melhor forma de você assistir uma série e aprender inglês com isso.

Pode ter certeza que não é apenas colocar a série pra rodar e assistir ela com legenda em português. Esse é só o primeiro passo… Depois disso tem mais algumas atitudes importantes para te ajudar a aprender inglês de uma maneira divertida e rápida.

Para saber quais foram essas dicas, qual a metodologia de aprendizado de inglês que você deve usar enquanto assiste série, é só dar uma lida no post que preparei sobre o assunto: Dicas de Séries Para Aprender Inglês.

Vai valer de todo a pena você ler esse post…

Nele eu também falei sobre séries que vale a pena você assistir, além de um review sobre cada uma delas. Séries como Demolidor, Better Call Saul e Modern Family.

Você vai adorar assistir todas essas séries… E fiz questão de separar séries com perfis diferentes para que você consiga achar pelo menos uma que seja do seu gosto. Afinal de contas, tem gente que não gosta de ação, mas gosta de comédia. Ou não gosta de comédia, mas gosta de séries mais leves. E por aí vai…

E, falando nisso, tenho outro segredo muito importante que vai te ajudar a aprender inglês rápido:

USE E ABUSE DA TECNOLOGIA PARA APRENDER INGLÊS. 

Isso mesmo… a tecnologia surgiu para nos ajudar, facilitar nossa vida, e isso também serve para aprender inglês…

Com a internet, as barreiras de fronteiras estão cada vez mais curtas, as distâncias não existem mais, e você pode estar em contato diário com qualquer pessoa no mundo inteiro…

Além disso, você tem fácil acesso a muitas informações que vão fazer a diferença no seu dia a dia… Todos os conteúdos que eu produzo para você não teriam tanta abrangência se não fosse a tecnologia. 

Já imaginou como eu faria para falar com você? Provavelmente teria que mandar uma carta, que demoraria muito para chegar até você… Isso partindo da premissa de que você me conhece.  E se você não me conhecesse? Aí sim seria praticamente impossível compartilhar todos esse conteúdos maravilhosos com você.

Por isso, eu sempre incentivo meus alunos a estarem cada vez mais habituados com as facilidades que o mundo moderno trouxe para as nossas vidas. 

E, quando falo em tecnologia e modernidades, não estou falando apenas das redes sociais, estou falando também dos aplicativos.

Inclusive já fiz um post para falar sobre como usar os aplicativos para te ajudar a aprender inglês.

Nele, eu citei aplicativos como o Duolingo, o Busuu e o Anki. Todos eles são demais… O mais famoso é o Duolingo, talvez você até conheça…

Mas o Bussu e o Anki também são ótimos e tem formas diferentes de te ajudar aprender inglês quando comparados ao Duolingo.

Outra coisa muito bacana da tecnologia é a facilidade que você tem de encontrar outras pessoas que estão passando pela mesma situação que você.

Esse ano eu e minha equipe fizemos o Desafio Super Gringo…. Sério, gente! Foi demais…

Nós criamos um grupo no Facebook para compartilhar diariamente os desafios e foi muito boa a interação dos participantes. E não estou falando de interação apenas comigo, não…

Estou falando de interação entre os próprios participantes. Nós criamos uma comunidade incrível de pessoas que até hoje estão se conversando por whatsapp e criaram grupos de estudo para que um incentive o outro no aprendizado de inglês…

E tenho certeza que desses grupos vão sair amizades para vida toda e quem sabe até companheiros de viagens para desbravar esse mundão lindo que temos ao nosso alcance… 

Por isso, use e abuse da tecnologia é mais um dos segredos pouco revelados que eu quero compartilhar com você hoje.

Então, vamos revisar quais foram os segredos que compartilhei com você?

São eles:

  • O QUE ESTÁ TE IMPEDINDO DE APRENDER INGLÊS HOJE?
  • ESTUDAR INGLÊS NÃO PRECISA SER ALGO DEMORADO!
  • SAIBA ESCOLHER O CURSO DE INGLÊS QUE VOCÊ VAI FAZER!
  • TOME CUIDADO COM A PRONÚNCIA DAS PALAVRAS…
  • NÃO FOQUE DEMAIS NA GRAMÁTICA.
  • NÃO ESTUDE SOZINHO
  • ESTAR SEMPRE EM CONTATO COM O INGLÊS.
  • USE E ABUSE DA TECNOLOGIA PARA APRENDER INGLÊS.

E aí, gostou dos segredos pouco revelados que eu resolvi compartilhar com você?

Se por acaso você tiver mais algum segredo que achar importante compartilhar com a nossa comunidade, fique a vontade para comentar aqui no blog…

Sempre é um prazer muito grande para mim receber o seu comentário, a sua participação. Faz eu perceber que estou no caminho certo, que estou cumprindo a minha missão no Brasil e também me dá ânimo de fôlego para continuar nessa caminhada.

E, se você gostou das dicas que compartilhei com você hoje, não esqueça de fazer a sua parte para ajudar o Brasil a mudar a realidade de hoje, em que poucos falam inglês, e compartilhe com os seus amigos esse post.

Mais uma vez muito obrigado por me acompanhar em 2016, muito obrigado pela sua participação, comentários e etc… E, em 2017, continue acompanhando todos os conteúdos que eu produzo com muito carinho para você….

E que a fluência no inglês seja mais uma das suas metas para 2017. Conte comigo para realizar ela ao longo do ano, ok?

Abraços e até ano que vem…

FELIZ ANO NOOOVOOOO!!! \o/