Falando sobre as profissões em inglês no Dia do Trabalhador

Olá, hello…

How are you today? Como você está hoje?

Mais um dia do trabalhador chegando aí no Brasil né? A comemoração ocorre no dia 1 de maio, mas a gente sabe que todo dia é dia do trabalhador, não é mesmo?

Inspirado nessa data, eu resolvi escrever o post de hoje… Mas, também inspirado no fato de você poder aproveitar essa folga para colocar seus estudos em dia, acho que vale a pena dar também uma revisada em tudo que eu te passei essa semana.

Como sempre, eu fiz dois posts por dia para você ter sempre várias dicas e insights novos. Assim não tem como ficar desmotivado, não é mesmo?

Falando em desmotivação, esse é um ponto bem importante, ao menos no meu ponto de vista, quando o assunto é estudar inglês, ou até mesmo uma outra língua. Você precisa estar motivado para ter sucesso nos seus estudos.

Por isso, além de falar sobre a prática do inglês, sobre a gramática em inglês, eu também busco comentar com você sobre a questão da motivação.

Lá no meu Canal no Youtube, por exemplo, eu tenho uma playlista que fala sobre motivação para estudar inglês. Esse é  o único tópico dessa playlist. Se você quiser botar sua motivação pra cima, vale a pena dar uma olhada nessas dicas. E, se você estiver com sua motivação em alta, veja dicas para manter essa motivação assim… Nem sempre é fácil conseguir isso! Mas eu sei que com força de vontade você consegue….

Então, eu compartilhei aqui no blog toda a playlist de vídeos sobre motivação. Dá uma olhada neles, que eu tenho certeza que irão te ajudar:

Agora que você já está com a motivação em dia, que tal darmos uma revisada no conteúdo que compartilhei com você essa semana?

Então, vamos lá…

4 expressões em inglês mais usadas no trânsito

Como eu sempre falo, aprender inglês com situações que acontecem no nosso dia a dia é a melhor forma de conseguirmos fixar tudo que aprendemos. Além disso, lidar com o trânsito local é uma coisa meio óbvia pra quem vai viajar.

Então, já imaginou estar num uber e não saber explicar direito para ele o que você quer?

Pensando em te ajudar em situações como essa, é que eu escrevi esse post falando sobre as expressões em inglês mais usadas no trânsito.

Quer dar uma lida? Acesse o post agora mesmo: 4 expressões em inglês mais usadas no trânsito.

Textos em Inglês # 17 Jennifer Lopez romance

Eu sei que tem muita gente que me acompanha e que adora saber sobre a vida das celebridades, não é mesmo? Não adianta se esconder aí, pois eu sei que isso é verdade….

Por isso, nos textos que eu compartilho para você aprender inglês, eu resolvi compartilhar essa semana uma história que aconteceu com a Jennifer Lopez, uma artista internacional que é bem famosa aí no Brasil, não é mesmo?

Ela falou algumas coisas sobre o seu namorado! Quer saber o que foi? Então é só ler o post: Textos em Inglês #17 Jennifer Lopes romance.

Melhores Dicas sobre a gramática inglesa

Sei bem que a gramática é a pedra no sapato de muito brasileiro que sonha aprender inglês, viajar o mundo e aproveitar todos os benefícios que um fluente de inglês tem. E isso é algo tão difícil para algumas pessoas, que elas acabam desistindo de aprender inglês por causa disso.

Então, eu criei esse post para te ajudar a aprender os primeiros passos da gramática em inglês. Quando você vai aprendendo aos poucos, e também praticando o que aprendeu, vai ganhando confiança e percebendo que não é tão difícil quanto você imaginava.

Então, se você quer ver que dicas são essas, dá uma olhada no post: Melhores Dicas sobre a gramática inglesa.

Qual a diferença entre BREATHE X BREATH #8

Essa  é uma série de post que tem me surpreendido positivamente, pois as pessoas estão cada vez mais engajadas com ela. Acredito que o principal motivo seja porque ninguém quer errar na hora de falar inglês, né?

E como nessa série de post eu falo sobre palavras que são bem parecidas, porém são diferentes, acredito que possa estar aí o motivo dela fazer tanto sucesso.

Nesse post em específico, mais ainda. Pois, além da escrita delas serem bem parecidas, elas tem significados parecidos e pronúncias parecidas também. Porém, são duas palavras diferentes. Então, preste bem atenção na explicação que eu dou nesse post.

Então, quer saber qual é a diferença? Acesse o post: Qual a diferença entre BREATHE X BREATH #8

Programas de TV em Inglês

Além de aprender inglês vendo série, lendo textos, ou vídeos, por exemplo, na internet, você também pode aprender inglês vendo programas de TV.

São vários os programas da televisão americana que fazem sucesso no Brasil, e que inclusive ganham suas próprias versões brasileiras. Porém, como está no Brasil, é claro que vão falar português.

Como meu objetivo é que você aprenda inglês, então resolvi compartilhar alguns programas de TV em inglês que você também possa assistir a versão original deles pela internet.

Tem algumas opções lá, tenho certeza que você vai gostar de pelo menos uma.

Quer saber quais são eles? Então acessa o post: Programas de TV em Inglês.

Como se diz em inglês “Daqui em Diante” #18

No post dessa semana da série “como se diz em inglês” eu escolhi mais uma expressão que gera bastante dúvida na cabeça das pessoas que estudam inglês.

Quando você ler esse post vai ver que na verdade a forma de dizer “daqui em diante” em inglês é bem fácil. Você precisa apenas praticar tudo isso para não esquecer na hora que precisar falar.

Então, dá uma olhada no post e descubra como dizer “daqui em diante” em inglês.

Descubra a diferença entre traduzir e entender o inglês

Para  muitos, ler esse enunciado pode trazer uma certa surpresa: como assim traduzir e entender tem significados diferentes?

Pois é, vou te dizer que tem sim… Sabe porque? Quando você entende o inglês, não precisa traduzir…

Já ouvi muitos estudantes reclamando que demoram muito para traduzir uma frase na cabeça, e aí ficam um tempo quietos durante a conversa, por exemplo, por estar traduzindo o que o outro falou.

Mas, agora imagina a seguinte situação: a pessoa fala, você traduz o que ela falou do inglês para o português, depois pensa na resposta, aí traduz do português para o inglês, e fala pra ela. Isso acontecendo em cada uma das frases que vocês conversarem…

Não tem como essa conversa ser produtiva, não é mesmo? Além de ser super cansativa.

Por isso, na hora de estudar inglês, busque sempre entender o que o outro está falando, e não necessariamente traduzir. No início é comum a gente querer traduzir tudo, e essa é a forma de começar a entender mesmo. Mas, tome cuidado para não cair nesse vídeos e ficar pra sempre fazendo isso.

Entenda melhor essa diferença lendo o post: Descubra a diferença entre traduzir e entender o inglês.

Aprender Inglês Online com Vídeos #13 Exam Skills: 4 tips about preparing for an exam

Tem muita gente que resolve aprender inglês para passar em um teste de proficiência, que comprove que ela sabe realmente falar inglês. Esses testes normalmente causam muito estresse e até mesmo medo nas pessoas que estão se preparando para fazê-lo.

Sem falar que são muitas opções de testes, e os estudantes acabam se perdendo, sem saber ao certo qual é a melhor opção para o seu caso, para a sua necessidade.

Por isso, eu resolvi compartilhar com vocês na série de post “aprender inglês online com vídeos”, um vídeo falando sobre dicas para você se preparar para um exame.

Quer saber que dicas são essas? Dá uma olhada no post: Aprender Inglês Online com Vídeos #13 Exam Skills: 4 tips about preparing for an exam.

Aprenda expressões de irritação em inglês

Saber se expressar em inglês é uma das grandes dificuldades de quem está começando a aprender o idioma, ainda mais quando esse sentimento é a irritação, não é mesmo?

Então, se você quer saber expressar a sua irritação, ou até mesmo saber quando alguém está expressando a irritação dele, dá uma olhada nesse post: Aprenda expressões de irritação em inglês.

Aprender Inglês com Seriados #12 Girl Boss

Aprender inglês vendo seriado também é muito divertido, ainda mais quando a série além de te divertir, te inspira.

Em tempos de crise, é bom dar uma olhada nessa série e ver como essa menina mulher conseguiu se tornar uma das grandes empreendedoras americanas.

Dá uma olhada no post que eu tenho certeza que você vai adorar a série: Aprender Inglês com Seriados #12 Girl Boss.

Então, esses foram os posts dessa semana. Todos eles, como sempre, foram preparados pensando na sua necessidade, nas dúvidas que normalmente os estudantes de inglês têm. Se você tem alguma dúvida e quer compartilhar comigo, é só comentar aqui no blog, ok?

Quem sabe meu próximo post não é inspirado na sua sugestão? Vai ser demais, não? hehehe

Bom, agora que já finalizamos a revisão dos posts da semana, chegou a hora de você aprender um pouco mais sobre as profissões em inglês. Resolvi escrever sobre isso em comemoração ao dia do trabalho.

Profissões em inglês

Como você deve saber, temos muitas profissões. São profissões tradicionais, que sempre estarão no mercado de trabalho, profissões novas que surgem com as novidades do nosso dia a dia, e profissões que surgem com a moda, e com ela vão embora também.

Enfim, são muitas profissões,mesmo. Mas, estou te falando tudo isso para dizer que não vou listar aqui todas as profissões do mundo, essa não é minha intenção. Afinal de contas, se fosse fazer isso provavelmente eu demoraria uma eternidade.

Por isso, resolvi separar para você uma lista com as principais profissões em inglês, dá uma olhada nelas.

Health (Saúde)
Dentist (Dentista)
Doctor (Médico)
Nurse (Enfermeiro)
Psychiatrist ou Shrink (Psiquiatra)
Psychologist (Psicólogo)
Surgeon (Cirurgião)
Service (Atendimento)
Attendant (Atendente)
Cashier / Teller (Caixa – de banco, por exemplo)
Clerk (Balconista)
Receptionist (Recepcionista)
Retail salesperson (Vendedor devarejo, lojas)
Secretary (Secretária)
Cleaning & Maintenance (Limpeza & organização)
Butler (Mordomo)
Cleaner (Faxineiro)
Housekeeper (Responsável pela limpeza e cuidados da casa, governanta)
Janitor (Zelador)
Maid (Empregado doméstico, camareiro)
General services (Serviços Gerais)
Accountant (Contador)
Architect (Arquiteto)
Butcher (Açougueiro)
Carpenter (Carpinteiro)
Chef (Chefe de cozinha)
Taxi/bus Driver (Motorista de táxi/ônibus)
Engineer (Engenheiro)
Firefighter (Bombeiro)
Flight attendant (Comissário de bordo)
Hairdresser (Cabeleireiro)
Journalist (Jornalista)
Judge (Juiz)

Lawyer (Advogado)
Mechanic (Mecânico)
Pilot (Piloto)
Plumber (Encanador)
Police officer (Policial)
Postman (Carteiro)
Translator (Tradutor)
Waiter / Waitress (Garçom / Garçonete)
Arts (Artes)
Actor / Actress (Ator /Atriz)
Artist (Artista)
Dancer (Dançarino)
Magician (Mágico)
Painter (Pintor)
Singer (Cantor)
Writer (Escritor)
Manager (Gerente)
Coordinator (Coordenador )
Supervisor (Supervisor)
Analyst (Analista )Assistant (Assistente )
IT (TI)
Marketing (Marketing)
Finances (finanças)
Human Resources (recursos humanos)
Sales (vendas)
Business Administration (administração)

E aí, qual é a sua profissão? Achou a sua profissão aí nessa lista?

Falando nisso, perguntar sobre a profissão da pessoa é uma forma de conhecer ela um pouco melhor e também puxar assunto quando vocês estão conversando. Mas, você já parou para pensar como fazer tudo isso em inglês?

Bom, se não sabe direito como fazer isso, eu vou te ajudar. Separei algumas frases que normalmente são usadas nesse contexto.

  • What do you do? (O que você faz?)
  • What do you want to be? (O que você quer ser?)
  • I want to be … (Eu quero ser …)

Para essa última pergunta, você pode responder qualquer uma das profissões que eu citei ali em cima. Como por exemplo, I want to be an architect (Eu quero ser um arquiteto).

Já para responder as outras perguntas, você poderia fazer da seguinte forma:

  • What do you do? (O que você faz?)
  • I ‘m a doctor, and you? (Eu sou médico, e você?)
  • I’m an engineer. (Eu sou um engenheiro)

Essa foi uma simulação de conversa para a primeira pergunta do exemplo anterior.

Agora, se você quiser fazer a primeira pergunta, seria algo desse tipo:

  • What do you want to be? (O que você quer ser?)
  • I want to be a Teacher, and you? (Eu quero ser uma professora, e você?)
  • I want to be a farmer. (Eu quero ser um fazendeiro)

E aí, já está se sentindo um pouco mais seguro para falar sobre o seu trabalho em inglês?

É legal você pensar em como falar sobre o seu dia a dia também, mas isso é para um próximo estágio.

Enquanto isso, quero te propôr saber um pouco mais sobre o dia do trabalho nos EUA, que tal?

Dia do Trabalho nos Estados Unidos

Assim como no Brasil, nos Estados Unidos a gente também tem o dia do trabalho. É um dia bem comemorado, e que também é feriado, assim como no Brasil.

Mas, as diferenças começam pela data de comemoração. Nos Estados Unidos, comemoramos o Labor Day, ou o dia do trabalho, na segunda semana de setembro.

Assim como no Brasil, essa também é uma data em que lutamos pelos nossos direitos como trabalhadores. É uma data em que comemoramos todas as nossas vitórias, mas também há muita luta por trás de tudo isso.

Além disso, a comemoração do dia do trabalhador combina com várias outras datas…. Como por exemplo e fim das férias escolares, o fim do verão no nosso país, e o início do campeonato de futebol americano, um esporte muito famoso nos Estados Unidos.

Então, com certeza ele é comemorado de diferentes maneiras. Inclusive, os estudantes gostam de marcas suas festas de despedida das férias nessa data.

Em algumas cidades essas comemorações são feitas nas ruas, com desfiles, discursos e afins. Porém, outros cidadãos preferem comemorar dentro de suas próprias casas, descansando e refletindo sobre seu papel de trabalhador na nossa comunidade.

E, falando em trabalho, no Brasil essa é uma palavra que tem combinado cada vez mais com inglês, não é mesmo?

Não sei se percebeu, mas o inglês, que antes era um diferencial, hoje em muitos casos é um pré-requisito para a pessoa entrar na empresa. Como o mundo está ficando cada vez mais sem fronteiras e o inglês é a forma de conversação entre todas essas nações que falam diferentes línguas, com certeza você terá melhores oportunidades de trabalho ao saber inglês.

Então, tenha em sua mente como uma das motivações para manter os seus estudos de inglês, o fato de que ele pode te trazer uma vida melhor… Para você e sua família!

Por isso, na hora de estudar inglês, não pense que isso é algo chato, que você está fazendo isso por obrigação. Use pensamentos positivos, que te alavanquem e te motivem a estudar inglês.

Além disso, esqueça essa história de que estudar inglês só é possível a partir da teoria. Para você aprender inglês, a prática é muito importante também. Nunca se esqueça dela…

Essa método antigo de dizer que você só pode falar inglês depois de estudar por anos as regras gramaticais, é coisa do passado. Provavelmente isso aconteceu pois, quando os brasileiros foram para os Estados Unidos ver a forma como aprendíamos inglês lá, eles esqueceram de levar em consideração que as escolas estavam ensinando inglês para aqueles que já sabiam falar inglês.

Sendo assim, eles precisavam apenas aperfeiçoar a língua que eles já falavam. Com você é diferente… Você é fluente de português, e não de inglês. Então, não tem como a gente aperfeiçoar algo que não sabemos, não é mesmo?

Por isso, esqueça de verdade essa história, essa crença que colocaram na sua cabeça que estudar inglês é algo difícil e que precisa de muito estudo da teoria, para depois praticar. A prática e a teoria devem andar lado a lado, ok?

Afinal de contas, é a prática quem vai te lembrar da teoria, e a teoria quem vai te possibilitar a prática. Sendo assim, elas devem andar juntinhas! Lado a lado… Como melhores amigas.

E, falando em melhores amigas, que tal você compartilhar esse post com algum amiga ou amigo? Estudar inglês sozinho pode ser outro motivo para as pessoas se sentirem desmotivadas.

É bem melhor quando podemos contar com uma companhia. Então, pense em alguém que você gostaria de compartilhar as informações desse post e mande o link para ela, combinado?

Quem sabe, vale mandar junto um convite para começarem a estudar inglês junto. E, quando falo em estudar inglês junto, não quero dizer que vocês precisam estar juntos fisicamente estudando inglês.

Podem, por exemplo, compartilhar os materiais de estudo e marcar uma conversa no Skype. Ou começar a assistir uma série, junto ou separado, e ver quem entende o que, discutir sobre o assunto. Enfim, use a criatividade…

E se precisar de dicas de qual série assistir, aqui no blog tem várias. Dá uma olhada em algumas delas:

Então por hoje é isso pessoal… Muito obrigado pela sua companhia e nos vemos logo mais!

Abraços.. See you soon!

Bye, bye…