Faculdade nos EUA: preciso aprender inglês acadêmico?

Olá, hello!

How are you? Como você está?

Hoje é dia de aprender inglês com mais uma super dica minha aqui no blog.

Na verdade, hoje não é bem uma dica de inglês, para te ajudar a falar inglês. Mas, sim uma dica para você que está pensando em estudar em uma faculdade fora do Brasil…

Quando pensamos em fazer isso, são várias as dúvidas que surgem. “Será que meu inglês é o suficiente para isso?”

Esse com certeza é um dos questionamentos que você vai fazer…

Ou até mesmo “será que precisa aprender um inglês muito formal, ou acadêmico, para poder estudar em uma faculdade?”, “será que é um inglês muito diferente daquele usado no dia a dia”?

Então, para você que está pensando nesse assunto e tem esse tipo de questionamento… Bom, esse post é para você!

Para começar, vou responder a pergunta do título desse post: preciso aprender inglês acadêmico para entrar em uma faculdade nos EUA?

E a resposta é: não necessariamente!

Quando você quer entrar em uma faculdade americana, ou qualquer outra faculdade que te exige o inglês, o que normalmente eles podem pedir é um teste de proficiência.

Esse teste de proficiência irá provar para eles que você é fluente no idioma. Sendo assim, você não precisa necessariamente saber um inglês acadêmico, voltado para o seu curso.

Porém, você precisa saber inglês. E não é qualquer nível de inglês… Você precisa de um bom nível de inglês!

Um dos testes mais comuns para esses casos é o TOEFL, um teste reconhecido no mundo inteiro como prova do nível do inglês de todas as pessoas.

Sendo assim, esse pode ser um bom teste para você fazer e que irá provar o seu nível de inglês.

Cada faculdade pede um nível específico de inglês, mas normalmente a nota que elas pedem é bem alta.

E esse teste prova não só o seu nível de inglês no escrito e na leitura, por exemplo, como também na fala e na interpretação, na audição.

Isso acontece pois o teste tem vários níveis, várias provas. Se você quiser conhecer um pouco melhor sobre ele, dá uma olhada nesses posts aqui onde comentei sobre o assunto:

Além disso, você também pode ler esse post onde falei sobre dicas de como se preparar para uma prova:

E se você achar que vai ficar nervoso ou nervosa demais na hora de fazer essa prova, que vai esquecer tudo e tal, não se preocupe. Você não está sozinho nesse barco…

Ficar nervoso é normal, por isso você precisa trabalhar também seu psicológico para estar bem preparado na hora da prova.

Além disso, precisa acreditar que seu inglês realmente está muito bom. Para isso, além de estudar as dicas que estou sempre compartilhando aqui no blog com você, o ideal é que você não esqueça de sempre que puder, o máximo de vocês que puder, sempre pratique o inglês.

Escute músicas em inglês, veja séries, converse com pessoas em inglês, leita textos e livros em inglês. Tudo isso vai te ajudar a aprender inglês de uma forma muito mais fácil do que você imagina.

Outra coisa muito importante de se comentar é que muitas pessoas acreditam que é preciso anos para poder ter um nível legal de inglês para entrar em uma faculdade.

Porém, isso acontece muito no Brasil porque as pessoas acreditam que precisam saber muito de gramática, por exemplo, para poder começar a falar inglês.

Dessa forma, investem horas e mais horas do seu tempo estudando as regras gramaticais, vocabulários e afins. Mas não gasta o mesmo tempo buscando formas de praticar aquilo que acabou de aprender. Isso tudo porque acreditam que para praticar, precisam saber muito.

Ao menos no meu ponto de vista, isso não é verdade… E está aí um grande ponto que faz muitas pessoas desistirem de estudar inglês!

Afinal de contas, é tão chato aprender inglês desse jeito, que são poucos que conseguem conquistar isso na vida deles com essa metodologia de ensino e aprendizado.

Agora… Pare para pensar num ponto importante!

Quando você era criança e começou a aprender a falar, você teve que estudar a teoria, a gramática, antes de começar a falar?

Não, né! Seria até engraçado isso ter que acontecer… Parece algo absurdo!

Então, nosso primeiro idioma nós aprendemos na prática, sem estudar regras gramaticais e afins. Então, porque para aprender o segundo, terceiro idioma, nós temos que aprender dessa forma?

A resposta é: a gente não precisa aprender dessa forma!

Você pode aprender inglês com a prática, com o dia a dia, de formas diferentes daquelas que são difundidas no Brasil.

E, com muita dedicação e a metodologia certa, você pode até mesmo aprender inglês em apenas 6 semanas! Isso mesmo…

E eu não estou falando isso da boca para fora! Temos um aluno que aprendeu inglês em apenas 6 semanas.

Eu já fiz alguns posts aqui no blog falando sobre esse assunto, dá uma olhada:

Então, se você tem o sonho de entrar em uma faculdade nos Estados Unidos e acha que isso está muito longe por causa do seu nível de inglês, bom! Desista disso…

Você pode aprender inglês em poucas semanas e embarcar para uma das aventuras que com certeza vão ficar para sempre na sua mente.

Além disso, se você der uma procurada na internet, é possível encontrar vários programas que inclusive pagam as suas despesas para estudar fora do Brasil, caso você tenha um bom nível de inglês.

E aí, que tal começar a correr atrás desse sonho? Boa sorte!

Qualquer dúvida, já sabe que pode contar comigo.

Conto com você também para compartilhar esse post com os seus amigos que possam querer estudar em uma faculdade no exterior também.

Abraços e até mais…