Expressões essenciais para o dia-a-dia

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Para variar, eu estou muito empolgado pra escrever esse post… Eu sempre estou empolgado para compartilhar com você tudo que eu aprendi nesses últimos anos em relação ao aprendizado de inglês, de um novo idioma…

Nada do que eu compartilho aqui são coisas que não foram testadas e praticadas até mesmo por mim, quando aprendi português, por exemplo.

Então, pode ter certeza que se você seguir as dicas que compartilho com você, vai atingir a sua fluência. E, pelo que eu percebo dos meus alunos, uma coisa que interfere diretamente no aprendizado ou não do inglês é a motivação que você tem para isso…

Por falta de motivação, muitas vezes as pessoas acabam desistindo no meio do caminho e não ficam fluentes em inglês.

Eu entendo que as dificuldades pra chegar lá podem aparecer, e que às vezes na correria do dia a dia a gente acaba se perdendo e deixando o aprendizado de inglês, ou a vontade de ser fluente em inglês, num segundo plano…

Mas, seguindo as estratégias certas, o estudo de inglês não precisa ser algo pesado, que dificulta a sua rotina e que precisa de muito tempo investido única e exclusivamente nisso.

Pensando em todos esses assuntos, eu já escrevi alguns posts aqui no blog para a gente debater isso e eu também mostrar para você que outro caminho é possível…

Então, se você quiser dar uma olhada esses são os posts:

E, outra coisa que me ajudou muito quando eu comecei a aprender português e que vejo que ajuda muito os meus alunos é aprender as palavras básicas do idioma que você deseja aprender, e já sair praticando.

O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que você não precisa saber de tudo no inglês, para só então começar a falar…

Você pode aprender os vocabulários básicos, as regras gramaticais básicas e, a partir disso, começar a falar com os seus colegas, ou até mesmo nativos do inglês que você conheceu…

E, começando a falar o básico, você vai percebendo que tem capacidade de conversar com outros falantes de inglês e isso vai te motivando a falar mais, mais e mais….E, quando você menos perceber, já estará fluente no inglês em nível avançado.

Se você quiser começar a aprender o básico, dá uma olhada nesses posts que eu preparei:

Além disso, tem algumas expressões que os nativos no inglês usam bastante que vai fazer toda a diferença você saber essas expressões, e usá-las da forma correta…

O bom de uma expressão, é que ela diz mais do que uma palavra…. então, pode te ajudar a se comunicar melhor com as pessoas em inglês, e também mostrar que seu conhecimento em inglês não é tão básico assim.

Por isso, ou te passar uma lista com 6 expressões em inglês… Dá uma olhada nelas:

Keep an eye on

Essa é uma expressão bem usada, que para o português poderíamos traduzir como “ficar de olho”. Sabe quando você acha que alguém quer te enganar, ou tem que ficar de olho na sua filha pois ela está de namorado novo? Então, são nesses momentos que você pode usar a expressão “keep an eye on”.

Exemplo de frase:

Will you please keep your eye on my house while I’m on vacation? (Por favor, fique de olho na minha casa enquanto estou de férias?)

A long shot

Essa expressão poderia ser usada para momentos em que você quer muito alguma coisa, mas sabe que é praticamente impossível você conquistá-la.

Exemplo de frase:

It’s a long shot but I could call Tony and see if he knows her address. (É difícil, mas eu poderia chamar Tony e ver se ele sabe o seu endereço.)

Make ends meet

Essa expressão é usada para dizer que você conseguiu bater suas contas no final do mês, não ficou devendo nada para ninguém.

Exemplo de frase:

It’s difficult to make ends meet; especially if you have children. (É difícil viver dentro do orçamento, principalmente quando se tem filhos.)

Go with the flow

Vá com o fluxo, deixar as coisas acontecerem e aceitar o que a vida te dá. Essa seria a tradução do go with the flow”.

Exemplo de frase:

I can go with the flow, but don’t say it doesn’t matter anymore. (Eu posso ir com o fluxo, mas não diga que não importa mais.)

Call it a day

Essa expressão pode ser usada quando você conseguiu terminar todo o seu trabalho, por exemplo, e está feliz por isso. É quando você para e observa tudo que fez naquele dia.

Exemplo de frase:

I’m tired. Let’s call it a day! (Estou cansado. Por hoje chega!)

Step up your game

Essa expressão significa que você precisa super um degrau do game, e esse game é a vida. Ou seja, você precisa melhorar todos os dias alguma coisa, para ser cada vez mais alguém melhor.

Exemplo de frase:

I have to step up my game and help balance our offense out (Preciso aprimorar o meu jogo e ajudar a equilibrar o nosso ataque)

Então, essas foram as 6 expressões que irão te ajudar a desenvolver melhor uma conversa com um nativo. Espero que você tenha gostado…

Qualquer comentário, já sabe! É só fazer aqui no blog…

Abraços, and see you soon!