Estudar Inglês: Quanto Tempo Devo Estudar Por Dia para Ficar Fluente

Oi pessoal!

How are you doing?

Esses dias eu estava fazendo um levantamento de dúvidas que chegam até mim pelos canais de comunicação e uma das perguntas que costumam fazer com frequência é:

Quanto tempo por dia é preciso estudar para ficar fluente no inglês?

Estudar Inglês Quanto Tempo Devo Estudar Por Dia para Ficar Fluente

Existem diversas metodologias de ensino atualmente para quem estuda por conta própria. E, por outro lado, tudo depende também de como a pessoa assimila coisas novas.

Existem pessoas que possuem um ritmo mais acelerado enquanto outras precisam de um intervalo de tempo entre uma aula e outra para assimilar bem o que aprenderam.

Mas, considerando a minha experiência com aulas online e com ensino (e também aprendizagem) de idiomas, o ideal é que você dedique pelo menos 30 minutos por dia de estudos para evoluir com sucesso.

Ah, Kevin, mas é difícil tirar 30 minutos todos os dias para estudar inglês…

Gente, fala sério, é só meia hora do seu dia! Tenho certeza de que você consegue! É totalmente possível!

Confira algumas dicas que eu elaborei pra te ajudar a criar e seguir essa rotina diária de estudos:

Leia o artigo que escrevi sobre >>> Como Colocar o Inglês na sua Agenda Diária

4 Dicas para criar uma rotina em casa para estudar inglês

  1. Crie um cronograma semanal

A primeira coisa que você precisa fazer para estabelecer uma rotina séria de estudos é criar um cronograma semanal. Nada funciona bem se fica apenas no campo das ideias, ou seja, se fica somente na sua cabeça.

Use o calendário do seu computador, a agenda do celular, imprima e coloque num quadro onde você possa acompanhar diariamente, se preferir.

Ah, e você pode definir horários diferentes para cada dia da semana, ok! Tudo vai depender da sua disponibilidade.

  1. Estabeleça quais habilidades você vai estudar em cada dia

Estudar Inglês Quanto Tempo Devo Estudar Por Dia para Ficar Fluente

Quando estudamos inglês, basicamente, temos quatro habilidades a aprender: reading comprehension, listening, writing e speaking.

Então, quando montar o seu cronograma de estudos, defina qual desses assuntos você vai estudar em cada dia.

É interessante que você cubra todos eles, mas eu sugiro que você dedique mais tempo para a conversação, pois é isso que vai tornar você fluente.

Aqui no blog eu já dei algumas sugestões de como você pode encontrar grupos de estudos online para praticar a conversação. Aproveite as dicas!

  1. Alterne a programação

Criar uma rotina de estudos não significa que deve ser algo chato e desinteressante. Depois de algumas semanas seguindo o cronograma, experimente alternar os dias.

Se você estudava conversação às 2as e 4as e listening às 6as, que tal passar o listening para as segundas e a conversação para as sextas?

Assim você “oxigena” a aprendizagem e faz o seu cérebro produzir mais e melhor. Além disso, tente inserir atividades diferentes sempre que possível. Uma maratona de seriados sem legendas no fim de semana? Ótima pedida!

E ler um livro em inglês por mês? Metas curtas são muito eficientes para ajudar você a chegar ao seu objetivo maior, pois dão uma sensação constante de sucesso e evolução.

  1. Não fuja da rotina

Estudar Inglês Quanto Tempo Devo Estudar Por Dia para Ficar Fluente

Gente, as tentações são muitas! Você vai receber diversos convites, viagens de fim de semana, happy hour com os amigos, atividades com os filhos…

As pessoas não fazem por mal, elas não estão boicotando os seus estudos de propósito. Você é quem precisa estabelecer limites.

Claro que você não precisa parar a sua vida completamente por causa do inglês, mas é preciso que todos ao seu redor entendam que você está comprometido e que você precisa de pelo menos 30 minutos diários voltados para o idioma.

Uma das coisas que sempre digo é que você precisa colocar o inglês no seu dia a dia.

Então, people, não é simples estabelecer um cronograma de estudos eficiente?

Difícil é ter determinação e ficar firme no caminho, não é verdade?

Mas vocês são capazes e eu tenho certeza de que vão conseguir.

bye, bye!