Estudar inglês: Dicas para manter a motivação

Olá, hello…

How are you today? Como você está hoje?

Bom, se você está desmotivado para estudar inglês, então esse é o post certo para você. E, se você está motivado para estudar inglês e quer se manter assim, esse também é o post certo para você.

E sabe por qual motivo eu estou dizendo isso para você? Pois o tema do post de hoje é a motivação.

Eu sei que muitas pessoas na hora de estudar inglês não se importam muito com isso, pois acreditam que estudar a teoria e praticar o inglês é mais importante do que focar na motivação. Mas, vou te dizer uma coisa… Não existe teoria e nem prática se você não está motivado. Por isso, esse assunto é sim bem importante.

E eu acho esse assunto tão importante que eu até tenho uma playlist no meu canal no Youtube falando só sobre esse assunto, dá uma olhada:

Então, assim como existem técnicas para facilitar o seu estudo de inglês, também existem técnicas para que você consiga se manter motivado.

Mas, antes de falar sobre essas técnicas eu vou falar sobre uma outra coisa muito importante: você já parou para pensar o que significa motivação?

É quando você tem um motivo, uma causa, que te faz querer fazer alguma coisa. Então, seguindo esse pensamento, eu te pergunto: você sabe dizer o motivo pelo qual quer ser fluente em inglês?

Saber responder essa pergunta é fundamental para que você mantenha-se motivado, mas vou falar melhor sobre ela mais pra frente, durante uma das técnicas que vou falar. Então, vamos começar a falar sobre esse assunto…

Técnicas para manter-se motivado no estudo de inglês

Como eu já disse ali em cima, manter-se motivado para estudar inglês é fundamental pois, sem motivação, ou seja, sem um motivo, você não vai conseguir persistir nesse sonho. Então, dentro disso, vamos falar sobre a primeira técnica.

#1 Saiba o motivo pelo qual você quer ser fluente em inglês

Tem muitas pessoas que percebem no inglês uma porta de entrada para melhores oportunidades de vida, no trabalho ou até mesmo na vida de empreendedor. Tem outras pessoas que também desejam aprender inglês para viajar, conhecer novas culturas e afins. E tem gente também que quer aprender inglês por vários outros motivos.

Enfim… O que eu quero dizer é que o motivo não importa, o que importa é que você precisa ter um motivo para estudar inglês, para o seu desejo de ser fluente no inglês. Afinal de contas, é esse motivo que vai te manter firme e forte na conquista desse sonho.

Quando não queremos muito alguma coisa, podemos desistir no primeiro obstáculo. E vou te dizer que aprender inglês pode ser fácil se você usar a metodologia certa, mas isso não quer dizer que você não precisará de determinação, dedicação e etc para conquistar esse sonho.

Por isso, nas horas que as dificuldades aparecerem, é que você vai lembrar do motivo pelo qual você quer ser fluente em inglês e isso é que te fará ver aquela dificuldade como algo a ser superado, e não um motivo para desistir de estudar inglês.

#2 Estabeleça metas alcançáveis para você

Estabelecer metas é muito importante para você saber em que ponto está e para onde deseja ir. Tem aquela famosa frase do filme Alice no País das Maravilhas que diz: se você não sabe pra onde quer ir, qualquer lugar serve.

Então, se você não sabe o que deseja conquistar, qualquer coisa serve para você. Por isso, estabeleça metas para os seus estudos de inglês. Porém, não esqueça de ser bem específico com essa meta, ou seja, colocar data que ela deverá ser realizada e não usar termos como “saber o máximo de verbos possível”, isso está errado. No lugar de estabelecer essa meta, seja específico com o número que você pretende conquistar, ou seja, “saber 20 verbos até o dia 20 de setembro”, por exemplo.

Além disso, não se baseia no que o seu amigo ou colega de estudo conquistou. O que eu quero dizer com isso? Não é porque eu fiquei fluente em 4 meses, que você também vai conseguir isso. Eu mostrei que é possível ficar fluente em um idioma nesse período, mas pode ser que você consiga em mais tempo ou até mesmo em menos tempo do que isso.

Então, é muito importante que você conheça a sua capacidade e saiba até onde pode chegar.

#3 Dê pequenas recompensas para você mesmo a cada conquista

Você estabeleceu uma meta e ela foi cumprida? Então, está na hora de você se presentear. Seja tomando uma cervejinha, saindo com alguém que você gosta, ou até mesmo vendo um filme que você tanto queria.

O mais importante aqui é seu cérebro entender que existe uma compensação pelo esforço que você está fazendo. Isso é o que vai te manter motivado para continuar conquistando outras metas. E quem sabe, vale até mesmo fazer as recompensas pelo grau da sua conquista, ou seja, quanto maior a conquista, maior a recompensa.

Se você ficar fluente em pouco tempo, por exemplo, pode se dar uma viagem para fora do Brasil ou algo que a sua realidade permita ser feito. A recompensa certa só você saberá dizer, afinal de contas é você quem conhece seus gostos e as suas possibilidades. O mais importante é que essa recompensa realmente te deixe feliz, ok?

Então são essas as dicas que eu tenho para te dar e que irão te manter motivado no estudo de inglês. E, além da parte teórica e prática, tem alguns outros assuntos mentais que também podem estar dificultando o seu aprendizado de inglês. Já falei sobre esse assunto em outros posts, e vou linkar eles aqui para você:

Então por hoje é isso, não esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos, combinado?

Abraços e até mais, see you!

Bye, bye…