Estudar gramática pode ser muito fácil

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Eu estou muito bem, obrigado! E hoje vim falar com você sobre um assunto que muitas pessoas consideram bem chato….

Na hora de estudar inglês, muitas pessoas acabam se escrevendo em um curso tradicional de inglês e esse mesmo curso normalmente te faz aprender inglês trancado em uma sala de aula, acompanhado de uma apostila, onde você passa boa parte do tempo estudando a gramática.

Bom, pode ser que para alguns esse sistema funcione, mas eu tenho certeza que para a maioria não funciona. E, por causa disso, dessa forma errada de se estudar inglês que foi construída ao longo dos anos, é que a gramática é vista como algo difícil e chato de ser aprendido.

No meu ponto de vista, um dos grandes motivos para isso acontecer é a forma com que essas pessoas estudam a gramática no inglês. Essa forma de estudo, onde você inicia estudando pela gramática e fica anos focado nisso, não é a ideal para quem quer aprender uma segunda língua. Essa é a forma de ensino que as escolas regulares usam para ensinar um aluno que já é fluente em inglês sobre as regras gramaticais e afins do idioma que ele já fala.

É como vocês, por exemplo, estudam português na escola. É da mesma forma que nós estudamos inglês como nossa língua nativa na escola também. O que eu quero dizer é que, há muitos anos, alguém foi até os Estados Unidos com o objetivo de buscar uma forma de aprendizado de inglês para os brasileiros, e viu a forma como nós aprendemos inglês, ou seja, como os nativos do idioma aprendem o inglês nas escolas.

Isso pode dar super certo (ou não) para nós, nativos que já falamos o idioma. Mas, com certeza, para quem está aprendendo um novo idioma, uma segunda língua, e ainda não é fluente no idioma, sem dúvida alguma essa não é a melhor forma de aprender inglês.

E é isso que eu quero te falar hoje… Aprender a gramática do inglês pode ser muito mais fácil do que você imagina, se você apenas usar a metodologia certa de ensino e aprendizado.

Portanto, vou te contar o meu segredo para que a gramática realmente seja algo eficiente na vida de quem está aprendendo inglês: ela não deve ser o foco principal, ou o único foco de quem está aprendendo um novo idioma, fora o seu idioma nativo.

Quando eu falo isso, muitas pessoas acham que estou colocando a gramática em segundo plano, dizendo que ela não é importante. Não é isso que eu quero dizer, ok? Sim, eu considero a gramática algo muito importante, mesmo. Porém, não é só ela quem irá te fazer ficar fluente no inglês.

Ainda mais se você ficar estudando com a metodologia que citei no início desse post, em que você fica horas e horas estudando as regras gramaticais, e se preocupa pouco com a prática.

Para aprender gramática de um jeito fácil

Então se você quer aprender a gramática de um jeito fácil, esse aprendizado deve caminhar lado a lado com a prática do inglês. Na verdade, muitas vezes é a prática do inglês que te ensinará a gramática, e não o contrário como muitos dizem que pode ser.

Sendo assim, se você está querendo tornar o aprendizado do inglês mais fácil, você deve, desde o início do aprendizado, tornar a prática do inglês a sua melhor amiga. Toda a oportunidade que você tiver para falar em inglês, pensar em inglês, ler em inglês… Aproveite essa oportunidade.

E, se em algum momento você não souber qual é a estrutura da frase que quer falar, por exemplo, aí sim você recorre a gramática. Dessa forma, ela é um auxiliar e não o foco principal. E é esse foco que torna a gramática algo bem chato…

O seu foco deve ser falar, se desenvolver. E é isso também que vai te dar motivação para continuar querendo estudar inglês. Quanto mais você falar, mais você vai ver que está melhorando e progredindo nos seus estudos. E então, mais você vai querer falar. É uma bola de neve positiva.

E, para você falar mais e melhor, você vai precisar estudar um pouco das regras gramaticais e os vocabulários.

Então, se você quer entrar nessa bola de neve positiva, minha sugestão para você é dar uma olhada nesses posts que eu publiquei aqui no blog tempos atrás falando sobre dicas de como estudar gramática, dá uma olhada:

Se você ler esses posts, já estará no caminho certo para aprender inglês. E também vale dar uma acompanhada diariamente nos posts que eu publico aqui no blog. Só não publico no domingo, pois eu também mereço um dia de folga, não é mesmo? heheheh

Então, se você gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos essa super dica para fazer o estudo da gramática ficar mais fácil no dia a dia de quem quer aprender inglês, combinado? Tenho certeza que eles vão adorar receber esse conteúdo de você. E eu também vou adorar saber que você está compartilhando a ideia de um Brasil com mais pessoas fluentes em inglês. Todos nós temos muito a ganhar com isso, não é mesmo?

E se tiver algum comentário, algo que queira falar ou perguntar, alguma dúvida sobre os estudos de inglês, gramática e afins, é só fazer um comentário aqui no post. Eu sempre me inspiro em você para fazer as minhas postagens aqui no blog, e saber quais são as suas dúvidas é uma grande alegria para mim, assim tenho certeza que estou produzindo um conteúdo que é eficiente para você. Então, conto com a sua ajuda em me enviar a sua dúvida, combinado?

Por hoje é isso, muito obrigado pela sua companhia e até mais!

Bye, bye… see you!